PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Maior avião cargueiro do país será exportado e terá 1º voo em 2014


Considerado o maior avião cargueiro a ser fabricado no Brasil, o KC-390 terá uma parte de sua produção em Gavião Peixoto (306 km de São Paulo). Atualmente em fase de desenvolvimento de protótipos, a estimativa da Embraer é que o primeiro voo do gigante aconteça no final de 2014.

Projeto do avião de transporte militar KC-390, que a Embraer desenvolve e terá parte da produção em Gavião Peixoto
Projeto do avião de transporte militar KC-390, que a Embraer desenvolve e terá parte da produção em Gavião Peixoto


De acordo com a multinacional, a primeira encomenda deve ser entregue em 2016. O avião tem cartas de intenção de compra, além do Brasil, de países como Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca -no total de 60 unidades.
O KC-390 é um projeto da FAB (Força Aérea Brasileira) que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave -capaz de transportar 20 toneladas a uma velocidade de 870 km/h, e reabastecer outros aviões no ar.

A fabricação em Gavião Peixoto incluirá as asas do avião, as fuselagens, a montagem final, pintura e entrega do produto.
A unidade da Embraer no município é conhecida como de defesa e segurança. A pista de pouso e decolagem tem 4.967 metros de comprimento e outros 95 de largura.
Atualmente, segundo a multinacional, a unidade emprega 1.877 pessoas. A estimativa de geração de emprego da Embraer na fase de construção dos hangares é de 350 empregados. O número de vagas para a produção do avião não foi divulgado.

folha de são paulo

Professor é barrado em voo por falta de aviso sobre cadeira de rodas


Um professor universitário foi impedido de embarcar em um avião neste sábado (21) por não ter comunicado que era cadeirante na compra da passagem.

O voo era da KLM, companhia aérea associada à Air France, uma das maiores da Europa. Procurados neste domingo (22), representantes das empresas não foram localizados para se manifestar sobre o caso.

Wilton Azevedo, 57, é professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie e estava indo para a França a convite, para dar uma palestra na Biblioteca Nacional da França na próxima terça-feira (24).
Segundo Azevedo, a passagem foi comprada pelos organizadores franceses do evento, que não indicaram que ele era cadeirante. Ao chegar ao balcão de check-in, o professor foi avisado que não poderia embarcar.

"Disseram que a minha cadeira era considerada um acessório de risco e que precisaria passar por uma vistoria, mas que não havia um funcionário ali para fazer isso", conta.
No site da KLM, a empresa diz que se reserva o direito de só transportar cadeiras de rodas elétricas como as de Azevedo caso isso "seja
solicitado com antecedência de no mínimo 48 horas e a aeronave tenha espaço disponível suficiente."

"O que mais me deixou indignado foi o balconista me dizer 'olha, o problema não é você, é a sua cadeira'. É como se dissessem para um cardíaco: 'o problema não é você, é o seu marca-passo'", diz Azevedo.

Ele afirma que estava acompanhado da mulher e da filha de 9 anos e que se sentiu "humilhado" com o tratamento dos funcionários da companhia.
A versão da KLM será incluída neste texto assim que houver manifestação.

