PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 23 de junho de 2009

Militares Brasileiros com destino ao Haiti fazem escala técnica em BV


Primeira aeronave chegou a Boa Vista ontem, por volta das 17h, e a segunda estava prevista para as 20h

Os primeiros militares brasileiros que compõem o 11º contingente da Força de Manutenção da Paz no Haiti (Minustah) desembarcaram ontem na Base Aérea de Boa Vista, em escala técnica, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Até 10 de julho, cinco escalões com um total de 1.270 militares da região Sudeste irão ao Haiti para cumprir a missão humanitária por seis meses.

A primeira aeronave chegou a Boa Vista ontem, por volta das 17h, e a segunda estava prevista para as 20h. A terceira tropa de militares que completa o 1º escalão chegará amanhã (24) e soma um total de 260 homens. Esse escalão integra a equipe logística, que são responsáveis pelo apoio nas refeições e manutenção de viaturas. A primeira aeronave segue com 130 homens do exército e fuzileiros navais e retorna ao Brasil com a mesma quantidade de militares.

De acordo com o coronel Marcos Pastori, chefe do Estado Maior da 1ª Brigada de Infantaria e Selva, ao mesmo tempo em que o 11º contingente da Missão de Paz inicia suas atividades no Haiti, o 10º contingente de militares da Região Nordeste, que por seis meses efetuou o trabalho humanitário, retorna para o Brasil.

“Os militares treinaram duro por seis meses para liderar a Minustah, que é a missão da ONU para a estabilização do Haiti. As tropas militares fazem a segurança do Haiti, que enfrentou sucessivas guerras civis e vive um caos social, político e econômico. Essa missão tem dado certo, já que o país está em paz há 5 anos. Mesmo assim, há a necessidade de manutenção, pois o país ainda não tem uma força policial capaz de manter a paz social e a tranquilidade da população”, contou o coronel Marcos Pastori.

A escala feita em Boa Vista é para abastecer as aeronaves e oferecer descanso aos militares. Hoje pela manhã, embarcam da Base Aérea de Boa Vista 130 militares e 15 fuzileiros navais, provenientes de São Paulo e Rio de Janeiro, em uma aeronave KC -137 da FAB em direção ao Haiti. Até lá, são aproximadamente cinco horas de viagem.

Nos próximos dias serão realizados vários embarques até o dia 10 de julho, quando o efetivo estará completo no Haiti.

MISSÃO – Este é o 5º ano de participação do Brasil nessa missão, em que mantém o maior efetivo dentre as nações com tropas presentes no Haiti. São 20 países, dos quais nove possuem tropas de 7.200 homens. O comando das forças de paz de todas as tropas é do general brasileiro Floriano Peixoto. O 10º contingente da Missão de Paz do Brasil retorna do Haiti com 1270 militares do Exército, Marinha e Força Aérea da Região Nordeste.
Fonte: Folha ON Line

Nenhum comentário: