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sexta-feira, 10 de maio de 2013

Haddad quer proibir aviões no Campo de Marte

Aviões da Força Aérea em uma das pistas do aeroporto Campo de Marte Foto: Willian Queiroz / Futura Press
Aviões da Força Aérea em uma das pistas do aeroporto Campo de Marte
Foto: Willian Queiroz / Futura Press

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), quer tirar os aviões do Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, e transformá-lo apenas em heliporto. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, um pedido formal da Prefeitura chegou nesta semana ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica. A ideia do prefeito, é viabilizar a construção dos prédios do Arco do Futuro, projeto urbanístico que foi sua promessa de campanha. Hoje, o entorno do Campo de Marte não pode ter prédios altos, sob risco de interferir na segurança de pousos e decolagens de aviões. Segundo Haddad, isso "comprometeu o desenvolvimento da zona norte de São Paulo". 


"Essa área (do aeroporto) será cedida para um novo planejamento urbano. Não teremos mais aviação geral, apenas o heliporto do Campo de Marte. Já estamos negociando com a Presidência da República a retirada da chamada asa fixa do aeroporto", disse o prefeito há alguns dias, durante lançamento das audiências públicas do Plano Diretor. Como a movimentação apenas de helicópteros dispensa o espaço reservado para aproximação dos aviões (conhecido como "cone"), a ocupação da vizinhança passaria a ser mais flexível. "Não é um projeto apenas da cidade. Afeta toda a zona metropolitana. 

Nós abriríamos um espaço de desenvolvimento da zona norte, que ganharia muito em qualidade de vida." O Decea ainda não deu um parecer definitivo à Prefeitura, mas pilotos e usuários do Campo de Marte são contra a restrição. "Com a atual estrutura, é inviável. O Campo de Marte conecta São Paulo a mais de mil cidades brasileiras, enquanto a aviação comercial voa a 140 destinos. Sem ele, a cidade perde muito da sua capacidade de negócios", diz Rodrigo Duarte, presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (Abraphe). 

TERRA

Conheça as pilotos da vida real



Na vida real, também existem
mulheres que trabalham na Força Aérea Brasileira

Engana-se quem pensa que a Isabel (Thaíssa Carvalho) de “Flor do Caribe” é apenas coisa da ficção. Na vida real, também existem mulheres que trabalham na FAB (Força Aérea Brasileira). É o caso de Daniele Lins e Carla Borges, pilotos da aviação de caça da primeira turma de aviadoras da Aeronáutica.
Daniele e Carla ingressaram na Academia da Força Aérea Brasileira em 2003 e, após cinco anos de estudos, se tornaram pilotos. Carla fala sobre as dificuldades da profissão. “A vida militar exige muito de todos, acabamos abdicando de tempo com a família e com amigos para cumprirmos nosso dever”, afirma a tenente, que lida com as cobranças até hoje. “Cada voo é um preparo específico, um estudo minucioso da missão que será cumprida. A dificuldade está no grau de exigência que é cobrado”, conta.
 
Sobre a presença feminina na Aeronáutica, ainda não tão comum, as pilotos acreditam em uma mudança, especialmente agora, com a divulgação do trabalho delas na novela. “A cada ano, mais mulheres ingressam na carreira militar. No esquadrão em que sirvo, por exemplo, no começo éramos apenas três, hoje somos oito mulheres”, conta Carla. “A presença feminina na FAB está crescendo e acredito que vai crescer cada vez mais. Principalmente com a novela”, completa Daniela, que, apesar de não ter tempo para assistir à trama – por conta da rotina agitada –, tem percebido a repercussão.
 
ambiente de trabalho/ Diferentemente de Isabel, que foi assediada pelos rapazes quando chegou à Vila dos Ventos, as pilotos negam ter passado por algo parecido. Ou as moças não perceberam, porque é difícil imaginar que a chegada de uma mulher não desperte a curiosidade masculina.

“Nunca passei por isso. Acho que é depende da adaptação da mulher com o novo ambiente de trabalho e vice-versa. Acho que é apenas uma questão de tempo a mulher conseguir conquistar o espaço e respeito dos pares quando se executa as mesmas funções que os homens”, opina Daniela.
 
12 HORAS AÉREAS

Anac autoriza Sky Airline a voar do Chile para o Brasil


A Sky Airline é uma velha conhecida para muitos brasileiros que já fizeram voos com ela pelo Chile. A novidade é que em breve ela deverá está riscando os céus brasileiros, como uma nova opção para Santiago. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a operação regular da companhia no Brasil. Agora a companhia terá que apresentar à agência a solicitação dos voos e horários desejados para que sejam aprovados.

Sky Airline

A decisão foi publicada no Diário Oficial de hoje e autoriza a Sky a “operar serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal no território nacional”. O próximo passo da companhia será apresentar as rotas e horários desejados no Brasil. É bem possível que de início seja apenas um voo ligando Santiago a alguma capital brasileira. O aeroporto mais provável seria Guarulho, mas com a escassez de slots no maior terminal do Brasil, pode ser que a companhia escolha outro.  Basta ver o caso da Tame, que desde o início do ano luta sem sucesso para aprovar seus voos para São Paulo.

A notícia é excelente porque a falta de concorrência tem deixado as passagens para Santiago bem caras, especialmente após a saída da Pluna e da GOL da rota e a fusão da LAN e da TAM, que deixaram de ser concorrentes e hoje dominam os voos para Santiago. Com uma frota de 16 aeronaves A320-200 ou A319-200, a Sky opera voos para  20 destinos no Chile, Bolívia, Argentina e Peru.
MELHORES DESTINOS

Helicóptero cai em rua movimentada de Honolulu, capital do Havaí


 
Aeronave estava a mais de nove mil metros de altura quando perdeu força.

A piloto controlou a queda e uma pessoa ficou levemente ferida.



O pequeno helicóptero Robinson R22 Beta, prefixo N5ZK, operado pela Mauna Loa Helicopters, caiu em uma movimentada rua de Honolulu, a capital do estado americano do Havaí. Uma pessoa ficou levemente ferida.

A aeronave estava a pouco mais de nove mil metros de altura quando perdeu força repentinamente.



A piloto Julia Link, 30 anos (foto acima), disse que, graças a isso, pôde controlar a queda e evitar vítimas. O movimento de veículos e pedestres era intenso. Na rua, fica uma universidade e um quartel dos bombeiros, que chegaram logo ao local do acidente. Junto com ela estava o passageiro, Karl Hedburg, 71 anos.
DESÁSTRES AÉREOS

Lufthansa termina trimestre no negativo


AviaoLufthansa-1 
Com o objetivo de substituir a sua frota , a Lufthansa tem levado a cabo um plano de reestruturação onde apesar de ter registado resultado líquido negativo no primeiro trimestre deste ano, mantém os objetivos para este ano.
 
De Janeiro a Março deste ano, a Lufthansa apresentou perdas operacionais de 359 milhões de euros com as vendas a registarem 6,63 mil milhões de euros.

O objetivo da companhia aérea alemã é atingir 2.3 mil milhões de euros em resultado operacional no prazo de dois anos.

 OPÇÃO TURISMO

TAM vende passagens com diferença de preço de até 600%


Passagens aéreas podem custar até 600% a menos, no mesmo voo e horário, se compradas no site em inglês da TAM Linhas Aéreas, em vez do site em português, conforme relatou um consumidor, nesta terça-feira (16), através do Facebook.


A reclamação gerou reação imediata na rede e foi compartilhada por mais de 1.400 pessoas. O usuário pediu explicações da companhia, pela rede social, para a diferença de preços: uma passagem no trecho São Paulo/Rio de Janeiro, às 15h de hoje, custava US$ 58 (R$ 116) no site norte-americano, e R$ 705 no endereço em português.

A TAM informou ao iG, em nota, que ocorreu um erro no sistema de disponibilização de tarifas, causando uma grande diferença nos preços, para iguais trechos, nos sites do Brasil e do exterior. "O erro foi temporário e já foi corrigido, graças ao alerta de nossos clientes. Vale ressaltar, porém, que a TAM trabalha com o conceito de composição dinâmica de preços, tanto no mercado brasileiro quanto no exterior".



Ainda segundo a companhia, "o que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo com cada mercado. Por isso, o site da TAM possui versões para cada país em que a empresa opera, obedecendo às legislações locais. Cada uma das versões só permite compras com cartões de crédito emitidos no país selecionado pelo cliente".

Segundo esclarecimento da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), a variação no preço das tarifas no transporte aéreo é comum e praticada por companhias de todo o mundo, a fim de dar sustentabilidade financeira aos voos, com maior número de assentos preenchidos. De acordo com a entidade, a incidência de impostos como o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre voos domésticos também ajuda a encarecer as tarifas em relação a voos internacionais da mesma companhia.
IG

Boeing se prepara para acelerar produção do 787 Dreamliner

Avião Boeing 787 Dreamliner
Boeing: previsão de entregar mais de 60 Dreamliners até o fim do ano permanece inalterada
Nova York - A Boeing informou nesta quinta-feira que teve sucesso em preparar o ritmo de produção dos 787 Dreamliners nesta semana, uma mudança que acontece antes do esperado e coloca a fabricante de aeronaves em posição de possivelmente entregar mais jatos de alta tecnologia do que inicialmente previsto.


As entregas do jato de alta tecnologia ainda não foram retomadas desde que os voos destes aviões foram suspensos em janeiro, após dois incidentes de superaquecimento de baterias, disse a Boeing. Entretanto, sua previsão de entregar mais de 60 Dreamliners até o fim do ano permanece inalterada.
Analistas disseram que, ao chegarem a uma nova taxa de sete Dreamliners por mês em maio, ante previsão inicial de meados do ano, a Boeing pode facilmente exceder essa meta.
"Eu acho que você poderá ver um quarto trimestre muito forte", disse Ken Herbert, analista da Imperial Capital em San Francisco.
Ele avaliou que, ao considerarem sete jatos por mês como média para o ano, a Boeing pode construir 84 Dreamliners neste ano. Mas nem todos os jatos produzidos em 2012 serão entregues, considerando que cada avião requer tempo para testes de voo.
EXAME

Passageiros não desligam seus telefones no avião, segundo pesquisa


WASHINGTON, 09 Mai 2013 (AFP) - Apesar das regras para que os passageiros desliguem os celulares e outros aparelhos eletrônicos, 30% deles deixam os aparelhos ligados, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 9.

A pesquisa, realizada pela Airline Passenger Experience Association e a Consumer Electronics Association, sugere que os legisladores norte-americanos amenizem a proibição, que supõe que os aparelhos eletrônicos podem interferir no equipamento de navegação da aeronave.

Dos passageiros que responderam à pesquisa, 59% disseram que sempre desligam seus aparelhos completamente quando é solicitado, 21% disseram que colocam seus aparelhos em "modo avião", 30%, que deixam seus aparelhos ligados acidentalmente e 5% que desligam às vezes.
Entre os 30% que deixam o celular ligado, 61% possui um smartphone.
A Administração Federal de Aviação (FAA) já começou a revisar as regras.
O POVO