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sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MTA CHARGE


Check-in VIP tem único interessado

A Azul Linhas Aéreas foi a única entre as cinco companhias que operam voos regulares no Aeroporto Internacional de Viracopos a manifestar, até ontem, interesse em implantar um espaço VIP, com operação remota de check-in avançado, despacho de bagagens e estacionamento próprio de veículos para seus passageiros no aeroporto de Campinas.

A consulta pública, aberta há um mês pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para a concessão de cinco áreas em Viracopos para que as companhias implantem estruturas provisórias para dar mais conforto a seus passageiros, será encerrada hoje.

A Azul pretende instalar a estrutura em uma área de 6,8 mil metros quadrados ao lado do terminal de passageiros. Conforme as regras da concessão, a empresa terá prazo de 150 dias para iniciar as obras após a assinatura do contrato.

O presidente da empresa, Pedro Janot, disse que se outras empresas não manifestarem interesse nas áreas restantes, a Azul trabalhará para conseguir a concessão de todas, ficando assim com uma área de 34 mil m². A empresa voa saindo de Campinas para 20 cidades brasileiras.

“Vamos definir o projeto ainda e por isso não temos uma estimativa do investimento necessário. Nossa proposta é instalar a infraestrutura que falta para dar conforto aos nossos clientes, já que a Infraero não faz seu dever de casa e não tem velocidade para acompanhar as necessidades das companhias.”

A oferta para que as empresas aéreas instalem o conjunto de serviços necessários às suas operações é uma forma que a Infraero encontrou para minimizar os transtornos para as companhias e passageiros provocados pela estrutura já comprometida do aeroporto com o crescimento de voos e passageiros no terminal.

Com a concessão da área, a empresa poderá instalar o check-in fora do terminal principal, evitando as filas a que os passageiros acabam sendo submetidos, por falta de postos de atendimento. Além disso, as empresas aéreas têm dificuldades para estacionar os ônibus que trazem passageiros de outros locais.

As instalações serão provisórias e a empresa poderá utilizar o terreno por cinco anos, período em que a Infraero espera ter concluído a primeira fase de ampliação de Viracopos. A Infraero ofereceu a possibilidade de concessão de uso de cinco lotes, para atender as cinco empresas que operam voos regulares domésticos no terminal.

A empresa irá pagar mensalmente R$ 28,4 mil pelo uso da área. Com o encerramento do período de consulta, a manifestação da Azul será encaminhada à regional da Infraero em São Paulo, para ter início a elaboração do contrato. Segundo a Infraero, a área que será concedida não tem nenhum passivo ou restrição ambiental que impeçam as atividades e edificações, mas a companhia aérea terá que obter a licença ambiental para o empreendimento.

Módulos

Outra medida adotada pela estatal para fazer frente ao crescimento no momento de Viracopos foi a definição de instalação de módulos que servirão para a ampliação provisória do aeroporto. A estatal licitou a instalação do primeiro módulo provisório para check-in, que deverá começar a ser construído no próximo ano. A necessidade de uma solução provisória deve-se a impossibilidade de o aeroporto esperar pela ampliação definitiva, por causa do crescente volume de passageiros. O primeiro módulo, com 25 posições de check-in, incluirá saguão para esse procedimento. O segundo contemplará salas de embarque e desembarque, incluindo adequações internas, resultando, no final, no aumento da capacidade geral do terminal de 3,5 milhões para 6 milhões de passageiros anuais.
spotting viracopos

Temos vagas : Passaredo

250
Bases : Uberlândia, Goiânia, Recife e Porto Alegre
enviar email para

rh [at] voepassaredo.com.br , informando a cidade, nome e matricula.
Caso tenha interesse por outra cidade, nos informe para mantermos em
cadastro.

Também estamos abrindo as seguintes vagas:

  • Co-Piloto E-120
  • Co-Piloto Jato E 145
  • Comandante E-120
  • Comandante Jato E-145
  • Comissária de voo

Requisitos
Co-Piloto E-120
300h de voo para aqueles que tenha concluído o curso de ciências
aeronáuticas ou curso similar
500h de voo para demais situações
Desejável mínimo Inglês ICAO 4

Co-Piloto E-145
300h de voo para aqueles que tenha concluído o curso de ciências
aeronáuticas ou curso similar
500h de voo para demais situações, contendo 200h em jato ou turbo-helice
Desejável mínimo Inglês ICAO 4

Comandante E-120
3000h de voo sendo 1000h em jato ou turbo-hélice;
Desejável mínimo Inglês ICAO 4

Comandante E-145
4000h de voo totais, sendo 1000h em jatos com peso máximo de decolagem acima
de 40000kg
Mínimo Inglês ICAO 4
Comissária de Voo
Curso de Comissária de Bordo.
CCF atualizado.
Desejável inglês intermediário.

ifr online

Inspeções de aeronaves online


ANAC cria sistema na internet para agendar as inspeções de aeronaves

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) criou um sistema online para a vistoria de aeronaves. Para voar no Brasil, todas as aeronaves precisam ser autorizadas pela agência reguladora, e por isso devem passar por vistorias.

