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quinta-feira, 18 de março de 2010

Com investimentos de R$ 65 milhões, Gol amplia centro de manutenção em Confins (veja fotos)




Solange Vieira, presidente da Anac, Antonio Lima e Aécio Neves, vice-governador e governador de MG, Constantino de Oliveira Jr, presidente da Gol e Fernando de Magalhães, vice-presidente da Gol

Depois de um ano e nove meses e R$ 65 milhões investidos, a Gol acaba de inaugurar em Confins (MG) ao lado do aeroporto internacional no hangar 3 seu novos centro de manutenção. A nova área tem capacidade para atender até 120 aeronaves por ano.

Segundo o diretor de Manutenção da Gol, Alberto Correnti, o centro de manutenção ocupa um espaço total de 45,6 mil metros quadrados e será reservado aos serviços de manutenção pesada de fuselagem, manutenção preventiva, pintura de aeronaves e configuração interna de toda a frota.

O vice-presidente técnico da Gol, Fernando de Magalhães, ressaltou que a inovação está no DNA da companhia. "O centro se transforma em um complexo tecnólogico da excelência, o maior e mais avançado da América Latina", disse.

O próximo passo é buscar a homologação do Federal Aviation Administration (FAA), a agência responsável pela regulação da aviação civil nos Estados Unidos. "Com isso, teremos a opção de realizar manutenção para empresas aéreas internacionais, o que vai gerar receita adicional significativa para a Gol", destacou Constantino de Oliveira Junior.

O presidente da companhia, Constantino Júnior, comemorou a abertura do terceiro hangar: "Minas é o terceiro estado mais rico. É o estado da família Constantino, nada mais justo do que construirmos aqui esta grande instalação", disse. Aécio Neves, que se despede do cargo de governador de Minas Gerais em duas semanas, também esteve no evento, onde aproveitou para fazer um rápido balanço da sua gestão. Na oportunidade, ele teceu comentários sobre o Centro de Manutenção: "A Gol construiu seu Centro de Manutenção no estado onde nasceu. É um honra me despedir podendo ver a finalização deste terceiro hangar", disse.

Neste novo hangar trabalharão 660 profissionais mais 350 a serem contratados, além de 70 terceirizados. "Estamos contribuindo para o desenvolvimento da região gerando novos empregos sem perder a qualidade do produto", destacou Jr.


Mercado & Eventos

Veja o Boeing 737-300 da companhia Puma Air


Este é o Boeing 737-300 da companhia aérea brasileira Puma Air, que inicia operações no próximo dia 29 nas rotas Belém (PA), Macapá (AP) e Guarulhos (SP).

Já pintado e estacionado no Centro de Manutenção da Gol, junto ao Aeroporto de Confins (MG), a aeronave tem capacidade para 134 assentos com uma distância de 32 polegadas de uma fileira a outra.

PANROTAS

Cubano fugitivo que sequestrou avião em 1968 se entrega à justiça nos EUA

Um sexagenário cubano acusado do sequestro de um avião em 1968 e que, no ano passado, viajou voluntariamente aos Estados Unidos para se entregar ao FBI, declarou-se culpado nesta quinta-feira, em Nova York.


Luis Peña Soltren, de 67 anos, que voltou a Nova York, em outubro passado, admitiu as acusações de pirataria aérea e sequestro.


"Luis Armando Peña Soltren reconheceu ante a corte federal de Manhattan ter participado do sequestro violento da aeronave que fazia o voo 281 da PanAm há mais de 41 anos", explicou o promotor do distrito sul de Nova York, Preet Bharara.


Segundo o magistrado Alvin Hellerstein, a sentença será anunciada no próximo 29 de junho.

No dia 24 de novembro de 1968, Peña Soltren e dois cúmplices, José Rios e Miguel Castro, pegaram o voo 281 da PanAm con destino a Porto Rico armados com pistolas e punhais.Depois de ameaçar o piloto, obrigaram-no a pousar em Havana, segundo a promotoria. Ríos, que tem 68 anos, foi capturado em 1975 e condenado a 15 anos de prisão e Castro foi detido no ano seguinte, tendo sido condenado a 12 anos.O governo cubano estava a par do desejo de Peña Soltren de entregar-se voluntariamente à polícia americana e autorizou sua partida de Cuba.


G1

Nova Colaboradora do Blog






O blog Pousada das notícias sobre Aviação, contará a partir de hoje com uma nova membra em nossa equipe, trata-se da Cmra. Mayna Duarte, que postará algumas novidades deste universo da aviação.

Seja desde já bem-vinda Mayna!

Como se limpar uma esteira de aeroporto?

Assim!


Faxineiro que achou joias no aeroporto ganha moto


Grande Ivaldo!!!

Nos quatro cantos do aeroporto, Ivaldo agora é cumprimentado
Nos quatro cantos do aeroporto, Ivaldo agora é cumprimentado

A honestidade do auxiliar de serviços gerais Ivaldo Constantino da Silva Neto, 32 anos, rendeu-lhe um presente inesperado. O rapaz que dez dias atrás achou e devolveu uma frasqueira contendo o equivalente a R$ 200 mil em joias no Aeroporto Internacional do Recife, onde trabalha, ganhou uma moto comprada pela dona da maleta. Ele viu o veículo na concessionária na tarde dessa quareta-feira (17) e deverá recebê-lo em casa até sábado.


A bolsa da marca francesa Louis Vuitton, esquecida perto dos telefones públicos do terminal, pertence à socialite Luíza Amorim de Carvalho, que reside no Rio de Janeiro e havia vindo a Pernambuco participar de uma festa de família.

Ela mesma resolveu divulgar a atitude de Ivaldo. Na reportagem do dia 10 deste mês, o JC contou que os sonhos do funcionário eram comprar uma moto e fazer concurso público. A partir daí, Luíza resolveu presenteá-lo.

Nos últimos dias, uma sobrinha da passageira passou por concessionárias do Recife em busca da moto que a tia daria ao rapaz. Assim que fechou negócio, terça-feira à tarde, telefonou para Ivaldo para dar a boa notícia. “Pensei que fosse trote. Fiquei agitado, para lá e para cá. Nem dormi direito depois”, contou ele, ontem, logo após chegar à loja, no bairro da Imbiribeira (Zona Sul), para ver a mobilete.

Ivaldo ficou sabendo também que levou um capacete, dois tanques cheios e uma revisão do veículo como cortesia da concessionária. O diretor comercial, Leo Toscano, elogiou a história do rapaz. “É importante mostrar atitudes como a dele nesse momento em que o País busca a moralidade”, disse.

Todos os meses, cerca de 300 objetos – de óculos a malas – são abandonados nas dependências do Aeroporto Internacional do Recife. No último dia 8, Ivaldo achou apenas mais um. Percebeu que a maleta era cara, porém não a abriu. “Fiz o procedimento padrão: chamei a segurança e levei, junto com eles, o objeto até o setor de achados e perdidos”, disse, na ocasião. E a postura de decência, que para ele e milhões de brasileiros é e sempre deveria ser encarada como normal, chamou a atenção de muita gente.

Nos quatro cantos do aeroporto, Ivaldo agora é cumprimentado. Antes de a história das joias ser divulgada, era alvo de chacota de colegas, que acreditavam que ele deveria ter ficado com a valise recheada de colares de pérolas, brincos e anéis de brilhante. Afinal, mora numa casa com reboco por fazer e se desloca de bicicleta até o trabalho. “É engraçado, estou sendo reconhecido em lugares onde nem espero”, espanta-se.

Mas Ivaldo não liga para a fama repentina. Quer continuar estudando para conseguir emprego com melhor salário. Está tentando fazer um curso para trabalhar no setor de inspeção de bagagens com raio-x, no próprio aeroporto. Tampouco desistiu da ideia de prestar concurso público. “Vou continuar trabalhando e procurando vencer”, afirma, com a confiança dos honestos.

Jornal do Comercio

Skype libera Wi-Fi grátis para o mundo inteiro

Para comemorar o lançamento completo do Skype Access, a Skype possibilitará, neste final de semana, o acesso gratuito às redes WiFi em mais de 100 mil hotspots no mundo todo.

O Skype Access permite que qualquer pessoa pague por acesso WiFi por minuto, usando os seus créditos Skype, para navegar na web, checar e-mails e fazer chamadas de voz e vídeo de Skype para Skype de graça, por meio de uma ampla rede de hotspots WiFi em cafés, hotéis e aeroportos no mundo inteiro.

A partir das 00.00 GMT no sábado, 20 de março (21h na sexta-feira, 19 de março, horário de Brasília) até às 23.59 GMT no domingo, 21 de março (20h59 no domingo, 21 de março, horário de Brasília), o Skype Access estará disponível gratuitamente para uso em todo o mundo. É necessário ter uma conexão a um hotspot compatível com o Skype Access, e a versão mais recente do Skype instalada, que pode ser baixada em www.skype.com/go/download

Além disso, como uma promoção especial para os viajantes em todo o mundo que sofram algum impacto devido à ação da tripulação da British Airways, a oferta de WiFi gratuito será estendida no Reino Unido até às 23.59 GMT da segunda-feira, 22 de março. Qualquer pessoa que estiver em um aeroporto no Reino Unido poderá ficar online de graça para trabalhar, fazer ajustes em suas reservas, ou, ainda, fazer uma chamada com vídeo gratuita para sua família usando o Skype.

O Skype Access é oferecido por operadoras de hotspots de Wi-Fi em todo o mundo. Para uma lista completa das redes Wi-Fi compatíveis, visite: http://bit.ly/9OreVE

comissário gay da Malaysian Airlines poderia ter evitado o 11 de Setembro

Informante iraquiano gay ajudaria a evitar ataque do 11 de Setembro

18/03/2010:

A CIA americana desistiu de recrutá-lo para tentar evitar a tragédia

Quase oito anos depois dos atentados terroristas ao World Trade Center, nos Estados Unidos, uma novo envolvido é revelado. A tragédia poderia ter sido evitada se a CIA americana tivesse contratado um comissário gay da Malaysian Airlines como informante.

As informações são do jornal "The Observer". Segundo a publicação, os agentes da CIA iriam usar a homossexualidade do informante como forma de chantagem contra ele para que fossem passadas informações sobre a Al Qaeda.

Como a homossexualidade é considerada crime no Iraque, a orientação sexual do comissário seria usada para que ele se infiltrasse e conseguisse informações sobre o ataque para não ser denunciado como gay.

"Ele era alto como um cogumelo, gordo e gay" disse uma fonte ao jornal. Identificado como Khalid Shaikh Mohammed, de 30 anos.

"A idéia era explorá-lo como um agente contra a Al Qaeda" disse ainda a fonte à publicação.

O recrutamento do funcionário da compainha aérea começou a ser pensado um ano e meio antes dos aviões se chocarem contra as torres. O trabalho para recrutá-lo falhou e as informações que poderiam evitar os ataques não foram conseguidas.

Athosgls

Aposentadoria antecipada para pilotos da JAL


Endividada a Japan Airlines irá expandir a sua oferta de aposentadoria voluntária para incluir os pilotos, disse o jornal Nikkei.

O movimento é parte dos esforços da JAL para reduzir a sua força de trabalho em 5 por cento, ou 2.700 pessoas, segundo o jornal.

Até agora, os pilotos da JAL tinham sido poupados por causa de suas habilidades especiais, mas estão agora a serem também alvo, juntamente com o pessoal de terra, comissários de bordo, funcionários de manutenção e outros empregados.

A JAL oferecerá aposentadoria antecipada a mais de 1.500 pilotos da Japan Airlines .

Airwise

Iberia e British devem aprovar fusão em 25 de março



As companhia aéreas Iberia e British Airways vão se reunir no próximo dia 25 para aprovar acordo de fusão, informou o jornal Expansion nesta quinta-feira, citando fontes próximas às empresas.

Os advogados das companhias já registraram o nome International Airlines Group para a nova empresa, segundo o jornal.

A fusão está condicionada à aprovação dos acionistas e de autoridades de concorrência.

A companhia deve começar a operar no final deste ano, tendo Antonio Vasquez, atual presidente do conselho da Iberia, como chairman do grupo, de acordo com a publicação.

"Conforme o cronograma da fusão, esperamos um acordo em breve", disse um porta-voz da Iberia, cujo conselho vai se reunir na próxima quinta-feira.

A British, por sua vez, reiterou que espera um acordo ainda no primeiro trimestre.

Com a fusão, deve ser criada a terceira maior companhia aérea em receita no mundo.

O Globo

“Assinaremos novos acordos de code-share”, diz Gol


CONFINS (MG) – Ao ser questionado se a Gol tem interesse em entrar em uma das três alianças aéreas mundiais – Star Alliance, Oneworld e Skyteam –, o presidente da aérea, Constantino de Oliveira Júnior, disse que não há interesse da empresa nesse tipo de associação.
“Preferimos fechar acordos como os que já assinamos com a American Airlines e com o Grupo Air France-KLM”, disse o executivo, durante coletiva de imprensa logo após a inauguração do Hangar 3 do Centro de Manutenção da companhia.

Ele afirmou ainda que está em negociações com outras aéreas “da Ásia, Europa e América do Norte” para fechar contratos de parceria semelhantes. “Não posso revelar os nomes das empresas que estamos conversando.”
PANROTAS

Azul: Voucher em Dobro


Utilizando um voucher de 50 reais para comprar uma passagem até AMANHÃ 19 de março (para voar até 30 de abril de 2010) pelo Call Center (3003-2985), o voucher vale em dobro (100 reais).

Compras só pelo Call Center e não será cobrado taxa usual de 10% pela compra nesse meio.

AQUELA PASSAGEM

BA rescue fare

A Ryanair muito “preocupada” com os passageiros da British Airways anunciou hoje uma “tarifa de salvamento” para clientes que já tinham voos da BA aprazados para aeroportos ingleses.

A tarifa especial tem um custo de 69.99 libras. Os preços são por percurso, incluem taxas, encargos em rotas determinadas de 20 a 22 de Março.

A “rescue fare” está disponível para dezenas rotas e pode ser consultada em

www.ryanair.com/member/BArescuefare

RYANAIR’S BRITISH AIRWAYS RESCUE FARE €69.99 ONE-WAY

Passengers should have their British Airways booking reference to avail of this fare

Transavia sem os voos domésticos da Air France


A Air France desistiu de sua iniciativa de legar alguns voos regionais e domésticos para a sua filial low cost do grupo, a TRANSAVIA.

A estratégia teria como âncora o aeroporto de Nice e, conjuntamente com oprojeto NEO, seriam a forma da companhia combater a cada vez maior relevância da Easy Jet E Ryanair

no tráfego aéreo francês. Estes planos daAir France motivaram já umpré -aviso de greve por parte dos sindicatos do pessoal de cabine aprazado para 28 a 31 de Março.



Empresa aérea é condenada por submeter empregado ao “detector de mentira”



A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou, por maioria, a American Airlines ao pagamento de danos morais por submeter uma empregada ao “detector de mentira” (polígrafo). Para os ministros, essa atitude é inconstitucional, pois é discriminatória, viola a intimidade, causa danos à honra e à imagem, extrapola o exercício do poder da empresa e não consta no ordenamento jurídico do Brasil. Em julgamento anterior, o Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região (MG) havia retirado essa condenação, no valor de 9.262,00, imposta pelo juiz de primeiro grau, pois o detector seria uma medida válida para segurança dos passageiros que utilizam a companhia aérea americana, sujeitos a acidentes e “ataques terroristas”.

Os questionamentos, realizados uma ou duas vezes por ano, seriam técnicos e não violariam a intimidade. No entanto, o ministro Maurício Godinho Delgado, relator do processo na Sexta Turma, não entendeu como técnicas algumas dessas perguntas: “Você já cometeu crimes ou já foi presa?”; “Vende ou já vendeu narcóticos?”; “Tem antecedentes de desonestidade?”; “Cometeu violações de trânsito?”; “Deve dinheiro para alguém? Quem? Quanto?”, “Já roubou qualquer propriedade do local onde trabalha?”; “Desde seu último teste, já usou drogas ilegais?”; “Intencionalmente já permitiu que alguém viajasse com documentos falsos?”; “Permitiu que alguém violasse os procedimentos de segurança?”; e “Já permitiu contrabando em alguma aeronave?”. De acordo com o relator, o uso do polígrafo não só violaria “a intimidade dos empregados, como também destina-se, direta ou indiretamente, a um fim discriminatório”.

Assim, seria contrário aos objetivos constitucionais da República Federativa do Brasil de “respeito à dignidade da pessoa humana”. O artigo 5º da Constituição dispõe: “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. O “detector de mentira” não seria um mecanismo “legalmente previsto no ornamento jurídico do país” e assemelharia-se aos métodos de investigação de crimes exclusivo da polícia. Para o relator, existiriam outros procedimentos legais mais eficazes para a segurança da companhia aérea. Divergência: O ministro Aloysio Côrrea da Veiga foi vencido na Sexta Turma ao votar contra a condenação por danos morais. Para isso, citou os julgamentos anteriores da Sexta Turma, contrários ao entendimento adotado pelo relator, e defendeu que o uso do polígrafo, destinado ao pessoal da área de segurança, seria constrangedor, mas não resultaria em “dor íntima”, e não daria, assim, causa para a indenização. (RR-28140-17.2004.5.03.092)
Âmbito Jurídico

Gol voltará a voar para Europa e EUA com voos fretados

Segunda maior companhia aérea brasileira sofria prejuízo anual de 500 milhões de reais por manter aeronaves no chão.

Varig
A Gol reformulou os Boeing 767, herdados da Varig, para realizar voos fretados e reduzir o prejuízo que as aeronaves davam para o caixa da companhia aérea

A Gol Linhas Aéreas já começou a fechar contratos com operadoras de turismo como a CVC para realizar voos internacionais fretados com destino às ilhas do Caribe, aos Estados Unidos (Orlando) e a alguns países da Europa como a Itália (Roma) e a Espanha (Madrid). A partir de julho deste ano, a segunda maior empresa de aviação no Brasil voltará a operar uma parte de sua frota de Boeing 767, adquirida com a compra da Varig há três anos.

Desde o ano passado, a Gol, está reformando quatro das cinco aeronaves intercontinentais que restaram do pacote dos 14 aviões herdados da Varig. Os Boeing 767 foram projetados originalmente com dois corredores para transportar cerca de 250 passageiros, contando com a classe executiva. A nova configuração terá cerca de dez cadeiras a mais, com classe única e acabamento semelhante ao modelo 737 da Gol, para atender a clientes que preferem bilhetes econômicos.

"Pretendemos reativar os Boeing 767 para fretamentos internacionais. Estamos negociando os contratos e, em seguida, entraremos com os trâmites burocráticos junto às autoridades pertinentes. Com esses voos, a empresa reduzirá custos, além de gerar receita", confirmou ao Portal EXAME Eduardo Bernardes, diretor comercial da Gol.

Só para a rota do Caribe serão sete voos charters (fretados) diários. Com isso, a Gol deverá faturar cerca de 250 milhões de reais por ano. Esse valor é apenas a metade do prejuízo que as aeronaves compradas da Varig - atualmente, encostadas num galpão - proporcionam para a companhia aérea todo mês. A expectativa é que a ampliação de rotas internacionais amortize os gastos da empresa com os Boeing 767 - mensalmente, algo em torno de 500 milhões de reais.
EXAME

Temos vagas: Piloto de Jato Executivo



Dados da Empresa Contratante

Nome: Confidencial
Descrição Sumária: Empresa sólida, de grande porte, com atuação nacional e internacional.
Ramo de Atividade: Prestadora de Serviços
Porte: Grande
Nacionalidade: Brasileira
Qualificações da empresa:
Saiba mais
Legenda fechar Fechar
Tempo de cadastro na Catho:
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com até 6 meses de cadastro.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com 6 a 12 meses de cadastro.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com mais de 1 ano de cadastro.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses:
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 10 vagas.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 50 vagas.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com mais de 50 vagas.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com 7 anos e 12 meses de cadastro.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 50 vagas.
Já contratou candidatos para outras vagas anunciadas na Catho.


Dados da Vaga

Título da vaga:

Piloto de Jato Executivo

Data de entrada: 16.03.2010
Quantidade: 1 vaga
Descrição da vaga:
  • Pilotar Jato em viagens nacionais e internacionais.
  • Experiência internacional. Jatos Executivos - Falcon 900 EASy e/ou Falcon 2000.
  • Superior completo.
Observações:
Faixa Salarial: A Combinar

Idiomas: Inglês (Fluente)
Áreas Profissionais: Aviação/ Aeronáutica
Níveis Hierárquicos: Profissional especializado com curso superior (completo/cursando)
Cidades:
  • SAO PAULO - SP (1 vaga)


catho

Tam não reduzirá comissão internacional


Apesar de uma empresa aérea europeia ter lançado a proposta de implantação da comissão zero para os agentes de viagens brasileiros, a Tam não vai aderir à proposição e mantém a remuneração em 6% nos voos para o Exterior — na Europa a companhia voa para Paris, Londres, Milão, Madri e Frankfurt e tem code-share com a Tap para Portugal. A empresa estuda, ainda, novo destino ou ampliação de frequência no continente.

