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quarta-feira, 10 de junho de 2009

Azul cargo


Azul cargo

Em julho começa a operar a Azul Cargo, o braço cargueiro da noviça de aviação.

Índia encontra avião militar que caiu com 13 a bordo


As autoridades indianas encontraram hoje os restos do avião da Forças Aérea que tinha desaparecido no nordeste do país e os corpos dos 13 militares que estavam no voo.

Equipes de resgate, membros do Exército e forças paramilitares localizaram os restos do avião, um bimotor AN-32, nas proximidades da cidade de Tato, na região nordeste de Arunachal, cuja soberania é reivindicada pela China.

O porta-voz da Força Aérea R. Sahu, citado pela agência de notícias "Ians", explicou que as equipes de busca encontraram os corpos dos 13 membros do Exército que viajavam no aparelho, que caiu ontem à noite por causas ainda desconhecidas.

"É cedo demais para dizer de forma conclusiva se o aparelho bateu contra uma colina ou se caiu devido a problemas técnicos", completou Sahu.

O porta-voz explicou que o avião foi encontrado em uma zona de difícil acesso e que as equipes de resgate demorarão vários dias ainda para levar os corpos a uma base militar.
fonte:uol

Avião alemão sofre turbulências na região do acidente do Airbus


Um avião da companhia alemã Lufthansa sofreu fortes turbulências - deixando até mesmo um ferido entre seus passageiros - ao sobrevoar a mesma região onde aconteceu o acidente do aparelho da Air France no qual morreram 228 pessoas.

A revista alemã "Stern" revela em sua próxima edição que um Boeing 747-400 que cobria a linha entre São Paulo e Frankfurt sofreu fortes turbulências a três horas do litoral brasileiro, 48 horas antes do acidente do aparelho francês.

A própria Lufthansa confirma na revista que um passageiro ficou ferido ao ser jogado contra o teto do avião quando este sofreu uma forte turbulência.

As turbulências foram tão fortes que carrinhos com bebidas e alimentos e parte da bagagem de mão caíram nos corredores do avião, enquanto outros objetos voaram pela cabine.

Vários passageiros que não estavam com o cinto de segurança foram atirados contra o teto do aparelho e um deles sofreu um corte que foi tratado no próprio avião para evitar um forte sangramento.

"Geralmente acontecem turbulências nessa rota", assinala um porta-voz da Lufthansa na "Stern", que ouviu os testemunhos de vários passageiros deste voo.
Fonte: UOL

Aeroporto de Guarulhos fica em 128º lugar entre os melhores do mundo. Galeão fica em 135


O Aeroporto Internacional Incheon, na Coreia do Sul, foi considerado o melhor do mundo em 2009 por uma pesquisa anual que teve outros asiáticos nas melhores colocações. A pesquisa, feita pela consultoria britânica Skytrax, cobriu mais de 190 aeroportos e é baseada nos resultados de um questionário respondido por 8,6 milhões de passageiros entre 2008 e 2009. Dos aeroportos brasileiros, o de Guarulhos ficou em 128º e o, Galeão foi posicionado em 135º em ranking de aeroportos.

O Incheon venceu por uma pequena margem o Aeroporto Internacional de Hong Kong, que foi o número 1º no ano passado e agora ficou em 2º lugar. O Changi, de Cingapura, caiu para o 3º lugar este ano, desde o número 2 que ocupava em 2008.

A pesquisa avalia as experiências de passageiros com relação a serviços e produtos de 39 aeroportos diferentes, passando por check-in, desembarques e transferências através dos portões de embarque.

O aeroporto de Zurique, na Suíça, foi o primeiro colocado entre os aeroportos da Europa, e também foi eleito o melhor na região, ficando em 4º lugar no ranking mundial. O aeroporto de Munique, na Alemanha, ficou em 5º lugar, a mesma posição do ano passado.

Os aeroportos Kansai e Centrair Nagoya, do Japão, também ficaram entre os dez primeiros colocados, assim como o aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia.

O aeroporto de Auckland, na Nova Zelândia, eleito o melhor da região Austrália-Pacífico, fechou o top dez do ranking.

Nas categorias regionais, Dallas/Fort Worth foi votado como o melhor aeroporto da América do Norte; o aeroporto de Lima, no Peru, foi o melhor da América do Sul; e o aeroporto do Panamá, o melhor na América Central.

O aeroporto de Tel Aviv foi eleito o melhor aeroporto do Oriente Médio, e o da Cidade do Cabo, o melhor na África.

Fonte: Mercado e eventos

Delta Air Lines é novo membro da Alta


A Associação Latinoamericana e do Caribe de Transporte (Alta) anunciou a entrada da Delta Air Lines como novo membro. “A Delta Air Lines está voando na região por mais de 50 anos e continuamos ampliando nossa presença nesses mercados”, disse o vice-presidente de Vendas da Delta para a América Latina e o Caribe, Christophe Didier.

A Alta foi fundada em 1980 como uma organização sem fins lucrativos. As companhias aéreas membros geram, em conjunto, US$ 21 bilhões por ano, operam mais de 800 aeronaves e empregam mais de 70 mil pessoas.

Fazem parte da associação a Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Aeromexico Connect, Aeropostal, Aerorepublica, Aerosur, Air Jamaica, Aires, Aserca, Avianca, Bahamas Air, Caribbean Airlines, Cayman Airways, Click Mexicana, Copa Airlines, Cubana, Icaro, Lan, Lan Ecuador, Lan Peru, Liat, Lloyd Aereo Boliviano, Mexicana, Nature Air, Pluna, Santa Barbara, Sky Airline, Taca, Taca Peru, Tam, Tam Mercosur, Tame, VarigLog, Volaris, VRG Linhas Aereas - Grupo Gol.

E, como membros associados: Air Canada, Continental Airlines, Iberia, UPS.

Como membros afiliados: Accenture, Airbus, Amadeus, AON, Arinc, AvGroup, Bain, Boeing, Bombardier, CFM, Chevron, Embraer, Hahn Air, Lufthansa Systems, Marsh Aviation, NCR, OAG, Petrobras, Routes, Sabre Air Solutions, SH&E, Shell Aviation, Sita, Spencer Stuart, Travelport, UATP, Unisys, Wencor, White & Case, Willis Aerospace.
Fonte:Aviation News Release

Gol lança promoção “Tarifas Especiais São João”.


A companhia aérea Gol lançou a promoção Tarifas Especiais São João com diversos trechos nacionais com tarifas a partir de R$39. As principais cidades incluídas na oferta são as nordestinas que costumam ter as mais tradicionais festas de São João, como por exemplo Campina Grande, Aracaju, Juazeiro do Norte e Petrolina.

E as mais notórias reduções de preços são para pessoas que partem de Recife, Fortaleza, Curitiba, Manaus, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. As eventuais restrições variam de acordo com as cidades, portanto, confira o regulamento de acordo com o seu interesse no
site da Gol.


Trip Linhas Aéreas recebe novos jatos Embraer


A Trip Linhas Aéreas acaba de receber, no aeroporto de Viracopos – Campinas (SP), duas novas aeronaves Embraer 175, para 86 passageiros, de um total de cinco que serão entregues até o final deste ano. O primeiro voo com o novo jato tem início no dia 15 de junho.

Com as novas aeronaves, a companhia amplia sua operação a partir deste mês e passa a oferecer aos passageiros novas rotas exclusivas. Com os jatos Embraer e extensão da malha, a Trip consolida sua liderança em número de destinos, chegando à marca de 73 cidades. Além disso, as rotas oferecem conexões com municípios de todas as regiões do País e algumas capitais, proporcionando ao passageiro mais flexibilidade de locomoção. Para outras capitais, por meio da parceria com a Tam.

Fonte: Mercado e eventos

OCEANAIR realiza mais uma super promoção de passagens


Até o dia 30, quem escolher voar pela OceanAir, para qualquer destino operado pela companhia, poderá comprar passagens a partir de parcelas de R$ 9,90 e pagar em até dez vezes sem juros – a promoção é válida na compra de passagens com cartão Mastercard.

“Com promoções especiais, lembramos os passageiros o quanto também são especiais e importantes para nós – além do tradicional conforto a bordo, que oferece maior espaço entre as poltronas e um cardápio sempre diferenciado, afirma o diretor executivo da companhia, Renato Pascowitch.

A OceanAir faz parte do grupo brasileiro Synergy, que também controla a Avianca, uma das mais antigas companhias aéreas comerciais do mundo, em operação. A OceanAir cobre os principais destinos brasileiros, num total de 19 cidades.

Fonte:CM

TAM recebe um novo Airbus A320


Um novo A320 fabricado em Toulouse (França) e configurado com 174 assentos, foi entregue pela Airbus para a TAM e vai substituir outra aeronave do mesmo modelo que será devolvida à empresa de leasing

A frota da TAM mantém o total de 132 aviões, com média de 5,7 anos. São 125 modelos da Airbus (20 A319, 82 A320, 5 A321, 16 A330 e 2 A340), 4 Boeing 777-300ER e 3 B767-300.

O avião que foi devolvido já tem contrato com a companhia eslovaca Seagle Air, que, contratou os serviços do Centro Tecnológico da TAM, em São Carlos (SP), para a pintura, instalação de poltronas e kit de câmeras de vigilância interna.

O complexo da TAM em São Carlos está certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela European Aviation Safety Agency (EASA) para realizar todas as grandes manutenções programadas (checks C e D) em aeronaves Airbus A319/A320/A321 e A330, além de aviões Fokker-100. Além disso, a companhia está certificada para manutenção de componentes dos aviões Boeing que estão sendo incorporados à frota da TAM.

fonte:AE

A340 faz pouso de emergência na Rússia


Um Airbus A340 com 155 passageiros a bordo fez nesta terça-feira um pouso de emergência no aeroporto Cheremetievo, em Moscou, anunciou a agência de notícias russa Ria Novosti.

O aparelho, que pertence à companhia chinesa Air China, estava fazendo a ligação entre Milão e Pequim, com escala na Rússia. O incidente foi provocado por uma falha em um dos motores, segundo uma porta-voz do aeroporto citada pela agência.

"O pouso, que ocorreu às 21H07 (14H07 de Brasília), transcorreu sem problemas", destacou, ressaltando que nenhum passageiro foi ferido.

Segundo a porta-voz, 85 passageiros seguiriam para Pequim ainda na terça-feira em um voo da companhia russa Aeroflot, e os demais foram acomodados em hoteis de Moscou até hoje, quando viajarão à capital chinesa.

Fonte: Aeroblog

Oferta de Emprego



Vagas disponíveis:
- Comandante LET para Curitiba

Cancelamento de pedidos

Apesar da crise, o fabricante europeu de aviões Airbus ainda mantém seu objetivo de 300 novas encomendas em 2009. Durante o encontro em Kuala Lumpur, o diretor comercial da Airbus, John Leahy, afirmou que "300 é ainda é nossa meta, que exige agora um maior esforço". "Vemos que o mercado está melhorando e continuamos a negociar novas encomendas", acrescentou.

Encomenda de A380 poderá ser canceladaBildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Encomenda de A380 poderá ser cancelada

Na semana passada, a Iata anunciou que as encomendas de aviões deverão diminuir 30% no próximo ano. Tanto a Airbus quanto a concorrente norte-americana Boeing sofreram o cancelamento de encomendas por parte de companhias aéreas.

Na segunda-feira, no site da revista Witschaftswoche, o chefe da empresa de leasing de aeronaves ILFC, Steven Udvar-Hazy, anunciou o possível cancelamento de encomenda do superavião A380. "Estamos avaliando se precisamos de dez aviões", disse.

Segundo o empresário de leasing, o comportamento das companhias aéreas diante do A380 teria mudado "consideravelmente". Cada vez menos companhias se interessam pelo modelo com capacidade de transportar mais de 500 passageiros, já que só pode ser usado em poucas rotas, explicou.

Fonte:dw-world.

Recife pode ganhar voo direto para Angola



Recife pode contar, em breve, com voo direto para Luanda, capital de Angola. A negociação vem sendo feita entre a companhia aérea Puma Air e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O acordo é para que a empresa passe a operar com voos internacionais, ao contrário dos nacionais, conforme o registro atual. A rota seria formatada a partir de São Paulo, com escala semanal no Recife, seguindo direto para Luanda.

Para os pernambucanos, o trajeto, feito hoje apenas a partir do Sudeste, seria reduzido para uma viagem de cinco horas, sendo quase a metade do tempo atual. O investimento inicial previsto pela empresa é de US$ 12 milhões.

Ontem, os executivos da companhia se reuniram com o secretário de Turismo, Sílvio Costa Filho, para articular uma parceria, principalmente para apostar em Pernambuco como uma rota turística para os angolanos. “Vamos operar com o boeing 767. Hoje, os voos da TAAG, uma empresa angolana, que saem de São Paulo têm ocupação média de 85%, o que é muito bom. E, muitas vezes, há dificuldade para conseguir lugar nos voos”, disse o vice-presidente da Puma Air, Jorge Viana.

A Puma está passando por um processo de reestruturação depois que a empresa foi adquirida pelo grupo MetroEuropa. Até o ano passado, a empresa – originária do Pará – ligava Belém às cidades do interior. Com a venda, a meta do novo grupo, também brasileiro, é internacionalizar os voos.