Para agendar a inspeção, o usuário deve se inscrever no site da ANAC e escolher a semana e o local em que deseja fazer a vistoria.

Na semana passada, a agência também disponibilizou um serviço para que proprietários de aviões escolham a matrícula da aeronave pela internet.

AEROMAGAZINE

Avião da Aeromexico aterrissa em aeroporto errado e causa confusão



Um avião da companhia aérea mexicana de voos charter Aeromexico Travel, subsidiária da companhia aérea nacional mexicana Aeromexico, aterrissou no aeroporto errado na segunda-feira (13).


O McDonnell Douglas MD-83 realizava o voo AM-553 da Cidade do México para Tuxtla Gutierrez com 80 passageiros a bordo. Quando a aeronave chegou na cidade de Tuxtla Gutierrez, pousou no aeroporto militar Francisco Sarabia/Teran em vez de pousar no aeroporto civil, o Aeroporto Internacional Ángel Albino Corzo, localizado a poucos quilômetros de distância.


A aterrissagem equivocada causou um alarme geral nas forças armadas estacionadas nessa base. O avião foi cercado por soldados armados, que levaram imediatamente a tripulação para interrogatório. Na sequência das discussões, todos finalmente perceberam que havia sido um erro dos pilotos.

Os passageiros ficaram alarmados com o rumo dos acontecimentos, bem como suas famílias que os aguardavem no Aeroporto Regional San Juan de Tuxtla Gutierrez.

Os pilotos foram autorizados a apresentar um novo plano de voo e , em seguida, partir para seu destino pretendido.

A cidade tem três aeroportos: o Aeroporto Francisco Sarabia foi o primeiro aeroporto e está localizado a cerca de 6 km a oeste do centro da cidade (tem uma única pista com orientação 17/35), mas foi desativado para o serviço público e se tornou uma base militar, logo após o Aeroporto Internacional Ángel Albino Corzo ser construído. O segundo aeroporto era o Llano San Juan que, devido a operar constantemente sob condições meteorológicas adversas, foi abandonado em favor do terceiro aeroporto, o Ángel Albino Corzo, que tem uma única pista (14/32), que entrou em operação em 2006 e está localizado 13.5 nm a sudeste do primeiro aeroporto (veja o mapa acima).

A Aeromexico opera dois MD-83's (N583MD e N838AM) para Aeromexico Travel.
desástres aéreos

Vende-se



A BTG — leia André Esteves — procura um comprador para o aeroporto de Cabo Frio, que é privado.

ancelmo.com

Caos no ar



A partir de março, o Aeroporto de Guarulhos ficará durante um ano com uma pista interditada para obras.

ancelmo.com

“Dirija com segurança”

Foto divulgada em 14 de setembro, mostrando o “tráfego” na pista de táxi que leva à pista de decolagem da Naval Air Station Lemoore. Além da foto, foi divulgado que a base apoiou 752 operações de voo naquele dia.

poder aéreo

Bell 429 com importante certificação



A Bell Helicopter, representada no mercado brasileiro pela TAM Aviação Executiva, acaba de anunciar que o Bell 429 é o primeiro helicóptero do mundo certificado para o sistema de aproximação de pouso vertical em piloto automático, com uma rampa de até 9 graus a uma velocidade mínima de aproximação de 83 km/h, com visibilidade de até 250 pés.

A vantagem da certificação é que ela permite que o helicóptero faça aproximação automática para pouso em metrópoles densamente edificadas.

Uma das maiores vantagens da tecnologia WAAS embarcada na aviônica do Bell 429 é que ela permite manter os pousos em helipontos localizados em centros urbanos mesmo com condições meteorológicas desfavoráveis e baixa visibilidade. Normalmente, esses voos são desviados para áreas descampadas. Com o WAAS, más condições de visibilidade podem ser contornadas e os pousos mantidos para os helipontos, otimizando o tempo dos clientes.

a10

Aeroporto de Bruxelas aviso de greve para 3ª feira


Os Sindicatos que representam trabalhadores do aeroporto de Bruxelas teriam dado um aviso de greve para a próxima terça-feira para protestar contra o estatuto e a falta de pessoal.

Segundo vários meios de comunicação local, a falta de funcionários no aeroporto, em especial, impedem que os trabalhadores tirem as suas férias.

A lista de queixas é longa e os sindicatos formaram uma frente comum contra a atual gestão.

Thai airways inicia voo verde


A Thai Airways lançou o seu Programa de Compensação de Carbono com a International Air Transport Association (IATA) para fornecer aos clientes a oportunidade de compensar as emissões de carbono geradas a partir do vôo.

Mr. Piyasvasti Amranand, Presidenteda da Thai Airways , disse que a empresa é a primeira companhia aérea na região Ásia-Pacífico a participar do programa com a IATA, e que
agora será capaz de oferecer aos clientes uma maneira de compensar as emissões de carbono.

O programa da IATA calcula as emissões de carbono com base numa metodologia desenvolvida pela International Civil Aviation Organization (ICAO).

