PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Futuro avião poderá substituir satélites

Imagine um avião tão “onisciente” que tornaria todos os satélites atuais sem utilidade. Este projeto existe, e tem mesmo essa pretensão: substituir com eficiência todos os satélites que existem. Este projeto está nos planos da empresa tecnológica Aerovironment (ambiente aéreo), na Califórnia.

O procedimento, basicamente, seria o seguinte: dois aviões não-tripulados, chamados de “Observadores Globais”, proporcionaram cobertura ininterrupta sobre o planeta. Vantagens: seria apenas uma fração do custo que existe para manter tantos satélites em operação, e os aviões podem trafegar 2.000 vezes mais perto da superfície terrestre. Sem contar o risco muito menor de acidentes. Estes aviões se revezariam no ar entre 5 e 7 dias.

E isso não é tudo: essa aeronave promete se sustentar no ar à base de combustível de hidrogênio. É a fonte de energia menos poluente da qual o homem detém a tecnologia atualmente, já que o único resíduo resultante é a água. Ainda não há previsão para a conclusão deste projeto, mas ele já está em fase de testes. Enquanto isso, ainda teremos dezenas de satélites vagando pela nossa órbita.

hypescience

Nenhum comentário: