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terça-feira, 5 de outubro de 2010

Engenharia britânica conquista marco na Aviação

Engenheiros aeronáuticos da BAE Systems, em parceria com universidades do Reino Unido, desenvolveram um veículo aéreo não tripulado (Vant) chamado Demon. A aeronave emprega tecnologias revolucionárias, entre elas uma que permite voar sem o uso de controles mecânicos convencionais, como flaps. No lugar, são usados jatos de ar para controlar a direção da aeronave.

Essa inédita tecnologia possibilita que menos peças sejam colocadas em movimento, gera uma necessidade de manutenção menor e dá ao avião um perfil mais discreto.

O voo experimental do Demon, realizado no dia 17 de setembro na base aérea de Walney Island, na Cumbria, Reino Unido, foi o primeiro voo sem flap da história a ser autorizado pela Autoridade de Aviação Civil do país.

A BAE Systems é reconhecida como líder no campo da autonomia inteligente para aeronaves não tripuladas. Promoveu o desenvolvimento do FLAVIIR (Flapless Air Vehicle Integrated Industrial Research), programa de £6.2 milhões que originou o demonstrador do Demon depois de ter sido proposto um “Grande Desafio” para universidades do Reino Unido há cinco anos.

O sistema sem flap, desenvolvido em torno de um conceito chamado de controle de voo fluídico, foi o resultado do trabalho colaborativo entre universidades de Cranfield e Manchester em conjunto com o Centro de Tecnologias Avançadas da BAE Systems, e foi testado em túneis de vento e em modelos antes dos ensaios em larga escala do Demon terem início.

Apesar de o Demon em si não se tornar uma aeronave de produção, uma série de tecnologias contidas nele poderá ser aproveitada para uma variedade de plataformas na aviação.

poder aéreo

Força Aérea da Índia colocará em operação 200-250 caças de quinta geração PAK FA

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/10/t-50_12_big.jpg

A Índia informou hoje que pretende introduzir na sua força aérea cerca de 200-250 caças de quinta geração (FGFA, ou PAK FA na Rússia), o qual está sendo desenvolvido em conjunto com a Rússia.

“Nós estamos projetando a compra de aproximadamente 200-250 caças,” disse o Chefe da Força Aérea, o General PV Naik, aos jornalistas durante uma conferência de imprensa sobre 78° aniversário da Força Aérea da Índia que será celebrado no Dia da Força Aérea, no dia 8 de outubro.

Ele disse que a aeronave deve começar a ser introduzida na Força Aérea Indiana até 2017.

Comentando sobre as capacidades do jato de caça avançado, Naik disse, “ele será um caça multi tarefa com aviônicos altamente avançados, dando uma avaliação situacional de 360°, com capacidade stealth para aumentar a sobrevivência no cenário de combate e podendo transportar armas inteligentes.”

Ele adicionou que a aeronave será capaz de cobrir grandes distâncias sem reabastecimento aéreo e terá a possibilidade de voar em super-cruzeiro, além de possuir computadores avançados de missão.

Respondendo a uma pergunta, Naik disse que num futuro próximo, a frota de caças da Força Aérea da Índia poderia compreender basicamente quatro modelos de aeronaves incluindo o FGFA, os Sukhoi Su-30MKI, o futuro MMRCA que está sendo selecionado e a Aeronave Leve de Combate (LCA) que está em desenvolvimento.

Atualmente, a Força Aérea da Índia possui sete diferentes modelos de aeronaves na sua frota de caça, incluindo os MiGs 21, 23, 27 e 29, Jaguars, Mirage 2000 e o Su-30MKI.

Perguntado se a Força Aérea da Índia gostaria de reduzir ainda mais a variedade de caças, Naik respondeu que “a situação ideal seria ter somente um modelo de aeronave, mas que o mundo não é ideal”.

Numa pergunta sobre o porque o Comando de Forças Estratégicas (SFC) está em busca de mais vetores, o chefe da Força Aérea da Índia disse: “definitivamente nós necessitaremos de aprovação para mais aeronaves pois a força presente está preparada para atender nossas atuais tarefas, e para funções adicionais, nós vamos solicitar mais”.

Questionado se a seleção do motor norte americano GE F-414 para a aeronave LCA Mk II ‘Tejas’ poderia ajudar alguma das duas aeronaves que voam com o mesmo tipo de motor (Super Hornet e Gripen) no negócio de novas aeronaves de combate multimissão (MRCA), Naik disse, “eu acredito ue não, pois eles não conexão nenhuma com a escolha dos motores”.

planobrasil

TAP aumenta salários contra indicação do Governo


O Governo tinha ordenado às empresas e institutos públicos que congelassem, este ano, os salários dos trabalhadores, mas a TAP "quebrou" a regra.

De acordo com o Jornal de Negócios, os CTT e a companhia aérea terão pedido às Finanças para integrarem o regime de excepção admitido pelo Governo, de forma a poderem aumentar salários.

No entanto, não houve uma resposta governamental, pelo que a TAP manteve os aumentos. Já os CTT congelaram os ordenados.
abola

Heathrow, em um dia normal

Caros amigos, neste pequeno vídeo com pouco mais de um minuto, podem comprovar a verdadeira loucura que se passa diariamente no aeroporto de Heathrow, no vídeo um câmara "acelarada" registou o movimento de um stand ao longo de 24Horas, DELICIEM-SE!!




Espero que gostem!
vidadesopotter

Setor aéreo teme vinda de pilotos de segunda linha ao Brasil

image Piloto da Japan Airlines em uma aeronave Embraer E170, no aeroporto de Tóquio

A contratação de pilotos estrangeiros nas companhias aéreas brasileiras, em discussão no Congresso, pode atrair profissionais menos qualificados para o Brasil, segundo o temor de alguns segmentos da indústria. O projeto de lei que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica, o mesmo que propõe o aumento do limite de capital estrangeiro nas companhias aéreas, abre a possibilidade de contratação de pilotos estrangeiros no Brasil, hoje restrita a instrutores de voo.

Segundo o diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviáriais (Snea), Ronaldo Jenkins, os incentivos à formação são a melhor iniciativa para evitar a escassez de profissionais no setor. De acordo com a proposta em discussão no Congresso, as companhias aéreas poderiam empregar profissionais estrangeiros em um período máximo de 60 meses e apenas em caso de escassez de mão de obra nacional.

Mesmo em caso de carência de mão de obra, a contratação de profissionais estrangeiros para suprir esta necessidade é questionável. “As companhias brasileiras só vão contratar estrangeiros em último caso, e olhe lá”, afirma Jenkins, do Snea, entidade que reúne companhias como TAM, Gol e Azul.

Segundo ele, a restrição se deve à complexidade em atestar a qualidade técnica dos profissionais. “É difícil comprovar como o piloto cumpriu os requisitos de horas de voo. Isso necessitará um estudo profundo”, disse.

O ex-diretor da Anac, Allemander Pereira, concorda. Para ele, é ingenuidade acreditar que virão para o Brasil pilotos experientes, que hoje atuam nos mercados americano e europeu. “Virão profissionais de mercados periféricos”, diz.

Procurada pelo iG, a Anac informou que não se pronuncia sobre o tema, já que o projeto ainda não foi votado. A agência é responsável pela regulamentação dos pilotos e disse que, caso a mudança seja aprovada, vai desenvolver um método para fiscalizar os estrangeiros.

Formação cara, salário baixo

Os sindicatos que representam os pilotos de companhias aéreas e de empresas de helicópteros são contrários à mudança na legislação para permitir a contratação de estrangeiros. Eles afirmam que não foram ouvidos durante a elaboração da proposta. "Essa mudança vai atender o interesse de setores específicos e casa com essa tendência de entrada de capital estrangeiro no Brasil", diz Graziela Baggio, do Sindicato Nacional dos Aeronautas, entidade que representa pilotos e comissários.

“Contratar estrangeiros é perigoso e não resolverá o risco de escassez de mão de obra. O melhor é investir na formação de profissionais”, afirma Rodrigo Duarte, diretor da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (Abraphe), que representa um dos setores com maior carência de profissionais.

O custo de formação de um piloto, que pode superar R$ 100 mil, somado aos salários baixos praticados no Brasil, tornou a carreira de profissional da aviação menos interessante, afirma a presidente do sindicato dos aeronautas. Segundo ela, hoje há cerca de 500 pilotos brasileiros trabalhando em companhias aéreas estrangeiras. “Eles são altamente qualificados, mas não atuam no Brasil porque aqui os salários são baixos”, afirma.

Para os sindicatos do setor aéreo, a solução para evitar a escassez de profissionais não é a contratação de estrangeiros, mas iniciativas como a ampliação do programa da Anac de bolsas de estudos para pilotos, oferta do curso em universidades públicas e reajustes salariais.

Votação, só depois das eleições

A expectativa do relator do projeto, o deputado Rodrigo da Rocha Loures (PMDB-PR), é que ele seja votado pela Câmara dos Deputados depois das eleições. A proposta ainda deve ser apreciada pelo Senado e sancionada pelo presidente da República.

