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quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Campanha ataca companhias aéreas

No mês em que acidente com Boeing da Gol completa 4 anos, ação questiona empresas que contrataram pilotos do jato Legacy




Banner da campanha contra empresas aéreas
Mês de setembro marca a data do acidente que matou os 154 passageiros do voo 1907 da Gol

São Paulo - Uma campanha online busca relembrar e conscientizar brasileiros sobre o desfecho do acidente envolvendo um Boeing da Gol e um jato Legacy, há quase quatro anos. O mês de setembro marca a data da tragédia que matou 154 passageiros do Boeing. Entretanto, a ação defende que, na verdade, o número de vítimas chega a 190 milhões - o que representa a população do País - já que até hoje os pilotos norte-americanos do Legacy não foram punidos e trabalham em outras companhias aéreas, como American Airlines e Excel Aire.

A campanha, desenvolvida pela agência WOW! Comunicação, de Curitiba, tem como pilar principal o site 190 Milhões de Vítimas, além de presença nas redes social. Segundo a diretora de atendimento da agência, Karina Girardi, o briefing veio da associação de parentes e amigos das vítimas do acidente, que há anos buscam uma punição para os pilotos, os quais a entidade acredita serem culpados pelo acidente.

Para pressionar as companhias aéreas que hoje empregam Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, o site está recebendo assinaturas de pessoas que concordam com a responsabilidade dos dois pilotos na tragédia. A lista já conta com cerca de 17 mil apoiadores da causa. A ideia é chegar à marca de 50 mil para que o abaixo assinado seja encaminhado para a American Airlines e Excel Aire, como forma de repúdio pelas contratações de ambos.

A ação também atuou com uma frente de mala-direta para 500 formadores de opinião do Brasil. O material enviado traz informações sobre o acidente e o movimento, além de um bilhete falso do voo 1907 da Gol, com o nome do destinatário da correspondência.

Já no site, é possível entender todo o desdobramento do acidente, até como o caso foi tratado pelas autoridades. Também há vídeos da campanha e material para divulgação da ação, como adesivos, camisetas e avatar para as redes sociais.

Joseph Lepore

LeporeLepore era piloto da ExcelAire, empresa que tinha acabado de adquirir o Legacy junto à Embraer. Ele veio ao Brasil especialmente para receber o avião novo e levá-lo aos Estados Unidos. Por conta disso, dois altos executivos da companhia aérea também estavam no voo.
Apesar de estar respondendo a dois processos criminais no Brasil e de causar a morte de 154 pessoas, ele continua trabalhando normalmente na própria ExcelAire.


Jan Paul Paladino

PaladinoQuando veio ao Brasil, Paladino não era piloto da ExcelAire. Foi contratado como "freelancer" para acompanhar Lepore no voo inaugural no Legacy. Esse procedimento é proibido nos EUA, fato que foi completamente ignorado pelas autoridades do país.
Apesar de estar respondendo a dois processos criminais no Brasil e de causar a morte de 154 pessoas, ele continua trabalhando normalmente na poderosa American Airlines.






Exame



Baboo visa reestruturação imediata


A companhia aérea Baboo ,de Genebra está em crise e prepara um plano de reestruturação que pode incluir demissões e exclusão de linhas.

O CEO da Baboo, Mark Darby, não exclui qualquer hipótese de reestruturação da empresa, no entanto, deverá incidir sobre as rotas mais rentáveis para a França e para a Itália, em detrimento de outros, e entre as 180 demissões de empregados.

Aliança com outras empresas ou de transferência também são previstas,Porque mesmo se ela continua a desfrutar do apoio dos sócios, a empresa ainda é rentável, em grande parte devido aos custos de querosene, o episódio da nuvem de cinza vulcânica da Islândia e da crise geral financeira abalou todo o transporte aéreo.
A empresa opera uma frota de cinco aviões, três aeronaves Embraer 190 e dois Dash8 Q400.

WI-FI IN THE SKY-PROMO

Willie Walsh: 12 possíveis aquisições na mira

Em breve, será concluída a fusão entre a British Airways e a Iberia, no entanto, o executivo Inglês, está se preparando para colocar os grampos em outras empresas aéreas e já conta com 12 opções de escolha de companhias aéreas ao redor do mundo.

De acordo com relatos do FOXBusiness.com, esta lista de 12 companhias aéreas vem de uma outra lista anterior que contava com um número de 40 empresas, que ao longo do tempo foram sendo descartadas.

Na América Latina, Walsh disse que um dos parceiros mais óbvios para a empresa América Latina, a empresa resultante da fusão de LAN e TAM.

Aeroporto Tom Jobim é campeão de colisões entre aviões e pássaros



O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, é o responsável pelo maior número de colisões entre pássaros e aviões no país. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), só no ano passado foram 93 casos na área.

Dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostram que há 3 anos, o registro era de pouco mais de 40 casos por ano.

Com essa evolução, o Aeroporto do Galeão passa a responder por cerca de 10% desse tipo de colisão no País, superando o volume de registros dos aeroportos com maior movimento, como o Aeroporto Internacional de Cumbica (Guarulhos) e Aeroporto de Congonhas, ambos em São Paulo, e Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek.

Os dados mostram apenas registros feitos pelas empresas aéreas e tripulações, como explicou o major Rubens de Oliveira, gerente do Programa de Controle do Perigo Aviário. Segundo ele, “há um consenso internacional que somente 20% a 25% das colisões que acontecem são comunicadas. Há uma tendência de [o registro de casos] ser maior [do que o divulgado] e de forma geral, é de 4 a 5 vezes maior do que esse volume”.

A maior preocupação dos técnicos são os urubus, que, por voarem mais alto e por mais tempo, provocam mais incidentes, além de quero-queros, corujas e carcarás. A identificação dessas aves explica a liderança do aeroporto do Galeão nesse ranking. O complexo fica às margens da Baía de Guanabara, cercado pelo esgoto a céu aberto, lançado por comunidades próximas, além de manguezais e detritos acumulados.

“O entorno do Galeão é muito complicado. A própria Baía de Guanabara é muito poluída com atração de muitas aves como garças e urubus, o aterro de Gramacho, os lixões clandestinos. Esse micro ambiente do entorno do Galeão nos preocupa muito e o aeroporto tem muito movimento. E quanto maior o movimento no aeroporto, maior o risco de colisões com as aves”, afirmou o major.

ig

747 da Delta atropela trator

Um incidente ocorrido com um 747-400 da Delta Airlines, que preparava-se para ser rebocado para a posição correta no gate, porem, uma falta de comunicação entre cabine e pessoal de solo quase resultou em uma tragédia.


flightlife

Iberia registra a marca 'Express' de sua filial 'low cost'


O projeto de criação de uma nova companhia low cost da Iberia pode já ter um nome.

A transportadora registou a nome: “Iberia Express” no departamento de patentes e marcas da União Europeia.

A companhia não confirma se a low cost adotará o nome de “Iberia Express” para a low cost mas reafirma ser fundamental adotar um novo modelo nas operações de curto e médio curso.
expansion.com

Parceria com a GOL permite a American Airlines atender 13 cidades brasileiras


A American Airlines tem voos entre 5 cidades brasileiras e os Estados Unidos e a partir de novembro terá também voos entre Brasília e Miami.

Além desses voos, uma parceria entre a American Airlines e a GOL permite que a empresa atenda outras 7 cidades no Brasil. Com esse acordo a American Airlines pode vender passagens para voos da GOL.

Na prática, os passageiros de Porto Alegre, Belém, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal e Vitória podem comprar passagens entre essas cidades e dezenas de destinos nos Estados Unidos. Esses passageiros farão voos entre as suas cidades e alguma cidade atendida pela American Airlines no Brasil usando um voo da GOL e o restante do trajeto é feito nos voos da American Airlines.

Imagine que você mora em Vitória e quer ir para Miami. Você compra Vitória – Miami pela American Airlines, faz Vitória – São Paulo pela GOL e São Paulo – Miami pela American Airlines.

Esse compartilhamento de voos já está valendo. Você pode comprar essas passagens no site da American Airlines ou em agências de turismo.

A parceria entre GOL e American Airlines também permite que você utilize seus pontos do Smiles para emitir passagens na American Airlines. Além disso, quando você voa na América Airlines pode optar por acumular milhas no Smiles.

melhores destinos

Feito no Brasil, desenvolvido no Brasil

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Circunstâncias internacionais contribuíram para que o Brasil crescesse na última década em direção ao patamar mais elevado da economia mundial. Mas a escalada deste degrau, comentada e reconhecida pelos experts de todas as latitudes, foi também obra e graça de decisões tomadas aqui dentro, seja na esfera pública ou na iniciativa privada - e muitas delas umbilicalmente atreladas a um saudável conceito criado pela nossa estratégia nacional de defesa: "feito no Brasil, desenvolvido no Brasil".

Parece que não há dúvida de que, quando o País tem capacidade para gerar tecnologia e produtos de qualidade a preços competitivos, é nesse manancial que devemos nos abastecer, uma vez que reproduz e redistribui aqui o resultado dos esforços coletivos. Prova disso é a recente divulgação do crescimento das oportunidades internas a partir do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), firmado há dois anos com a França, estando a cargo da Marinha do Brasil avaliar as potencialidades de participação de empresas brasileiras. E já não era sem tempo, mesmo, que passássemos de importantes fornecedores de matérias-primas para um país capaz de ir além, entregando ao mundo produtos acabados e no "estado da arte". Muitos deles, registre-se, nascidos da criatividade cabocla, como o avião e o rádio, invento também creditado ao padre gaúcho Roberto Landell de Moura - ambas as paternidades, porém, ainda mantidas no escaninho das polêmicas.

É, aliás, impactante o impulso da aviação brasileira, desde Santos-Dumont até o já cobiçado KC 390, extraordinária aeronave de última geração gestada nos escritórios, laboratórios e hangares da Embraer, a voar dentro de cinco anos. Trata-se de mais um produto que orgulha, não só pelos seus reconhecidos aspectos técnicos, mas pelo anunciado sucesso comercial: a expectativa é a de assegurar, em 15 anos, 20% do mercado mundial de cargueiros, hoje estimado em 700 unidades - um bolo que beira os US$ 50 bilhões -, a iniciar por uma oportuna compra já contratada pela Força Aérea Brasileira (FAB), de 28 aeronaves. A Colômbia acaba de assinar contrato para a compra de 12, enquanto entram na fila Portugal, Chile, França, entre outros. E atrás do E 190 estão os norte-americanos da Republic Airlines e os ingleses da Flybe.

Além desses fatos já divulgados e aqui resumidos, encontramos no mundo da aviação brasileira outros feitos notáveis, e que poucos conhecem.

Em 2008, um Esquadrão de caças F-5 da FAB esteve nos EUA participando do Red Flag, o mais importante e complexo exercício de combate aéreo do mundo. Surpresa: pilotos brasileiros, em aeronaves modernizadas pela brasileira Embraer, com aviônica produzida pela também brasileira Aeroeletrônica, conseguiram alcançar o mesmo índice de sucesso dos pilotos americanos, marcando a mais importante participação da FAB em operações internacionais.

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P-95 Bandeirulha

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A-29 Super Tucano

Ou seja, há muito de verde-amarelo na aviação mundial, desde a competência dos nossos pilotos à qualidade dos produtos. Lembramos, ainda, a aeronave de transporte C95 (Bandeirante), de patrulha marítima P-95 (Bandeirulha) do A 29, o Super Tucano, todos da Embraer e igualmente abastecidos em seu sistema de inteligência pela Aeroeletrônica - há mais de 20 anos parceira da empresa e a única brasileira capaz de fazer frente às indústrias internacionais em aviônica embarcada. Isso porque, a par de ser flexível a exigências específicas, é capaz de estar em qualquer parte do mundo, em instantes - como comprova a sua capacidade de suporte à FAB, ao responder em menos de 30 minutos a emergências a 5 mil km de distância.

Esses exemplos, dentre centenas, demonstram que, sim, é possível entrelaçar empresas brasileiras para abraçar grandes negócios internacionais e atender, ao mesmo tempo, ao feliz conceito já referido: feito no Brasil, desenvolvido no Brasil. E, no caso, homenagear a memória do pai da aviação, que certamente sentir-se-ia orgulhoso da competência brasileira diante do mais genial de seus inúmeros inventos.

blog do vinna

Futuro avião poderá substituir satélites

Imagine um avião tão “onisciente” que tornaria todos os satélites atuais sem utilidade. Este projeto existe, e tem mesmo essa pretensão: substituir com eficiência todos os satélites que existem. Este projeto está nos planos da empresa tecnológica Aerovironment (ambiente aéreo), na Califórnia.

O procedimento, basicamente, seria o seguinte: dois aviões não-tripulados, chamados de “Observadores Globais”, proporcionaram cobertura ininterrupta sobre o planeta. Vantagens: seria apenas uma fração do custo que existe para manter tantos satélites em operação, e os aviões podem trafegar 2.000 vezes mais perto da superfície terrestre. Sem contar o risco muito menor de acidentes. Estes aviões se revezariam no ar entre 5 e 7 dias.

E isso não é tudo: essa aeronave promete se sustentar no ar à base de combustível de hidrogênio. É a fonte de energia menos poluente da qual o homem detém a tecnologia atualmente, já que o único resíduo resultante é a água. Ainda não há previsão para a conclusão deste projeto, mas ele já está em fase de testes. Enquanto isso, ainda teremos dezenas de satélites vagando pela nossa órbita.

hypescience

Etihad defende proposta de aliança com a Virgin Blue


A Etihad Airways disse nesta terça-feira que sua aliança proposta com a Virgin Blue teria "fortes vantagens para os viajantes", após a maior companhia aérea da Austrália, a Qantas, tentar bloquear a transação.

Um porta-voz da Etihad Airways, afirmou: "Nossa aliança proposta com a Virgin Blue aumentará a concorrência e terá grandes benefícios para os viajantes - tanto nos Emirados Árabes e Austrália. Apresentámos uma resposta à Comissão Australiana de Competição e do Consumidor (ACCC) e vamos aguardar o resultado das deliberações da ACCC.
gulfnews

Ryanair ultrapassará a Alitalia


Ultrapassar a Alitalia ", acreditamos que isso acontecerá ainda neste ano, mas temos que aguardar os dados para dizermos isso no final do ano.
Disse Michael O'Leary, CEO da Ryanair, anunciando os números da companhia aérea irlandesa, na Itália.

O crescimento da Ryanair - disse o CEO - continua em 2010 com 116 novas rotas de e para a Itália (incluindo 12 a partir de Roma-Ciampino), que vai criar ainda mais concorrência, poder de escolha e preços baixos para consumidores italianos e visitantes.

Este ano - continuou - com o transporte de 73,5 milhões de passageiros, pretendemos chegar a 85 milhões. estou convencido de que o menor custo ganha sempre.
Além disso - acrescentou - para 2011, esperamos abrir novas rotas de e para o sul da Itália, especialmente a partir dos aeroportos de Bari, Brindisi e Palermo para a Espanha e Grécia.


notizie.virgilio.it

Empresa angolana TAAG usa aviões novos e modernos nas rotas para o Brasil


Boeing 777 para Luanda

Quase três anos depois de ser banida dos céus do hemisfério norte, a empresa aérea angolana TAAG está novamente autorizada a voar para aeroportos no Velho Continente.

Em Julho de 2007, a empresa fora declarada “perigosa” pela Comissão Europeia. Voos de longo curso foram suspensos. As únicas rotas para fora do continente africano, que a TAAG fora capaz de manter, sem incomodar nenhum órgão regulatório, ligavam Luanda ao Brasil.

Os voos diários entre a capital de Angola, e os aeroportos do Rio e de São Paulo, eram há até pouco tempo, operados com um Boeing Jumbo 747 que, de longe, mostrava sinais de fadiga.

Mas agora tudo mudou! A decisão do órgão de segurança aérea europeu veio em seguida à entrada em operação de novos e modernos aviões na frota da empresa. A TAAG Linhas Aéreas de Angola comprou Boeings 777, direto da fabricante.

Estas aeronaves, capazes de acomodar até 365 passageiros, em três classes de serviço, estão agora em operação nas rotas diárias para o Rio de Janeiro e São Paulo. Os assentos na nova Primeira Classe se transformam em confortáveis camas. Na Classe Executiva são espaçosos e oferecem privacidade. E até mesmo na Classe Econômica oferecem monitores de entretenimento individual.

A TAAG também utiliza os seus Boeings 777 em dez frequencias semanais entre Luanda e Lisboa, e em dois voos por semana para Pequim, via Dubai.

As tarifas entre o Brasil e Luanda custam a partir de U$ 900.

mapamundi

Código promocional dá 25% de desconto em passagens webjet



A Webjet lançou hoje um novo código promocional que dá 25% de desconto em qualquer passagem para o mês de outubro.

O código é BARATO e só pode ser utilizado nas compras realizadas no site da Webjet.

As passagens podem ser compradas hoje e amanhã (16/09/2010).

Esse código promocional é válido para viagens entre 1 e 28 de outubro.

Nós verificamos alguns trechos e as tarifas não estão tão interessantes assim. Mas, estamos divulgando o código para você ficar sabendo e verificar se é uma boa opção no seu trecho.

melhores destinos

4 M: Mango much more money

A Mango (subsidiária da SOUTH AFRICAN AIRWAYS) (Joanesburgo) relatou um lucro do ano fiscal de US $ 2,6 milhões, seu segundo ano rentável em sequência. A companhia aérea low-fare também relatou um alto fator de carga de 91 por cento.

Oprah levará espectadores à Austrália com John Travolta

Presente à plateia foi anunciado na estreia da última temporada do talk show

Oprah recebe John Travolta
Apresentadora recebeu o ator e o convidou para pilotar o avião (Reprodução)

Oprah Winfrey estreou a última temporada de seu talk show levando o público ao delírio: todas as 300 pessoas que estavam sentadas na platei do The Oprah Winfrey Show foram presenteadas com uma viagem de oito dias para a Austrália, ao lado da apresentadora, com todas as despesas pagas.

“Eu comecei a pensar para onde eu mais gostaria de ir. E talvez devesse levar todos vocês comigo... Vamos para a Austrália”, anunciou Oprah, enquanto os espectadores choravam, gritavam e se abraçavam emocionados (confira no vídeo abaixo). Em seguida, um avião entrou no estúdio, de onde saiu o piloto: ninguém menos do que o ator Jonh Travolta, que tem um Boeing 707. "Deem as boas vindas ao capitão Travolta", completou a apresentadora.

A viagem está marcada para dezembro, quando será gravado um programa especial no Opera House de Sidney. Esta não é a primeira vez que a apresentadora surpreende a plateia com presentes. Ela já havia dado um carro para cada espectador presente em um programa da temporada de 2004 e, recentemente, distribuiu iPads e cheques de 10.000 dólares aos funcionários de sua revista, O Magazine.

veja

Boeing começa o teste de fatiga na estrutura do 787 Dreamliner


Everett, Washington – A Boeing [NYSE: BA] iniciou o teste de fadiga na carcaça estrutural do 787 Dreamliner na fábrica, em Everett, no estado de Washington. O teste de fadiga envolve a colocação da estrutura do 787 em uma célula de ensaio que simula vários ciclos de vida da peça para testar a forma como o avião responde ao longo do tempo.

“Ao contrário dos ensaios estáticos, onde as cargas são aplicadas à estrutura do avião para simular tanto a operação normal quanto condições extremas de voo, o teste de fadiga é um processo muito mais longo que simula até três vezes mais o número de ciclos de voos que um avião provavelmente experimentará durante toda sua vida de serviço", disse Jim Ogonowski, vice-presidente de estruturas da Boeing Commercial Airplanes.

Enquanto o programa de testes estruturais já validou a força da estrutura, o teste de fadiga avalia em longo prazo, o uso contínuo. Este é um processo natural na fase de testes de um novo avião e parte do processo para garantir a certificação da Administração Federal da Aviação Civil dos EUA (U.S. Federal Aviation Administration – FAA) | www.boeing.com

fator brasil

Serviço que permite uso de celular em viagens aéreas chega ao Brasil



A OnAir, uma subsidiária da SITA - líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, oferece ao mercado brasileiro o serviço que permite o uso de celulares em voos.

Desenvolvido pela Airbus, o sistema evita interferências nos equipamentos das aeronaves e já foi certificado pela EASA (Agência Européia de Segurança Aérea) e autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), no Brasil. A TAM é a primeira companhia aérea na América Latina a disponibilizar esta nova solução, a qual está sob regulação da Anatel para iniciar as operações.

Mais de 10 companhias aéreas no mundo usam a solução da OnAir com sucesso. Os passageiros da TAM deverão fazer uso dessa tecnologia ainda este ano.
b2b magazine

ANAC abre mais 79 vagas para bolsas de estudos para pilotos privados


Estão abertas 79 vagas remanescentes para pilotos privados do projeto bolsas de estudo da ANAC para jovens pilotos. As inscrições vão até 17 de setembro, são gratuitas, e fazem parte das 213 bolsas oferecidas pelo programa, em fevereiro de 2010. As bolsas equivalem a 75% das horas-aula necessárias para formação prática e estão distribuídas, em 18 aeroclubes de oito Estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão e Tocantins).

Homens e mulheres podem participar da seleção, e deverão ter idade entre 18 e 35 anos, apresentar certificado de aprovação no curso teórico e no exame da ANAC, e também comprovar já terem realizado pelo menos 25%, 9 horas, da carga horária de voos necessárias para a categoria de Piloto Privado. Caso o candidato já tenha realizado mais de 25% das horas-aula necessárias para a sua formação, a ANAC subsidiará o restante, até o limite de horas mínimas para a licença.

No dia 29 setembro, a ANAC irá divulgar na Internet a lista dos candidatos inscritos e também os locais de provas. Todos passarão por prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. As provas serão realizadas no dia 10 outubro, às 9h, na cidade escolhida pelo candidato no momento da inscrição: Porto Alegre (RS), Blumenau (SC), Curitiba (PR), Rio Claro (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Nacional (TO), Fortaleza (CE) e São Luiz (MA). O gabarito preliminar será publicado no dia 11 de outubro também no site da ANAC.

Os aprovados na prova objetiva – com pelo menos 70% de aproveitamento – terão sua documentação analisada dentro do número de vagas disponíveis no aeroclube escolhido e serão submetidos ao exame de Proficiência Técnica, também de caráter eliminatório. Após essa etapa, os aprovados terão direito às bolsas, e as aulas práticas serão agendadas diretamente com o aeroclube. A ANAC fará o acompanhamento, a assessoria e a fiscalização dos aeroclubes.

O edital, formulário de inscrição e conteúdo programático estão disponíveis na página da ANAC na Internet, no endereço:

http://www.anac.gov.br/transparencia/convenioEncerrado2010a.asp

Para mais informações, o candidato deverá procurar a Unidade Regional de Porto Alegre, pelo email capacitação.ger5@anac.gov.br ou através do telefone (51) 3302-7800.
o nortão

Empresa aérea de Campinas não comenta denúncia de favorecimento


A reportagem da EPTV procurou nesta terça-feira (14) os representantes da MTA Master Top airlines, empresa com sede em Campinas, envolvida em denúncias de suposto esquema de favorecimento por pessoas ligadas diretamente à ministra da Casa Civil, Erenice Guerra. Ninguém foi encontrado pela repórter Helen Sacconi para comentar o assunto.

A edição deste fim de semana da revista "Veja" afirma que um empresário chamado Fábio Baracat participou de reuniões com Erenice, supostamente intermediadas pelo filho da ministra, Israel Guerra, dono da consultoria Capital. A finalidade, segundo a publicação, era fechar um contrato de prestação de serviços entre a empresa MTA e os Correios. De acordo com reportagem da revista “Veja”, o filho de Erenice Guerra teria cobrado uma "propina" de 6% do empresário Fábio Baracat para intermediar a operação. A publicação diz que o valor seria destinado a saldar “compromissos políticos”.

Além da suposta propina, intitulada "taxa de sucesso", assessores da Casa Civil teriam exigido pagamentos mensais, diz o texto. A revista afirma que o contrato entre a empresa de transporte aéreo e os Correios totalizou R$ 84 milhões e que, com a intermediação, o filho da ministra obteve R$ 5 milhões.

A MTA tem três endereços registrados em Campinas. Oficialmente, a sede da empresa deveria estar instalada na rua 11 de Agosto, no centro de Campinas, mas nesse endereço existe um hotel . Duas salas comerciais, que já foram usadas pela empresa, estão vazias há pelo menos dois meses segundo funcionários da recepção do elegante prédio de escritórios na região central da cidade. A MTA também mantém um centro administrativo e de manutenção, que continua em operação no aeroporto de Viracopos.

Nos escritórios de Viracopos, uma secretária informou que a empresa deve se pronunciar oficialmente sobre as denúncias através de nota oficial a ser divulgada pelos advogados.

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) decidiram nesta terça-feira (14) investigar as denúncias de tráfico de influência que envolvem Israel Guerra, filho da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra.

Israel é suspeito de intermediar contratos da transportadora MTA Linhas Aéreas com os Correios mediante pagamento de propina.

Na noite desta terça (24), Erenice divulgou nota dizendo que ela mesma pediu que PF e CGU investiguem o caso, denunciado pela revista 'Veja' no último final de semana. Ela afirmou ainda que trata-se de "impressionante e indisfarçável campanha de difamação (...) em favor de um candidato aético e já derrotado".

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou que Erenice tenta “fazer campanha política”.

A reportagem do Jornal Nacional visitou a sede da transportadora MTA Linhas Aéreas em Campinas e verificou que, da sede, restou apenas uma placa. De acordo com o porteiro, a empresa não funciona mais lá.

No Rio, no endereço indicado pelao MTA, há um escritório de despachante da empresa. Em Brasília, no local onde deveria ser uma filial da transportadora, não há vestígios de funcionamento da empresa.

A MTA tem quatro contratos com os Correios no valor R$ 59 milhões de reais. Eles foram fechados porque a licença da empresa com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi regularizada em dezembro do ano passado.

Um parecer da agência alertou que a transportadora poderia ter dificuldades financeiras para pagar fornecedores e sugeriu nova análise econômica pela Gerência de Regulação Econômica após consolidação dos dados financeiros de 2009. Mas a análise não ocorreu.

Conforme a "Veja", Israel foi contratado por um representante da MTA Linhas Aéreas chamado Fábio Baracat para resolver o problema com a Anac para que o contrato de transportadora fosse fechado com os Correios. A revista afirma ainda que Erenice sabia das negociações e encontrou-se com Baracat. O encontro foi confirmado pelo filho da ministra, mas ele alega que foi social.

A abertura de investigação por parte da PF foi divulgada pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. O ministro disse que Erenice não é o foco das investigações porque isso dependeria de aprovação do Supremo Tribunal Federal - os ministros têm foro privilegiado no Supremo.

A CGU, por sua vez, divulgou comunicado informando que a ação foi tomada após o recebimento de pedido da ministra Erenice Guerra. A auditoria deve ocorrer nos órgãos ligados às denúncias: Correios, Anac e Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A EPE, conforme a "Veja", teria contratado, quando a irmã de Erenice prestava consultoria ao órgão, o escritório Trajano e Silva Advogados, que tem como advogado um outro irmão de ministra Erenice.

Oposição
Parlamentares da oposição protocolaram na Procuradoria-Geral da República um pedido para que o Ministério Público Federal investigue se Erenice Guerra cometeu crime de tráfico de influência e formação de quadrilha.

ep campinas

China Airlines assina entrada na SkyTeam processo deverá estar concluído em 2011


A companhia de Taiwan China Airlines assinou ontem um “acordo de aderência” com a aliança aérea SkyTeam e o seu processo de entrada deverá estar concluído em meados de 2011.

A China Airlines, lançada em 1959, é a maior companhia aérea de Taiwan e conta com uma frota de 66 aviões, e voa para 93 destinos em 28 países.
presstur

Panamá: Posições acordadas em diálogo sobre lei de aviação


Panamá, 14 set (Prensa Latina) A mesa de diálogo sobre a lei de aviação, convocada pelo governo para revisar a norma, reflete hoje a existência de posições acordadas entre as partes que levam ao estancamento das conversas.

Segundo o calendário estabelecido, mal restam 11 sessões de trabalho dessa instância, sem que se apreciem até o momento avanços no processo de avaliação da também chamada Lei 30.

Para os representantes dos sindicatos na mesa a prioridade esta em revogar essa norma como condição para discutir sobre seu conteúdo.

Por sua vez, os delegados do governo afirmaram que essa opção não é negociável e advogaram a favor de analisar artigo por artigo a referida normativa, posição que também compartilham os empresários.

Em frente a esse palco, a Igreja Católica e o Comitê Ecumênico convocaram à realização nesta terça-feira de conversas por separado com os setores envolvidos no diálogo.

O propósito dessa iniciativa é buscar pontos de encontro que evitem o fracasso dos contatos.

Proposta inicialmente como um mecanismo de incentivo à aviação comercial, a lei incluiu mudanças em três códigos (Trabalhista, Judicial e Penal) e seis instrumentos legais do país.

Os aspectos mais questionados relacionam-se com o direito a greve, a eliminação dos estudos de impacto ambiental para projetos que se considerem de interesse estatal e o tema da atuação policial.
prensa latina

Preço médio de passagem aérea cai 10,29%


O preço da passagem aérea doméstica caiu quase 10,29% entre o sexto mês de 2009 e o deste ano, quando atingiu R$ 249,40, o menor valor desde 2002, revelou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Frente a maio, houve queda de 7,72%, já que naquele mês o preço médio da tarifa era de R$ 270,27.

Já o valor médio pago por passageiro a cada quilômetro voado pelo Brasil - chamado de Yield Tarifa - foi de R$ 0,37, valor 12,72% menor ao registrado em junho do ano passado e 9,42% inferior frente ao quinto mês de 2010.

só notícias

Venezuela: Autoridades investigam queda de avião que fez 15 mortos e 36 feridos


As autoridades venezuelanas e representantes da empresa aeronáutica europeia ATR, iniciaram hoje investigações sobre a queda de um avião que fez 15 mortos e 36 feridos na segunda feira.

Segundo Arturo Gil, vice-ministro de Gestão de Infraestruturas do Ministério do Poder Popular para o Transporte e Comunicações da Venezuela, as investigações estão a cargo da Junta Investigadora de Acidentes Aéreos e de representantes da empresa que fabricou a aeronave acidentada.

“O conteúdo da caixa negra da aeronave vai ser analisado detalhadamente para avaliar as comunicações que realizou o piloto, assim como para verificar a operatividade da estrutura (do avião) e apontar ao que originou o acidente”, referiu.

O avião, um ATR42 da estatal Conviasa caiu a aproximadamente 10 quilómetros do aeroporto Internacional do Orinoco Manuel Carlos Pilar, em Puerto Ordáz, Estado de Bolívar e transportava 51 pessoas a bordo, 47 passageiros e quatro tripulantes.

i online