“Estamos em negociação com a empresa há alguns meses e vamos oficializar uma carta para a empresa, com participação de empresários locais, mostrando a viabilidade do voo com escala no Recife para Angola”, disse Costa Filho, durante o lançamento da missão empresarial da Fecomércio para o continente africano.

NEGÓCIOS


A aproximação com Angola devido à possibilidade de embarcar do Recife direto para Luanda vai auxiliar não só no fluxo de turistas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, que também esteve ontem no lançamento da missão empresarial, disse que Pernambuco vai apostar pesado na apresentação de Suape ao empresariado africano, principalmente por conta da produção de petróleo que existe naquele continente, algo que pode auxiliar na consolidação do polo petroquímico de Suape.

Visite o Site da Puma Air

fonte: Jornal do Comércio

Pluna suspende início de novo voo à Argentina

Devido a motivos operacionais, a Pluna suspendeu a rota Montevidéu-Trelew, na Argentina, que estava prevista para o início deste mês. Os sistemas de reservas já estão atualizados, e o call center pode esclarecer possíveis dúvidas dos agentes de viagens. Para mais informações ligue (11) 3711-9158 ou www.flypluna.com.
Fonte: Panrotas

Turbulências são mais perigosas do que raios, afirma associação alemã de pilotos


Um raio, na realidade, não pode fazer mal a um moderno avião de passageiros, disse Handwerg, porta-voz da associação alemã de pilotos Cockpit. Na busca pelas causas do desaparecimento do Airbus A330-200 que fazia o voo entre Rio de Janeiro e Paris, cogitou-se que um raio poderia ter sido o causador de uma avaria no circuito elétrico da aeronave enquanto esta passava por uma área de tempestades com fortes turbulências.

"Da mesma forma como um carro, o avião funciona como uma gaiola de Faraday", explicou Handwerg, à agência de notícias AP. "O raio procura o caminho mais curto em direção ao chão e torna a sair em algum lugar do avião".

Segundo o comandante Handwerg, a parte técnica é tão protegida que ela quase nunca é influenciada por um raio. "Em regra, não acontece nada". Dependendo do tipo, um avião pode ter até três sistemas elétricos independentes um do outro, o que torna um blecaute praticamente impossível.

Um caso nos últimos 50 anos

Além disso, ainda há os sistemas de emergência, explica. O Airbus A320, por exemplo, dispõe de uma turbina sob a asa que pode ser acionada para a produção de energia.

Numa área de mau tempo, as turbulências são um problema maior do que raios para um avião de passageiros. Por isso, o piloto tenta contornar estas áreas, conta Handwerg, que não conhece nenhum caso de avião moderno que tenha caído por causa de um raio.

Segundo a estatística, um raio atinge um avião grande de passageiros a cada três anos. Jatos menores são atingidos com maior frequência no tráfego regional – cerca de uma vez ao ano – porque voam mais baixo. Normalmente, estes incidentes não têm maiores consequências, a não ser alguns amassados na fuselagem.

Nos últimos 50 anos, houve apenas alguns casos em que a incidência de raios em aviões possa ter sido responsável por acidentes. O mais grave aconteceu em 8 de dezembro de 1963, no nordeste dos Estados Unidos, quando um raio atingiu um Boeing 707 da Pan American World Airways, incendiando os vapores do combustível. Todos os 81 passageiros a bordo morreram. Em consequência, o departamento de segurança aérea dos Estados Unidos obrigou a instalação de equipamentos de descarga elétrica em aviões civis.


Airbus A320 faz pouso de emergência nas Canárias, Espanha, após ter problema no motor


Avião ficou 10 minutos no ar e teve de voltar a aeroporto nas Canárias.

Ninguém se feriu, segundo a autoridade aeroportuária espanhola.


Um avião Airbus A320 teve problemas logo após decolar das Ilhas Canárias nesta quarta-feira (10) e teve de voltar ao aeroporto e fazer um pouso de emergência, segundo a autoridade aeroportuária da Espanha.

O modelo é semelhante ao Airbus A330 acidentado na semana passada quando ia do Rio de Janeiro a Paris, com 228 pessoas a bordo.

O avião que teve problemas nas Canárias, da empresa espanhola Iberworld, ia de Las Palmas para Oslo, na Noruega.

Ninguém ficou ferido. A aeronave ficou dez minutos no ar antes do pouso.

Uma porta-voz do governo negou que um dos motores tenha pegado fogo, explicando que apenas ocorreu um "problema não identificado".

Os passageiros do voo 6201 foram retirados da aeronave, e a companhia planejava recolocá-los em outro voo. A imprensa local disse que havia 180 pessoas a bordo, mas a informação não foi confirmada oficialmente.
Fonte: Aviation News

Índia procura avião militar desaparecido com 12 pessoas


O aparelho, um bimotor AN-32 das Forças Aéreas, desapareceu ontem pouco depois de decolar de uma base avançada na região nordeste indiana de Arunachal

As forças de segurança indianas retomaram hoje as buscas por um avião com 12 militares a bordo que desapareceu nesta terça-feira nas cercanias da fronteira com a China, informou hoje uma fonte militar.

O aparelho, um bimotor AN-32 das Forças Aéreas, desapareceu ontem pouco depois de decolar de uma base avançada na região nordeste indiana de Arunachal, cuja soberania também é reivindicada pela China.

"Dois helicópteros Cheetah estão trabalhando para localizar o avião desaparecido. Mas o mau tempo está impedindo a operação de buscas. Ontem à noite usamos aparelhos de visão noturna, mas sem resultado", disse à agência indiana "Ians" uma fonte militar.

A fonte, que pediu anonimato, assegurou que não foi estabelecido nenhum contato com o aparelho após seu desaparecimento dos radares, por isso as Forças Aéreas o declararam "desaparecido", mesmo com o temor de que tenha caído.

O aparelho decolou da base de Mechuka, situada no distrito de Siang Ocidental, que faz fronteiro com o Tibete, e desapareceu por volta das 14h locais de terça-feira (5h30 de Brasília) com 12 pessoas a bordo, entre elas os dois pilotos.
Fonte: UOL

TAM Viagens tem pacote para a Parada Gay


A TAM vai fazer um camarote para convidados vips da Parada Gay, na Avenida Paulista, em São Paulo, domingo agora.
A Tam Viagens vai divulgar seus produtos destinados ao público GLS durante os eventos ligados à Parada do Orgulho Gay que vão movimentar São Paulo no feriado prolongado de 11 a 14 de junho.

Em parceria com o grupo Santander Brasil, a TAM Viagens oferece condições especiais para os pacotes da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. O evento ocorre de 11 a 14 de junho. A empresa preparou um roteiro que inclui passagem aérea, três noites de hospedagem com café da manhã, mil pontos no Programa TAM Fidelidade e uma bolsa de viagem exclusiva. Durante a parada, os clientes da operadora receberão convites para os camarotes da festa.
Fonte: Guia da Semana

Responsável por investigações é visto com desconfiança


O chefe do escritório de investigação (BEA) encarregado de descobrir as causas da queda do A330 da Air France, Paul-Louis Arslanian, é um profissional com enorme experiência no assunto.

Porém, isso não o deixa a parte de uma série de controvérsias em torno da atuação da agência em situações anteriores. Mesmo no caso do AF447, a coletiva de imprensa que a BEA montou no sábado se esforçou em deixar claro que a tempestade enfrentada pela tripulação do jato não era grande ou assustadora o suficiente para figurar entre as causas da tragédia. A tese gerou dúvidas entre especialistas, principalmente depois da revelação detalhada das condições de meteorologia ao longo da rota do AF447.

Outro ponto polêmico em relação a Arslanian diz respeito ao pior acidente da história da França em termos institucionais, que foi o incêndio e a queda do Concorde, em 1999, após a decolagem no aeroporto Charles de Gaulle. O chefe da BEA atuou na investigação que atribuiu o desastre ao fragmento de metal que havia caído da turbina de um DC-10 da Continental, cuja decolagem havia sido anterior à do supersônico. A peça, de 15 centímetros de comprimento, estourou um dos pneus do jato e os pedaços de borracha, a grande velocidade, foram atirados para cima, perfurando o tanque de combustível e provocando o incêndio que derrubaria o jato antes que os pilotos pudessem alcançar a pista de Orly.

A grande discussão nesse caso gira em torno do fato de que, para peritos e pilotos britânicos que não teriam participado da investigação, embora o projeto fosse de ambos os países, o fragmento só foi fatal por atingir um pneu já degradado e em processo de desintegração. Estudiosos ingleses que analisaram as fotos tiradas dos destroços notaram a ausência, no eixo do trem de pouso esquerdo – a peça ficou intacta – de um espaçador. Esse pequeno dispositivo é uma espécie de luva instalada sobre o eixo das rodas e tem a importante função de mantê-las alinhadas junto com outros dois calços, cada um colocado por trás do cubo. Por essa versão, a ausência do espaçador teria permitido que um dos calços se deslocasse para o centro do eixo no momento da decolagem. O pneu, então, passou a trepidar – nos carros o efeitos chama-se shimming – e foi perdendo consistência estrutural. Ao atingir o fragmento, desintegrou-se de vez.

