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terça-feira, 23 de junho de 2009

GE Aviation assina contrato de U$S 345 mi com a TAM








Acordo visa manutenção da frota 777-300ER por 12 anos

A GE Aviation, unidade operacional da General Eletric Company, anuncia a assinatura de um Memorando de Entendimento de 12 anos com a TAM, para manutenção, reparo e inspeção de sua frota de dez Boeing 777-300ER equipados com turbinas GE90-115B.

O acordo, avaliado em US$ 345 milhões, visa a utilização da solução OnPoint de prestação de serviços customizados, feitos sob medida conforme as necessidades operacionais e financeiras de cada cliente.

Com o apoio da rede de suporte global da GE, os serviços OnPoint incluem revisão, “on-wing support”, conserto de componentes, atualizações tecnológicas, arrendamento de motores, suporte e diagnóstico de sistemas integrados.

“Os motores GE90-115B da GE já demonstraram que consomem pouco combustível, e que possuem um baixo nível de emissão de poluentes, dois fatores muito importantes para a nossa empresa”, disse David Barioni Neto, CEO da TAM.

Segundo ele, “o acordo OnPoint fará com que nossos motores GE90-115B permaneçam em ótimas condições, garantindo serviços e materiais da melhor qualidade”.

A companhia aérea brasileira foi a primeira latino-americana a usar o Boeing 777-300ER equipado com motores GE90-115B. A primeira aeronave foi entregue em agosto do ano passado. A TAM opera este tipo de avião em voos internacionais, dentro da América do Sul e para a Europa.
webtranspo

TAP e BNU tentam travar reestruturação financeira da Air Macau no Tribunal





A SEAP, consórcio que integra a TAP Portugal e o BNU, interpôs num Tribunal de Macau uma providência cautelar para travar o processo de reestruturação financeira da Air Macau que acumula prejuízos sem inverter a gestão da companhia.

À agência Lusa, Carlos Pimentel, representante da TAP na Air Macau, sustentou a providência cautelar com o facto de "se estar a corrigir uma situação financeira sem cuidar de criar um plano que faça regressar a companhia aos lucros".

Numa assembleia-geral realizada em Abril, a Air Macau aprovou a redução do seu capital social de 400 milhões de patacas (cerca de 40 milhões de euros) para um milhão de patacas, mantendo os accionistas a mesma posição societária.

No cenário de confirmação da redução do capital para um milhão de patacas - processo contestado na providência cautelar -, cabe à SEAP uma quota de 200.000 patacas quando inicialmente detinha 80 milhões de patacas correspondentes aos mesmos 20 por cento.

A redução do capital social prende-se com o facto da empresa ter prejuízos acumulados de cerca de 500 milhões de patacas, ou seja mais de metade do capital social o que, de acordo com a legislação de Macau, obriga à declaração de falência, redução do capital social ou reintegração do património.

Após a redução do capital e de acordo com o plano da empresa, cada accionista iria repor proporcionalmente a sua quota até aos 200 milhões de patacas, ficando os restantes 200 milhões na posse do Executivo de Macau e para serem readquiridos mais tarde.

A SEAP votou contra o plano por "não querer entrar com dinheiro num buraco sem fim", explicou à agência Lusa Carlos Pimentel ao salientar também que só nos primeiros cinco meses de 2009, a Air Macau acumulou mais 153 milhões de patacas em perdas.

"Não queremos deitar a Air Macau abaixo. Mais, pretendemos que os objectivos da empresa mudem para que seja possível regressar aos lucros", disse.

"A Air Macau tem de ter novos procedimentos e planos que garantam a sua viabilidade económica, caso contrário é mais uma injecção de capital num saco sem fundo porque as perdas continuam e vão continuar enquanto não se alterarem os planos", afirmou.

Contra o plano de reestruturação, a SEAP não vai injectar mais dinheiro na empresa e os actuais 20 por cento que ainda detém podem traduzir-se em 0,1 por cento (no aumento até aos 200 milhões de patacas) e em 0,05 por cento no final de todo o processo (após a aquisição dos 200 milhões de patacas subscritos agora pelo Executivo), quota sem expressão e que afastaria a TAP e o BNU de qualquer possibilidade de participação activa na companhia.

A providência cautelar - cuja notícia foi avançada pelo jornal Ponto Final, de Macau - poderá assim impedir o avançar do plano e manter a posição da SEAP (controlada pela TAP em 75 por cento), numa altura em que a transportadora portuguesa voltou a reafirmar a sua vontade em alienar a posição na companhia de Macau.

AEROPRESS

Não filme sua companheira de trabalho


Não filme sua companheira de trabalho


747 Eva AirUm piloto da EVA Air se demitiu, segundo um de seus colegas de trabalho, após ser pego filmando uma comissária no banheiro do avião. Esse “incidente” ocorreu segunda-feira em um voo de Taiwan para os Estados Unidos, com escala no Japão.

