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quarta-feira, 21 de março de 2012

TAM nega data definida para conclusão de fusão com LAN


20 de março de 2012 - A companhia TAM Linhas Aéreas informou em nota que ainda não há data determinada para a conclusão da fusão dom a LAN Airlines, indo de encontro à informação publicada na imprensa geral de que esta seria finalizada em 12 de maio.

Segundo a empresa, o processo está sujeito ao registro de oferta pública para troca de ações na Comissão de Valores MObiliários (CVM) do Brasil e na Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, além da inscrição na Superintendência de Valores (SVS) do Chile das ações resultantes da fusão.

A TAM ainda declarou que as duas companhias irão informar posteriormente o início da oferta pública para troca de ações no momento em que os registros sejam obtidos.

(Redação - www.ultimoinstante.com.br)


Programa da Gol é questionado pelo MP


O procurador do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal, Fábio Leal Cardoso, questiona a legalidade do programa de licença não remunerada para tripulantes da Gol Linhas Aéreas. Em entrevista ao Valor, Cardoso afirmou que pretende enviar uma representação à procuradora-chefe Ana Cláudia Rodrigues Bandeira Monteiro, até hoje, para que a questão seja analisada.

A Gol abriu de 6 a 16 de março um programa de licença não remunerada de um ano, com início em 1º de abril, para pilotos e comissários. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, a companhia pretende obter a adesão de 220 funcionários, divididos meio a meio entre pilotos e comissários.

Cardoso afirmou que a licença não remunerada não é disciplinada expressamente na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Nesse sentido, esse tipo de licença precisa ser analisado caso a caso - é um instrumento que permite uma alteração no contrato de trabalho, desde que não seja prejudicial ao trabalhador. Segundo ele, essa licença só deve ser adotada se for um pedido do funcionário, em casos de cursos no exterior ou de doença na família, por exemplo.

"A licença sem remuneração deve atender ao interesse do empregado e não do empregador. Por essa fundamentação, essa licença [da Gol] pode resultar numa alteração ilícita do contrato de trabalho, porque é prejudicial ao trabalhador", diz Cardoso. Por isso, acrescenta, o programa da Gol "é facilmente questionável na Justiça".

Na segunda-feira, a Gol informou que obteve adesão parcial ao programa. Uma prorrogação para até o fim do mês ainda deverá ser discutida entre sindicalistas e representantes da companhia. Uma reunião que estava prevista para ocorrer hoje deverá ser transferida para a semana que vem.

Uma comissária da Gol, que falou sob condição de anonimato, afirma que além das licenças, a Gol está demitindo uma média de cinco funcionários por dia desde o início do ano. De acordo com ela, as dispensas incluem funcionários de serviços em terra (aeroviários). Somente de comissários, até 120 teriam sido demitidos.

A Gol informou que, desde o início do ano, registrou a demissão de cerca de 100 aeronautas. De acordo com a companhia, diante de 6 mil funcionários, esse é um "turnover natural".

A Gol informa que optou pelas licenças não remuneradas "para se adequar aos períodos de baixa demanda". A Gol informa que tem 1,8 mil pilotos, mas não confirma o número de adesões pretendido, nem o obtido. "Mesmo com o consentimento do trabalhador, essa alteração não pode ser prejudicial a ele. A Justiça pode anular", afirma o procurador Cardoso.

O assessor econômico do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Cláudio Toledo, diz que a Gol não acompanhou o crescimento da demanda no mercado doméstico. Com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), referentes a janeiro, ele lembra que o crescimento do fluxo de passageiros cresceu 7,77%, na comparação com janeiro de 2010.

A Gol, em contrapartida, amargou recuo de 1,78% na demanda na mesma base de comparação, mas aumentou em 6,89% a oferta no mesmo período. "Gostaria de entender a conta que a Gol está fazendo. De um lado, está abrindo licenças não remuneradas. Por outro lado, planeja retomar voos aos Estados Unidos e vai precisar de mais tripulantes. Ela poderia fazer uma realocação", afirma Toledo.

A Bradesco Corretora, em relatório divulgado na segunda-feira, também destacou o desempenho operacional da Gol, aquém da média do mercado. A prévia dos resultados do quarto trimestre de 2011 indica prejuízo líquido de R$ 177 milhões, ante lucro de R$ 132 milhões em igual período de 2010. Até o terceiro trimestre, a Gol acumula prejuízo líquido de R$ 843,2 milhões. O balanço referente a 2011 deve ser divulgado no dia 26.

O assessor econômico do sindicato dos aeronautas observa que, apesar da desaceleração do crescimento da demanda por voos domésticos, o mercado continua aquecido. Portanto, diz ele, os pilotos da Gol que entrarem em licença ou que forem demitidos não encontrarão dificuldade em encontrar trabalho.

Há pouco mais de um ano, quando a demanda doméstica por voos crescia além dos 23%, as companhias reclamavam de falta de pilotos no mercado. Depois disso, o ritmo de crescimento caiu a 15,7% em 2011. Para 2012 a projeção é de 10%.

A comissária da Gol que não quis ter o nome revelado diz que muitos colegas pensam em aderir ao programa para não serem demitidos. Advogado especialista em relações trabalhistas no setor aéreo, Carlos Duque Estrada diz que nesse tipo de licença o contrato de trabalho fica suspenso. O funcionário poderia, então, trabalhar em outra companhia aérea.

E-mail enviado pela Gol a seus tripulantes informa que o funcionário que aderir ao programa não tem estabilidade garantida no retorno.
Valor Econômico Por Alberto Komatsu

Busca por avião de Amelia Earhart continua, 75 anos depois


O que aconteceu com o avião de Amelia Earhart quando ele desapareceu no oceano Pacífico 75 anos atrás há muito intriga os fãs da aviação. Na terça-feira, autoridades do governo americano e um grupo privado de historiadores devem anunciar um novo esforço para localizar o famoso bimotor Lockheed de Earhart.

Getty Images

Amelia Earhart em 1928 em frente ao seu avião 'Amizade'. Ela desapareceu em outro avião, em 1937.

A iniciativa, prevista para começar em julho, será financiada com cerca de meio milhão de dólares em fundos privados, de acordo com pessoas a par do assunto. Ela se concentrará em um atol remoto no Pacífico, chamado Nikumaroro, no meio do caminho entre o Havaí e a Austrália, próximo de onde o avião que levava Earhart e um companheiro pode ter caído, durante uma tentativa de dar a volta ao mundo.

Uma equipe de buscas se concentrará nas águas profundas próximas a Nikumaroro, o mesmo local de uma busca realizada em 2010 e que mirou nos recifes de corais e águas rasas, dizem pessoas a par do assunto.

O ímpeto para a nova expedição veio, em parte, de uma fotografia descoberta recentemente, aparentemente tirada perto de Nikumaroro apenas alguns meses depois do desaparecimento de Earhart. Alguns especialistas acreditam que ela talvez mostre uma parte do trem de pouso do avião.

Funcionários do Departamento de Estado reuniram-se às pressas na segunda-feira à noite para descrever a foto. Após uma "análise muito detalhada da foto" por parte de especialistas de dentro e fora do governo, "a decisão é de que vale a pena explorá-la", segundo um funcionário sênior do governo.

O funcionário acrescentou que "precisa existir uma dose muito saudável de ceticismo".

A busca será liderada pelo Grupo Internacional para Recuperação Histórica de Aeronaves, que esteve à frente de iniciativas anteriores. O grupo tem defendido a teoria de que a famosa aviadora e Fred Noonan, o outro membro da equipe presente no voo de julho de 1937, acabaram perto ou na própria costa oeste da ilha, anteriormente chamada de Ilha Gardner.

O explorador submarino Robert Ballard deve expressar seu apoio à nova busca. Ballard recuperou relíquias e destroços, entre outros, do Titanic, do navio de guerra alemão Bismarck e do barco de patrulha PT-109 do presidente John F. Kennedym. O Departamento de Estado disse estar "trabalhando junto" com Ballard no que será uma busca sonar sofisticada.

Nem todos os especialistas de aviação acreditam que o avião de Earhart caiu no atol do Pacífico ou perto dele. Alguns teóricos acreditam que o mau tempo faz com que o avião ficasse sem combustível, levando-o a afundar no oceano. Membros da nova equipe de busca se recusaram a comentar onde eles pretendem procurar e quem está financiando a expedição.

Um evento marcado para terça-feira no Departamento de Estado, em Washington, deve revelar mais detalhes. A secretária de Estado, Hillary Rodham Clinton, enviou convites prometendo abrir "um novo capítulo na busca" pelo famoso avião.

Já que a ilha agora é parte da República de Kiribati, funcionários do Departamento de Estado têm ajudado a preparar o caminho para a busca.

O avião de Earhart estava a um passo de completar uma viagem ao redor do mundo que seria um recorde, mas desapareceu antes de chegar à Ilha Howland, que a marinha dos Estados Unidos havia equipado com uma pista de pouso, tanques de combustível, um transmissor de rádio e equipe de apoio. A última e frenética transmissão de rádio de Earhart a um barco da guarda costeira, possivelmente avisando que ela e Nooman estavam perdidos, somou-se ao mistério.

Earhart ficou famosa mundialmente no início da década de 30, quando bateu diversos recordes de aviação em um avião Lockheed Vega que ela chamava de "pequeno ônibus vermelho". Ela virou uma sensação por ter sido a primeira mulher a voar sozinha através do Atlântico, bem como por atravessar os EUA sem fazer paradas.

wall street journal

Anac deve divulgar edital de 170 vagas até julho deste ano


Foi autorizada, pelo Ministério do Planejamento, a abertura de concurso para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Serão oferecidas 170 vagas, distribuídas pelos cargos de técnico administrativo (20), técnico em regulação de aviação civil (45), analista administrativo (30) e especialista em regulação de aviação civil (75). Os dois primeiros exigem nível médio, já os dois últimos, formação superior.

A assessoria de Comunicação da Anac informou que o órgão pretende publicar o documento em até quatro meses (até julho). A nomeação dos aprovados poderá ocorrer a partir de novembro. A Anac ainda não informou quais estados serão contemplados.

Anabel Moutinho

Governo federal terá que explicar privatização de aeroportos

Governo federal terá que explicar privatização de aeroportosO ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt; o presidente da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), Marcelo dos Guaranys; e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, serão convidados para explicar o leilão dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, de São Paulo, e de Brasília.

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou os convites no último dia 9 de fevereiro. A proposta inicial, do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), cobrava esclarecimentos da Infraero, mas a sugestão da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), para que outras autoridades se manifestassem, também foi aprovada.

O leilão foi encerrado com um rendimento de R$ 24,5 bilhões, valor muito maior ao lance inicial, de R$ 5,482 bilhões.

O tema será debatido em audiência pública na próxima quinta-feira, 1º de março, na sala 13 da ala Alexandre Costa do Senado Federal.
portal de itapecirica

O piloto vai sumir - Inteligência artificial dispensa humanos para pilotar aviões


O piloto vai sumir

Como os aviões já possuem pilotos automáticos, que os ajudam a permanecer no ar sem participação do piloto humano, será necessário criar uma nova categoria para enquadrar um novo assistente autônomo que está sendo desenvolvido por engenheiros espanhóis.

Tela do simulador onde está sendo testado o piloto totalmente automático, capaz de levar um avião de um aeroporto a outro sem nenhuma intervenção humana

O sistema é capaz não apenas de manter o avião no ar, mas também de realizar os pousos e decolagens e fazer manobras para evitar riscos de colisão com outras aeronaves.

Em um aeroporto simulado em computador, o agente de software inteligente pilota todos os aviões, sem nenhum incidente e sem nenhuma participação humana.

E, quando se fala "sem nenhuma participação humana", isto significa sem participação de humanos mesmo, sejam pilotos, sejam controladores de voo.

Aprendizagem de máquina

Santiago Álvarez de Toledo e José María Barreiro Sorrivas, da Universidade Politécnica de Madri, levaram mais de 10 anos para desenvolver o sistema, contando com a colaboração de inúmeros outros pesquisadores e estudantes.

Segundo eles, o sistema de inteligência artificial emprega um algoritmo de aprendizagem de máquina inspirado na forma como os seres vivos aprendem a se movimentar.

O programa resultante, que inclui um simulador de toda a aviônica das aeronaves, consegue harmonizar a trajetória de cada avião com a dos outros aviões nas cercanias de um aeroporto.

O simulador mostrou-se preciso mesmo quando foi simulado um aeroporto internacional operando no limite de sua capacidade.

Além do aprendizado de máquina, os pesquisadores inseriram no sistema uma biblioteca com todas as combinações de incidentes de voo já registradas, o que o tornou capaz de resolver desde situações simples, como ajustes de rotas, até situações que poderiam redundar rapidamente em riscos de acidentes.

Imponderabilidades humanas

O programa é capaz de pilotar o avião automaticamente, da decolagem até o pouso, seguindo um objetivo previamente traçado - como ir de um aeroporto até outro - ou uma sequência de objetivos - como uma viagem com várias escalas.

Durante o voo, o sistema é capaz de desviar de qualquer tipo de obstáculo, desde um edifício nas cercanias de um aeroporto ou outras aeronaves, até áreas apontadas pelo sistema como meteorologicamente instáveis e regiões onde o espaço aéreo é fechado.

Como o piloto eletrônico autônomo passou com louvor por todos os testes nos simuladores, os engenheiros agora planejam testá-lo em aviões reais, "como uma medida adicional de segurança frente às imponderabilidades humanas," afirmam eles.
desástres aéreos

Embraer vai expor avião de ator Jackie Chan na China

A Embraer anunciou nesta quarta-feira que irá levar à exposição de aviões da China, conhecida como Abace, o Legacy 650 que pertence ao ator Jackie Chan. Segundo a companhia, será a estreia pública desta aeronave no país. O ator chinês é embaixador do segmento de aviação executiva da empresa brasileira no mercado asiático.

O Legacy 650 é estilizado com cores da bandeira chinesa

"Esperamos que o mercado mundial de jatos executivos experimente um período de crescimento sustentado de agora até 2021", afirmou em nota Guan Dongyuan, presidente da Embraer China. "Nossas perspectivas na China indicam uma necessidade de 635 jatos executivos durante esse período, com um valor de US$ 21 bilhões", concluiu. Durante a feira, que ocorre de 27 a 29 de março, a empresa também irá apresentar o jato Lineage 1000.
desástres aéreos

The Pirate Bay quer construir servidor aéreo

The Pirate Bay
Com novo sistema, microsservidores ficariam no ar suspensos por drones; para tirá-los de operação, seria necessário abatê-los.

O site para o compartilhamento de torrents The Pirate Bay anunciou que pretende implantar uma solução audaciosa para evitar processos judiciais.

Segundo post publicado no blog do TPB, o grupo pretende enviar para o ar alguns pequenos computadores, responsáveis por fazer o redirecionamento dos usuários até os servidores do serviço.

“Com o desenvolvimento de drones controlados por GPS, pequenos computadores, como o Rasperry Pi, e rádios de longo alcance e baixo custo, nós pretendemos enviar alguns drones para flutuar no espaço”, anunciou o texto assinado por MrSpock. Dessa forma, para ser retirado do ar, o conjunto teria de ser abatido como avião em vez ser processado em solo. “Um verdadeiro ato de guerra”, completou MrSpock.

O projeto ainda está em fase de elaboração, mas, segundo o TPB, com essas Estações Servidoras de Baixa Órbita (Low Orbit Server Stations – Loss), será possível trocar via rádio volumes com velocidade acima de 100 Mbps por módulo, em um raio de 50 quilômetros. Para o sistema de proxy que o TPB está construindo, isso seria mais do que suficiente.

Em janeiro deste ano, em mais uma tentativa de se resguardar judicialmente, o TBP anunciou a substituição dos tradicionais arquivos torrents por links magnéticos, que combinam tecnologias como a DHT (Distributed Hash Table, ou hash de tabela distribuída) e a PEX (Peer Exchange).

Essas tecnologias permitem encontrar pares que estão baixando o mesmo arquivo sem a necessidade de um servidor BitTorrent.

exame


Operação do maior avião no Brasil é autorizada, mas ainda sem previsão

a380 (Foto: Airbus Company/Divulgação)

O maior avião do mundo, que será exibido pela segunda vez no país nesta quinta-feira (22) em um evento promocional da Airbus no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), ainda não tem previsão de operar no Brasil.

Isso porque, apesar de autorizado há seis meses pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) a operar no país, nenhuma aérea nacional tem a aeronave e as empresas internacionais que as possuem dizem não ter previsão de usá-lo por aqui.

Lançada em 2005, a aeronave da Airbus de mais de 72 metros de comprimento leva entre 520 e 800 passageiros e custa cerca de US$ 375 milhões, segundo projeções de 2011.

Em setembro de 2011, a Infraero autorizou a Emirates a opera-lo em Cumbica após um pedido formal da empresa para isso. Na época, técnicos fizeram inspeções na pista para verificar se ela poderia atender com segurança a aeronave e a única restrição foi que, devido ao tamanho da pista, há necessidade de se desligar a turbina externa do superjumbo no momento do pouso, segundo a assessoria de imprensa da Infraero

g1

Iata reduz projeção de lucro na aviação neste ano


A Iata revisou suas projeções para a aviação mundial neste ano. Em lugar de alcançar os US$ 3,5 bilhões de lucro previsto em dezembro último para 2012, a nova projeção da Iata aponta para lucro de US$ 3 bilhões. A principal razão disso é a expectativa de aumento do preço do combustível de aviação, que poderá chegar a US$ 115 o barrirl, em lugar dos US$ 99 utilizados nos cenários projetados em dezembro. “2012 continua sendo um ano de desafios para as companhias aéreas. O risco de piora na crise da zona do euro foi substituído por um risco tão danoso quanto aquele: o risco do aumento no preço do combustível”, disse o CEO da Iata, Tony Tyler.

A demanda de passageiros, no entanto, deverá crescer em 2012 mais do que projetado em dezembro último. A Iata previa aumento de 4% na demanda, mas esse índice deve chegar a 4,2%, segundo a nova projeção. Em relação aos desempenhos regionais, todas as regiões do planeta terão redução na lucratividade neste ano, no comparativo a 2011, segundo a Iata. A América Latina deverá manter equilibrada sua lucratividade, em torno de US$ 100 milhões. Na América do Norte, as companhias aéreas devem alcançar US$ 900 milhões em lucro, contra os US$ 1,7 bilhão do ano passado. Durante a apresentação das novas projeções, o CEO da Iata, Tony Tyler, fez duras críticas ao sistema de concessão de aeroportos brasileiros.
panrotas