Confrontado com a versão inglesa, Airslanian a descartou completamente, apesar de haverem evidência fortes de que a explicação oficial era simples demais. Além da ausência de uma peça – o Concorde tinha passado por manutenção nos trens de pouso na véspera ou dias antes do acidente – uma imagem da pista na proximidade do ponto onde o fogo começou reforça a avaliação britânica por mostrar que o jato já vinha se deslocando para a esquerda em relação ao eixo da pista antes do ponto onde o fragmento metalico se encontrava. Isso seria uma clara sinalização de que um dos pneus vinha tão comprometido pela trepidação que uma lâmina metálica acabaria por destroça-lo. Várias famílias de passageiros do Concorde não aceitam a explicação oficial e ainda brigam na Justiça por uma revisão. O relatório final, no qual Airslanian teve participação, sequer menciona a falta do espaçador no trem de pouso traseiro esquerdo.

O comportamento hesitante do investigador no caso do A330 também desperta desconfiança entre especialistas. Desde o inicio, por exemplo, Arslanian sabia a quantidade de mensagens enviadas pelo A330 ao centro de operações. Só as confirmou uma semana depois.

Também tinha conhecimento de que a incoerência nas leituras de velocidade guardava relação direta com um equipamento com histórico de problemas – o Pitot. Também só afirmou uma semana depois que o jato acidentado ainda estava com o equipamento problemático.

As questões políticas que envolvem o trágico acidente também são motivo de preocupação. O fabricante é um consórcio europeu no qual a França é um dos maiores acionistas – a fábrica principal da Airbus fica em Toulouse. A companhia envolvida no caso é francesa e um dos maiores conglomerados do planeta na aviação. E a investigação está a cargo de um escritório envolvido nessa polêmica do Concorde.

Fonte:Jornal do Brasil

CAE amplia limite de capital externo na aviação civil


Proposta aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos permite a estrangeiro possuir até 49% de empresa aérea nacional e libera voos domésticos para companhias de fora



Garibaldi Alves (E) preside reunião da CAE em que se discutiu a abertura do mercado de transporte aéreo brasileiro
O limite de participação de capital externo nas empresas nacionais de aviação, atualmente em 20%, pode ser ampliado para 49%, conforme proposta aprovada ontem pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A decisão foi tomada com relação a três projetos que tramitam juntos e buscam alterar ou suprimir impedimentos à participação estrangeira no capital de empresas do setor.




Em seu relatório, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) observou que a restrição à participação do capital estrangeiro em empresas áreas nacionais ainda é uma norma vigente na maioria dos países, mas que vem sendo continuamente "abrandada". Ele recomendou a aprovação do projeto do então senador Paulo Octávio (PLS 184/04), que aumenta a previsão do teto do capital externo para 49%.

O texto inclui emenda que suprime qualquer restrição à prestação de serviços domésticos por empresas de fora do país. Essa medida consta de projeto (PLS 259/06) do senador Tião Viana (PT-AC). Já proposta (PLS 258/06) de Valdir Raupp (PMDB-RO) prevê apenas que, nos voos internacionais com mais de uma parada dentro do país, possam ser transportados passageiros entre essas escalas. Jucá recomendou a rejeição desses dois projetos.

A proibição existente atualmente à operação de empresas estrangeiras em voos domésticos, observou Jucá, restringe a margem de negociação para acesso ao mercado interno por acordos com outros países, os chamados acordos de serviços aéreos, meio já utilizado entre as nações para autorizarem voos internacionais em sistema de reciprocidade.

No debate, Tião Viana anunciou que irá apresentar requerimento para que seu projeto passe a tramitar em separado dos demais – os três seguirão agora a exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para decisão terminativa.

Em defesa de uma abertura mais ampla, Tião Viana disse que a atual reserva de mercado impede o consumidor brasileiro de ter serviços de melhor qualidade e mais baratos, além de uma cobertura mais eficiente do território nacional.

O projeto foi elogiado pelos parlamentares durante a reunião. O senador Delcidio Amaral (PT-MS) aproveitou a oportunidade para defender a abertura, ao setor privado, do capital da Infraero, a estatal que administra os aeroportos brasileiros.

Senador(es) Relacionado(s):

Delcídio Amaral
Garibaldi Alves Filho
Romero Jucá
Tião Viana
Valdir Raupp
Fonte: Jornal do Senado

Senador Tião Viana critica protecionismo a empresas aéreas



O senador Tião Viana (PT-AC) pediu em Plenário o apoio dos senadores a seu projeto que permite às empresas aéreas estrangeiras operarem no Brasil

O senador Tião Viana (PT-AC) pediu em Plenário o apoio dos senadores a seu projeto que permite às empresas aéreas estrangeiras operarem no Brasil. A proposta (PLS 259/06) revoga os artigos do Código Brasileiro de Aeronáutica que restringem o acesso de empresas estrangeiras ao mercado brasileiro, assim como os que limitam a participação de capitais estrangeiros em empresas brasileiras.

Tião Viana afirmou que a legislação atual garante uma forte proteção às empresas que fazem transporte aéreo no Brasil. Ele ressaltou que essas empresas, no entanto, utilizam o privilégio para manter suas tarifas elevadas, restringem os acessos às regiões mais distantes dos grandes centros do país e impedem a ascensão da aviação regional.
Fonte: Jornal do Senado

Voos mais rápidos e baratos


Novo sistema de gerenciamento vai melhorar o tráfego aéreo de Belém, diz brigadeiro ao apresentar software

O tráfego aéreo de Belém vai ficar mais rápido, e com passagens mais baratas. Pelo menos foi o que afirmou o brigadeiro do ar Carlos Eurico Peclat, durante a apresentação do novo sistema de gerenciamento de voo, que já começou a operar no Centro de Controle de Aproximação (APP) de Belém. As APPs são responsáveis por controlar o fluxo de aeronaves nas fases de aproximação de um aeroporto tanto nos casos de pouso como de decolagem.

Depois de Manaus, a capital paraense é a segunda cidade da Amazônia Legal a receber a novidade, desenvolvida pela empresa Atech Tecnologias Críticas, e que deve melhorar o pouso e a decolagem de aproximadamente 110 aviões que circulam diariamente no Aeroporto Internacional de Belém. O diferencial está no fato de que o novo software, batizado como Sistema de Tratamento e Visualização de Dados (STVD), foi totalmente desenvolvido no Brasil - sendo que o anterior era francês. Este fato permite aos controladores de voo maior interação com a máquina e facilita a manutenção, em virtude do domínio do idioma.

O novo software foi idealizado para melhorar o trabalho dos controladores de voo, a realização de atividades complexas requeridas para a segurança e a eficiência das operações aéreas. Dentre estas atividades está o gerenciamento dos desvios referentes a separação lateral, vertical e longitudinal entre as aeronaves em voo. Com a implantação do programa, a carga de operação é minimizada, permitindo agilizar a execução de ações rotineiras para os profissinais que monitoram a aproximação das aeronaves.

Segundo o brigadeiro Peclat, o STVD foi criado a partir das demandas sugeridas pelos próprios usuários. 'As mudanças vão muito além de termos trocado uma tela monocromática por um painel gráfico colorido. Além de a tecnologia ser nacional, ou seja, utilizamos um software em português, não dependemos mais de mão-de-obra estrangeira para fazer os ajustes', revela. O brigadeiro explica que o aplicativo de controle de aproximação de Belém será o mesmo de todo o Brasil. 'Cidades como Natal (RN), Brasília (DF), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Salvador (BA) e outras já utilizam o STVD - e em breve todas as APPs do país o terão instalado', destaca.

O sistema foi desenvolvido pela empresa brasileira Atech Tecnologias Críticas, mas não será exclusividade do Brasil. Para Delfim Miyamaru, diretor da Atech, a receptividade que o software teve internacionalmente serve para aumentar as boas expectativas depositadas pela APP de Belém. 'Países como Venezuela, Colômbia e Peru possuem potencial de compra e mostram-se bastante interessadas. É um sistema totalmente automatizado, com imagens de alta definição, e comandos que não existiam no aplicativo anterior', destaca.

Futuro - Um dos objetivos da Atech, conforme aponta Miyamaru, foi criar um sistema capaz de acompanhar a ampliação da malha aérea brasileira, visto que a América Latina deve ter um aumento de 239% no número de voos até 2025, segundo a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Na opinião de Peclat, inicialmente os passageiros não perceberão as mudanças referentes a diminuição no tempo de voo, contudo, a redução pode chegar a 20 minutos.

'Embora o passageiro não perceba, haverá uma considerável redução do tempo de voo, e com isso o custo das passagens tende a ficar mais barato. Desta forma, ganha tanto o usuário como o controlador de voo que trabalha diante de um sistema dinâmico, que acompanha a trajetória das aeronaves', explica. O brigadeiro diz acreditar que em 10 anos todo o sistema de radar deve começar a ser substituído pela comunicação via satélite.
Fonte:Amazônia

Imagens vão auxiliar perícia

Carlos Moraes
Parentes das vítimas se reuniram com advogada no Rio
A Polícia Federal vai analisar as imagens gravadas pelas câmeras do circuito interno do Aeroporto Internacional Tom Jobim no dia do embarque dos passageiros do voo 447 da Air France, para auxiliar na identificação das vítimas. A informação foi dada ontem pelos militares da Marinha e da Aeronáutica aos familiares dos passageiros que estão hospedados no Hotel Windsor Guanabara, no centro do Rio.


As imagens do embarque já serviram como prova para emissão do certificado de óbito de passageiros desaparecidos em outros desastres aéreos. “No caso do acidente da TAM, em julho de 2007, os comprovantes de compra de passagens e as imagens das câmeras do check-in serviram como prova da chamada morte presumida”, explicou a advogada Sabrina Bianchi, da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ 3054. Ela perdeu a irmã, Nádia, no acidente, em São Paulo.

A advogada se reuniu na segunda-feira com parentes dos passageiros do voo da Air France. “No nosso caso, sabíamos o que tinha ocorrido porque a televisão mostrou o avião pegando fogo. No da Air France, alguns ainda acreditam em sobreviventes”.

Agentes da PF continuam a coleta de saliva, sangue e fios de cabelos de parentes das vítimas para exames de DNA. “Nunca foi colocada aos parentes a possibilidade de identificação por fotos dos corpos”, disse o advogado Marco Túlio Moreno Marques, que perdeu os pais.
Fonte:Folha de Pernambuco

De quem é a responsabilidade das investigações

Resposta ao nosso leitor

Apesar da abertura do inquérito, as investigações sobre as causas do acidente são de responsabilidade das autoridades francesas, já que a aeronave foi registrada na França.

Cronograma para troca de sensores


O Ministério Público Estadual do Rio instaurou ontem um inquérito para que a Air France e a TAM - as duas únicas companhias aéreas que utilizam aviões da Airbus no Brasil - criem um cronograma para a troca dos sensores de velocidades de suas aeronaves.
Uma falha nos sensores de velocidade do Airbus A330 da Air France é apontada como uma das possíveis causas da tragédia com o voo 447.

Em sua decisão, o promotor Rodrigo Terra, da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, pede que as empresas troquem o equipamento em até seis meses, sob pena de serem impedidas de voar.

Segundo a Promotoria, as investigações têm como objetivo determinar se os sensores podem causar acidentes - hipótese levantada no acidente com o voo 447 da Air France. Anteontem, a TAM informou que trocou um dos sensores externos que medem a velocidade da aeronave, o pitot, de toda a sua frota Airbus - 125 aviões. A empresa também é responsável pela manutenção do avião presidencial, o “Aerolula”.

Já a Air France divulgou um comunicado no último sábado afirmando que acelerou o “programa de troca dos sensores”, já iniciado em abril deste ano. De acordo com a empresa, o programa segue uma recomendação do fabricante Airbus, que em setembro de 2007 determinou a substituição do equipamento após detectar uma falha.
Fonte:Folha de Pernambuco

Recolhidos 41 corpos de vítimas do acidente da Air France


A Marinha e a Aeronáutica informaram ontem que já foram recolhidos 41 corpos de vítimas do Airbus da Air France que caiu no oceano Atlântico no último dia 31 com 228 pessoas a bordo. Os primeiros 16 corpos resgatados estão em Fernando de Noronha e devem ser transportados, por uma aeronave Hércules C-130, para a base aérea de Recife, onde peritos e médicos legistas devem aprofundar os trabalhos de identificação das vítimas. Os outros 25 corpos estão a bordo da fragata Bosísio, que também deve retornar à costa brasileira.

Fonte: Jornal do Brasil

Submarino francês chega hoje na área


O Estado-Maior das Forças Armadas da França darão início hoje a uma verdadeira operação de guerra na costa brasileira em busca das caixas-pretas do Airbus A330-200 destruído no Atlântico. A ofensiva será marcada pela chegada do submarino nuclear de ataque (SNA) Emeraude S604, equipado de sonares especiais capazes, em tese, de localizar o sinal das balizas fixadas nos gravadores.
Fonte: Agência Estado Paris