O deputado afirma que a alteração na legislação do setor visa a evitar que o descompasso entre o crescimento do mercado de aviação e a formação de pilotos inviabilize a expansão da oferta de transporte aéreo. “O foco da mudança é o passageiro. Não queremos que ninguém deixe de voar por falta de piloto”, disse Loures.

Há cerca de 4,5 mil pilotos e copilotos operando nas companhias brasileiras, de acordo com dados de 2008, os mais recentes disponíveis nas estatísticas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em 2009, quando o setor aéreo cresceu 17,6%, foram emitidas apenas 258 licenças para piloto de linha aérea pela Anac.

correio do povo

Revista da TAP elogiada pelas Nações Unidas

Revista da TAP elogiada pelas Nações Unidas

A edição de Abril da Up, a revista de bordo da TAP, vai estar patente no Museu da Biodiversidade, em Nagoya, no Japão, e será mostrada durante a 66ª Assembleia-geral das Nações de Unidas, que reunirá em Nova Iorque no próximo ano.

De acordo com o Diário Económico, a edição que estará em destaque no Museu da Biodiversidade dedica a sua capa à Amazónia. De acordo com a TAP, esta edição terá chegado a cerca de um milhão de leitores – número médio mensal dos passageiros da transportadora.

Para além de estar em exposição em Nagoya, este Outubro, e na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em 2011, a revista fará também parte da exposição permanente do secretariado-geral da Convenção para a Biodiversidade em Montreal, no Canadá.

De acordo com Paula Ribeiro, directora da Up, este reconhecimento do Museu da Biodiversidade chega numa altura em que a publicação se tornou na primeira revista de bordo “a compensar 100% as emissões de carbono produzidas para a produção da revista, numa parceria com a E.Value”.

E o porquê da distinção das Nações Unidas? “Fizemos uma edição apenas com preto, branco e amarelo, gastando assim menos tinta e chamando a atenção para a responsabilidade de todos na preservação da floresta”, explica Paula Ribeiro.

A Up, que já está disponível para iPad, chegará a um milhão de pessoas todos os meses. A edição de Abril deste ano, sabe-se agora, deverá chegar a muitos mais.

greensavers

RJ: passageira é acusada de morder policial em voo


Confusão em voo da companhia Continental Airlines que viajava de Houston, nos Estados Unidos, para o Rio de Janeiro acabou na delegacia na última sexta-feira.

De acordo com depoimento da tripulação da aeronave à Polícia Federal, uma brasileira teria causado o tumulto e discutido com os comissários.

Eles disseram que ela aparentava estar embriagada e que teria ficado irritada depois de ser orientada a sentar-se.

Já a passageira, disse ter sido dominada com violência por policiais americanos que trabalham para a empresa aérea. Ela contou que ficou cinco horas algemada, sendo libertada somente no Rio. Na confusão, um dos norte-americanos disse ter sido mordido no ombro pela passageira. O caso foi encaminhado à Justiça Federal.

terra


Sindicato: Empresas aéreas descumprem jornada de trabalho


Passageiros em longa fila no aeroporto de Confins, em Minas Gerais, devido a mais uma das sequências de atrasos das companhias aéreas brasileiras
(foto: Eugenio Moraes/Futura Press)

Num momento, acontece com uma empresa aérea. Em outro, com uma concorrente. Mais adiante, com uma terceira. E a aviação civil brasileira parece em eterna crise. A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, aponta um mal comum às companhias: excesso de jornada de trabalho devido ao número insuficiente de funcionários.

- Elas estão descumprindo a regulamentação profissional das duas categorias, os aeroviários de terra e os aeronautas, que têm limites de horário para trabalhar, uma carga horária que não pode ser sobreposta por conta da segurança de voo. Para não contratar mais trabalhadores, as empresas estão impondo excesso de carga horária.

A dirigente sindical explica que "o Código Brasileiro de Aeronáutica impõe multa, tanto para a empresa quanto para o trabalhador, se ambos forem coniventes e estiverem fazendo parceria em relação a este descumprimento de excesso de jornada que coloque a segurança de voo em risco".

Ela reclama que o Ministério Público e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) demoraram três anos para tomar providências em relação às denúncias dos sindicatos. "No caso da Gol, os trabalhadores reagiram. Formaram uma equipe e fizeram um documento, dizendo que iam parar a empresa caso aqueles abusos não terminassem", relata, comemorando o êxito da iniciativa.

- O caso da Gol está no Ministério Público do Trabalho da 2ª Região de São Paulo, deve sair uma decisão, nos próximos dias, sobre as investigações. Os sindicatos provaram lá que tudo é verdade, também com depoimentos sob sigilo - acrescenta Selma Balbino.

Punições

A ANAC multou em R$ 2 milhões a Gol por voos cancelados e atrasados em agosto. Irregularidades de carga horária de trabalho geraram cerca de 400 autos de infração, mas o valor da pena ainda está sendo calculado.

A Webjet alegou ter cancelado diversos voos da semana passada para não infringir o limite de horas de seus funcionários. Porém, a assessoria de imprensa da ANAC esclarece que, como este não é um recurso correto, a empresa está sendo investigada para serem apurados os descumprimentos e se estabelecer uma punição. A venda de passagens chegou a ser suspensa.

- No caso da Webjet, a ANAC tomou esta postura, não foi só em relação aos excessos de jornada, tinha coisas muito mais graves em segurança de voo. Por isso que ela tomou esta posição contra a Webjet e deveria ter feito o mesmo contra a Gol. Isso está sendo verificado pelas autoridades, e a gente não pode falar. Só posso garantir que envolve segurança de voo - revela a sindicalista.

A ANAC não confirma essa história e diz que há investigações sigilosas. A assessoria de imprensa da Webjet declarou não ter informações sobre o assunto.

- A Webjet é uma empresa sem vergonha porque assinou um termo de ajuste de conduta em 2008, com nosso sindicato, que é o maior sindicato de aeroviários do Brasil, e a prova de que ela não cumpriu está aí: os trabalhadores com excesso de jornada - dispara Selma Balbino.

Na ponta da sua língua, está a lista de "quem explora o trabalhador e ganha muito em cima dele":
- Trip também. A TAM está impondo aos mecânicos dupla jornada, o que não pode, para eles não ficarem estressados e cometerem um erro embaixo de uma aeronave. A Gol está fazendo isso. A única que, por enquanto, não está fazendo isso é a Azul. E eu não sei até quando.

terramagazine

Jobim: decisão sobre caças sai depois das eleições


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem que depois das eleições o presidente da República vai tomar a decisão sobre a licitação para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB) com uma frota de novos caças. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que, no relatório final que Jobim vai entregar a Lula, a Defesa deixará claro que as leis em favor da transferência de tecnologia favorecem o jato francês Rafale.

O anúncio de que Lula vai tomar a decisão depois da escolha do sucessor foi feito por Jobim ao fim do desfile do Sete de Setembro, um ano após o governo, durante as comemorações do ano passado, ter classificado a França como "parceira estratégica no domínio aeronáutico". Foi o primeiro sinal explícito da opção pelos caças Rafale, da fabricante francesa Dassault.

"Depois das eleições o presidente vai examinar o assunto", afirmou Jobim, acrescentando que Lula "tomará a decisão ainda neste ano, neste governo". O processo se arrasta desde 1998, quando foram abertas as negociações do projeto FX2, de reequipamento da Aeronáutica, no governo Fernando Henrique Cardoso.
O Estado de S. Paulo.

Delta apoia campanha mundial do CÂNCER DE MAMA


A empresa aérea norteamericana lançou uma campanha a nível mundial para apoiar a Fundação de Investigação do Câncer de Mama (BCRF, siglas em inglês), disponibilizando um avião personalizado e diversas ações práticas e online. Um aparelho Boeing 767-400 devidamente adesivado e que já passa a ser reconhecido como ‘o avião rosa’, realizará vários vôos pelos Estados Unidos com a participação de empregados e diretores da empresa que superaram a terrível doença.

Os voos vão se estender a diversos destinos internacionais como Espanha, Itália e o Brasil. O ‘avião rosa’ percorrerá mais de 2 milhões de milhas ainda durante este ano, distância equivalente a 84 voltas pelo mundo.

Este avião substitui o anterior Boeing 757 branco e rosa que a companhia disponibilizou nos últimos cinco anos e que nas viagens realizadas procurou chamar a atenção sobre esta causa.

Já como ação efetiva durante este mês, os tripulantes de cabine da empresa e pessoal de atendimento em terra, vestirão uniformes rosa para uma participação mais direta. Também em outubro serão doadas 100 SkyMiles à fundação por cada utilização de iPhone até que se alcance o total de um milhão de milhas, entre outras ações online.

Durante os voos, a venda de limonada e guloseimas com a cor rosa a bordo dos aviões da Delta, também reverterão inteiramente para a campanha da BCRF.
brasilturis

Trip recebe um Embraer 175 e três ATR este mês

O Embraer 175 e o ATR da Trip (fotos divulgação)
O Embraer 175 e o ATR da Trip (fotos divulgação)

A Trip Linhas Aéreas recebeu, neste mês, um jato Embraer 175 e três turbo-hélices da ATR. Com isso, a aérea passa a contar com 38 aviões na frota, sendo sete jatos.