O piloto tinha 39 anos. Ele havia colocado uma pequena câmera digital no banheiro e já tinha filmado algumas comissárias que estava trocando de roupa.

Fonte: Eaglesky

Virgin Atlantic comemora 25º aniversário com Kate Moss


A supermodelo Kate Moss posou para a Virgin Atlantic nas celebrações do 25o aniversário da empresa vestindo-se como uma das "pin-up girls" pintadas na fuselagem do Boeing 747-4Q8, prefixo G-VFAB.

A empresa aérea iniciou suas operações em 22 de junho de 1.984 com um voo entre o Aeroporto Gatwick, em Londres (Inglaterra) até o Aeroporto de Newark, em Nova Jersey (EUA).

O empresário Richard Branson realmente sabe como promover a sua Virgin Atlantic Airways.

Aeroblog

Comissão do Senado aprova ampliação de 20% para 49% no limite de participação de estrangeiros em empresas aéreas nacionais


BRASÍLIA - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira projeto de lei que amplia de 20% para 49% o limite de participação de estrangeiros em empresas aéreas nacionais. A proposta do ex-senador Paulo Octávio (DEM-DF), que obteve parecer favorável do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), incorporou ainda uma emenda que suprime qualquer restrição a empresas de fora do país a prestarem serviços domésticos. A matéria agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será apreciada em caráter terminativo antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

- Investimentos estrangeiros são bem vindos, pois contribuem para gerar empregos, trazer tecnologia e aumentar a concorrência e desenvolver o país - argumentou Jucá ao defender a aprovação do projeto.

Com a decisão da CAE, acabaram ficando prejudicados dois outros projetos que tramitavam na Casa sobre o assunto, um do senador Tião Viana (PT-AC) e outro do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que propunham o fim de qualquer limite para a participação de estrangeiros em empresas aéreas nacionais. O senador petista, porém, anunciou que irá apresentar requerimento para propor que seu projeto passe a tramitar em separado dos demais. Na sua opinião, a atual reserva de mercado impede o consumidor brasileiro de ter serviços de melhor qualidade e mais baratos, além de uma cobertura mais eficiente do território nacional.

- O que se observa é uma indiferença das companhias, principalmente em relação aos estados mais periféricos - justificou Tião Viana.
Contato Radar

TAM obtém crédito para compra de aeronaves Cessna


A TAM Aviação Executiva, representante exclusiva da Cessna Aircraft no Brasil desde 1982, acaba de obter acesso a linha de financiamento que a Cessna Finance Corp disponibiliza para os clientes dos representantes da marca no mercado internacional.

O programa de financiamento tem prazo de pagamento em até dez anos e taxas fixas de 6,5% ao ano para compras acima de US$ 4 milhões e de 7,4% ao ano para compras abaixo deste valor. A linha de crédito é destinada a aeronaves novas a serem entregues até dezembro deste ano.

O presidente da TAM Aviação Executiva, Marco Bologna, destacou a iniciativa da Cessna. "Essa é sem dúvida uma excelente oportunidade de crédito, se considerada a escassez do mercado mundial diante de um cenário de crise internacional", frisou.

A TAM Aviação Executiva comercializa as diversas categorias de aeronaves da Cessna e lidera as vendas entre os demais mercados internacionais onde o fabricante atua.

Para se ter uma idéia da importância do mercado brasileiro, depois da matriz, localizada no Kansas, o maior centro de manutenção de aeronaves da marca é o da TAM Aviação Executiva, localizado em Jundiaí, com capacidade para atender aproximadamente 100 aeronaves por mês.
Aviation News

Grupo GE não pode mandar dinheiro para o exterior


Grupo GE não pode mandar dinheiro para o exterior


O grupo GE (General Eletric Capital Corporation) está proibido de encaminhar qualquer valor ao exterior. A determinação é do juiz Clovis Ricardo de Toledo Junior, da 19ª Vara Cível de São Paulo, que atendeu ao pedido dos dois síndicos da massa falida da empresa aérea Transbrasil. Cabe recurso da decisão.
O juiz levou em consideração as notícias de que o grupo norteamericano GE estava encerrando seus investimentos no Brasil para a posterior retirada de suas empresas — instituições financeiras e arrendadoras de aeronaves — do país. Ele determinou a expedição de ofício ao Banco Central “para que se bloqueie todas e quaisquer transferências de valores das empresas do grupo GE para o exterior, mantendo-os depositados até determinação em sentido contrário”.
A Transbrasil encerrou suas atividades em julho de 2001 depois de ter sido alvo de uma ação falimentar proposta pela GE na Justiça paulista. O grupo alegou que a Transbrasil não pagou nota promissória de US$ 2,7 milhões. A ação foi negada pelo juízo da 19ª Vara Cível de São Paulo. Em 2003, o Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou recurso da GE e determinou a falência da empresa aérea. Atualmente, há recursos que discutem a falência pendentes de julgamento no Superior Tribunal de Justiça.
Em 2007, o juiz Mário Chiuvite Júnior, da 22ª Vara Cível de São Paulo, concluiu que a dívida de US$ 2,7 milhões usada na ação falimentar da General Electric já havia sido paga. O juiz declarou também que a Transbrasil pagara outras seis notas promissórias cobradas pela GE em processos de execução. Ele também condenou as empresas do grupo GE a ressarcir todos os prejuízos causados à Transbrasil pela utilização indevida dessas notas promissórias. A GE recorreu dessa decisão. O recurso ainda não foi julgado.
Segundo o advogado da empresa aérea, Cristiano Zanin Martins, os valores do grupo norteamericano ficarão retidos em uma conta até a decisão condenatória dele se tornar definitiva ou quando não estiver sujeita a recurso com efeito suspensivo. Para o advogado, o bloqueio de transferência de valores da GE ao exterior “aponta uma possível oportunidade para o pagamento dos credores da TransBrasil, que foram prejudicados pela sua paralisação”.
“Ainda que exista uma dúvida em relação à falência da TransBrasil, o bloqueio dos valores foi um passo importante para a responsabilização da GE quanto ao encerramento de atividades da empresa”, completa Martins.
Galley News

preços da Ryanair andam confusos

Não está fácil encontrar os preços finais mais baixos no site da low cost Ryanair, fruto de promoções com regras distintas que se sobrepõem, algumas propondo tarifas nulas, outras oferecendo as taxas de aeroporto, outras ainda oferecendo a nova taxa de check-in online (que, na prática, é agora um custo obrigatório e devia, por isso, estar integrada na tarifa).

Ryanair - voos low cost

Um exemplo: pesquisando um voo entre a cidade do Porto e Londres Stansted, na semana de 14 a 20 de Setembro, com a opção "my travel dates are flexible" seleccionada (para mostrar os preços dos voos em vários dias), aparecem tarifas de zero, 4,99 e 10 euros, pelo que seria de esperar que, somando todas as taxas, os preços finais fossem proporcionais. Nada mais errado. Na verdade, a tarifa de zero euros traduz-se num preço final de 6 euros, a de 4,99 euros passa para 41,48 euros e a de 10 euros fica em... 10 euros. Confuso? Sem dúvida.

A conclusão é só uma: a Ryanair deveria apresentar nos resultados das pesquisas os preços finais dos bilhetes, contendo todas as taxas obrigatórias, e não apenas o valor das tarifas. Tornar as suas campanhas promocionais mais coerentes também ajudaria.

A propósito das tarifas Ryanair, uma última nota: a fazer crer nas mais recentes campanhas de marketing da low cost irlandesa os seus preços mínimos terão subido 20%. Isto porque, até há pouco tempo, quando a Ryanair se referia a descontos sobre as suas "tarifas mais baixas" tinha por base de cálculo um preço de 10 euros por percurso ("50% sobre as nossas tarifas mais baixas", por exemplo, significava um voo a 5 euros); actualmente, o preço-base é de 12 euros, como comprovado pela campanha actualmente em vigor que oferece os tais desconto de "50% sobre as nossas tarifas mais baixas", traduzidos em voos a 6 euros por percurso.

Alma de Viajante

SATA x EASYJET



A tarifa discount da SATA Air Açores está a ter ótimos resultados porque foi lançada na época para fazer frente à oferta da easyJet, porém com melhor qualidade, em um momento em que os consumidores estão mais preocupados com a poupança e, por isso, procuram soluções mais economicas.
Lowcost Portugal

Avião da Air France faz pouso de emergência após morte de passageiro no Canadá


Um avião da companhia Air France que voava de Montréal, no Canadá, a Paris, na França, fez um pouso de emergência nesta segunda-feira na cidade canadense de St. John’s após a morte repentina de um passageiro, informou a rede de televisão “CBC”.

Segundo noticiou a emissora, o avião precisou aterrissar no aeroporto da cidade quando um passageiro se sentiu mal e morreu logo em seguida. As informações são do site “G1″.

De acordo com a CBC, o passageiro é um homem de 41 anos cuja identidade e nacionalidade não foram reveladas pelas autoridades. O corpo foi examinado em um hospital da cidade.

O avião da Air France seguiu seu voo rumo a Paris após o incidente.

ANR

Aéreas da Indonésia podem obter indulto da UE



Aéreas da Indonésia podem obter indulto da UE.

A Comissão Europeia pode permitir quatro companhias aéreas indonésias a voar para a UE a partir do próximo mês, levantando uma proibição imposta no ano passado, que após um certo número de acidentes, alguns dos quais foram fatais, envolvendo as operadoras do país.

Airfast Indonésia, Garuda Indonesia, Mandala Airlines e Premiair são as prováveis privilegiadas , quando os funcionários da UE e das empresas aéreas se reunirem na Indonésia na próxima semana.
Está agora a responsabilidade sobre elas para melhora a imagem do país e de suas companhias aéreas.

Houve muitos lapsos de segurança na Indonésia, embora os reguladores do país estejão tentando melhorar isso. Muita coisa está em jogo :
- As companhias aéreas da indonésia
A a reputação do país
A indústria turística.

As companhias aéreas Indonésias continuarão a ser acompanhada de perto pela União Europeia nos próximos meses. Se estas quatro provarem à União Europeia que elas podem cumprir as normas de segurança mundiais, elas poderão definir o padrão para outras transportadoras aéreas, e seria um grande impulso para a indústria aérea da indonésia. Se eles falharem, a repercussão pode ser devastadora.

Asian Skies

Empresas de aviação mais jovens ocupam espaço das companhias tradicionais


As empresas de aviação mais novas no mercado brasileiro estão ocupando espaço que antes pertencia às companhias tradicionais. Para a economista Amaryllis Romano, da Tendências Consultoria, o cenário é positivo para o consumidor e revela potencial de crescimento do setor.

Dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na última terça-feira (16) mostram que a TAM perdeu participação no mercado aéreo brasileiro em maio em relação a abril deste ano. A Azul, por sua vez, cresceu e superou a Webjet, tornando-se a terceira maior companhia do país.

Segundo a economista, as informações da Anac revelam que setor aéreo no Brasil tem potencial de crescimento. "É um mercado ainda em desenvolvimento, com perspectiva muito positiva em função tanto do tamanho do país quanto a questão de que o brasileiro médio não conseguia voar antigamente até pelo peço das passagens", diz.

De acordo com Romano, à medida que novas empresas passam a oferecer passagens mais baratas, inclusive com a possibilidade de compra parcelada, esse meio de transporte fica mais acessível a uma parcela cada vez maior da população.

"Quem está entrando no mercado começa a operar com aeronaves mais modernas, que tem um custo operacional mais baixo que as antigas. Isso tende a favorecer o consumidor brasileiro", avalia.
Folha de São Paulo

Rio sedia Feira Nacional de Aviação Civil em julho



Já está no ar o site da Feira Nacional de Aviação Civil com informações sobre o evento que deverá reunir mais de 50 mil pessoas no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de julho.

A feira, que tem apoio institucional e curadoria técnica da ANAC, tem o objetivo de aproximar a sociedade da
aviação civil brasileira e terá quatro focos: institucional, comercial, educacional e informativo.

Contará também com uma exposição de aeronaves, estandes de empresas, palestras sobre
formação de profissionais de aviação civil e debates sobre o setor. A entrada será gratuita. Informações www.feiraaviacaocivil.com.br
Abetar

Tam lança 3ª edição do Paixão pelo Rio neste mês



A Tam lança neste mês a terceira edição do evento Paixão pelo Rio, projeto que valoriza e promove o que existe de melhor na Cidade Maravilhosa.

"O Tam Paixão pelo Rio é nossa declaração de amor à cidade. Ao patrocinar e apoiar ações que traduzem um pouco do jeito carioca de levar a vida contribuímos para disseminar a cultura carioca a todos que vivem no Rio ou visitam a cidade”, explicou a diretora de Marketing da companhia, Manoela Amaro.

A partir desta sexta-feira (dia 26), a aérea traz de volta ao bairro da Lapa a versão de inverno do encontro. Até outubro, a cada duas semanas, no tradicional Circo Voador, a companhia realizará um show com vários artistas. A abertura contará com apresentação de Mart´nália e do Grupo Kizomba. Mais informações pelo site www.tampaixaopelorio.com.br.
Panrotas

OCEAN AIR PLANEJA MAIS DOIS JATOS


A brasileira Ocean Air, que já atingiu a marca dos 90 vôos diários, já está realizando 16 frequências diárias entre o Rio de Janeiro e São Paulo e pretende, até o fim do ano, anexar á frota mais dois jatos Fokker F-100 (Mk.28), de 100 lugares. Os Fokker deverão voar até 2011, quando começará sua substituição pelos jatos Airbus da família A320. Dos 74 aviões encomendados pelo Grupo Synergy na Airbus Industrie, 28 serão usados pela Ocean Air.
Aerobusiness

TRIP RECEBE MAIS JATOS EMBRAER


A Trip Linhas Aéreas está recebendo da Embraer seu terceiro jato E 175, com capacidade para 86 passageiros. Os dois primeiros foram entregues à companhia no Aeroporto Internacional de Viracopos (SP) e o terceiro chega até o fim do mês. A Trip receberá cinco dessas aeronaves até o fim do ano. O aumento da frota permitirá à Trip ampliar sua malha de vôos com destaque ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que ela ligará a 42 municípios de todo o país, 13 deles por vôos diretos. Com 10 anos de idade a Trip é hoje a maior empresa aérea regional brasileira
Aerobusiness

Segundo autoridades francesas, caixa-preta não foi detectada


A informação de que barcos da Marinha da França teriam localizado “sinais fracos” que poderiam ser das caixas-pretas do voo 447 da Air France — notícia publicada na edição digital do jornal “Le Monde” — foi desmentida pelo Escritório de Investigação e Análise (BEA) da França. O “Le Monde” não havia revelado a fonte.

O BEA, encarregado de investigar o acidente, afirmou que não foi possível confirmar nenhum sinal emitido pelos dispositivos. Todos os ruídos detectados são analisados para que não haja qualquer dúvida e toda informação será divulgada assim que verificada, de acordo com a nota.

O minisubmarino articulado “Nautile” teria mergulhado com a intenção de encontrar o equipamento, de acordo com o “Le Monde”, que também afirmou que houve uma dificuldade na realização das buscas devido ao relevo da região, onde a profundidade do mar chega a 5 mil metros.

Esta não é a primeira vez que os pesquisadores detectam ruídos submarinos, segundo o BEA.

Opinião e Notícia

Air France-KLM reduz oferta e vai DESPEDIR mais 3 mil


O grupo Air France-KLM confirmou através de pronunciamento do seu CEO, Pierre-Henru Gourgeon, que deverá ampliar o número de dispensas para prosseguir na redução de custos da empresa. Deverão ser atingidos mais 3 mil profissionais, dobrando o número inicialmente anunciado em abril. A medida surge logo depois da companhia anunciar a redução de 5% na sua oferta para este verão europeu.

O maior grupo aéreo europeu conta com cerca de 100 mil funcionários.

No exercício 2008/2009, ano fiscal encerrado dia 31 de março, o grupo teve números vermelhos pela primeira vez em 11 anos.

AE

Airbus entrega primeiro avião modelo A320 fabricado na China


A fabricante europeia de aviões Airbus entregou nesta terça-feira em Tianjin, perto de Pequim (capital da China), o primeiro de seus aviões A320 de fabricação chinesa, em sua única unidade de produção fora da Europa, e que entrará em atividade comercial na quarta-feira (24).

Em uma cerimônia para mais de mil convidados, o avião foi entregue oficialmente ao proprietário, a Dragon Aviation Leasing, e à companhia regional que vai explorar a aeronave, Sichuan Airlines.

"Estabeleceremos um futuro forte com e para a indústria aeronáutica chinesa", declarou o presidente da Airbus, Thomas Enders.

O prefeito de Tianjin, Huang Xinguo, citou um "dia histórico" para a cooperação China-Europa.

A Airbus afirma que sua prioridade diante da atual crise é manter o programa de entregas em um nível parecido com o do recorde conseguido no ano passado. Enders já declarou que têm aproximadamente 3.500 aviões para entregar, por causa da crise.

Ontem a empresa recebeu um pedido de dez aviões A330-300 da companhia aérea britânica Virgin Atlantic. Dos aviões encomendados, cinco --com capacidade para transportar até 270 passageiros cada-- serão entregues em 2011 e os demais no ano seguinte.

Na semana passada a Airbus recebeu encomendas da companhia aérea húngara de baixo custo Wizz Air --que assinou um protocolo para a compra de 50 aviões A320-- e da Qatar Airways --que fez pedido de 24 aviões do mesmo modelo.

No último dia 14, no entanto, o diário americano "The New York Times" ("NYT") informou que executivos da Airbus preveem que a produção da empresa pode cair até 25% nos próximos dois anos, devido ao ajuste da empresa às condições mais difíceis do mercado.

Folha on Line

United Airlines planeja despedir 600 tripulantes de cabine


A terceira companhia aérea dos Estados Unidos, United Airlines, vai despedir 600 tripulantes, a partir de 31 de Agosto, devido à conjuntura económica e ao desgaste nas tarifas praticadas.
A companhia referiu que espera reduzir esses postos de trabalho através do voluntariado dos empregados, escreve a imprensa internacional.
No ano passado, a companhia aérea já tinha eliminado 1.550 postos de trabalhos entre tripulantes de cabine, e actualmente tem 13.500 empregados nesta área.
No final do primeiro trimestre a companhia tinha reduzido a sua capacidade entre 9 e 10%.

Presstur

Voo Charter da First Choice aterriza de emergência na ilha do Porto Santo



Um Boeing 757-200 da First Choice, com 230 passageiros a bordo, oriundo de Santiago, em Cabo Verde, e com destino a Manchester, fez uma aterrizagem de emergência, pelas 20h40, no Porto Santo.
O aparelho aterrizou com um motor desligado e fontes aeronáuticas supõe que se deve a um derrame de combustível.
A aterrizagem não causou nenhum ferido e os passageiros vão pernoitar nos hotéis de Porto Santo.
Durante a terça-feira é esperado que os mecânicos da companhia cheguem ao Porto Santo.
Presstur

Gol reduz oferta de voos para a América do Sul



Após registrar queda nas taxas de ocupação em seus voos dentro da América do Sul, a Gol reduziu parte da oferta na região. A mudança mais recente ocorreu na semana passada, no dia 17, quando a companhia aérea deixou de fazer voos diários entre Santiago e Lima.

No início de junho, os voos entre Bogotá e São Paulo deixaram de ser diretos e diários e passaram a ser feitos quatro vezes por semana (conforme consulta no site da companhia aérea) e com escala em Manaus. Antes, no dia 10 de maio, a empresa já havia cancelado os voos sem escala que aconteciam uma vez por dia, de segunda a sexta, entre São Paulo e Santiago. Foram mantidos voos diretos entre as duas cidades no sábado e no domingo.

A Gol informou, por meio de assessoria de imprensa, que mantém voos diários entre São Paulo e Santiago feitos com escala em Buenos Aires. Ainda segundo a companhia, não foram feitas nem são planejadas outras mudanças na malha da América do Sul. Nessa região as maiores concorrentes são a TAM e a Lan.

Entre janeiro e maio deste ano, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as empresas aéreas brasileiras vêm operando voos mais vazios, tanto no segmento doméstico quanto no internacional. No caso da Gol, a taxa de ocupação nos voos ao exterior caiu de 56,6% para 50% em relação aos mesmos meses de 2008 - os dados não são completamente comparáveis porque a empresa tinha rotas internacionais para Europa e Cidade do México até meados do ano passado. Em maio deste ano, a ocupação nos voos internacionais da companhia - que agora só incluem rotas na América do Sul - ficou em 47%, contra 55% no mesmo mês de 2008. A taxa de ocupação necessária para cobrir os custos ("break even") da Gol, no primeiro trimestre, era de 56,7%.

A Gol estuda abrir voos para alguns locais no Caribe. A Anac deve apreciar hoje, a pedido da companhia aérea, a alocação de frequências para voos de passageiros e cargas com destino a Aruba e República Dominicana.

Valor Econômico

Anac volta a discutir Pampulha e Congonhas




Aviação: Abertura do aeroporto mineiro e "slots" em São Paulo estão na pauta do segundo semestre da agência.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) retomará, nas próximas semanas, duas polêmicas que estavam adormecidas e prometem despertar novas disputas: a reabertura do aeroporto da Pampulha (MG) para as grandes companhias aéreas e a redistribuição de espaços em Congonhas (SP). Ambas estão na pauta da agência reguladora para o segundo semestre e devem esquentar os debates no setor, depois das controvérsias sobre o fim de restrições operacionais no Santos Dumont e a introdução de liberdade tarifária nos voos para Europa e Estados Unidos.

As duas novas ações começaram a ser preparadas na virada do ano, mas a Anac decidiu retirá-las de pauta por uma questão de estratégia. A agência avaliou que o ambiente havia ficado carregado demais após a batalha travada com o governador do Rio, Sérgio Cabral, pela revogação de portaria do extinto Departamento de Aviação Civil (DAC) que limitava o uso do Santos Dumont para além de voos da ponte aérea Rio-São Paulo. Logo depois, a derrubada de restrições para descontos nas tarifas de rotas internacionais de longo curso provocou fortes queixas da TAM.

Os diretores da Anac preferiram "dar um tempo" na adoção de novas medidas regulatórias para "desanuviar o ambiente". A pauta do segundo semestre começa agitada, com a entrega do modelo para a concessão de aeroportos à iniciativa privada até o fim de julho. Em seguida, a intenção da Anac é retomar a discussão sobre a Pampulha, o aeroporto central de Belo Horizonte, tema considerado de "alta sensibilidade" pela agência. O governador de Minas, Aécio Neves, é contra a ideia e teme o esvaziamento do aeroporto de Confins.

A Anac deverá propor a revogação de portaria do DAC, editada em março de 2005, que limitou o uso da Pampulha à aviação executiva ou a ligações comerciais feitas com turboélices para até 50 passageiros. Na prática, a medida expulsou as empresas de maior porte e desativou voos da Pampulha para outras capitais.

Se for confirmada, depois de consulta pública, a medida permitirá o retorno das grandes aéreas ao aeroporto central de BH e voos, por exemplo, para Congonhas ou Santos Dumont. Para a agência, o efeito da medida será muito menor que a liberação do aeroporto carioca: a Pampulha tem severas restrições no terminal de passageiros, que tem capacidade para a movimentação de não mais do que 400 pessoas por hora, em média. Isso significa duas operações - um pouso e uma decolagem - por hora. Ou seja, a agência descarta uma migração de voos de Confins para a Pampulha e prevê pouquíssimas novas rotas para cada empresa.

Outra questão bastante delicada envolverá o aeroporto de Congonhas, o mais cobiçado do país pelas companhias aéreas. Atualmente, é o único que tem toda a sua grade horária saturada - ou seja, mesmo querendo usá-lo, as empresas não conseguem abrir ou expandir suas operações ali.

Em outubro de 2008, a Anac apresentou regras para redistribuir os "slots" (faixas de horário para pousos e decolagens) de Congonhas. A cada dois anos, pela proposta da agência, até 20% dos slots seriam distribuídos de uma aérea para outra, com base no desempenho operacional das empresas - indicadores como regularidade e pontualidade dos voos realizados.

O assunto é prioritário para todas as grandes empresas. Basta lembrar que um dos motivos alegados pela Gol para comprar a Varig por US$ 320 milhões em 2007 foi a presença da companhia em Congonhas. O envio de contribuições pelas aéreas, durante a fase de consulta pública aberta pela agência reguladora, levou diretores da Anac a considerar algumas mudanças nas regras propostas inicialmente.

Uma provável alteração é o alongamento do tempo de redistribuição de "slots". O prazo de dois anos é considerado insuficiente para deslanchar novas operações - muitas vezes, elas são complexas e podem exigir até o leasing de novas aeronaves; por isso, dois anos seria apertado demais para sentir o retorno dessas investidas. Outra mudança em análise é o uso dos registros de incidentes - como derrapagens - como critério de exame do desempenho operacional.

A divulgação da proposta para redistribuir os "slots" de Congonhas coincidiu com o início das operações da Azul, o que levava muita gente no setor a especular sobre o benefício trazido pela Anac à empresa de David Neeleman. Os comentários acabaram porque, entre as regras sugeridas pela agência, estava a exigência de que companhias interessadas em operar em Congonhas tivessem pelo menos seis meses de atuação no mercado para candidatar-se a receber "slots". Na época, esperava-se que a conclusão das discussões na Anac impediria a Azul de acumular tempo suficiente para o pedido. Agora, a empresa já pode candidatar-se a entrar em Congonhas, mas deverá ter um número bastante limitado de operações. A agência rechaça insinuações de privilégio.

Valor Econômico

Três vítimas tiveram politraumatismo


Impacto no acidente do voo 447 foi tão forte que causou várias lesões


Cristiana Dias
Ontem, navio-tanque Gastão Mota trouxe mais um corpo e despojos
Três das cinquenta vítimas do acidente com o avião da Airbus, da Air France, cujos corpos foram resgatados, morreram de politraumatismo. Isso significa que as três vítimas - uma mulher e dois homens, todos brasileiros - sofreram lesões traumáticas provocadas por forte impacto. A informação foi dada ontem pelo médico José Calvo, chefe da equipe da empresa paulista Aespe (Atendimento Especial ao Esquife), contratada por uma seguradora da Air France para o embalsamamento dos corpos. O trabalho está sendo realizado no Cemitério e Funerária Morada da Paz, no município metropolitano de Paulista, no litoral de Pernambuco.

“Todos (os três) estão diagnosticados, têm uma causa de morte bem definida”, afirmou o médico, com base no trabalho dos legistas da Polícia Federal e polícias civis de Pernambuco e Paraíba, que integram a força tarefa responsável pelas necropsias no Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. “As lesões compatíveis com a causa da morte foram muito bem documentadas, radiografadas, com técnica considerada adequada, e consta de laudo necroscópico, certidão de óbito e atestado de óbito”.

A força tarefa só irá se pronunciar sobre as causas dos óbitos ao término das necropsias nos 50 corpos resgatados, o que pode ocorrer até o final deste mês. Calvo destacou, em entrevista, que não se pode deduzir o que ocasionou o acidente a partir da causa da morte das três vítimas. Elas integram os primeiros 11 corpos identificados pela força tarefa.

Os corpos são encaminhados ao Morada da Paz quando liberados do IML, mediante assinatura de atestado de óbito por familiares ou seus representantes legais. Até o final da tarde de ontem, nenhum outro dos corpos identificados havia chegado para embalsamamento.