folha de são paulo

Lufthansa contrata mais de 500 assistentes de bordo para o Verão

A empresa propõe um modelo em que os seleccionados apenas trabalharão de Março a Outubro. A proposta é especialmente dirigida a “estudantes e jovens profissionais”. Além do inglês, é preciso dominar o alemão
A companhia aérea alemã anunciou a abertura de “mais de 500 vagas” para as suas bases em Frankfurt e Munique. A proposta passa por um “inovador modelo”, referem, em que os novos assistentes de bordo terão um contrato de dois anos (com a possibilidade de renovar por período igual) mas apenas trabalharão durante os “meses de Verão” (sendo que, para as companhias aéreas, a temporada Verão começa no final de Março e termina no final de Outubro). Na prática: seis meses a trabalhar, seis meses em período de “folga”.
“Um emprego fascinante para viajar à volta do mundo na rede de rotas da companhia”, evoca a companhia em comunicado. No mesmo documento, refere-se que os moldes propostos para o contrato e os meses em que os novos assistentes entram ao serviço activo se devem “ao aumento de procura de pessoal naquela época do ano” e particularmente pela utilização de aviões com maior capacidade (como o gigante Boeing 747-8s ou a entrada de novos Airbus).
A proposta da Lufthansa, sublinha a companhia, é especialmente “ideal” para “estudantes e jovens profissionais” que assim podem trabalhar como “assistentes de bordo durante um período específico de tempo”. Apesar do sistema 6 meses de trabalho/6 meses de descanso, a Lufthansa garante o “salário e segurança social ao longo do ano inteiro”.
Os candidatos selecionados passarão pelo “mesmo período de 12 semanas de formação que todos os outros assistentes de bordo” da companhia. Os primeiros cursos estão já marcados para Dezembro em Frankfurt e Munique. Os novos profissionais serão depois colocados em voos de curta e longa duração.
Entre os requisitos básicos, exige-se mais de 18 anos, fluência em inglês e alemão, mais de 1,60m e “peso proporcional”. E, como sempre nestes empregos aéreos, há que saber nadar.    
Todas as informações e formulários de candidatura podem ser encontrados online, no site www.be-lufthansa.com.
fugas notícias

Mais de uma tonelada de cocaína apreendida em avião da Air France

O ministro do Interior francês, Manuel Valls, anunciou, sábado, que mais de uma tonelada de cocaína pura foi recentemente apreendida, a bordo de um avião de Air France.
 
foto KENZO TRIBOUILLARD/AFP
Mais de uma tonelada de cocaína apreendida em avião da Air France
Manuel Valls mostra o resultado da apreensão
 
Valls disse à imprensa, chamada à sede do Gabinete para a Repressão do Tráfico de Estupefacientes, em Nanterre, nos arredores da capital francesa, que a apreensão de 1,3 toneladas, a mais importante alguma vez realizada na região parisiense, tinha um valor de 50 milhões de euros na venda por grosso.
O ministro francês falou junto de 30 malas vazias, que serviram para transportar a droga.
De acordo com uma fonte próxima do inquérito, citada pela agência noticiosa francesa AFP, o voo vinha de Caracas.
As malas usadas para transportar a droga não pertenciam a nenhum passageiro a bordo do aparelho.
A mesma fonte disse que esta quantidade de cocaína tem um valor de venda a retalho de cerca de 200 milhões de euros.
jornal de notícias

Comunicado aos aeronautas da Rio Linhas Aéreas

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informa que a Rio Linhas Aéreas recebeu um ofício solicitando esclarecimentos e providências sobre denúncias, que ferem a legislação e os diretos dos aeronautas.
 
Assim que houver um posicionamento da empresa, o SNA informará a todos os tripulantes sobre as medidas tomadas. 
O SNA agradece aos aeronautas da companhia pela confiança na instituição e se coloca à disposição da categoria.
sna

Tripulação da Air France poderá entrar em greve em Novembro


Os tripulantes da Air France poderão entrar em greve de 20 a 24 de Novembro em resposta às novas medidas de economia apresentadas pela direção da companhia aérea.



Dois sindicatos já apelaram à greve tendo o SNPNC avançado com um pré-aviso de cinco dias para aquela data em Novembro.


Entre as medidas avançadas pela direção está um plano de rescisões voluntárias de 2.800 pessoas.

presstur

Piloto bêbado é detido no Reino Unido antes de voar

Autoridades britânicas detiveram um piloto da companhia aérea de bandeira paquistanesa, PIA, quando se preparava para comandar voo.


Aeronave da companhia aérea paquistanesa PIA
Aeronave da companhia aérea paquistanesa PIA: piloto não chegou a assumir o comando do avião (que levava 180 pessoas)

Islamabad - As autoridades britânicas detiveram um piloto da companhia aérea de bandeira paquistanesa, PIA, quando se preparava para comandar em evidente estado de embriaguez o voo entre Leeds e Islamabad, informou nesta sexta-feira à Agência Efe um porta-voz da companhia.

O piloto, Irfan Fayiz Chishti, estava com sua tripulação há três dias na cidade britânica esperando para comandar o voo de volta à capital paquistanesa, e na quarta-feira à noite chegou ao aeroporto com sintomas óbvios de embriaguez.
"O voo teve que ser atrasado até que outro comandante pudesse assumir o avião, que finalmente decolou com 15 horas de atraso e já chegou a Islamabad", explicou esta manhã o porta-voz da companhia aérea, Massoud Tajwar.
O representante da PIA afirmou que sua companhia "não pode ser responsável pelas condutas inadequadas de seus funcionários", e que a companhia aérea "não vai dar nenhum apoio legal ou econômico ao capitão Fayiz se ele tiver que enfrentar acusações por seu comportamento".
"É a primeira vez que algo assim acontece na PIA", defendeu Tajwar, assegurando que não houve
risco para os passageiros já que o piloto não chegou a assumir o comando do avião (que levava 180 pessoas), "o que teria sido muito grave", acrescentou.
exame

Presidente da TAM entra para lista de executivos 'jovens' mais influentes do mundo

Folha de SP

Recém empossada no comando da TAM, a presidente da companhia aérea brasileira, Claudia Sender, 38, entrou para a lista dos 40 executivos mais influentes do mundo com menos de 40 anos, feita pela revista americana "Fortune".

Claudia aparece na posição de número 30 e é a única representante do Brasil na edição de 2013 do ranking anual da publicação.

O nome da brasileira é quase uma exceção numa lista em que a maioria dos executivos estão relacionados ao universo da tecnologia.

A revista a descreve como uma novata na área de aviação e a "aposta da diretoria para enfrentar o momento de crise pelo qual o setor passa".

A TAM demitiu mil funcionários recentemente para fazer frente à alta de custos que tem provocado seguidos prejuízos às companhias aéreas brasileiras.

O corte foi um dos primeiros desafios da executiva no comando da empresa. Ela assumiu o posto em maio deste ano em substituição a Marco Antonio Bologna, que passou a se concentrar apenas na presidência da holding TAM S.A, responsável por outros negócios do grupo.


Ana Paula Paiva- 27-nov.13/Valor/Folhapress
Claudia Sender, nova presidente da TAM Linhas Aéreas
Claudia Sender, nova presidente da TAM Linhas Aéreas

Engenheira e pós-graduada na Harvard Business School, Claudia entrou na TAM no final de 2011 depois de passar pela vice-presidência de marketing da Whirpool e pela consultoria Bain & Company.

TECNOLOGIA

Pela primeira vez, a lista da publicação é liderada por uma mulher. A presidente do Yahoo, Marissa Meyer, 38, aparece no topo e confirma o peso do setor de tecnologia entre as lideranças com menos de 40 anos.

Entre outros nomes de companhias de tecnologia destacados no ranking estão Mark Zuckerberg, 29, do Facebook, na terceira posição, Ben Silmermann, 31, co-fundador do Pinterest, na 11ª colocação, além de Kevin Systrom, 29, presidente do Instragam, em 12ª.
aeronauta brasil

Bêbados forçam avião da Ryanair a aterrar de emergência


Um avião da Ryanair foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência porque 14 escoceses alcoolizados provocaram o caos durante o voo. Estavam tão bêbados que acreditavam estar em Ibiza quando a aeronave aterrou no cinzento e frio norte de França.
 


 
A aterragem de emergência foi feita, quinta-feira, em Beauvais, porque era quase impossível controlar um grupo de passageiros que poderia colocar em perigo a vida de todos as pessoas que viajavam no aparelho.
Depois de partir da cidade escocesa de Glasgow, às 20 horas, com destino a Ibiza, em Espanha, o piloto do avião aterrou no norte de França.
Alguns dos passageiros estavam tão alcoolizados que pensavam estar em Ibiza quando aterraram no norte de França. Uns continuaram a beber, outros não se conseguiam manter de pé e os restantes vomitaram no exterior do avião.
Os elementos que causaram distúrbios no voo foram detidos pelas autoridades francesas, até às duas da manhã, enquanto que os restantes passageiros partiram para o destino inicial às 23.45 horas.
Os 14 escoceses alcoolizados consumiram bebidas alcoólicas no interior aeroporto antes de embarcar. Quando se encontravam dentro do avião, começaram a dançar e a incomodar os restantes passageiros.
jornal de notícias

Domingo Aéreo 2013 no Campo de Marte dia 29 de Setembro

Domingo Aéreo no Campo de Marte (SBMT), no dia 29 de Setembro a partir das 09h00 da manhã. 

Apresentação de  acrobacias, aeronaves Tucano T-27 e também Esquadrão Apolo, T-25 da Academia da Força Aérea, . Outras três aeronaves completam a exibição, sendo dois helicópteros e um avião Caça F5.
Além dos shows aéreos, o público vai poder conhecer 15 aeronaves de diferentes modelos que estarão em exibição no solo.


O domingo aéreo em São Paulo é promovido pelo Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). O evento é famoso por lá e já recebeu extraordinários 100 mil visitantes no ano passado, o que não é raro acontecer. Também não para menos, né? O ano passado até o astronauta brasileiro Tenente Coronel Marcos Pontes marcou presença.


Horário: das 9h às 17h
Local: Campo de Marte (acesso pela Avenida Santos Dumont, 2.241, Santana)

Entrada franca
12 horas aéreas

Russa tenta abrir porta de avião em pleno ar

Mulher foi detida assim que chegou ao solo.



A polícia de Hong Kong prendeu na quinta-feira (19), uma cidadã russa que tentou abrir a porta de emergência de um avião em pleno ar, segundo informou o Consulado Geral da Rússia no país.

A mulher, que partiu em um voo da empresa aérea AirTran, no voo 26, de Moscou, na Rússia, com destino à região chinesa de Hong Kong, foi detida assim que a aeronave aterrissou no aeroporto local.

 De acordo com funcionários do Consulado, ela corre o risco de ser processada por violar a segurança dos passageiros e da tripulação e, sendo assim, deve pelo menos ser obrigada a pagar uma multa.

As autoridades ainda não sabem o que pode ter levado a mulher a tal atitude bizarra, mas, sem mais detalhes, disseram que essa não foi a primeira vez que um russo foi detido em Hong Kong por cometer atos desse tipo.

desástres aéreos

HELICÓPTERO CAI EM CANTEIRO CENTRAL DE AVENIDA, EM PLANALTINA DE GOIÁS



Um helicóptero Robinson (PR-MOB) caiu no canteiro central de uma avenida de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, no sábado (21). Quatro pessoas estavam a bordo da aeronave, mas ninguém se feriu.


O helicóptero caiu logo após decolar da garagem de uma empresa de ônibus. A causa do acidente é investigada pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Avaliado em R$ 1,4 milhão, o helicóptero pertence a um empresário goiano. A aeronave só foi retirada do local neste domingo (22).

Caldas Novas
Outro acidente com aeronave aconteceu na mesma semana. No entanto, cinco pessoas morreram com a queda do avião bimotor em Caldas Novas, na sexta-feira (21).
O avião saiu de Ouro Fino (MG) e tinha como destino a cidade de Gurupi (TO). Uma parada em Caldas Novas para reabastecimento estava prevista, mas a suspeita do Corpo de Bombeiros é que antes disso, a aeronave tenha sofrido uma pane seca, ou seja, o combustível teria acabado.
Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estiveram no local do acidente para fazer uma primeira avaliação. Por enquanto, ainda não há previsão de quando deve ficar pronto o laudo que revelará a causa da queda.

Helicópeto cai em Planaltina de Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Helicóptero cai em Planaltina de Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

ifr online

FAB: contrato suspeito de quase R$ 90 milhões

O Ministério da Defesa diz que “acompanha” a investigação da denúncia protocolada em março no Ministério Público do Rio e na Controladoria-Geral da União, de suposto superfaturamento de contrato sem licitação da FAB para modernizar 50 aviões  C-95 (Bandeirantes). Com os aditivos, o contrato de R$ 84,4 milhões, assinado em 2008, chegou a R$84,9 milhões, mas só seis aeronaves foram modernizadas.
Gigante adormecido – Fabricante dos aviões, a Embraer ficou fora do projeto de “prestação de serviços e fornecimento de equipamentos para aeronaves militares”.
Tim-tim! – A denúncia sublinha a data do contrato: 30 de dezembro, com o serviço público quase parado com as comemorações do feriado de Ano-Novo. (Coluna de Cláudio Humberto)
jornaldamidia

Boeing continua favorito em licitação no Brasil apesar de tensão com EUA


O caça F-18 Super Hornet da Boeing
O caça F-18 Super Hornet da Boeing
REUTERS/Mass Communication Specialist 3rd Class Nathan R. McDona
RFI
A decisão da presidente Dilma de adiar sua viagem aos Estados Unidos no dia 23 de outubro não terá um impacto na licitação para a escolha dos 36 caças da FAB, a Força Aérea Brasileira. O F-18 da Boeing continua sendo um dos favoritos à concorrência, lançada em 2008, e está na disputa com o Grippen, da sueca Saab.
De acordo com o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Antonio Jorge, a Boeing perde prestígio junto à opinião pública depois da descoberta de que o governo americano espionava a presidente, seus assessores, e até mesmo a Petrobrás, mas esse fator não será determinante na escolha.
rfi

Passageiros reclamam de aeronave durante embarque em Belém

Passageiros aguardaram resposta da empresa do lado de fora da aeronave. (Foto: Erica Bernardo / Arquivo pessoal)Passageiros aguardaram resposta da empresa do lado de fora da aeronave. (Foto: Erica Bernardo / Arquivo pessoal)
Passageiros de um voo da Azul Linhas Aáreas que saiu de Belém com destino à Santarém na noite desta sexta-feira (20) denunciam que o sistema de refrigeração da aeronave não estaria funcionando e que há excesso de passageiros no voo, prática conhecida como overbooking.
De acordo com Erica Bernardo, um passageiro invadiu a cabine de comando e o piloto teria se manifestado. Após mais de 30 minutos, os passageiros saíram da aeronave e esperaram na pista.
"Vim neste voo e já estava com problemas, que só refrigerou depois de mais de meia hora. Quem viaja sempre diz que já esta com problema há mais de uma semana. Está sem condicoes, realmente. Há criancas e idosos e a empresa só dá duas alternativas: ou vai ou fica", disse.
A Azul Linhas Aéreas informou por meio de nota que não houve overbooking e que todos os clientes seguiram viagem normalmente. A respeito do ar condicionado da aeronave, a companhia confirma que houve um problema técnico em solo, mas o mesmo não afetou o voo.
g1

'Volatilidade do dólar é um câncer', diz presidente da Avianca do Brasil



Quando o dólar começou a subir, o governo falou em socorrer as companhias aéreas. Depois, disse que isentaria as companhias de PIS e COFINS. Mas, será que elas precisam? Afinal, nos últimos anos, o Brasil viu um crescimento forte do setor de transporte aéreo de passageiros. Para falar sobre o assunto, Mirian Leitão recebeu José Efromovich, presidente da Avianca do Brasil,
e Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Gol.
“Para nós, tão crítico quanto o dólar subir, é a volatilidade. É muito difícil fazer um planejamento de longo prazo”, disse Paulo Sérgio, que completou: “O bom dólar seria o dólar estável”. De acordo com José Efromovich, “a volatilidade do dólar é um câncer para o nosso negócio”.
Questionado por Miriam Leitão sobre os números robustos do setor e sobre a necessidade de ajuda do governo, Paulo Sérgio destacou que a oferta cresceu mais que o ritmo de crescimento da demanda nos últimos anos.
O presidente da Gol ainda ressaltou que o combustível no Brasil é 45% mais caro do que a média mundial. “Quando abastecemos um avião, se ele for para fora, for para Buenos Aires, por exemplo, que é a mesma distância de São Paulo a Maceió, a tarifa é 25% mais barata, justamente porque o combustível será 35% mais barato. Como o combustível é 43% do custo total da operação, isso se reflete diretamente no preço da tarifa”, ressaltou Paulo Sérgio Kakinoff.
globo news

Anac e Polícia Federal investigam voos ilegais de drones no país

Policiais usam drone em operação no RS (Foto: Fabio Almeida/RBS TV)Policiais usam drone em operação no RS
(Foto: Fabio Almeida/RBS TV)
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está investigando três casos de voos irregulares de drones (veículos aéreos não tripulados, chamados no Brasil de vants) no país. As provas são repassadas para a Polícia Federal, que abre um inquérito para apurar possível crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo.

Isso porque, atualmente, só quatro modelos civis estão autorizados a operar: dois israelenses, de grande porte, da PF, e outras duas unidades de fabricação nacional, que receberam certificado para realizar voos experimentais em maio e em agosto deste ano.

Segundo a Anac, a Gerência Geral de Ação Fiscal (GGAS) não pode divulgar detalhes dos processos em andamento. A Anac não diz quais são os casos.

Mas, um levantamento realizado pelo G1 mostra que, apesar da Anac alertar aos órgãos de segurança pública sobre a proibição, polícias de ao menos três estados realizam voos irregulares (leia mais abaixo).
  •  
Anac alertou polícias de que voo de drones precisa de autorização (Foto: Reprodução)Anac alertou polícias de que voo de drones precisa de autorização (Foto: Reprodução)
No último dia 4 de abril, uma quarta investigação da Anac foi concluída: a agência autuou e multou uma empresa do interior de São Paulo que usa os drones com fins comerciais, o que, atualmente, é proibido. O inquérito foi repassado à Polícia Federal, que apura agora se algum responsável pela empresa poderá ser indiciado pelo crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, por ter colocado em risco a segurança de pessoas e carros em terra e outras aeronaves no ar.
Conforme a agência, todo e qualquer tipo de aeronave não tripulada, independente de peso e altitude de voo, não pode operar sem ter um Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave), que é expedido após avaliação do projeto técnico. Para cada voo também é necessário avisar o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica.

No caso da empresa do interior de São Paulo, a Anac obteve provas de voos irregulares e com fins lucrativos e repassou o material para agentes da PF. A empresa foi notificada administrativamente e autuada em 4 de abril, quando a Anac emitiu um auto de infração. O nome da empresa e o valor da multa não foram divulgados.

O Código Brasileiro Aeronáutico estabelece para caso de infrações penalidades que vão desde multa até cassação de certificados e habilitações e apreensão. Em novembro de 2012, a agência aumentou o teto da multa por infrações aéreas para R$ 20 milhões.
g1

Air France anuncia 9º Airbus A380




Companhia coloca em operação seu nono Airbus A380
A Air France recebeu mais um avião Airbus A380, o nono da frota da Companhia. Com 516 lugares, a aeronave está dividida em quatro Classes: La Première, com nove assentos; Business Class, com 80; Premium Economy, que acomoda até 38 passageiros; e Economy Class, com 389 poltronas. A aeronave vai operar voos de longo curso para Nova Iorque, Washington, Los Angeles, Joanesburgo, Tóquio e Xangai.

O avião foi entregue no último dia 13 à Air France durante cerimônia na fábrica da Airbus, em Hamburgo, Alemanha, e contou com a presença de Frédéric Gagey, CEO da Air France. Para ele, “a chegada desse novo avião ilustra o compromisso da Companhia de investir em uma frota de longo curso moderna, oferecendo produtos e serviços de última geração para o benefício de todos os clientes”.
A décima aeronave A380 está prevista para ser entregue em 2014.
 Mais detalhes sobre o A380:
 - Cabine silenciosa com 5 decibéis a menos de ruído em comparação com os padrões da indústria;
- Interior da cabine maior;
- 6 bares;
- 220 janelas que proporcionam a entrada de muita luz natural;
- Galeria dedicada à arte e cultura;
- Programas de entretenimento disponíveis assim que os passageiros embarcam até a chegada ao destino;
- Imagens externas mostradas ao vivo durante todo o voo, provenientes de três câmeras de vídeo que filmam em diferentes ângulos;
- Mudanças de iluminação, dependendo da fase do voo, de modo que os passageiros cruzem fusos horários com menos fadiga.

brasilturis

Apenas mímica salva quem fala inglês no aeroporto 'internacional' em Confins

A MENOS DE UM ANO DA COPA

Aeroporto de Confins
Sem ajuda. Estrangeiro que não fala português passa sufoco com prestadores de serviço de Confins
PUBLICADO EM 22/09/13 - 03h00
A menos de um ano da Copa do Mundo de 2014, o aeroporto de Confins ainda não está preparado para receber o turista estrangeiro, pelo menos, quando o assunto é inglês. Na porta de entrada da capital, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, quem não fala português se sente perdido e tem dificuldades para fazer coisas básicas, como se alimentar, fazer compras, conseguir um táxi, alugar um carro ou pegar um ônibus.
Mais de dois anos depois da primeira reportagem sobre o assunto, publicada em julho de 2011, a reportagem de O TEMPO, voltou ao terminal encarnando uma “gringa”. Diferente da outra ocasião, quando outro repórter não conseguiu ser entendido pelo funcionário do balcão de informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ao dizer que queria ir ao centro da cidade, “downtown”, a atendente deu informações em inglês e me explicou a melhor forma de chegar até a Savassi.
Os problemas começaram nos serviços prestados na estrutura do terminal, onde até pedir uma água é complicado para quem não fala português. Cheguei a tentar me comunicar com gestos indicando que era uma bebida e falei "it's a drink, soft drink” (é uma bebida não alcoólica). A moça me respondeu em português, meio sem graça: “Você quer guaraná?”. Já estava quase desistindo, quando tive a ajuda de uma moça, Cláudia, que, muito simpática, traduziu para atendente que eu queria simplesmente uma água. E ainda perguntou de onde eu era.
Para comprar um café, em outra lanchonete, a palavra de sonoridade parecida com o português, coffee, ajudou na compreensão. O problema foi na hora de pagar e, novamente, os gestos me ajudaram. Para evitar qualquer problema, a atendente, com boa vontade, virou o monitor do computador para que eu pudesse ver o valor da conta. Na hora de adoçar, a sonoridade parecida ajudou, quando respondi “sugar” (açúcar).
Comprar uma passagem de ônibus para o centro de Belo Horizonte não foi fácil. No terminal, há dois balcões, num deles perguntei se havia o “schedule”, depois troquei para “timetable” (quadro de horários), na tentativa de conseguir o folheto com os horários. Apelei para a mímica, indicando o pulso, quando fui compreendida e a moça me entregou o papel.
No outro balcão, disse que queria ir para “downtown”, uma das atendentes, pela sonoridade, entendeu Álvares Cabral. Perguntei o preço da passagem, e um pouco nervosa com a situação não muito comum, mas com boa vontade, uma moça pegou um iPhone, que tinha algumas explicações em inglês, inclusive o preço, e me mostrou. Na fila para comprar a passagem, havia a indicação da palavra “exit” (saída) e uma placa em inglês, mas ninguém sabia o básico da língua.
o tempo

Passaredo começa operar voos para Guarulhos no mês de novembro



Operação da Passaredo Linha Aéreas em Uberaba está prevista para começar no dia 4 de novembro. A empresa vai assumir os voos para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP). A informação é do superintendente regional da Infraero, João Itacir de Freitas, em entrevista à Rádio JM esta semana.
Autorizada desde agosto para operar a rota, a Passaredo oferecerá um voo saindo às 7h30 do aeroporto local e com chegada prevista às 8h45 em Cumbica. O avião retorna às 23h e chega por volta da meia-noite em Uberaba. “O voo abre possibilidade de conexão para vários destinos, pois a companhia está integrada à malha aérea da Gol”, destaca Itacir.

O início do processo de instalação foi comunicado via ofício à Infraero esta semana. A equipe técnica da Passaredo inclusive esteve em Uberaba e já solicitou área para montagem do guichê de atendimento no aeroporto. A contratação de pessoal também está em andamento para o lançamento das operações. Mesmo assim, a assessoria de imprensa da empresa ainda não confirma a data de 4 de novembro.

A rota Uberaba-Guarulhos foi interrompida em 2011 quando a Pantanal comunicou o fim das atividades no aeroporto local. Desde então, a única opção aérea para São Paulo é o voo para Campinas, operado pela Azul. Do aeroporto de Viracopos, o passageiro tem transporte rodoviário para completar a viagem até a capital paulista.

Quanto à ligação com Belo Horizonte, o superintendente da Infraero salienta que a Azul deverá restabelecer voo direto para o aeroporto de Confins na primeira quinzena de outubro. No site da companhia, já são comercializadas passagens a partir do dia 15.
A Azul programa decolagem às 6h do aeroporto de Uberaba e chegada por volta das 7h30 em BH. O avião volta às 20h20 da capital mineira e pousa às 21h30. O horário entra em vigor no dia 5 de outubro, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

jm online

Helicóptero dos EUA cai no Mar Vermelho

Acidente, cujas causas estão sendo investigadas, não foi consequêcia de nenhum tipo de ação hostil; cinco tripulantes estão desaparecidos.


Gentry/Reuters
Navio norte-americano Nimitz no mar vermelho
Navio norte-americano no mar vermelho

Cairo - Um helicóptero americano caiu no Mar Vermelho neste domingo com cinco tripulante a bordo, dos quais por enquanto se desconhece o estado ou mesmo o paradeiro, segundo a Quinta Frota da Armada dos Estados Unidos, com base em Bahrein.
O acidente, cujas causas estão sendo investigadas, não foi consequêcia de nenhum tipo de ação hostil, ressalta a nota, divulgada no site oficial da Frota.
O helicóptero, um Knighthawk MH-60S atribuído ao Esquadrão de Combate Marítimo, caiu no mar durante uma operação com o destróier de mísseis guiados USS William P. Lawrence.
À área do acidente, que não foi informada, foram deslocados aviões e pequenas embarcações para realizar os trabalhos de busca e resgate.
A Quinta Frota da Armada, vinculada ao Comando Central dos EUA, tem sob sua responsabilidade as forças que operam no Mar Vermelho, no Golfo Pérsico, no golfo de Omã e no mar Arábico.
exame

Site leiloa sucata de 17 aeronaves da Vasp


Começou na sexta-feira e vai até o próximo dia 30, o leilão pela internet para venda de sucata de 17aeronaves da Vasp. As propostas podem ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas, no site do leiloeiro Sérgio Freitas. O fechamento do pregão ocorre dia 30, na Casa de Portugal, em São Paulo.

Estão sendo leiloadas 448 toneladas de sucata, resultantes do desmonte de 16 Boeing e um Airbus 300. O material se encontra nos aeroportos de Guarulhos (quatro aeronaves), Campinas (uma), Salvador (três), Brasília (três), Recife e Manaus (dois aviões cada), Galeão e Confins (uma aeronave cada).

Segundo a Anac, todos os aviões são considerados sucata. O lance mínimo varia de R$ 12 mil a R$ 42 mil. “Eles têm a forma de um avião, mas não são mais considerados como tal”, disse na sexta-feira o juiz Daniel Carnio Costa, titular da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central de São Paulo, responsável pelo processo de falência da Vasp. A avaliação dos bens para o leilão se baseou no custo do material reciclável. 

No ano passado, com os leilões efetuados, a 1ª Vara de Falências e Recuperações da Comarca de São Paulo conseguiu pagar a todos os cerca de mil credores extraconcursais, que englobam funcionários e fornecedores que tiveram vínculo com a empresa durante o período em que ela esteve em recuperação judicial, entre 2005 e 2008. 
panrotas

Cobra em avião impede voo com 370 passageiros na Austrália



Animal de 20 centímetros foi encontrado pela tripulação.

Réptil ficaria de quarentena para determinação de sua origem.


A pequena cobra encontrada a bordo do Boeing da Qantas neste domingo (22) (Foto: AFP)A pequena cobra encontrada a bordo do Boeing da Qantas neste domingo (22) (Foto: AFP)







Uma pequena cobra foi encontrada neste domingo (22) em um avião de passageiros naAustrália, impedindo um avião com 370 passageiros a decolar de Sydney.
O réptil não venenoso, de cerca de 20 centímetros de comprimento, foi achado no Boeing 747-400, que ia para Tóquio.
A cobra foi levada a quarentena para se determinar sua procedência, disse um funcionário da companhia Qantas.
Ela foi encontrada a bordo por funcionários, após um voo vindo de Cingapura, antes que os passageiros entrassem.
Todos os passageiros foram levados a hotéis e estavam sendo realocados para outros voos
.g1