PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pilotos Femininos na Etihad Airways

Mudanças dos tempos

Etihad - piloto cadete 3.jpg Aisha Al-Mansouri (esquerda) e Salma Al-Baloushi (direita) comemoraram a graduação da escola de vôo.
"Salma e Aisha são uma parte fundamental nos planos de expansão de pilotos do sexo feminino na Etihad.


Mãe dá à luz dentro de avião pouco antes de pouso na Malásia



Uma mulher malaia de 31 anos deu à luz prematuramente a bordo de um avião da Air Asia nesta sexta-feira, poucos minutos antes de a aeronave, que havia decolado da localidade de Penang, aterrissar.

De acordo com a porta-voz da companhia, Nazatul Mokhtar, o voo foi desviado de seu destino inicial, Kuching, para Kuala Lumpur para um pouso de emergência depois que a mulher --Liew Siaw Hsia-- começou a sentir dores de parto. Ela estava com quase sete meses de gravidez.

Um médico que estava a bordo auxiliou Hsia durante o parto a cerca de 6.000 metros de altitude, poucos minutos antes da aterrissagem.

Já em terra, mãe e filho foram levados para um hospital próximo, segundo comunicado da companhia aérea.

Segundo Mokhtar, ambos passam bem e serão presenteados com voos gratuitos por tempo ilimitado.
Folha Online

Avião da El Al faz pouso de emergência em Barcelona


Um avião da companhia israelense El Al com 156 passageiros a bordo efetuou um pouso de emergência nesta quarta-feira em Barcelona (noreste da Espanha) depois de detectado um problema nos flaps - dispositivos localizados na parte posterior e inferior da asa do avião, entre a fuselagem e o aileron, e destinados a diminuir a velocidade do aparelho na aterrissagem, indicaram as autoridades aeroportuárias espanholas.

Não houve feridos durante a manobra de emergência com o Boeing 737-800, disse à AFP um funcionário do setor de aviação civil.

O avião deixou o aeroporto de El Prat de Barcelona com destino a Tel Aviv às 12H30 locais (11H30 GMT) e menos de duas horas depois o piloto constatou o problema com os flaps.

O aparelho voltou a Barcelona pousando às 14H30 locais.

ÚLTIMO SEGUNDO

Avião faz pouso de emergência em aeroporto de SC

Aeronave teve problemas no trem de pouso e aterrissou de barriga.
Peritos vão analisar o avião, que está na pista do terminal de Caçador.


Um avião fez um pouso de emergência no Aeroporto Municipal de Caçador (SC), nesta sexta-feira (23). Cinco pessoas estavam a bordo e não houve feridos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Caçador, a aeronave teve um problema no trem de pouso e aterrissou de barriga. O avião vai passar por uma perícia e permanece na pista do aeroporto, que foi interditado.

A aeronave partiu de Curitiba e tinha como destino final o município de Caçador, segundo a assessoria da Prefeitura.
G1

A Norwegian Air Shuttle comprou seis 737 Next-Generation

B737-800

A Boeing
e a empresa aérea de baixo custo companhia aérea Norwegian Air Shuttle fecharam hoje a compra de seis
737 Next-Generation adicionais .
Com este pedido,a norueguesa tem um total de 48 aeronaves 737 Next Generation adquiridas da Boeing, além de outras 22 aeronaves compradas através de empresas de leasing.

Apresento-vos a futura Low Cost da Iberia



O conselho de administração da Iberia aprovou ontem a criação de uma subsidiária para iniciar operações em 2011, com utilização parcial ou total das rotas domésticas e europeias.

O projeto faz parte das diretrizes de um novo plano para a implementação, até 2012, que inclui um congelamento de salários até este ano e mais cortes de pessoal, entre outras medidas de redução de custos.

A nova companhia mesmo ainda sem denominação encaixa-se em um profunda mudança no modelo administrativo da Ibéria, para sobreviver à atual crise marcada por um e acentuado enfraquecimento e uma grave queda na renda.

Na verdade, tráta-se de separar as rotas nacionais e européias em outra sociedade.

O objetivo fundamental será a exploração do negócio em voos de curto e médio alcance, com uma operação de baixo custo fazendo e distribuindo o tráfego para a sua rede de longa distância, que operará e será controlada sob a marca da Iberia.

Cai um Mig 27 na Índia



NOVA DELI.
Um MiG-27 da Índia caiu nesta sexta-feira em Bengala Ocidental (nordeste da Índia), perto da fronteira com o Butão, segundo relatórios do serviço de imprensa da Força Aérea do Exército da Índia.

O piloto estava realizando um vôo de treinamento e foi ejetado e não sofreu
ferimentos.

O avião caiu a 16 quilômetros do aeroporto Hashimara (Índia).
A queda da aeronave não causou destruição em terra ou feridos.


Esta é a segunda queda de um MiG ao longo dos últimos seis meses na Índia, o primeiro foi em maio.

SATA pediu €39 milhões ao BEI para comprar quatro aviões

A transportadora aérea açoriana SATA aguarda a confirmação do empréstimo de 39 milhões de euros pedido ao Banco Europeu de Investimento (BEI) para financiar a compra de quatro Bombardier Dash Q400, no quadro da renovação da sua frota.

"Esperamos que o pedido de financiamento seja concedido, pois é imagem de marca do BEI oferecer melhores condições do que a restante banca comercial", afirmou José Gamboa, porta-voz da SATA.

A compra dos quatro aviões, que devem chegar aos Açores durante o primeiro trimestre do próximo ano, envolve um investimento de 77 milhões de euros, estando a SATA ainda a negociar junto da banca os restantes 38 milhões.

"Estamos a estudar junto da banca nacional e internacional, a opção que nos dá maiores garantias para termos acesso ao restante financiamento", salientou José Gamboa.

Compra de quatro Dash Q400

Segundo este responsável, o governo regional não vai participar com nenhum financiamento na aquisição dos quatro Dash Q400, que vão substituir os actuais ATP nas ligações aéreas entre as ilhas dos Açores.

A SATA prevê que estes quatro aviões possam estar a voar a partir de Março de 2010, iniciando uma nova fase no transporte aéreo no arquipélago.

"A SATA - Air Açores fica com condições para prestar um melhor serviço aos açorianos e aos turistas, além de ficar capacitada para fazer novas rotas", afirmou o porta-voz da transportadora.

A compra dos quatro Dash Q400 insere-se no programa de renovação da frota da SATA - Air Açores, que se iniciou há alguns meses com a chegada de dois Dash Q200.

Exame Expresso

Iberia cancela quase 400 voos devido a greve de tripulantes



A companhia aérea espanhola Iberia cancelou quase 400 voos marcados para segunda-feira e terça-feira devido a uma greve de tripulantes, informou a empresa em seu site.

Alguns dos voos suspensos ligam Madri às principais cidades europeias como Lisboa, Paris, Londres, Bruxelas, Amsterdã e Frankfurt.

Quase nenhum voo de percurso longo da Iberia foi afetado pela greve.

A companhia informa também que decidiu flexibilizar as condições das tarifas para facilitar mudanças nos itinerários dos clientes voariam nesses dias.

A greve foi convocada por dois sindicatos diante da "reiterada recusa" da direção da companhia aérea em assinar um contrato coletivo.

A paralisação terá uma segunda jornada nos dias 10 e 11 de novembro.

A Iberia anunciou recentemente que congelará salários, dará aposentadorias antecipadas e iniciará um novo plano diretor para fazer frente à queda no faturamento e à redução da demanda.

Um porta-voz da companhia declarou à Agência Efe que não entende a greve porque as negociações "continuam abertas" e que a empresa pretende negociar um convênio para o longo prazo.

Folha de São Paulo

TAM aprimora serviço de lanches a bordo



A TAM acaba de substituir todos os sanduíches frios servidos a bordo por lanches quentes, atendendo a pedidos dos clientes. O serviço está disponível em voos nacionais que decolam após as 9h30 e com duração superior a quarenta minutos, incluindo os destinos da Super Ponte (voos entre Congonhas, Santos Dumont, Confins, Brasília, Porto Alegre e Curitiba).

São seis variedades de lanche, sendo uma opção por voo, que é alterada a cada três dias.
Entre as opções, bisnaga de coco com queijo mussarela, blanquet de peru e queijo cremoso, servida na ponte aérea Rio-São Paulo, além de pão de sal recheado com requeijão cremoso, peito de chester defumado e queijo branco, disponível em voos com saída do aeroporto de Guarulhos (SP).
Outra novidade é a embalagem dos lanches, que foi totalmente redesenhada. Composta de papel manteiga impermeável e uma cinta de papel decorada, a nova embalagem é própria para ir ao forno e com design moderno que facilita o manuseio e o consumo do alimento. Essa inovação no serviço de bordo faz parte do objetivo da companhia de oferecer excelência em serviços, um dos três pilares de atuação da TAM, junto com a excelência técnico-operacional e de gestão.

Aviação Brasil

Passaredo prepara entrada de novos sócios no capital

Após suspender a sua operação entre 2002 e 2004 por causa de uma crise financeira, a Passaredo Linhas Aéreas negocia a venda de parte de seu capital e quer dobrar de tamanho. A companhia regional paulista, fundada em 1995 pelo grupo homônimo de transporte rodoviário de passageiros, mantém conversações com um fundo de investimento brasileiro e uma empresa aérea estrangeira, diz o seu presidente, José Luiz Felício Filho.



A negociação deverá ser concluída até o final de 2010. Os nomes dos potenciais investidores, porém, foram mantidos em sigilo pelo executivo, filho do fundador do grupo Passaredo, José Luiz Felício. "O Brasil, com a possibilidade de abertura de 20% para 49% de participação de capital estrangeiro no setor, cria uma tendência natural das empresas aéreas de fora investirem aqui", diz Felício Filho, mais conhecido como comandante Felício.

Ele se referiu a uma proposta de mudança na legislação aérea que tramita no Congresso e que prevê o aumento de 20% para 49% no limite de participação de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. Em setembro de 2008, a também regional Trip Linhas Aéreas foi a primeira a vender uma fatia do capital a uma estrangeira - 20% para a americana SkyWest.

Enquanto negocia com possíveis futuros investidores, a Passaredo anunciou ontem um investimento de US$ 90 milhões para praticamente dobrar de tamanho. Os recursos serão financiados por empresas de leasing de aeronaves para a aquisição de até oito jatos ERJ 145 da Embraer, para 50 passageiros. A frota atual da companhia tem 10 aviões, sendo seis turboélices Brasília, também da Embraer, com 30 assentos, e quatro ERJ 145. O dinheiro também será usado em ampliação de infraestrutura (hangares e balcões de check in, por exemplo).
Contato Radar

FlyDubai inicia voos para Doha


A FlyDubai ,companhia aérea de baixo custo, recebeu sua quinta aeronave, o Boeing 737-800NG, que atenderá imediatamente ao voo inaugural da companhia aérea para Doha. O avião é parte do pedido histórico de 50 aviões com a Boeing realizado no Airshow de Farnborough.

A Air India é a transportadora oficial dos jogos de Commonwealth 2010



A Air Índia assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Comitê Organizador da Commonwealth para tornar-se o Parceiro como companhia aérea Oficial para os Jogos de Commonwealth, que serão realizados em Nova Deli, em Outubro de 2010.

Alaska Air divulga resultados do terceiro trimestre

A Alaska Air Group, Inc. anunciou hoje o resultado do seu terceiro trimestre de 2009 com lucro líquido de 87,6 milhões dólares, ou 2,46 dólar por ação diluída, comparado com um prejuízo líquido de 86,5 milhões dólares, ou 2,40 dólar por ação diluída, no terceiro trimestre de 2008.


Iata pode aprovar biocombustível na aviação comercial

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) poderá aprovar a utilização de biocombustíveis na aviação comercial em 2010. O objetivo é reduzir a "pegada de carbono" da indústria ou, em outras palavras, diminuir a emissão de gases poluentes. Paul Steele, que chefia as iniciativas ambientais da entidade, disse em Nova Délhi que a primeira medida para a utilização de biocombustível nos aviões, a certificação do produto, será adotada até o final de 2010.

A certificação é amplamente considerada como a primeira providência técnica que pode eliminar algumas das incertezas a respeito do investimento no uso de biocombustíveis de alta qualidade em aeronaves. "Pela primeira vez, existe a possibilidade de alternativa para o tradicional combustível de aviação", afirmou o executivo-chefe da Iata, Giovanni Bisignani.


A entidade calcula que o biocombustível de aviação pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em 80%. Cerca de 176 libras-peso (80 quilos) de poluentes deixariam de ser lançados no ar por voo de cada aeronave Boeing 747-400. Steele disse ainda que testes feitos por companhias aéreas recentemente, destinados a "dissociar o crescimento do tráfego do aumento das emissões", mostraram que o combustível renovável pode ser misturado ao tradicional com sucesso, sem danos aos motores das aeronaves.


Bisignani ressaltou que o uso de biocombustíveis é apenas uma das estratégias da Iata para limitar o crescimento das emissões e, eventualmente, reduzi-las a zero. Ele pediu que os países tratem a aviação como um setor separado nas negociações sobre mudanças climáticas que ocorrerão na conferência de Copenhague, em dezembro. Do contrário, disse ele, o setor vai enfrentar sanções governamentais descoordenadas, que serão prejudiciais ao desenvolvimento econômico global. As informações são da Dow Jones.

G1

Anac reorganiza voos em GRU (SP) para o verão


Já estão disponíveis na página da Anac na Internet as informações para as companhias brasileiras e estrangeiras que queiram solicitar slots (horários de pouso ou decolagem) no aeroporto de Guarulhos para o período entre 28 de março e 31 de outubro de 2010.
Panrotas

‘Fim de semana do Aviador’: portões abertos em Guaratinguetá e São Paulo


f-5em-4861-4826-e-4860-no-pama-sp-19out08

Neste fim de semana, haverá dois eventos de Portões Abertos em organizações da FAB no Estado de São Paulo, com apresentações agendadas da Esquadrilha da Fumaça (EDA).

No sábado, 24 de outubro, a EEAR (Escola de Especialistas da Aeronáutica), em Guaratinguetá, abrirá seus portões para o público. No domingo, dia 25, será a vez do PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo), organização que, entre outras atribuições, realiza as grandes revisões nos caças F-5 da FAB (foto de cima, tirada no evento de 2008).

A apresentação do EDA em Guaratinguetá está agendada para as 15h30 e, em São Paulo, para as 16h. Editores do Blog do Poder Aéreo estarão presentes na cobertura de ambos os eventos.

EDA 18-10-09-5

Poder Aéreo

Trip terá voos do interior de MG para Porto Seguro (BA)


A Trip confirmou ontem o início de dois voos diretos de Montes Claros e Ipatinga, no interior de Minas Gerais, para Porto Seguro, no sul da Bahia. As frequências serão operadas a partir de dezembro, sendo que o voo de Ipatinga fará escala na também mineira Governador Valadares.

Segundo o diretor de Marketing da Trip, Evaristo Mascarenhas, o voo experimental realizado neste mês – outubro – mostrou resultados muito positivos. “Quero agradecer imensamente ao trade de Porto Seguro, que nos apoiou verdadeiramente. Eu não vi este empenho em nenhum outro destino turístico”, comentou. Presente à Feira das Américas, o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, comemorou a notícia, ao lado do secretário de Turismo da cidade, Paulo César Magalhães.
Panrotas

TAM lança o concurso cultural "Rio de Janeiro, orgulho olímpico brasileiro"


A TAM Linhas Aéreas acaba de lançar a promoção "Rio de Janeiro, orgulho olímpico brasileiro", que vai escolher uma imagem capaz de representar a paixão do brasileiro por esportes.


O concurso dará um pacote de viagem com direito a acompanhante para o autor da melhor fotografia que ilustre o tema.


O concurso cultural comemora a escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, candidatura que a empresa aérea apoiou desde o início.

"Nossa companhia tem como prioridade na sua política de patrocínios apoiar o desenvolvimento do esporte no Brasil. A escolha do Rio de Janeiro, portanto, representa uma importante iniciativa nesse sentido", afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.


Para participar, o interessado deve acessar a plataforma promocional da TAM (www.tam.com.br/promocoes) e preencher os dados solicitados no ícone "cadastre-se". Depois disso, basta enviar uma única foto e torcer para que ela seja escolhida como a mais criativa.

Tam informa

TAM lança pacote de patrocínio para revista na Copa


A TAM lança um projeto para a revista TAM Nas Nuvens de olho na Copa do Mundo de Futebol que acontece no ano que vem. O “TAM Nas Nuvens Copa 2010” é um pacote oferecido pela plataforma de entretenimento e mídia de bordo da TAM Linhas Aéreas.


O objetivo da companhia é atrair marcas patrocinadoras que serão expostas para um público altamente qualificado em um ambiente de pouca dispersão. A revista terá acesso privilegiado à Seleção Brasileira já que a TAM Linhas Aéreas é patrocinadora e transportadora oficial da Seleção.

Os assuntos abordados pela TAM Nas Nuvens Copa 2010 vão além do futebol, como pautas sobre turismo, culturas, entre outros. A comp

anhia já iniciou o processo de comercialização do pacote que traz além da revista TAM Nas Nuvens, a TV TAM Nas Nuvens, a revista RED Report, o Jornal Primeira Chamada, e-letter entre outras ações.

Mundo do Marketing

Royal Jordanian fez primeiro voo com tripulação 100 % feminina



A Royal Jordanian marcou a história da aviação ao realizar o primeiro voo comercial internacional com uma tripulação exclusivamente feminina.

Que o pessoal de cabine nos voos comerciais seja maioritariamente feminino não é mais que habitual, e ao longo dos anos têm sido crescentes os casos de mulheres que desempenham o papel de comandante da aeronave ou co-piloto.

Mas que toda a tripulação seja feminina é uma estreia que a Royal Jordanian assegurou, ao ter realizado esta semana um voo nessas condições, entre Atenas e Amã.

Carol Rabaldi e Hadell Khamash, piloto e co-piloto, pilotaram o voo, e integram um conjunto de quatro mulheres que desempenham estas funções na Royal Jordanian.

Mesmo assim este não foi o primeiro voo comercial internacional com uma tripulação constituída exclusivamente por elementos do belo sexo, a TAP, em Março de 2008, para comemorar o Dia Internacional da Mulher realizou um voo para Belo Horizonte com tripulação feminina.

Também já existiram alguns casos de voos internos nas mesmas condições, por exemplo nos Estados Unidos, onde este ano foi notícia já não o primeiro voo comercial interno com tripulação composta só por mulheres, mas o primeiro voo com uma tripulação exclusiva de mulheres de cor, na Atlantic Southeast Airlines.

Turisver

Greve dos pilotos agrava prejuízos da PGA


A PGA encerrou o primeiro semestre com um prejuízo de 3,3 milhões de euros, valor agravado pelo custo dos 16 dias de greve que os pilotos da companhia aérea regional, comprada pela TAP em 2007, cumpriram em Abril e Junho. Ficou desta forma adiado o "break-even" que o presidente da TAP, Fernando Pinto, havia prometido para o final de 2008. Durante o primeiro semestre de 2009 a companhia agravou os prejuízos em 25,1% face a um resultado negativo de 2,7 milhões de euros registado entre Janeiro e Junho de 2008. No entanto, a TAP considera que os resultados operacionais e o contributo positivo da PGA para a companhia são equilibrados e que o balanço já é positivo.

Transportes & Negócios

Lufthansa faz estreia no Twitter no Brasil e vai premiar os primeiros mil seguidores


Na próxima segunda, dia 26 de outubro, a Lufthansa fará sua estreia no Twitter. A proposta é usar a rede social para se comunicar com o mercado brasileiro, anunciando promoções, novas parcerias, provendo concursos e outras novidades.



Os primeiros mil seguidores que entrarem na conta até sexta-feira, dia 23, ganharão um prêmio especial. Na Alemanha, a companhia aérea já está no Twitter e conta com mais de 9 mil seguidores. Nos Estados Unidos, a Lufthansa ingressou no Twitter há duas semanas e a programação para a América Latina começa em novembro, com a entrada nos mercados da Argentina, México e Venezuela, países para os quais a companhia aérea oferece voos regulares a partir da Europa. Quem quiser seguir a Lufthansa no Twitter basta procurar por www.twitter.com/Lufthansa_BR
Aviação Brasil

O embarque imediato da Azul





O embarque imediato da Azul



- David Neeleman, fundador da empresa aérea Azul, fala sobre a tecnologia a bordo dos aviões.

Fundador da Azul é contra a privatização de aeroportos


David Neeleman teme a alta das tarifas caso os aeroportos sejam assumidos por empresas

O presidente da Azul Linhas Aéreas David Neeleman afirmou ser contra a privatização dos aeroportos no Brasil em debate econômico promovido pela revista inglesa The Economist. Segundo ele, a Infraero, empresa pública que administra 67 aeroportos no país, deveria ter mais autonomia no planejamento de expansão dos aeroportos.

"A Infraero tem muito fluxo de caixa, o problema não é dinheiro. Acho que deveriam colocar alguém como Maurício Botelho, ex-presidente da Embraer que conduziu a reorganização da empresa após a privatização de 1994, para gerir a empresa e desenhar novos projetos", disse Neeleman.

A melhor estratégia, segundo o executivo, é deixar os aeroportos nas mãos do governo e fazer parcerias com organizações privadas a fim de otimizar o serviço aeroportuário brasileiro.

O presidente ressaltou o risco de se elevar os custos com manutenção e também tarifários caso os aeroportos sejam privatizados.

"Creio que as reformas coordenadas pela Infraero, juntamente com especialistas terceirizados, ficariam prontas a tempo para a Copa de 2014, sem problemas de custos", disse Neeleman.
Exame

Plane Crash



Um pequeno avião caiu agora no mar, na área conhecida como Coveta Fuma na cidade de El Campello Alicante, cerca de 75 metros da costa, como relatado fontes de Salvamento Marítimo e Consorcio Provincial de Bombeiros.

O incidente ocorreu entre 12:15 e 12:30 h (LOCAL TIME), por razões ainda desconhecidas, e, de acordo com dados preliminares, o avião seria ocupado somente pelo piloto , que faleceu.

EFE

Acredite , Se Quiser........... - Pilotos discutem e esquecem de aterrissar avião







Dois pilotos da companhia aérea americana Northwest Airlines iniciaram uma ferrenha discussão em pleno ar e esqueceram que tinham que aterrissar o avião que conduziam ontem em um voo entre as cidades americanas de San Diego, no oeste, e Minneapolis, no centro-norte.

O caso levou a Junta Nacional de Segurança no Transporte americana (NTSB, na sigla em inglês) a anunciar hoje o início de uma investigação sobre o ocorrido.

Segundo a NTSB, os pilotos se deram conta de que não tinham aterrissado onde deveriam mais de 230 quilômetros depois de seu destino.

De acordo com o órgão, os pilotos relataram a agentes do FBI (Polícia federal americana) e à Polícia do aeroporto que "estavam envolvidos em uma discussão sobre a política da companhia aérea e que se esqueceram por um momento da situação".

A discussão teria sido tão intensa que os dois sequer responderam às chamadas dos controladores aéreos, disse a NTSB.

O avião, um Airbus 320, voava com dois pilotos, três auxiliares de voo e 144 passageiros. O incidente ocorreu quando a aeronave estava a mais de dez mil metros de altura.

Por fim, o avião aterrissou sem maiores inconvenientes uma hora e cinco minutos depois do previsto.

Os dois pilotos foram suspensos à espera dos resultados da investigação, disse um porta-voz da Northwest Airlines.

G1

23 de outubro, Dia do Aviador

eda-no-cta-2005-foto nunao

Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira – Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica

Brasília, 23 de outubro de 2009.

O mundo que assistiu atônito e esperançoso à decolagem do 14 bis ansiava por libertar-se das amarras que restringiam a integração entre os povos. As distâncias físicas e culturais à época impediam que milhões de pessoas tivessem acesso aos benefícios advindos da evolução pela qual a humanidade passava.

Foi esta ânsia milenar que sustentou as asas daquele protótipo durante os seis segundos que mudaram a trajetória do homem. A primeira máquina voadora a ganhar os céus por meios próprios tornava-se, também, uma autêntica máquina do tempo, unindo o passado e o futuro, e conferindo ao presente uma aceleração jamais concebida.