Parentes de uma das vítimas estiveram ontem no Cemitério Morada da Paz. Um deles, da área médica, quis ver o corpo, mesmo tendo conhecimento do seu estado. Ele se mostrou visivelmente abatido depois de realizada sua vontade. Até à tarde, três corpos se submetiam ao processo. Eles chegaram anteontem do IML O ritmo lento se deve ao alto grau de decomposição, de acordo com José Calvo. Quanto mais avançado, mais complexo.
Folha de Pernambuco

Superintendente da Defesa Civil ministra palestra durante congresso em Cuiabá

O superintendente da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participou do Congresso Nacional de Aviação 2009 Sindag, em Cuiabá. Durante o evento realizado na capital de Mato Grosso na semana passada, o major BM Aguinaldo Pereira ministrou palestra sobre o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil em Mato Grosso, especialmente em relação às ações ligadas às queimadas e incêndios florestais.

O Congresso Nacional de Aviação 2009, promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, com apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em parceria com o Ministério da Agricultura e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), teve como objetivo, proporcionar uma maior valorização do setor aeroagrícola.

O superintendente da Defesa Civil ministrou palestra no dia 17 para diversos profissionais ligados a aviação agrícola como pilotos, agrônomos, pecuarista, técnicos agrícolas e empresários do setor. “É muito importante para a cidade ter um evento como este, já que Cuiabá tem metas para combater o incêndio de forma eficaz”, destacou.

Durante o evento, várias palestras abordaram especialmente o combate às queimadas visando capacitar os profissionais e evitar que haja desastre no meio ambiente. A perspectiva é que com este curso o prejuízo ao meio ambiente seja o menor possível.

O Congresso é um projeto paralelo ao curso de piloto que também foi realizado na capital do Estado na semana passada. O evento contou ainda com uma feira de materiais e exposições na área da aviação, uma mostra do cenário da aviação agrícola e das novas tecnologias existentes.
Fonte: O Documento

Militares Brasileiros com destino ao Haiti fazem escala técnica em BV


Primeira aeronave chegou a Boa Vista ontem, por volta das 17h, e a segunda estava prevista para as 20h

Os primeiros militares brasileiros que compõem o 11º contingente da Força de Manutenção da Paz no Haiti (Minustah) desembarcaram ontem na Base Aérea de Boa Vista, em escala técnica, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Até 10 de julho, cinco escalões com um total de 1.270 militares da região Sudeste irão ao Haiti para cumprir a missão humanitária por seis meses.

A primeira aeronave chegou a Boa Vista ontem, por volta das 17h, e a segunda estava prevista para as 20h. A terceira tropa de militares que completa o 1º escalão chegará amanhã (24) e soma um total de 260 homens. Esse escalão integra a equipe logística, que são responsáveis pelo apoio nas refeições e manutenção de viaturas. A primeira aeronave segue com 130 homens do exército e fuzileiros navais e retorna ao Brasil com a mesma quantidade de militares.

De acordo com o coronel Marcos Pastori, chefe do Estado Maior da 1ª Brigada de Infantaria e Selva, ao mesmo tempo em que o 11º contingente da Missão de Paz inicia suas atividades no Haiti, o 10º contingente de militares da Região Nordeste, que por seis meses efetuou o trabalho humanitário, retorna para o Brasil.

“Os militares treinaram duro por seis meses para liderar a Minustah, que é a missão da ONU para a estabilização do Haiti. As tropas militares fazem a segurança do Haiti, que enfrentou sucessivas guerras civis e vive um caos social, político e econômico. Essa missão tem dado certo, já que o país está em paz há 5 anos. Mesmo assim, há a necessidade de manutenção, pois o país ainda não tem uma força policial capaz de manter a paz social e a tranquilidade da população”, contou o coronel Marcos Pastori.

A escala feita em Boa Vista é para abastecer as aeronaves e oferecer descanso aos militares. Hoje pela manhã, embarcam da Base Aérea de Boa Vista 130 militares e 15 fuzileiros navais, provenientes de São Paulo e Rio de Janeiro, em uma aeronave KC -137 da FAB em direção ao Haiti. Até lá, são aproximadamente cinco horas de viagem.

Nos próximos dias serão realizados vários embarques até o dia 10 de julho, quando o efetivo estará completo no Haiti.

MISSÃO – Este é o 5º ano de participação do Brasil nessa missão, em que mantém o maior efetivo dentre as nações com tropas presentes no Haiti. São 20 países, dos quais nove possuem tropas de 7.200 homens. O comando das forças de paz de todas as tropas é do general brasileiro Floriano Peixoto. O 10º contingente da Missão de Paz do Brasil retorna do Haiti com 1270 militares do Exército, Marinha e Força Aérea da Região Nordeste.
Fonte: Folha ON Line