A informação é do presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira, que está em duas frentes de negociação com a Tam (e também com a Gol): uma para reverter a não cobrança de D.U. no site das companhias no doméstico e a segunda para que o novo modelo de D.U., com cobrança no site, seja aplicado ao internacional.

Kaká quer que a D.U. chegue às tarifas internacionais com as tarifas igualadas na internet e para as agências. Quanto à proposta de comissão zero feita pela europeia (não se sabe em nome de quantas empresas ou se falando apenas por si mesma), a Abav continua negociando para que não entre em vigor e que as estrangeiras sigam o que for feito pela Tam.

"Nosso diálogo com a Tam e a Gol está muito bom. Há coisas que a Anac ainda vai resolver. Uma pena essa atitude de quererem comissão zero para os agentes", disse ele. Kaká não quis informar se outras companhias estariam com a mesma proposta, mas a reportagem do Portal PANROTAS apurou que algumas estão apenas esperando a primeira dar o passo inicial.

A Tam, nesse caso, será o fiel da balança, como foi a Varig no passado, só que para o lado contrário aos agentes, pois aderiu à proposta da American Airlines de cortar a comissão de 10% e 9% para 7% e 6%.

Semana que vem tem rodada de negociação. A Abav mostra-se ativa e na linha de frente em favor das agências. Como há dois anos, certamente terá de ceder em algo na negociação, mas Kaká espera conseguir avanços que na negociação da primeira D.U. não foram possíveis.
panrotas

Com foco na classe C, Azul planeja crescer 50% em 2010


Apostando no potencial da classe C, a Azul Linhas Aéreas estabeleceu metas ousadas para o seu segundo ano de operações no mercado brasileiro. Em 2010, a empresa projeta um crescimento de 50% e quer se consolidar como a terceira maior companhia área do País, lugar atualmente ocupado pela WebJet. As pretensões foram apresentadas nesta quarta-feira pelo sócio-fundador da Azul, David Neeleman, durante encontro com empresários em Porto Alegre.

Atualmente, segundo dados de fevereiro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Azul é a quarta companhia do Brasil, com pouco mais de 5% do mercado - atrás de TAM, Gol Varig e Webjet, que respondem por 42%, 41% e 6% de participação, respectivamente. Desde o final do ano passado, a empresa de Neeleman tem registrado a maior taxa de ocupação no País, com quase 90% de lotação em suas aeronaves.

Para alcançar os 50% de crescimento, a companhia colocará em operação mais sete aeronaves modelo Embraer 195 até o final do ano, contabilizando 21 aviões. Segundo Neeleman, o número de rotas deve aumentar das 19 atuais para até 30, com quatro novos destinos. "Ainda não podemos dar detalhes dessas rotas e cidades. No entanto, com esses planos, a nossa projeção de crescer 25% saltou para 50%", disse o sócio-fundador da empresa, sem citar valores.

Para chegar ao 3º lugar no mercado, Neeleman aposta, além do avanço de sua empresa, na estagnação da maior concorrente, a Webjet. "Pelo que ouço, eles (Webjet) não têm tanta perspectiva de crescimento neste ano. Essa projeção, aliada ao nosso desejo de dominar metade do mercado onde atuamos, nós permite ocupar o lugar que planejamos. Mas, sinceramente, não importa o percentual que temos do mercado. O que importa é dominar onde estamos voando, com voos diretos e mais frequentes e um serviço satisfatório", afirmou.

Ofensiva na classe C

A partir de abril, a Azul deve iniciar uma nova ofensiva para atrair passageiros na classe C. Além de continuar com promoções como os passaportes, a empresa quer facilitar o processo de compra de passagens para pessoas sem cartão de crédito ou com limite reduzido. Conforme o sócio-fundador, qualquer cliente com conta corrente poderá adquirir pela internet a passagem parcelada, mediante o fornecimento de alguns dados.

"Tem uma fatia da classe C que deixa de viajar de avião por causa dessa questão do cartão de crédito. Queremos esse mercado. Por isso, daremos outras opções. Não posso detalhar muito ainda, mas antecipo que vamos aceitar quase todas as formas de pagamento. Nossa meta é ensinar as pessoas a andarem de avião", disse. Nas próximas semanas, com primeira parte da ofensiva, a companhia aceitará o pagamento em cheques.