A meta da companhia, no entanto, é somar 40 aeronaves até o final deste ano. “Iniciamos nossas operações há 12 anos. Hoje, somos líderes no mercado regional e os jatos da Embraer, grande parceira nesta trajetória, nos auxiliam a interligar grandes distâncias em menor tempo e com todo o conforto que os passageiros requisitam”, explicou o diretor de Marketing e Vendas da Trip, Evaristo Mascarenhas de Paula.

Já ao abordar o modelo ATR, o executivo destaca o alto desempenho em pistas curtas, o que é essencial para a operação da aérea em pequenos aeroportos. “Já temos a segunda maior frota de ATR do mundo e atendemos ao maior número de destinos [79] no Brasil”, conclui Evaristo.
panrotas

Decisão sobre novo 737 da Boeing pode ser adiada para 2011


TÓQUIO (Reuters) - A decisão da Boeing sobre reprojetar ou não seu modelo 737 pode ser adiada deste ano para o próximo, afirmou um executivo da empresa nesta terça-feira.

Randy Tinseth, vice-presidente de marketing da Boeing Commercial Airplanes, disse em entrevista à Reuters que a fabricante norte-americana de aviões têm mantido contato com os clientes do 737, mas que as respostas têm divergido.

"É uma situação muito dinâmica... anteriormente nós dissemos que tomaremos uma decisão este ano, mas levaremos tempo, todo tempo necessário para tomar a decisão correta", disse Tinseth, acrescentando que a decisão pode ficar para 2011.

A Boeing tem considerado uma nova versão de seu 737 ou simplesmente acrescentar um novo motor ao velho design, uma medida que aceleraria sua fabricação.

Tinseth disse que a economia global- que afeta a demanda mundial por viagens e a saúde do mercado de aviação- está melhorando "um pouco melhor que o antecipado" este ano.

o globo

Azul recebe seu 22º jato Embraer e Tam um novo Airbus A320

A Azul Linhas Aéreas recebeu mais um jato da Embraer. A aeronave, modelo 195, recebeu a matrícula PR-AYL, foi batizada “Amazônia Azul” por sugestão do gerente da base Manaus da Azul, Gustavo Fortunato.

Todos os aviões da Azul recebem nomes de batismo, sugeridos pelos próprios funcionários. Esta nova aeronave já está integrada na frota da empresa que agora passa a contar com 22 unidades, sendo 10 Embraer 190 e 12 Embraer 195

A expectativa da Azul é fechar o ano com 26 aeronaves, lembrando que a Azul aumentou o pedido de aeronaves para a Embraer este ano de 76 para 81 aeronaves. Em 2011, começam a chegar os ATR 72-600, de uma encomenda de 40 aeronaves.

A TAM Linhas Aéreas recebeu uma nova aeronave Airbus A320, vinda diretamente da fábrica da Airbus em Hamburgo (Alemanha). Com capacidade para transportar até 174 passageiros, o novo avião vai fortalecer a malha aérea regular da companhia e permitirá ampliar a oferta de voos para atender o aumento da demanda no mercado doméstico.

Com a incorporação desse avião, a frota da TAM, incluída a da Pantanal, aumenta para um total de 148 aeronaves, sendo 136 modelos da Airbus (26 A319, 83 A320, 7 A321, 18 A330 e 2 A340), 7 da Boeing (4 B777-300ER e 3 B767-300) e 5 ATR-42 da Pantanal.

aviação brasil

Convocadas testemunhas de defesa

Lepore e Paladino foram acusados de atentado contra a segurança do transporte aéreo brasileiro, depois que, nos controles de um Legacy, colidiram com o Boeing 737 da Gol sobre Mato Grosso. No acidente, morreram as 154 pessoas a bordo do Boeing.

O juiz federal Murilo Mendes, da Vara Única de Sinop (MT), revogou uma decisão publicada em agosto e convocou sete testemunhas de defesa dos pilotos norte-americanos do jato Legacy, Joseph Lepore e Jan Paladino. O jato colidiu com um Boeing 737 da Gol Linhas Aéreas, o qual cumpria o voo 1.907 e provocou a morte dos 154 ocupantes da aeronave, há quatro anos.

Em agosto, o juiz-substituto em exercício, Fabio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, havia excluído as testemunhas do processo. Mendes ficou seis meses afastado por motivos de saúde e retornou ao trabalho quarta-feira.

Lepore e Paladino são acusados de “atentado contra a segurança do transporte aéreo nacional” pelo Ministério Público. Os controladores de voo Felipe Santos dos Reis e Leandro José Santos de Barros, ue também constavam na denúncia da Promotoria, foram absolvidos pela Justiça. O advogado Theo Dias, que representa os pilotos, afirmou que das sete testemunhas, duas delas estavam no avião no momento do acidente. Todas são dos Estados Unidos. “As demais são pessoas capazes de dar referências profissionais dos pilotos”, afirmou.

O magistrado declarou em sua decisão que “quando o réu é estrangeiro” é “natural que as testemunhas por ele arroladas sejam também estrangeiras. Os pilotos são acusados pelo Ministério Público Federal de desconhecerem procedimentos elementares de aviação. Ora, nada mais justo que indiquem colegas de trabalho, os quais confirmarão as palavras da acusação ou as contradirão”, afirmou na decisão.

Mendes concedeu prazo de 48 horas para que a defesa dos pilotos disesse se estaria disposta a reunir, em uma mesma cidade, as testemunhas indicadas para que os depoimentos sejam feitos por meio de videoconferência. Dias afirmou que ainda vai analisar a decisão.

Para o advogado das famílias das vítimas do acidente e assistente de acusação, Dante D’Aquino, os depoimentos irão atrasar e podem conduzir o processo para a prescrição. “A Constituição assegura que não serão violados os atos jurídicos perfeitos e a decisão do juiz anterior era uma ato jurídico perfeito, já estava acobertada pela coisa julgada. Vou entrar com recurso”, afirmou.

Na época da exclusão das testemunhas, a procuradora da República, Analícia Trindade, de Sinop, afirmou que a decisão tinha sido excelente e que o processo poderia ser definido em seis meses, sem os depoimentos.O Boeing ia de Manaus (AM) para o Rio, com previsão de uma escala em Brasília (DF). Ao sobrevoar a região Norte do país, ele bateu no Legacy da empresa de táxi aéreo norte-americana ExcelAire.

Os destroços do Boeing caíram em uma mata fechada, a 200 quilômetros do município de Peixoto de Azevedo (MT). Mesmo avariado, o Legacy, que transportava sete pessoas, conseguiu pousar em segurança em uma base na serra do Cachimbo (PA). (das agências de notícias

EMAIS

ESPERA E DECEPÇÃO O acidente completou quatro anos na última quarta-feira. Na ocasião, as 154 pessoas que estavam no Boing da Gol morreram. Já os dois pilotos do Legacy retornaram para os Estados Unidos e não sofreram qualquer punição. O processo do caso ainda corre na Subseção da Justiça Federal de Sinop (MT). :

Um dos pilotos do Legacy, Jan Paul Paladino, trabalha hoje na American Airlines. A associação das famílias encaminhou um documento à empresa, na qual pede o afastamento dele até a conclusão do processo.

Para o advogado das famílias Dante D’Aquino, a conversa entre os pilotos do Legacy que estava na caixa preta “mostra todo o desconhecimento deles com a aeronave”. “Eles estavam brincando”, diz. O processo contra os pilotos está agora em fase final de coleta de provas.

o povo online

Delta estreia voo para Angola em janeiro de 2011


A Delta Air Lines vai estrear o oitavo destino na África no dia 20 de janeiro de 2011: Luanda, a capital de Angola. Serão três voos semanais a partir do hub de Atlanta, nos Estados Unidos, com escala em Dakar, no Senegal. O avião que fará o serviço é o Airbus A330-200, com 243 assentos.

A companhia também quer voar para Malabo, na Guiné Equatorial, e Nairóbi, no Quênia, mas aguarda aprovação das autoridades norte-americanas.
panrotas

São José dos Campos: Chega o supercomputador para acelerar previsões do Impe



Pousou no Aeroporto de São José dos Campos na manhã desta segunda-feira (4) o avião encarregado de trazer o supercomputador Cray, adquirido nos Estados Unidos. O equipamento, de 40 toneladas, custou US$ 23 milhões é destinado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em cachoeira Paulista.

Com o poder de processar dados com mais velocidade, cerca de 50 vezes, o novo computador é parte de um investimento que visa dotar o instituto de capacidade maior para prever eventos climáticos de maior intensidade, como enchentes e tempestades. De acordo com representantes do Impe, a previsão será mais precisa e auxiliará a evitar situações de emergências, como deslizamentos e desastres em comunidades.

O supercomputador chegou por meio de Miami e uma aeronave DC-10 da empresa aérea Cielos. Dividida em 24 peças, a carga será transportada e, sete caminhões até Cachoeira Paulista, onde está sediada a unidade do Impe.
agoravale

Crianças terão 70% de desconto nas passagens da GOL

Que criança nunca sonhou em voar de avião? Pois a GOL acaba de lançar uma promoção especial para o Dia das Crianças: De 4 a 12 de outubro, os pequenos viajantes – com até 12 anos incompletos - tem 70% de desconto nas passagens da companhia.

“Será uma ótima oportunidade para viajar com as crianças, principalmente, porque a promoção inclui feriados prolongados e as férias de dezembro”, destaca Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da GOL.

Trechos como São Paulo–Salvador, por exemplo, saem a partir de R$ 50,70. Rio de Janeiro-Recife ou Brasília-Porto Alegre, a partir de R$ 74,70.

As tarifas são válidas para voos realizados até 15 de dezembro de 2010, em todos os trechos nacionais e internacionais, e os pais ainda acumulam milhas no Programa Smiles.

Encontre as passagens promocionais em nosso site, Call Center (0300 115 2121), lojas GOL e agências de viagem. Aproveite e leve seu filho para conhecer novos destinos!

blogvoegol

O JN no Ar agora em sua casa, com o paper toy do avião


Em 23 de agosto, o Jornal Nacional iniciou uma viagem por 27 cidades em todo o Brasil para mostrar o que o país espera dos políticos que serão eleitos em outubro. O JN no Ar, a série de reportagens especiais apresentadas pelo repórter Ernesto Paglia, visitou todos os dias durante cinco semanas uma cidade de cada um dos estados brasileiros.

Avião JN no Ar

O destino da equipe foi decidido por sorteio ao vivo realizado por William Bonner e Fátima Bernardes. Ao tomar conhecimento da cidade sorteada, Ernesto e a equipe com mais 11 integrantes imediatamente subiam em um avião e rumavam para o local. Ao todo, foram mais de 54 mil quilômetros percorridos pelo Brasil.

Paper Toy da aeronave do JN no Ar

Paper Toy Avião JN

O avião do JN no Ar se tornou, durante cinco semanas, o lar da equipe do Jornal Nacional. E ele agora pode ir para a sua casa. Ou pelo menos uma réplica dele! Baixe e monte o Paper Toy: Avião do JN no Ar, uma réplica em papel do avião que percorreu o Brasil.

O paper toy está disponível em PDF (para visualizar o arquivo, é necessário ter em seu computador um leitor de PDF como o Adobe Reader ou Foxit Reader). Para montar seu avião, basta baixar o arquivo, imprimí-lo em seu computador (use de preferência folhas de papel mais rígidas) e siga as instruções contidas no próprio arquivo para montar a aeronave. É simples e fácil, além de muito divertido. Relembre as viagens de Ernesto Paglia pelo Brasil com o Paper Toy: Avião do JN no Ar.

baixatudo

Lady Gaga vira arma de aeromoças para chamar atenção de passageiros

Tripulação usou coreografia da cantora para apresentar procedimentos de segurança.

Você presta atenção nas instruções de segurança antes da decolagem do avião? Pois aeromoças de uma companhia aérea das Filipinas descobriram uma maneira de resolver o problema.

Apelaram para o fenômeno Lady Gaga e conseguiram capturar a atenção de todo mundo a bordo (veja abaixo). Ao som de Just Dance, elas mostraram os procedimentos de emergência durante uma coreografia inspirada na performance da cantora americana.

A empresa, Cebu Pacific Airlines, disse que o objetivo era chamar a atenção dos passageiros para algo importante, mas sem ser chato. A companhia, porém, também se preveniu em relação a possíveis críticas. A apresentação das aeromoças só ocorreu quando o voo estava em altitude de cruzeiro. Foi uma espécie de versão especial para aqueles que não prestaram atenção quando a aeronoave estava em solo.

Veja a apresentação, gravada por um passageiro:


diario catarinense

Acidente ocorreu próximo a aeroporto em Santa Catalina.
Bombeiros tiveram de controlar pequeno incêndio florestal.


Bombeiros trabalham nos destroços de avião Cessna 310 que caiu próximo ao aeroporto da ilha de Santa Catalina, na costa sul da Califórnia, no final da tarde deste domingo (3). Três pessoas ficaram feridas com queimaduras.
Bombeiros trabalham nos destroços de avião Cessna 310 que caiu próximo ao aeroporto da ilha de Santa Catalina, na costa sul da Califórnia, no final da tarde deste domingo (3). Três pessoas ficaram feridas com queimaduras. Os bombeiros tiveram de controlar um pequeno incêndio florestal que se iniciou em volta do avião caído. (Foto: AP)
g1

Lady Gaga volta a andar de avião em lingerie

A excêntrica cantora americana fez a ponte aérea entre Nova Iorque e Los Angeles com mais um dos seus visuais bizarros e extravagantes

A excêntrica cantora americana Stefani Germanotta, mais conhecida por Lady Gaga, voltou a surpreender os paparazzi ao aparecer de lingerie no aeroporto JFK, em Nova Iorque, com mais um dos seus visuais bizarros e extravagantes.

Com um casaco dourado, de soutien à mostra e com meias rasgadas, a deixar parte do rabo de fora e bem visível, a estrela pop calçou também sapatos com os já habituais saltos gigantes.

A artista fez a ponte aérea entre Nova Iorque e Los Angeles, de regresso a casa após ter estado em New Jersey para o funeral do avô.

vidas


Acidente com monomotor mata seis pessoas no Peru


Um acidente com um monomotor no Peru deixou seis pessoas mortas neste sábado. Entre eles, quatro turistas britânicos e dois tripulantes peruanos. O avião sobrevoava as linhas de Nazcas, desenhos gigantes feitos há mais de 2.5 mil anos atrás pela cultura pré-inca, que só podem ser vistos de cima.

O avião caiu em uma região de cultivo onde ao que parece o piloto tentou um pouso de emergência. As vítimas tinham entre 30 e 40 anos de idades. Segundo a polícia, entre os turistas havia uma mulher.


srzd

Queda de avião mata campeão de acrobacias aéreas e família na França

O campeão mundial de acrobacias aéreas em 2009, o francês Renaud Ecalle, morreu domingo no sul da França em um acidente com seu avião, no qual estavam também sua esposa e seus dois filhos, informaram nesta segunda-feira (4) autoridades locais.

O avião pilotado pelo campeão, um Jodel DR-1050, foi encontrado nesta segunda-feira a noroeste da cidade de Lodève depois de ter desaparecido no domingo às 17h30 (14h30 de Brasília), quando a torre de controle de Montpellier (sul) perdeu contato com a aeronave.

Os serviços de resgate não conseguiram constatar a morte dos quatro ocupantes, explicou à AFP o vice-prefeito de Lodève, Christian Ricardo.

Policiais observam os destroços do pequeno avião de turimsmo que caiu próximo a Lodève. Quatro pessoas morreram no acidente: um capitão da aeronáutica campeão de acrobacias aéreas, sua mulher e seus dois filhos.Policiais observam os destroços do pequeno avião. (Foto: AFP)

Renaud Ecalle vinha de um evento de aviação em Jonzac (sudoeste), onde tinha realizado uma exibição de acrobacias, e retornava para a base militar em Salon-de-Provence (sudeste), onde ele é capitão da Aeronáutica.

As causas do acidente ainda não tinham sido estabelecidas nesta segunda-feira, mas o departamento de Hérault, onde o avião caiu, estava em alerta meteorológico no domingo em razão de fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento.

Eles voltavam de Charente-Maritime, onde o pai, Renaud Ecalle, de 30 anos, havia se apresentado. O avião desapareceu no final da tarde de domingo e seus destroços foram achados nesta segunda. As autoridades ainda não sabem o que causou o acidente.
As autoridades ainda não sabem o que causou o acidente. (Foto: AFP)

Piloto da equipe de acrobacias da Aeronáutica, ex-piloto de caça, Renaud Ecalle foi campeão mundial de acrobacias em 2009 e Europeu, em 2010.

Foto divulgada pela entidade francesa de reúne acrobatas do ar mostra Renaud Ecalle.Foto divulgada pela entidade francesa de reúne acrobatas do ar mostra Renaud Ecalle. (Foto: AFP)
g1

Pluna informa alternativas para paxs na greve uruguaia






Após ser notificada pela matriz sobre a greve que acontecerá nesta quinta (dia 7), no Uruguai, a Pluna emitiu um comunicado com alternativas para os passageiros que serão prejudicados pela redução de contingência da aérea – medida tomada para atender à legislação uruguaia.

A companhia oferecerá três alternativas para os clientes:

- Oferecimento de reembolso integral;
- Alternativa de acomodação em data anterior/posterior, dependendo da disponibilidade dos voos e conveniência ao cliente;
- Alternativa de acomodação em congêneres parceiras, dependendo da disponibilidade nas datas e classes oferecidas no acordo de aceitação recíproca.
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