Avião sai da pista no aeroporto de jacarepaguá- Rio de janeiro

Um avião de pequeno porte saiu da pista no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (17). As informações são do Corpo de Bombeiros.

susto em jacarepaguá

Ainda segundo os bombeiros, haveria pelo menos três tripulantes a bordo que não teriam se ferido.

De acordo com a Infraero, as operações ocorrem normalmente no aeroporto.

No dia 12 de agosto, uma aeronave Learjet 55, prefixo PT-LXO, deslizou na pista quando pousava no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, e caiu de baixa altitude nas águas da Baía de Guanabara. Os três tripulantes foram resgatados sem ferimentos.

g1

EADS e AIRBUS modernizam logotipo



Para comemorar seus dez anos a EADS muda de identidade visual.

O grupo aeroespacial europeu revelou seu novo logotipo hoje, 17 de setembro.


Em um movimento para "reforçar a sua marca", o grupo adotou uma visual imponente e moderno, que registra firmemente a fabricação de suas operações com uma aparência metálica e angular.

Paralelamente a EADS mudou o nome de sua filial em Cassadian para"EADS Defence & Security"

As características do logotipo (as linhas curvas da Airbus, a Astrium e a linha de helicópteros Eurocopter), foram mantidas e melhoradas, incorporando-as em um símbolo em forma de bala.

Quanto à Airbus, esta é a primeira mudança do logotipo, desde a sua criação em 1969.

Turbulência sobre o Pacífico em voo da Delta fere aeromoça


O Boeing 767-332/ER, prefixo N184DN, da Delta Airlines, realizava nesta quarta-feira (15) o voo DL-97 a partir de Guam para Tóquio, no Japão, com 192 passageiros e 10 tripulantes.

Quando estava em voo sobre o Oceâno Pacífico, com cerca de 90 minutos de voo e a 36 mil pés de altitude, o avião encontrou um a forte turbulência. O Boeing continuou até o Aeroporto Narita, em Tóquio, onde realizou uma aterrissagem segura cerca de 100 minutos mais tarde.

O NTSB informou que uma comissária de bordo quebrou um tornozelo durante a travessia da turbulência. O avião estava voando em condições meteorológicas visuais naquele momento.
desástres aéreos

Protótipo do helicóptero Sikorsky X2 alcançou a meta de velocidade de 463 km/h


O protótipo do helicóptero Sikorsky X2 atingiu a velocidade de 463 km/h (250 nós) em um voo de uma hora de duração. Segundo o fabricante americano, este é um recorde extra-oficial para um helicóptero desta categoria. “Nossa meta inicial de desempenho foi cumprida”, disse Jim Kagdis, gerente dos programas avançados da Sikorsky.

O desenvolvimento do Sikorsky X2 começou em 2005. A aeronave experimental foi projetada como base para testar as novas tecnologias do fabricante, como o triplo rotor coaxial, que inclui duas hélices horizontais e uma na cauda.

aeromagazine

Avião de Conviasa aterra de emergência em Maiquetia


Um avião da estatal Conviasa que efetuava um voo interno entre Barcelona e Maiquetía, com 97 passageiros a bordo, aterrou quinta feira de emergência no Aeroporto Internacional Simón Bolívar a norte de Caracas, provocando atrasos nas partidas e chegadas de outras aeronaves.

Num comunicado o Ministério de Transporte e Comunicações de Venezuela explica que «a aeronave modelo Boing 737-200 de Conviasa, matrícula YV2559, com voo comercial número 2043, realizou uma aterragem de emergência no Aeroporto Internacional de Maiquetía, Estado de Gardas»

Segundo o comunicado a aterragem teve lugar pelas 15:00 horas locais (20:30 horas em Lisboa) de sexta-feira e o avião tinha 97 passageiros a bordo, num voo proveniente do Aeroporto Internacional General de Divisão José António Anzoátegui de Barcelona, 400 quilómetros a leste de Caracas.

Diário Digital / Lusa

Conviasa suspende vôos até 01 de outubro


A Conviasa,
a transportadora aérea de bandeira venezuelana criada pelo atual governo, suspendeu a sua atividade a partir de hoje ,17 de setembro, até 01 de outubro de 2010.

ATR-42 YV-1010 | Foto: Jacques Panas

Em um comunicado, o Ministério das Comunicações e Transportes, da Venezuela anunciaram que lancarão uma "auditoria técnica abrangente para avaliar os protocolos e os procedimentos em uso" durante este período de tempo.

Primeira comandante da Etihad Airways



A francesa Sophie Blanchard de 33 anos, tornou-se em 08 de setembro a primeira mulher a ocupar o cargo de comandante da companhia aérea Etihad Airways, como um breve comunicado da companhia aérea.


Naquele dia ela estava sentada no cockpit de um Airbus A330 que partiu para cobrir a rota entre Abu Dhabi e Heathrow, em Londres.


Blanchard começou a trabalhar na Etihad, em 2007, depois de ter trabalhado como co-piloto na Etihad Crystal Cargo e Air Atlanta.


etihadmediacentre

Recorde mundial de velocidade com um power-Cri Cri: 262 mph

O pequeno bimotor MC15E Cri-Cri, matrícula F-PZTU e equipado com motores elétricos, bateu em 05 de setembro o recorde mundial de velocidade ao atingir 262 quilômetros por hora.

O registro foi aprovado pelos juízes do Aero Clube da França e está em vias de ser desenvolvido pela Federação Aeronáutica Internacional.

No controle do aparelho estava Hugues Duval e o registro foi realizado durante o Festivial ar, realizada em Pontoise (França).

electravia

A REALIDADE SOBRE O EDITAL DE QUADRO DE CREDORES PUBLICADO PELA MASSA FALIDA


São Paulo 16 de setembro de 2010.

Prezados Amigos e Clientes,

O Quadro Geral de Credores da Massa Falida da Vasp que foi divulgado em 02.09.2010 é preliminar .

Alguns nomes aparecem com valores irrisórios na conta concursal, extra-concursal e no quirografário.

Não se preocupem com esse edital que tem sido divulgado via e-mail, ele só representa o que a Massa diz que reconhece como devido até 27 de agosto de 2010, estes valores não representam o que vocês tem para receber.

A real divida trabalhista devida na Ação Civil Pública Trabalhista (já reconhecida e transitada em julgado desde 2007 ) ultrapassa a casa de 1 Bilhão de Reais e não R$ 114.000.000,00 como consta no Edital divulgado pela Massa.

Nós vamos receber da Ação Civil e não da Massa Falida.

O que não se fala por desconhecimento de quem divulga o e-mail é que de acordo com a Lei de Falências a prioridade de pagamento da Massa Falida é a seguinte:

1- Crédito Previlegiado : Total Com Privilegio Especial : R$81.877.510,00;

2- Crédito Trabalhista limitados até 150 salários : R$114.860.742,27

Os números falam por si.... Quem recebe primeiro é o crédito Privilegiado....

A Massa deve mais de 5 Bilhões de Reais e até hoje nem consegui apurar 20 milhões através da venda dos imóveis que possui.

Os imóveis não valem nem 150 milhões.

As aeronaves podres espalhadas pelo Brasil nem 1 milhão de Reais.

A massa não vai pagar quase nada ou nada para nenhum dos processos trabalhistas até 150 salários mínimos, imaginem o resto...

Não existe a menor previsão de quando ocorrerá o início dos pagamentos..

Só para relembrá-los o que já havia informado na” NOTICIA VASP 92 “, segue abaixo trecho da entrevista do Administrador Judicial da Massa Falida, Dr. Alexandre Tajara, em ao Jornal Valor Econômico em 14.01.2010:

Até agora, conseguiu-se arrecadar apenas R$ 2 milhões com os leilões de bens da companhia. A empresa, que chegou a ocupar a segunda posição no mercado aéreo, teve a falência decretada em setembro de 2008 por não cumprir o processo de recuperação judicial, iniciado em 2005.

Os bens da companhia aérea começaram a ser vendidos em junho do ano passado. O administrador judicial da Vasp, Alexandre Tajra, não tem ainda um levantamento de quantos leilões já foram realizados. Nem todos os bens foram levados à venda

Para o administrador judicial Alexandre Tajra,que também atua em outros casos de falência, o processo da Vasp corre dentro das expectativas. “Todo processo de falência é assim. Demanda tempo para vender todos os bens, finalizar o quadro de credores e pagar a todos”, diz. No caso da Vasp, essa situação fica ainda mais complexa diante da sua grandiosidade. Estima-se que o processo deve durar pelo menos 15 anos. Há cerca de 15 mil ações trabalhistas tramitando na Justiça, segundo ele.

( Jornal valor Economico de 14 de janeiro de 2010 – divulgado nas Noticias Vasp 92)

Para tranqüilidade de todos, dentro do prazo legal nós fizmeos a impugnação global de todos os processos de nossos clientes que estavam na categoria reserva desde novembro de 2006, uma vez que seus valores não foram lançados corretamente ou simplesmente não foram lançados .

Este edital não altera em nada o que e está reconhecido nas ações trabalhistas em curso pelo Brasil.

O Grave é que ninguém fala ou leu direito o que realmente diz o edital ao seu final:

Resumo Geral - Total Trabalhista R$114.860.742,27; Total Tributário R$1.151.528.611,01; Total Com Garantia R$469.790.900,50; Total Com Privilegio Especial R$81.877.510,00; Total Com Privilégio Geral R$833.798.018,28; Total Quirografário R$2.278.262.612,10; Total Subordinado R$139.818.389,05. Total Geral de Credores R$5.069.936.783,21. Os valores foram atualizados a partir da data do pedido de recuperação judicial até a data da quebra, de acordo com a variação da Tabela Pratica do Tribunal de Justiça, bem como adicionado de juros de 12% ao ano. Os passivos tributários foram atualizados pela taxa selic a partir da data do pedido de recuperação judicial até a data da quebra. Os valores em moedas estrangeiras foram convertidos em reais na data da quebra. Será o presente edital, por extrato, afixado e publicado na forma da lei. São Paulo, 27 de agosto de 2010.

Ë lamentável que a AFA gere tantas falsas expectativas...

Assim que tiver novidades efetivas eu lhes aviso.

Atenciosamente,

Carlos Duque

www.duqueestrada.adv.br

Escola Sup. de Pilotagem - Amazonia


FDC (Belém-PA) realiza vestibular para o curso superior de pilotagem até 17 de setembro. Vestibular será dia 19. Clique para mais informações
sna

Novos voos internacionais partindo de Foz do Iguaçu

BQB Linhas Aéreas

Foz do Iguaçu ganha um novo voo a partir de 22 de setembro. A companhia uruguaia BQB Linhas Aéreas, pertencente ao grupo Buquebus, passará a operar duas frequências semanais (quartas-feiras e domingos, pela manhã), ligando Foz a Montevidéu, com possibilidade de conexão para outros destinos operados pela companhia, como Punta del Este, Rivera e Buenos Aires.

Com sede operacional no Uruguai, a BQB liga as cidades uruguaias de Montevidéu, Punta del Este, Salto e Rivera a Buenos Aires, Rosário e Córdoba, na Argentina, e Porto Alegre, Florianópolis e Foz do Iguaçu, no Brasil. A empresa responde pelo transporte anual de mais de 2 milhões de turistas entre Montevidéu e Buenos Aires, e é conhecida por seus barcos de grande porte e velocidade, com os quais começou a trabalhar a partir dos anos 1990. Hoje, a empresa tem uma das maiores frotas do mundo nesse segmento e com ela já prestou serviços na Nova Zelândia, Mar do Norte, Canal da Mancha e Mediterrâneo.

viajandaun

Quais empresas aéreas oferecem o melhor em termos de entretenimento a bordo?


  1. Voos longos

Com a nova geração de aviões hoje em operação, fazer uma viagem internacional pode significar passar mais de 14 horas sentado em uma poltrona. Haja o que fazer!

Pensando nisso, as empresas aéreas têm investido cada vez mais em sofisticados sistemas de entretenimento a bordo.

No entanto, o processo de modernização do interior das cabines de toda uma frota costuma ser demorado. Dependendo da companhia aérea em que você viaja, é difícil saber antes de emcarcar, que tipo de sistema de entretenimento vai encontrar a bordo de uma aeronave.

O Grupo Air France / KLM, por exemplo, usa cinco tipos de aviões nos seus vôos entre o Brasil e Paris e Amsterdã. Dentro de cada um deles, o passageiro encontra um sistema de entretenimento diferente.

As vezes, os equipamentos variam mesmo quando a empresa usa um único modelo de avião. Na minha última viagem à Los Angeles, com a LAN Peru, todas as poltronas do Boeing 767 possuíam telas individuais de 10 polegadas. Na volta, o Boeing 767 estava equipado com sistemas de vídeo coletivo, típicos dos aviões da década de 70. Um fracasso!

Mas nem tudo é má notícia. A empresa aérea Emirates, que voa entre São Paulo e Dubai é, há dois anos consecutivos, detentora do título de melhor empresa aérea do mundo em termos de entretenimento de bordo. Todos os assentos à bordo oferecem monitores de vídeo individuais, com 130 filmes, 60 canais de TV, 350 de rádio, CDs, canais de podcast e 50 games.

Infelizmente, entre as cinco líderes no ranking atual das empresas com o melhor entretenimento de bordo, apenas duas voam para o Brasil. A Emirates e a Korean Ailines, que voa entre São Paulo, Los Angeles e Seul.

mapamundi

Novo destino



A Varig, leia-se Gol, começou a vender em seus canais passagens para seu novo destino no Caribe, a paradisíaca ilha de St. Maarten, nas Antilhas Holandesas, atendida com fretamento.

Antes, apenas as agências de viagens ofereciam a rota. Na classe econômica, a passagem custa a partir de US$ 659. A voadora é a única que oferece o trajeto direto no país. A ideia é transformá-la em uma linha regular.

ancelmo.com

Médico atende a passageiro a bordo e cobra da TAM pelo serviço


Foi mantida pelo TJ do Rio de Janeiro a sentença, da 30ª Vara Cível do Rio de Janeiro, que julgou improcedente a ação movida pelo médico Arnaldo Libman contra a TAM Linhas Aéreas.

O renomado reumatologista prestou assistência médica a um passageiro que se sentiu mal durante um voo do Rio a Nova Iorque e entendeu que a companhia aérea deveria pagar pelo serviço.

"Se houver algum médico a bordo, por favor queira identificar-se a fim de prestar atendimento a um passageiro que está passando mal" - convocou uma das comissárias, pelos alto-falantes de bordo. O profissional da Medicina apresentou-se, atuou a contento, o passageiro se recuperou e a viagem retomou a normalidade.

Logo ao desembarcar no aeroporto John F. Kennedy, o médico Libman foi ao balcão da TAM cobrar o que entendia ser o "devido valor". Foi informado, na hora, que não é costume ressarcir médicos pelos atendimentos feitos a bordo - e que, se fosse o caso, os honorários deveriam ser pagos pelo paciente. Em seguida, o médico recebeu cumprimentos e agradecimentos pela sua maneira de agir.

Inconformado, logo após retornar ao Brasil o médico ingressou com ação de cobrança, sustentando que o ocorrido atrapalhou suas férias, "transformando momentos de descanso em um pesadelo". A TAM contestou dizendo que "tudo não passou de uma emergência" e que ela, como transportadora, "não possui nenhum compromisso financeiro com Libman".

O juiz entendeu que se tratava de uma situação fora do normal, uma vez que o avião não estava em "terra firme" e que as aeromoças que solicitaram o atendimento ao passageiro que se sentia mal, não tinham outras alternativas, a não ser pedir ajuda a algum passageiro que tivesse conhecimentos técnicos para impedir que um mal maior ocorresse ao passageiro necessitado. O pedido foi improcedente, sendo o médico condenado ao pagamento das despesas processuais e honorários de R$ 1.000,00. Insatisfeito, ele recorreu.

A relatora, desembargadora Marcia Ferreira Alvarenga, da 17ª Câmara Cível do TJ-RJ, foi direta em seu julgamento. A magistrada lembrou que além do Código de Ética Médica, que estabelece que "é dever do médico atender pacientes em caso de urgência", o Código Penal, em seu artigo 135, trata do crime de omissão de socorro.

O voto ressalta também que "o cotidiano de um profissional da Medicina está intimamente ligado a urgências e emergências, não sendo razoável a alegação do autor". Sendo assim, foi mantida a decisão. (Proc. nº 0210018-79.2009.8.19.0001)

jornal do comércio

Boeing vai criar naves para turismo espacial

O objetivo é levar um turista à Estação Espacial Internacional até 2015.

O fabricante aeronáutico assinou um memorando de entendimento com a empresa norte-americana de turismo espacial Space Adventures.

"Combinando os talentos, podemos oferecer um transporte seguro e exequível para os futuros clientes de voos comerciais no espaço", afirmou Brewster Shaw, da Boeing, num comunicado citado pelo "Cinco Días".

sapopt

Iberia quer 80 mil paxs com novos voos no Nordeste



Cerca de 80 mil passageiros devem ser transportados na nova rota que a Iberia inaugura entre o Brasil e a Espanha em fevereiro. Serão três frequências semanais do voo que partirá de Fortaleza e Recife com destino a Madri, como divulgado no início da semana. Os voos sairão de Fortaleza às 17h45 e de Recife às 20h55, pousando em Madri às 9h05, horários locais. Do Brasil, as frequências serão operadas às terças-feiras, sextas e domingos. O voo de Madri com destino a Fortaleza sairá às 12h05. A data de início dos voos não foi divulgada pela companhia, que aguarda a aprovação final da Anac.
panrotas

Anac e Infraero mudam de endereço em Brasília (DF)


A sede da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mudou de endereço em Brasília e agora está no edifício Parque Cidade Corporate – Torre A (Setor Comercial Sul, Quadra 09 – Lote C / CEP 70308-200). A agência ocupa sete dos 12 andares do edifício – os demais abrigam a Secretaria de Direitos Humanos e o Ministério Público do Trabalho.Os telefones para contato já estão atualizados e disponíveis no site www.anac.gov.br.

E desde o início desta semana, a Infraero também está em novo endereço em Brasília, no Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek, Setor de Concessionárias, Lote 5. As diretorias de Operações, de Engenharia e Meio Ambiente, Comercial, de Administração e Financeira, além da presidência, procuradoria-geral, e assessorias também estão na nova sede da empresa. Mais informações: www.infraero.gov.br
panrotas

Embraer entrega jato Lineage 1000 ao Grupo Al Habtoor

O primeiro Lineage 1000 entregue pela Embraer para o Grupo Al Habtoor, de Dubai. (Foto: Embraer)

A Embraer entregou no início deste mês um jato executivo Lineage 1000 ao Grupo Al Habtoor, de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU). A aeronave é gerenciada e operada pela Royal Jet, com sede em Abu Dhabi, também nos EAU. O negócio foi anunciado em julho de 2008.

“Estamos honrados com a confiança que o Grupo Al Habtoor depositou em nosso jato da categoria ultra-large”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Com suas características únicas, amplo espaço interno e luxuosa cabine, o moderno Lineage 1000 tem tido uma crescente aceitação no mercado de aviação executiva, particularmente na região do Oriente Médio.”

O Lineage 1000 é o maior e mais exclusivo jato executivo da Embraer e transporta confortavelmente até 19 passageiros em cinco zonas de cabine distintas e privativas. O inovador interior foi desenvolvido em parceira com a Priestmangoode, do Reino Unido, e utiliza materiais com a melhor qualidade de acabamento da sua classe.

“Este é um momento de muita empolgação para o Grupo Al Habtoor e estamos orgulhosos de voar este maravilhoso avião”, disse o Sr. Maan Halabi, Diretor-Executivo do Grupo Al Habtoor. “Escolhemos o Lineage 1000 porque ele oferece novos padrões de conforto e excelência em uma cabine sem igual.”