Ao tocar os gramados do Campo de Bagatelle, o genial, intrépido e generoso Alberto Santos-Dumont entregava ao homem um novo mundo, diferente daquele que o viu decolar: um mundo próspero e repleto em oportunidades.

Celebrar o 23 de outubro – o Dia do Aviador – é, na verdade, enaltecer o real sentido que aquela façanha conferiu à história e aos rumos da humanidade. É refletir sobre o significado do domínio dos céus e seus inerentes desafios e responsabilidades. É renovar o orgulho em sermos brasileiros – como Santos-Dumont.

Nos dias de hoje, herdeiros das virtudes e dos sonhos do pai da aviação, bravos aviadores cruzam o azul de todos os fusos, e dão continuidade à grandiosa obra por ele iniciada.

Em suas asas, altaneiros, conduzem a esperança e o progresso; aproximam famílias e nações; vigiam e defendem o espaço aéreo; asseguram aos aflitos, na terra e no mar, a certeza do resgate.

Eis o espírito de devoção e profissionalismo que anima aviadores de todas as bandeiras, civis e militares. Eis o espírito altruísta que os faz despertar a cada manhã e oferecer em holocausto suas próprias vidas, se preciso for, munidos do entusiasmo nascido ainda no primeiro vôo.

Comungando deste contagiante júbilo, celebramos, também, o Dia da Força Aérea Brasileira, uma instituição composta pelos legítimos e valorosos sucessores dos bandeirantes do Correio Aéreo Nacional e dos guerreiros do Primeiro Grupo de Aviação de Caça. São homens e mulheres que, atuando nos mais diversos setores, voando e fazendo voar, contribuem para que esta grande aeronave se mantenha em seu vôo ascendente.

Por isso, é impossível conter, neste momento, os sentimentos de realização e altivez que afloram no peito ao constatarmos que cada gota de suor dedicada ao cumprimento de nossa missão tem colaborado de forma fundamental para o engrandecimento do país.

Nesse mister, vêm à memória as inúmeras comunidades atendidas em nossos hospitais de campanha; o empenho em minimizar o sofrimento de milhares de vítimas de calamidades de toda sorte; o comprometimento de nossas tripulações nas buscas das aeronaves acidentadas, como o triste episódio do voo Air France 447; as missões humanitárias de ajuda aos países amigos, e tantas outras ações que exultam o nome do Brasil e da Aeronáutica.

Graças ao empenho de cada um dos integrantes de nossa organização, somos hoje uma Força Aérea respeitada e atuante, perfeitamente inserida no contexto nacional e internacional.

Os esforços empreendidos nos campos da ciência e tecnologia, formação de recursos humanos, capacitação operacional e apoio ao homem têm proporcionado notável incremento em nossas capacidades e assegurado ao povo brasileiro a certeza da paz, da soberania e do desenvolvimento.

Este é o auspicioso horizonte que se descortina diante de nossos olhos, e que trás os frutos deste magnífico e gratificante trabalho. Esta é a Força Aérea que sempre sonhamos. E cada um dos senhores e senhoras faz parte desta realidade.

Recebam, pois, meu mais elevado respeito e meu profundo orgulho em comandá-los!

Aos céus, aviadores! Avante Força Aérea Brasileira!

Que esta chama permaneça sempre muito viva em cada um de nós, guiando nossas atitudes, inspirando nossos ideais e ratificando nosso compromisso com este magnífico Brasil.

Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito

Comandante da Aeronáutica

Poder Aéreo

23 de outubro de 2009, sexta-feira. - Dia da Aviação Brasileira




A Aviação iniciou-se no Brasil com um vôo de Edmond Plauchut, em 22 de outubro de 1911. O aviador, que fora mecânico de Santos-Dumont em Paris, decolou da praça Mauá, voou sobre a avenida Central e caiu no mar, da altura de 80m, ao chegar à ilha do Governador. Era, então, bem grande o entusiasmo pela aviação. Na redação do jornal A Noite, no dia 14 de outubro, fundava-se o Aeroclube Brasileiro, que em janeiro do ano seguinte teria sua escola de aviação.

*Foi num dia como hoje, que no ano de 1906 foi realizado o primeiro voo da história com um aparelhos mais pesado que o ar, o 14-Bis pilotado por Santos Dumont, que depois ficou conhecido como o Pai da Aviação.


Alunos de Sinop farão um vôo sobre o município para comemorar Dia do Aviador

A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração (SIC), de Sinop, realiza nesta sexta-feira uma programação especial para os alunos do município. Em função do dia do aviador aproximadamente 100 crianças sobrevoarão a cidade.

Além de participar de atividades recreativas eles conferem também uma palestra com o historiador Luiz Erardi, sobre a história do aeroporto, na seqüência conhecerão as instalações e posteriormente farão um vôo sobre o município.

O Dia do Aviador é comemorado em 23 de outubro porque foi nesta data, no ano de 1906 que Santos Dumont, o inventor brasileiros levantou vôo com o "14 Bis". Foi o primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar. Era o princípio da aviação, o meio mais rápido e arrojado de locomoção conseguido pelo homem.
RMT Online

TAP reduz voos e desmente fusão com a TAM

A companhia aérea portuguesa TAP reduziu de 67 para 57 os vooos semanais entre Brasil e Portugal.


A redução da oferta, segundo o vice presidente da empresa, Luiz Mór, tem a ver com a crise que levou a uma reedição no número de passageiros transportados pela empresa.
Este ano, a previsão da empresa é transportar, na ligação entre Brasil e Portugal, 1.127 milhão de passageiros, queda de 8% na comparação com 2008.

- A partir de dezembro, quando começa a alta temporada, retomaremos os 67 voos. A redução é sazonal e por conta da crise, reduzimos a oferta porque também sentimos a redução de passageiros - explica Mór, acrescentando que as linhas do Brasil representam 30% da receita da TAP é equivale a 13% dos passageiros transportados pela empresa.

Hoje, a TAP tem voos saindo do Rio, São Paulo, Brasilia, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Natal. A oferta semanal de assentos é de 30 mil. A empresa tem um code-share (acordo de compartilhamento de aviões) com a TAM.

O nome da empresa brasileira ficou nos últimos dias vinculada à TAP por conta de especulações sobre a saída do presidente da empresa portuguesa, o brasileiro Fernando Pinto, para a companhia brasileira. Também especulava-se a fusão entre as duas companhias. Mór negou as duas informações.

- Não há nada acontecendo. Com a TAM, a relação é de ampliar o code-share. Quanto à informações sobre a saída de Fernando Pinto para a empresa, também não são verdadeiras - disse

A empresa está investindo também em novos destinos, como Casablanca, no Marrocos, Moscou, Varsóvia, Valência, todos lançados este ano. Em novembro, inicia a operação para Argel, na África. A frota, composta de aeronaves A 330 e A 340, começará a ser unificada a partir de 2015, quando chegarão os primeiros aviões Airbus A350 de um total de nove já encomendados. Unificar a frota está no planejamento de redução de custos da empresa, que tem hoje 70 aviões em operação.

Com relação à liberdade tarifária no Brasil, Mór comentou que o país ainda é o único para onde a TAP voa que ainda tem restrições. Para ele, o fim das barreiras a partir de abril de 2010 não vão mudar muito as tarifas

- O que determina o preço é a oferta e a procura e não a existência ou o fim de barreiras. Com relação a preços nesse momento o câmbio favorece quem sai daqui para Portugal. Mas o idea é haver um equilíbrio - assinalou, ao participar de uma coletiva no estande da TAP na Feira das Américas, da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), que acontece no Riocentro.

O Globo

Sudanês que tentou explodir avião da Egyptair estava drogado


O sudanês que tentou na quarta-feira desviar um vôo de Instambul para Cairo da companhia Egyptiar para "libertar Jerusalém" estava, segundo a agência egípcia de notícias, sob a influência de drogas.

O jovem homem aborado pelos serviços de segurança disse que estava do dopado e disse"ter tomado uma dose de cocaina, antes de embarcar", afirmou um responsável das forças de ordem, citado pela Agência oficial.

Os exames médicos confirmam que ele estava drogado.

Ele negou igualmente estar ligado a uma organização extremista, reportou a agência.

AFP