Terra

Avião caiu com 150 órfãos vietnamitas



Caiu ante-ontem, nas proximidades de Ho Chi Minh (antiga Saigon), um avião americano do modelo C-5A Galaxy, fabricado pela empresa Lockheed, muito utilizado pelo exército no transporte de cargas pesadas. O avião transportava 150 crianças vietnamitas órfãs para os Estados Unidos, quando, segundo fontes, uma descompressão explosiva maciça causou sua queda, de cerca de 7.000 metros de altura.

Ainda não se tem notícia sobre o destino dos mortos e não houve pronunciamento do exército e nem da empresa, que produz o modelo há mais de 40 anos.

Este não foi o primeiro incidente envolvendo esse modelo de avião, há pelo menos outros 5 ocorridos registrados, como o do dia 17 de outubro de 1970, quando, durante uma manutenção nas células de combustível, iniciou-se um fogo na aeronave. O avião não estava em voo, mas houve 1 funcionário morto.

Avião faz pouso de emergência em lago congelado na Estônia

Antonov vinha da Finlândia e teve problemas.
Um dos seis tripulantes teve ferimentos leves.


Foto: APAvião polonês de carga é visto nesta quinta-feira (18) depois de pouso de emergência em lago congelado próximo à capital da Estônia, Tallinn. (Foto: AP)

Foto: APO Antonov AN26 vinha da Finlândia quando teve de aterrissar no Lago Ulemiste. Um dos seis tripulantes sofreu ferimentos leves. (Foto: AP)

g1

Insatisfação com Congonhas



Apesar de a Azul ter garantido a permissão para operar em oito horários de pousos e decolagens de Congonhas, em São Paulo, Neeleman chamou de "ridícula" a distribuição de slots comandada pela Anac na semana passada. De acordo com ele, a agência destinou cerca de 80% dos voos a companhias como TAM e Gol, que atualmente já operam em mais de 95% dos horários no aeroporto paulista.

"É ridículo. A Anac deveria distribuir os novos voos de forma igual, como ocorreu no final do ano passado no Santos Dumont (Rio de Janeiro) - quando a empresa começou a operar no aeroporto carioca. Lá, TAM e Gol ganharam 20%, e não 80% como no Congonhas", disse.

Mesmo com o direito de operar em oito horário, o sócio-fundador da Azul adiantou que a companhia deve atuar, por enquanto, com apenas uma rota. "Nossos slots são somente no fim de semana. Por enquanto, pensamos em um voo. Ainda não pensamos na rota. Teremos de avaliar onde encontraremos uma demanda específica de fim de semana", afirmou.

TERRA

Falha em sistema elétrico do Cindacta-2 provoca atraso de voos no Paraná


Nobreak demorou 10 segundos para ligar durante checagem elétrica.
FAB, por precaução, aumentou espaçamento entre aeronaves em voo.

A falha de 10 segundos em um nobreak "gigante" do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-2) provocou atrasos em voos no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), na manhã desta quarta-feira (17). Segundo informações da assessoria da Força Aérea Brasileira, o problema provocou o desligamento, por outros 16 minutos, do software de controle de tráfego aéreo, o que não impediu a comunicação entre a torre e os pilotos.

Ainda de acordo com a FAB, a falha aconteceu às 9h, durante a manutenção do sistema elétrico do Cindacta-2. A operação prevê o desligamento da rede elétrica do centro, mas o equipamento chamado UPS (nobreak "gigante") deveria manter o fornecimento de energia para os demais equipamentos, mas demorou 10 segundos para ser acionado automaticamente, tempo maior do que o previsto.

Segundo o tenente-coronel Henry Wilson Munhoz, a demora do funcionamento do nobreak provocou o desligamento dos consoles de visualização do radar e, preventivamente, os controladores de voos aumentaram o espaçamento entre as aeronaves em voo. A medida seguinte foi interromper as decolagens no Aeroporto Afonso Pena e manter o nível de segurança aérea necessária.

Ainda de acordo com Munhoz, o atraso máximo de voos chegou a uma hora. Segundo balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), foram registrados 19 atrasos (30,2%) dos voos no Aeroporto Afonso Pena entre os 63 previstos às 14h desta quarta-feira. A Infraero não soube informar o número de atrasos no período em que ocorreu a falha elétrica no Cindacta-2.

Inicialmente, a FAB chegou a checar a possibilidade de ter ocorrido um problema no software conhecido como Sagitário (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), que começou a entrar em funcionamento do Cindacta-2 neste ano. A hipótese foi descartada após avaliação técnica.

G1