O avião do Grupo Al Habtoor Group é configurado com um quarto com uma grande cama queen-size e chuveiro, três lavatórios, mesas de conferência, monitores LCD de 23 polegadas, geladeira e adega, entre outras conveniências. Um amplo compartimento de bagagem pressurizado pode ser convenientemente acessado em vôo. Os pilotos contam com um sistema eletrônico de controle de comandos de vôo (fly-by-wire) e aviônicos Primus EpicTM da Honeywell, complementados pelo Electronic Flight Bag (EFB) e outras tecnologias de última geração, resultando em menor carga de trabalho e maior segurança.

“Como um provedor líder em serviços de luxo para aviação executiva no Oriente Médio, a Royal Jet tem agora a oportunidade de trazer a seus clientes a melhor combinação de alcance e conforto proporcionados pelo Lineage 1000”, disse Shane O’Hare, Presidente e CEO da Royal Jet. “Com a associação de duas das mais bem conceituadas empresas dos EAU – o Grupo Al Habtoor e a Royal Jet – temos a capacidade de colocar a disposição de nossos clientes uma nova dimensão no que se refere a luxo. A inclusão desta aeronave à frota da Royal Jet nos permite oferecer uma completa linha de aeronaves em termos de capacidade e preço .”

“Estamos satisfeitos com este acordo exclusivo com o Grupo Al Habtoor para gerenciar o Lineage 1000. É uma grande honra para a Royal Jet”, disse o Sr. Nizar Jazzar,Vice-Presidente de Engenharia de Projeto de Aeronaves e Desenvolvimento de Negócios da Royal Jet. “Uma tripulação altamente experiente está atualmente operando o Lineage 1000, que fica em Abu Dhabi, em nossa base fixa de operações (FBO), localizada em um terminal VIP no aeroporto internacional. Também gerenciaremos a manutenção do mais novo avião adicionado à nossa frota.”

O jato ultra-large é mantido e operado pela Royal Jet, companhia reconhecida como líder no fretamento de jatos executivos no Oriente Médio desde 2008 pela World Travel Awards (WTA). A empresa gerencia uma frota de dez jatos executivos e oferecerá o Lineage 1000 a seus clientes VIP exclusivos em todo o mundo. O alcance de 8,149 km (4.400 milhas náuticas) com oito passageiros, ou 8.334 km (4.500 milhas náuticas) com quatro passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR, possibilita ao jato voar sem escalas de Dubai para Londres (Reino Unido), Joanesburgo (África do Sul), Tóquio (Japão) ou Jacarta (Indonésia).

Sobre o Grupo Al Habtoor

O Grupo Al Habtoor foi criado em 1970 pelo atual presidente do Conselho de Administração, Sr. Khalaf Al Habtoor, e prosperou com os Emirados Árabes Unidos (EAU). Apesar de mais conhecido pela atuação na construção civil, é globalmente reconhecido por negócios nos ramos de hotelaria, indústria automotiva, empreendimentos imobiliários, educação, seguros e editorial. O Grupo é um dos mais respeitados e bem-sucedidos dos EAU e tem presença global. O efetivo altamente qualificado e experiente tem mais de 40 mil pessoas de várias nacionalidades.

cavok

Serra propõe ampliação do Aeroporto de Viracopos


CAMPINAS – A ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos foi proposta nesta quinta-feira (16) pelo candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra. Ele disse que, se eleito, pretende aumentar a capacidade do aeroporto, que hoje é de 3 milhões de passageiros por ano.

“O governo federal tem de trabalhar nisso, fazer uma concessão e não perder mais tempo. Desde quando eu fui eleito governador que eu fiquei insistindo nessa saída. Nós, inclusive, esticamos o anel viário de Campinas até Viracopos. As obras já estão em andamento e adiantadas”, declarou após fazer caminhada pelas ruas centrais de Campinas e cumprimentar moradores da cidade.

Serra afirmou ainda que pretende construir uma ligação ferroviária comum, com recursos públicos, entre Campinas e o Vale do Paraíba, passando por São Paulo. “Se tiver movimento muito grande, como Viracopos deve vir a ter, facilitaria a construção da ferrovia, porque a torna mais econômica”, explicou.

O candidato disse ainda que a construção do trem-bala – de alta velocidade - na região é “fumaça” eleitoral, e só seria viável se contasse apenas com investimentos privados, em razão do alto custo de implantação. “Só sou favorável se for com dinheiro privado”, disse.

dci

Tempestade solar altera regras de segurança de voos em Brasília


Decolagens em Brasília serão suspensas entre 14h45min e 15h.
Medidas serão implementadas até o dia 20 de setembro.

O comando da Aeronáutica informou nesta quinta-feira (16) que está implementando medidas de segurança a fim de evitar eventuais problemas causados por uma tempestade solar, que deve afetar o espaço aéreo de Brasília até o dia 20 de setembro.

Veja vídeo ao lado.


O fenômeno é uma interferência natural que ocorre por conta do alinhamento entre o Sol e a Terra, causando interferência em sistemas de comunicação, como satélite, e pode durar de 3 a 16 minutos, entre 14h45min e 15h. Durante esse período, todas as decolagens serão suspensas no aeroporto Juscelino Kubitschek.

Em nota divulgada no começo da noite desta quinta, o comando da Aeronáutica afirmou que as decolagens serão suspensas no aeroporto de Brasília cinco minutos antes do prazo previsto de ocorrência do fenômeno. Segundo a Aeronáutica, novas decolagens serão autorizadas “imediatamente após cessar o fenômeno”. Para as aeronaves que estiverem sobrevoando o espaço aéreo de Brasília durante o horário suijeito à ocorrência do fenômeno, serão indicadas frequências alternativas

Ainda segundo a Aeronáutica, todas as medidas já foram comunicadas às companhias aéreas. A Aeronáutica afirmou ainda que as tripulações já “têm pleno conhecimento dos procedimentos a serem realizados”. A suspensão das decolagens durante o período determinado, segundo a Força Aérea, tem caráter preventivo a fim de manter os padrões de segurança de voo.

Veja a íntegra da nota:

Nota Oficial

O Comando da Aeronáutica informa que estarão em vigor, até o dia 20 de setembro, medidas adicionais de segurança para o tráfego aéreo brasileiro como prevenção a possíveis interferências nas comunicações satelitais na área de controle do espaço aéreo de Brasília. Tais interferências são naturais e ocorrem por conta do alinhamento entre o sol e o satélite de comunicação, com duração de três a dezesseis minutos, geralmente entre 14h45min e 15h00min (horário de Brasília).

As medidas adicionais de segurança são:

- Suspender todas as decolagens de Brasília cinco minutos antes do início das interferências;

- Autorizar novas decolagens imediatamente após cessar tal fenômeno;

- Indicar frequências alternativas para todas as aeronaves em voo na região de Brasília dez minutos antes do início do fenômeno.

Essas medidas já foram comunicadas às companhias aéreas e suas tripulações já têm pleno conhecimento dos procedimentos a serem realizados.

Ressaltamos que o conjunto de medidas tem caráter preventivo de forma a manter os padrões de segurança da atividade aérea no País.

Atenciosamente,

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
g1

Embraer vai acrescentar novas atividades ao seu estatuto


O Conselho de Administração da Embraer aprovou proposta da diretoria para alterar a denominação e o objeto social da companhia. Pela proposta, o nome será simplificado, de Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. para Embraer S.A.

O objeto social deve ganhar duas novas atividades: a produção de equipamentos, sistemas e softwares para as indústrias de defesa, segurança e energia, e também outras atividades tecnológicas, industriais, comerciais e de serviços correlatos a essas três indústrias.

As mudanças serão submetidas agora ao representante da União no Conselho, uma vez que o governo tem poder de veto na companhia. O ministério da Fazenda também deverá se pronunciar, no prazo de 30 dias. Após as manifestações, os temas ainda terão de ser aprovados pela Assembléia de acionistas.

A Embraer também autorizou nesta quinta-feira o pagamento dos juros sobre capital referentes ao terceiro trimestre, no montante de R$ 21,7 milhões, o que corresponde a R$ 0,03 por ação. O pagamento será feito no dia 22 de novembro, com base na posição acionária de 24 de setembro.

o globo

Jovem invade aeroporto em Ribeirão Preto para pedir carona em Airbus


SÃO PAULO - Um jovem de 24 anos invadiu a pista do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, e parou em frente a um avião Airbus 320, da TAM, que levantaria voo para São Paulo. Ele foi preso pela Polícia Federal (PF) e disse que iria pedir uma "carona" para Barretos, sua cidade natal.

O rapaz disse que usou maconha e cocaína durante toda a madrugada e entrou no aeroporto pelo muro dos fundos, que fica próximo a uma favela.

Ele foi levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto e vai responder processo por colocar em risco a vida de pessoas em meio de transporte.

- Ele colocou em risco a segurança das pessoas. A invasão denota que a segurança do aeroporto deve ser reavaliada - diz o delegado da PF, Lindinalvo de Almeida Filho.

O avião, com 132 passageiros, levantou voo normalmente após o incidente.

o globo

TAM reverte provisão de R$ 585,9 milhões após decisão judicial


A TAM vai reverter no resultado do terceiro trimestre R$ 585,9 milhões referentes a provisões constituídas para o pagamento de um adicional tarifário equivalente a 1% das tarifas aéreas.

Em valores líquidos de impostos e contribuição social, a reversão será de R$ 386,7 milhões, montante que terá impacto positivo no resultado líquido das demonstrações financeiras de julho a setembro.

As provisões foram constituídas no período de junho de 2001 a agosto deste ano com a finalidade de bancar o subsidio à aviação regional previsto em uma portaria editada pelo Comando da Aeronáutica em fevereiro de 2000.

A companhia, no entanto, conseguiu suspender esses pagamentos por meio de liminar obtida em 2001. Neste mês, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desobrigou o pagamento do adicional em caráter definitivo, permitindo, inclusive, o não desembolso dos valores relativos ao período da liminar - o que explica a reversão das provisões.

o globo