PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 23 de junho de 2009

Três vítimas tiveram politraumatismo


Impacto no acidente do voo 447 foi tão forte que causou várias lesões


Cristiana Dias
Ontem, navio-tanque Gastão Mota trouxe mais um corpo e despojos
Três das cinquenta vítimas do acidente com o avião da Airbus, da Air France, cujos corpos foram resgatados, morreram de politraumatismo. Isso significa que as três vítimas - uma mulher e dois homens, todos brasileiros - sofreram lesões traumáticas provocadas por forte impacto. A informação foi dada ontem pelo médico José Calvo, chefe da equipe da empresa paulista Aespe (Atendimento Especial ao Esquife), contratada por uma seguradora da Air France para o embalsamamento dos corpos. O trabalho está sendo realizado no Cemitério e Funerária Morada da Paz, no município metropolitano de Paulista, no litoral de Pernambuco.

“Todos (os três) estão diagnosticados, têm uma causa de morte bem definida”, afirmou o médico, com base no trabalho dos legistas da Polícia Federal e polícias civis de Pernambuco e Paraíba, que integram a força tarefa responsável pelas necropsias no Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. “As lesões compatíveis com a causa da morte foram muito bem documentadas, radiografadas, com técnica considerada adequada, e consta de laudo necroscópico, certidão de óbito e atestado de óbito”.

A força tarefa só irá se pronunciar sobre as causas dos óbitos ao término das necropsias nos 50 corpos resgatados, o que pode ocorrer até o final deste mês. Calvo destacou, em entrevista, que não se pode deduzir o que ocasionou o acidente a partir da causa da morte das três vítimas. Elas integram os primeiros 11 corpos identificados pela força tarefa.

Os corpos são encaminhados ao Morada da Paz quando liberados do IML, mediante assinatura de atestado de óbito por familiares ou seus representantes legais. Até o final da tarde de ontem, nenhum outro dos corpos identificados havia chegado para embalsamamento.

Parentes de uma das vítimas estiveram ontem no Cemitério Morada da Paz. Um deles, da área médica, quis ver o corpo, mesmo tendo conhecimento do seu estado. Ele se mostrou visivelmente abatido depois de realizada sua vontade. Até à tarde, três corpos se submetiam ao processo. Eles chegaram anteontem do IML O ritmo lento se deve ao alto grau de decomposição, de acordo com José Calvo. Quanto mais avançado, mais complexo.
Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: