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sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Rafale

Demonstration Dassault Rafale le bourget 2009

Você já viu alguma avestruz voar?

Cadbury Ostrich

Cadbury lança um comercial para o mercado sul-africano,
Criado pela Saatchi & Saatchi de Johannesburgo, o filme mostra uma avestruz que vai tentar fazer algo que, dizem por aí, ela não pode fazer.

Popout

brainstorm

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Hoje



Nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, será realizada uma audiência entre a GOL/VRG e os Sindicatos dos Aeronautas e dos Aeroviários, no Ministério Público do Trabalho. Na ocasião, sindicatos e empresa apresentarão as documentações solicitadas para comprovação e justificativas das irregularidades.
A pauta de reivindicações elaborada e aprovada pelos trabalhadores da GOL/VRG em assembleia na última semana, já foi entregue à empresa.
Os aeronautas aguardam o posicionamento da empresa para que as reivindicações sejam atendidas e esperam que as negociações tenham um bom resultado.
sna

Sindicato dos Aeronautas: 95% das denúncias são contra a Gol

Atraso em voos da Gol aumentam filas no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
Atraso em voos da Gol aumentam filas no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

Eliano Jorge

Está prestes a acontecer a primeira greve de aeronautas no Brasil desde 1988. O diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, continua recebendo denúncias de tripulantes sobre descumprimento da regulamentação trabalhista pela companhia aérea Gol. São contra ela 95% das queixas, calcula.

Em entrevista a Terra Magazine, ele aponta os impasses e as circunstâncias da segunda audiência de mediação entre tripulantes e a direção da Gol, marcada para esta sexta-feira, 20.

Camacho critica a atuação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), acusa uma fraude diante da fiscalização e não se fia nas desculpas das companhias aéreas. A agência e a Gol justificaram que atrasos e cancelamentos de viagens decorreram de falhas no programa de computador do novo sistema de escalas, que causou a falta de tripulantes.

Leia a entrevista.

Terra Magazine - Haverá uma reunião nesta sexta-feira sobre o impasse entre a Gol e seus tripulantes?
Carlos Camacho -
Amanhã vai ter uma audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho, na Procuradoria Regional. Vão estar presentes a procuradora, que é a mediadora, o Sindicato Nacional dos Aeronautas e representante da empresa Gol. Esta é a segunda reunião, a primeira foi no dia 9, na Procuradoria, onde se iniciaram as tratativas em termos de mediação. A empresa declara algo absolutamente absurdo, que é a não garantia de que ela pode cumprir a lei, isso causou um torpor muito grande perante seus trabalhadores. Cumprir a lei é obrigação de todos, principalmente daqueles que detêm concessões públicas, que é o caso das empresas de transporte aéreo.

Cumprir a lei exatamente em quê?
Principalmente no que diz respeito à regulamentação dos trabalhadores de terra e de voo, particularmente de voo, que a empresa vem descumprindo. Neste documento que ela envia para a mídia, a ANAC reconhece que a empresa vinha descumprindo a lei. Em nota de 3 de agosto de 2010, às 15h52, lá num dos últimos parágrafos: "A ANAC também enviou inspetores para acompanhar o trabalho de planejamento da escala na empresa, de acordo com a Lei do Aeronauta". Então, a empresa realmente verificou que havia dados incorretos, informa que sistemicamente teve problema com seu programa de elaboração de escala planejamento...

Na verdade, há um problema de escala que não é necessariamente do software, não?
O que a gente tem assistido aqui, através das denúncias que eu recebo, é que as empresas, quando apertadas pela ANAC, declaram que tiveram problemas em software. A empresa Gol/Varig fez isso. A empresa Passaredo, a mesma coisa. Quando visitada pela ANAC, ela apresentou problema no seu software, veio lá com uma escala feita a lápis e a colocou à disposição dos inspetores da ANAC, que se deram por satisfeitos. Interessante que, por esta escala feita a lápis, tinha tido muito mais do que as oito folgas mandatórias mínimas por mês, quando, na verdade, muitos tripulantes não tiveram mais do que quatro ou cinco folgas no total.

Então, pior ainda: houve uma fraude, não?
É fraude. E intenção dolosa de enganar a agência, né?

Existe alguma denúncia em relação a isso? Espera-se qual punição?
Tem uma denúncia. A ANAC é muito interessante nisso porque diz claramente que não encontra problemas com as empresas. Numa nota publicada em 13 de agosto de 2010, está aqui: "Relatório aponta insatisfação em companhias aéreas em 2005. Ministério do Trabalho multa TAM por excesso de jornada". Esta mesma nota: "A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil, órgão que responde pela fiscalização do setor, inclusive o cumprimento das normas específicas para os trabalahdores do setor, informou que a Gol e a TAM não foram multadas, nos últimos dois anos, por problemas relacionados à carga excessiva de trabalho, apenas por cancelamentos e atrasos de voos". O que é uma absoluta incontinência. Se a ANAC não multou, é estranho porque o sindicato denunciou. Se a ANAC multou, está omitindo um fato que deveria dizer claramente à sociedade.

As outras companhias aéreas estão em situação semelhante à Gol em relação às denúncias de condições de trabalho e irregularidade nas escalas de trabalho dos aeronautas?
A TAM era campeã no início do estabelecimento deste nosso protocolo de recebimento de denúncias. E foi assim por alguns meses. Porém, deve ter se adaptado, contratou mais gente. Tomou menos voos da parte da ANAC, portanto se sente mais confortável para fazer os voos com os tripulantes que tem. Não que a TAM não tenha denúncias. Tem, mas em muito menor número do que os da empresa Gol, que possui 9,5 a cada 10 denúncias.

As empresas menores também vêm sendo denunciadas?
Tem informação, sim. Da Passaredo, da Trip, de descumprimento de regulamentação do trabalhador. E o trabalhador da aviação é um elemento muito especial porque trabalha sob pressão forte o tempo todo, principalmente mental. Tem também a necessidade de que seja literalmente cumprida porque pode representar o fator humano presente num acidente aeronáutico.

A partir do noticiário sobre os últimos transtornos da aviação brasileira, leitores se identificaram como aeronautas e alertam sobre condições inadequadas de manutenção de equipamentos e estado de conservação de aeronaves de algumas empresas. O senhor, que é diretor de segurança de voo do sindicato, tem relatos sobre isso?
Meu trabalho está me tomando tanto tempo, que não tenho tempo para observar o que está acontecendo com os colegas do lado de fora das cabines de comando. Mas, se eles tiverem problemas, certamente estão reportando para os sindicatos de aeroviários. Não tenho nada neste momento (acerca disto).

Qual é a expectativa para a reunião desta sexta-feira?
O grupo declarou, em assembleia do dia 13 de agosto, aqui, em São Paulo, por unanimidade dos votos e duas abstenções, que mantenha a assembleia em caráter permanente, e o estado de greve foi declarado. Funciona da seguinte maneira: estou armado, posso atirar; não preciso necessariamente mostrar a arma. A intenção é fazer algo se houver, da parte da empresa, intransigência forte em negociar preceitos e questões de interesses do grupo de tripulantes da Gol.

A decisão de dar este tiro ocorre nesta sexta?
É um indicativo, uma reunião de mediação. Digamos que a empresa venha com a mesma colocação que teve na última, dia 9, que não tem condição de cumprir a lei; pode sair de lá com o problema agravado. Uma greve não acontece no dia seguinte porque nós trabalhamos num setor específico, muito sensível da natureza social das coisas, temos a obrigação de, após declarada a greve, comunicar à empresa e à sociedade com 72 horas de antecedência.

Será possível resolver logo ou isso deve se estender?
Não tenho nenhuma expectativa porque a empresa, na primeira reunião, colocou na mesa pessoas com nível gerencial, de pouco poder de decisão ou nenhum. Se a gente chegar lá e assistir ao mesmo quadro, vou propor para minha diretoria - porque não estarei, mas posso enviar um SMS aos celulares - que devemos encerrar as negociações, pois, se não comparece ninguém com poder de decisão, significa que a empresa está realmente intransigindo e não quer negociar. Aí vamos para uma assembleia novamente, já que ela está declarada permanente, é só chamar a data e ouvir a categoria no dia seguinte útil, segunda-feira (23).

Como houve unanimidade pelo estado de greve, se forem encerradas as negociações nesta sexta-feira, são grandes as chances de ser decretada a paralisação segunda-feira?
Não duvido.

Seriam mantidos apenas 30% dos voos da Gol?
30%.

O que essa greve representaria para a aviação aérea brasileira?
Pelo que as empresas estão voando hoje, acho que é muito ruim porque as pessoas já compraram suas passagens, os voos já estão programados, as escalas de tripulantes já foram planejadas e produzidas. O grande problema, parte significativa das queixas do passado - que culminaram com os dias 30, 31, 1º, 2, 3 e até quase 5 de agosto -, era o desaparecimento das escalas das telas dos computadores, não se tinha como acompanhar suas horas de voo. Parece que está se repetindo, as denúncias continuam chegando ao sindicato.

Com que frequência histórica ocorrem greves de aeronautas no Brasil?
A última foi em 1988. Teve uma em 87, outra em 85. Era um período de negociação de salários. A de 87 mais interessou aos patrões do que aos trabalhadores por conta da correção de tarifas. Havia uma série de planos (econômicos) do governo na época.

terra brasil

Programa “Mais Você” fala sobre os direitos dos passageiros

Advogado fala sobre direitos dos consumidores na hora de voar



Quem nunca teve problema com cancelamentos e voos atrasados nos aeroportos brasileiros?

No inicio do mês passageiros da Gol enfrentaram atrasos e cancelamentos por todo o país. Primeiro a empresa culpou o intenso tráfego aéreo no fim das férias escolares. Depois afirmou que a confusão aconteceu por conta da implantação de um novo programa de computador que planeja a escala dos funcionários. Como o problema se repete com frequencia a Agência Nacional de Aviação Civil criou novas regras que entraram em vigor em junho.

Em caso de atrasos pequenos ou cancelamento, a empresa tem que reacomodar o passageiro no próximo voo disponível. Quando o atraso for de uma hora a companhia aérea tem que oferecer acesso a telefone e internet. De duas horas, alimentação. E nos atrasos de 4 horas ou mais ela deve dar hospedagem. Se o passageiro desistir da viagem pode pedir o reembolso na mesma hora.

Além disso, para tentar resolver os problemas dos passageiros, o Tribunal de Justiça instalou postos de atendimento do Juizado Especial Cível nos quatro principais aeroportos do país.

Mas por que tantos voos atrasam ou são cancelados? Em cada caso as empresas têm uma explicação diferente. Mas segundo o Sindicato dos Aeronautas o problema pode ser resumido a uma simples equação: poucos profissionais para um número de voos cada vez maior.

Só de fevereiro pra cá, o sindicato já recebeu quase mil denúncias de funcionários das empresas aéreas. A Agência Nacional de Aviação Civil garante, no entanto, que fiscaliza as empresas.

E quais os direitos do consumidor? Existia uma determinação de multar as companhias aéreas que atrasassem, mas nunca foi cumprida.

Para falar sobre o assunto, Ana Maria conversou com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, José Eduardo Tavolieri. “Os prestadores de serviço devem oferecer serviços eficientes, com preços módicos. Infelizmente nós temos identificado um desrespeito a uma ordem judicial do juiz João Batista Gonçalves, que determina multas às companhias por cada voo atrasado. Se a pessoa tiver problema deve procurar a ANAC. O usuário deve fazer a sua reclamação por escrito e exigir seus direitos”, disse.

Segundo José Eduardo Tavolieri, a ANAC peca porque deveria evitar que os atrasos acontecessem. “Ela peca pela falta de prevenção para este tipo de problema”, falou o presidente.

De acordo com ele, é preciso que os brasileiros lutem pelos seus direitos, apesar de reconhecer a lentidão do Judiciário. “Mas nós não podemos desanimar senão as empresas vão, a cada dia, nos desrespeitar cada vez mais”, recomendou.

Vírus em computador derrubou avião na Espanha em 2008, diz jornal

Aeronave explodiu ao decolar no Aeroporto de Barajas, há dois anos.
Computador contaminado registrava falhas em aeronaves.




O computador central responsável por registrar falhas dos aviões da companhia aérea Spanair estava contaminado com vírus na época do acidente em que 154 pessoas morreram na Espanha, em 2008.

O computador emite um sinal de alarme ao monitor quando três problemas técnicos similares são registrados no mesmo aparelho. De acordo com reportagem publicada nesta sexta-feira (20) pelo jornal espanhol El País, o avião, que caiu ao decolar com 172 passageiros no Aeroporto de Barajas, há exatos dois anos, continha três incidentes, que não foram registrados a tempo pelo computador.

Uma declaração interna da Spanair, no mesmo dia em que ocorreu o acidente, indicava que o computador estava contaminado com “cavalos de troia”. A associação de familiares de vítimas do acidente pediu à Justiça que a Spanair informe todos os dados registrados no computador dias antes e depois do desastre aéreo.

Além do vírus no computador, mecânicos da companhia aérea admitiram que, na época, demoravam 24 horas para anotar no computador as falhas encontradas nos aviões.
g1

Máquinas de raio-X em aeroportos passam a ter opção 3D

Após anos de pesquisas e problemas de segurança em aeroportos, uma nova tecnologia entra em cena para auxiliar na identificação e redução da quantidade de falsos alertas sobre dispositivos perigosos nas bagagens de passageiros dos Estados Unidos.

"Em um raio-X de uma mala, um pedaço de queijo gorgonzola é idêntico à uma banana de dinamite!". É o que diz Keith Rogers, da Universidade de Cranfield, no Reino Unido. Os aparelhos de raio-X atualmente conseguem apenas distinguir metais em uma cor, objetos orgânicos em outra e todo o resto fica num terceiro tom.

Tendo em vista este tipo de problema, o Departamento de Segurança Nacional Americano e o Home Office do Reino Unido financiaram uma pesquisa em Cranfield para desenvolver uma forma melhor de enxergar dentro da bagagem alheia. E a saída encontrada foi a visualização das malas em 3D.

Já está sendo testado o uso de 3D estereoscópico, semelhante ao sistema utilizado em projeções cinematográficas recentemente, no qual o responsável pela bagagem utiliza óculos polarizados que ajudam a ver a bagagem com nuances de volume e posições não disponíveis até então.

Segundo Nick Fox, da 3DX-Ray, "armas e facas podem ser facilmente visualizados sob qualquer ângulo, mas dispositivos explosivos muitas vezes são mais difíceis de serem corretamente identificados. Sendo assim, qualquer informação extra sobre profundidade ajuda".

Outra abordagem interessante é a utilizada pela companhia KDEX. Ao invés de uma única fonte de imagem por raio-X, o sistema utilizado por eles conta com seis ou sete detectores, cada um fornecendo uma imagem que contribui para a visualização em três dimensões do objeto alvo.

Vale lembrar que apesar de utilizar múltiplas fontes de imagem, o sistema da KDEX requer apenas uma fonte de raios-X, então não fique preocupado: aquela cabine por onde sua mala passa no aeroporto não é uma gigantesca bomba nuclear prestes a explodir. A quantidade de material radioativo utilizado no sistema continua a mesma.
desástres aéreos

Entusiastas da Pan Am querem um museu sobre o legado da extinta cia aérea


A Pan Am era uma das marcas mais reconhecidas do mundo. Agora, entusiastas , desejam fortalecer o legado da cia aérea que fez de Miami sua casa.

Ex funcionários da Pan American World Airways, estão tentando criar um museu permanente da Pan Am, nos arredores de Miami.

A cia aérea teve Miami como cidade sede, de 1927 até meados dos anos 40 e o antigo terminal marítimo da cia, atualmente é ocupado pela prefeitura da cidade.

Mesmo após a cia tendo mudado sua sede para Nova York, após a 2º Guerra Mundial, Miami continuou a ser um grande hub para a companhia. Quando a empresa quebrou em 1991, ela ainda mantinha 6.500 funcionários no sul da Flórida.

''Seria ótimo ter um museu aqui,''disse Renate Van Kempema,67, ex funcionária da Pan Ame que agora trabalha como comissária de voo na Delta. ''A Pan Am era importante para nós todos e não queremos que ela seja esquecida.''

Objetos e lembranças da Pan Am/Foto: Miami Herald

Artefatos e documentos da Pan Am foram estocados e eventualmente são exibidos pela Universidade de Miami e pelo Museu Histórico do Sul da Flórida, atualmente chamado HistoryMiami. Contudo, a Pan Am Historical Foundation, formada por um grupo de antigos funcionários da companhia, que tem como propósito preservar os objetos e e demais itens, desejam juntar todos os materiais em um único lugar para que permaneçam em exibição pública permanente.


''Na Universidade de Miami, estão guardados doumentos, objetos e artefatos,'' declarou o ex vice-presidente de comunicações corporativas, Jeff Kriendler.

Estes artefatos são utilizados em pesquisas, mas Kriendler informou que a Pan Am possui uma vasta quantidade de materiais estocados em um armazem federal.

A Pan American Wolrd Airways foi fundada em outubro de 1927, por Juan Terry Trippe. A cia aérea originou-se em Key West, mas com a chegada de aviões maiores e mais potentes, no fim da década de 20, ela mudou sua sede e terminal para onde é agora a prefeitura de Miami, em Coconut Grove e batizou o local com o nome Dinner Key.

O Terminal Dinner Key, era dotado de um restaurante e uma área para coquetéis no deck superior e no deck inferior ficavam o terminal e a alfãndega.

A Pan Am foi uma das marcas mais famosas do mundo. Eis porque muitos ex funcionários, a exemplo de Van Kempema, gostariam que fosse criado um museu permanente sobre a antiga companhia, na região de Miami.

Van Kempema, nascida na Alemanha, trabalhou como comissária na Pan Am em 1966. Ela relembra o que era trabalhar para a histórica companhia.

'' Sentia-me muito privilegiada em trabalhar na Pan Am, porque o processo seletivo era rigoroso,''conta ela. ''Todos tinham que falar um idioma estrangeiro e existiam restrições de peso. Eu por exemplo, em função de minha estartura, não podia ultrapassar 58 quilos.''

Van Kempema é presidente da World Wings International, em Miami. A ONG é uma organização filantrópica de ex funcionários da Pan Am que luta para erradicar a pobreza nos países do terceiro mundo.

Van Kempema, diz que deseja um museu temático em Miami porque a geração mais jovem deveria aprender o que a Pan Am representou para o mundo, no passado.

Paul George, historiador e Adriana Jaen Millares, observam peça de avião da Pan Am/Miami Herald.

Paul George, um historiador local, organiza uma tour histórica anual sobre a Pan Am. Ele diz que embora não seja membro da Pan Am Historical Foundation, muitos ex funcionários da cia prestigiam suas conferências.

``Realmente desejamos manter viva a memória da cia,``disse ele, que é um professor de história na região de Miami Dade.``Ter um museu seria a melhor maneira de se conseguir isto.Estamos a espera que contribuições financeiras apareçam. Trata-se de um projeto a nível estadual e nacional e estamos certos que o grupo pode conseguir financiamento.``

Wifredo Gort, importante funcionário mumicipal, manteve uma reunião com ex funcionários da Pan Am, em junho, para discutir possíveis locações para o museu.

``Eles pediram para ocupar áreas do porão no edifício da prefeitura, e realmente pode ser uma opção já que há muito espaço disponível. A cidade deseja cooperar com eles.`` Gorte, também declarou que Miami é a cidade ideal para abrigar o museu por causa da história da Pan Am na cidade.


``Miami é palco de muitos voos internacionais e muito visitada por estrangeiros e assim penso ser uma excelente idéia, um museu aqui,`` disse ele.

No momento, a Pan Am está presente apenas na memória, mas George espera que logo,Miami tenha um local permanente para relembrar a importância da cia aérea.

``É muito importnte que tenhamos este museu. Meus tios e até mesmo meu pai foram funcionários da Pan Am e isto vai dar importãncia ao legado de vida de muitas pessoas em nossa comunidade.``
bga

Setor aéreo já enfrenta falta de piloto de helicópteros

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As empresas de táxi aéreo já enfrentam dificuldade para preencher vagas de pilotos e copilotos de helicóptero.

Custo elevado de formação, dificuldades de certificação e crescimento da demanda devido ao pré-sal são alguns dos fatores que explicam o problema, diz a Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero).

O comandante Rodrigo Duarte, diretor da Abraphe, afirma que há um deficit de ao menos 30 comandantes para helicópteros de grande porte em rotas do petróleo.

Um dos entraves para o aumento da mão de obra no segmento é o nível de exigência definido pela OGP, a associação internacional de produtores de óleo e gás.

No caso da Líder Aviação, que tem participação de 42% nesse segmento, os copilotos precisam ter um mínimo de 500 horas de voo, e os comandantes, de 2.000 horas.

O setor investe na aquisição de aeronaves maiores e mais eficientes para o pré-sal. A Líder trouxe três helicópteros S-92, com capacidade para até 21 passageiros.

Henri Fazzioni, chefe da divisão de ensino da OMNI Táxi Aéreo, afirma que as empresas terão de fortalecer os centros de ensino.

A Omni abriu uma escola de formação há um mês. "Preciso muito de pilotos. Estou procurando 12 para contratar, mas não tem no mercado", disse Fazzioni.

Empresas já recusam pedidos de serviço por falta de profissionais, observa Fernando dos Santos, superintendente do Sneta (Sindicato das Empresas de Táxi Aéreo). "O quadro irá se agravar, se observada a idade média dos pilotos. Boa parte tem idade superior a 50, 60 anos."

Ainda de acordo com o Sneta, existem 150 helicópteros voltados para as atividades petrolíferas. Nos próximos cinco anos, de 60 a 70 aeronaves serão incorporadas a essa frota.

Segundo Sérgio Zanchetti, da escola para pilotos Go Air, a falta de profissionais já se reflete nos salários. Ele afirma que, com um salário médio de R$ 15 mil, alguns comandantes já recebem um valor 15% a 20% maior.

Zanchetti lembra que o mercado de São Paulo, que concentra 40,8% da frota de helicópteros do país, também deverá sentir os efeitos da escassez de profissionais.

"Com a quantidade de helicópteros que as empresas estão encomendando, vão faltar mais pilotos dentro de três anos", disse.

A HeliSolutions, que trabalha com o sistema de propriedade compartilhada de helicópteros (os sócios dividem o uso do aparelho), afirma que o mercado não consegue suprir a demanda por profissionais qualificados.

De 2009 para cá, a demanda por piloto aumentou 25%. A empresa deve receber mais três helicópteros neste ano.
blog do vinna

Reino Unido pede à Líbia não celebrar libertação do terrorista que derrubou jato da Pan Am , em 1988

O governo britânico apela para que a Libia não celebre o aniversário de 1 ano da libertação do terrorista que explodiu o jato da Pan Am.


O governo britânico apelou ao governo líbio para que este não celebre, hoje ,o aniversário de 1 ano da libertação do terrorista responsável pela derrubada do jato da Pan Am, em Locjerbie, observando que ´´seria uma ofensa e uma profunda falta de sensibilidade´´ para com as famílias das vítimas.

A declaração do Foreign Office (Ministério do Exterior britânico), ocorre exatamente, após 1 ano da libertação de Ali Mohmed al Megrahi, o qual foi libertado de uma prisão escocesa por motivos humanitários, após médicos afirmarem que ele estaria com câncer em fase terminal e com apenas mais três meses de vida.

A chegada de al Megrahi à Líbia, um ano atrás, foi muito celebrada em Trípoli. Os Estados Unidos, a Grã Bretanha e os parentes das vítimas criticaram as cenas de celebração, na época.

Os senadores americanos Robert Menendez e Frank Lautenberg, agendaram para hoje à tarde, uma conferência com a presença de familiares das vítimas.

Que Al Megrahi,ainda esteja vivo,1 ano após sua libertação, ultrajou muitas pessoas em ambos os lados do Atlântico e inspirou os senadores americanos a exigirem respostas da Escócia, acerca dos detalhes da soltura do terrorista.

Autoridades escocesas defenderam suas ações no caso, afirmando que o Secretário de Justiça, Kenny MacAskill, confiou nos relatos médicos da diretoria médica do sistema prisional escocês, e em relatos do comitê de condicional e do diretor da prisão, para enfim decidir pela libertaçao do terrorista, condenado à prisão perpétua.

´´Tomamos a decisão de boa fé´´,disse hoje, à Sky News, Alex Salmomd,o Primeiro-ministro escocês. ´´Seguimos os trâmites judiciais,o sistema legal escocês e a jurisdição de Lockerbie.´´

Sob a égide do Scotland Act de 1998, a Escócia tem seu proprio governo, o qual é responsável pela maior parte dos assuntos do dia a dia, incluindo o sistema judicial. A jurisdição ficou em mãos da Escócia, porque o jato da Pan Am explodiu sobre a cidade escocesa de Lockerbie.

As autoridades escocesas insistiram que três médicos contratados pela Líbia, para dar assistência a al Megrahi, não foram ouvidos e assim não contribuiram para a decisão de soltura do preso.

O dr. Andrew Fraser, diretor do serviço de saúde do sistema prisional escocês, declarou que a estimativa de três meses de vida, dada ao preso, na época, era uma estimativa factível.


Senadores americanos tem acusado repetitivamente,que a Escócia teria libertado al Megrahi,como parte de um acordo que permitiria à petrolífera BP,explorar petróleo na costa líbia. Salmond, no entao,desmentiu tais rumores, afirmando que não há evidências disto.

O senador Menendez, planeja chefiar uma audição senatorial, nos próximos meses, visando debater a controversa libertação de al Megrahi.

al Megrahi foi a única pessoa condenada por causa do ataque ao avião da Pan Am, que fazia o voo 103 e que acabou explodindo sobre Lockerbie em dezembro de 1988, matando 270 pessoas à bordo e mais 11 no solo.

A maior parte dos mortos era americana. O voo tinha como destino Nova York e procedia de Frankfurt, Alemanha, via Londres, Inglaterra, quando explodiu.

Um tribunal especial criado pela Escócia e cujas audiências foram realizadas na Holanda, condenou al Megrahi, à prisão perpétua,em 2001.
bga

Embraer comemora 41 anos

A Empresa Brasileira de Aeronáutica - Embraer surgiu de um projeto estratégico para impulsionar a indústria aeronáutica brasileira. Com sede em São José dos Campos, a empresa completa neste dia 19 de agosto 41 anos de existência, com presença forte em um mercado competitivo.

O projeto saiu de dentro do quadro de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), escola que integra o complexo tecnológico do Centro Técnico Aeroespacial (CTA).

Teve como primeiro presidente o engenheiro Ozires Silva, líder do projeto e desenvolvimento do avião Bandeirante. Duas décadas de projeção foram as de 70 e 80, quando foram desenvolvidas as aeronaves Xingu, Bandeirantes e Brasília. Ainda em 1980, a empresa passou a ter como subsidiária outra indústria aeronáutica: a Neiva.

Parcerias que permitiram grande avanço tecnológico foram surgindo, sendo a primeira delas, com a Itália em 1981, da qual nasceu o caça AMX. Mais tarde, em 88, seria desenvolvido um projeto binacional, com a construção do avião CBA-123, pela Embraer em parceria com a empresa argentina Aviones (FMA).

Após superar a crise financeira do final dos anos 80 (quase a Embraer foi à falência), teve a volta de Ozires Silva na presidência. Em 1994, durante o governo do presidente Itamar Franco, iniciou um processo de privatização, o que a transformou em uma gigante mundial, sendo hoje a terceira maior fabricante de jatos em todo mundo

O grande passo veio com o lançamento do projeto ERJ-145, jatos comerciais de até 50 passageiros, que alcançou grande sucesso em todo o mundo, em 2006. Em seguida vieram os modelos EMBRAER 170/190, de 70 a 120 lugares.

Os modelos o Phenom 300 e o Legacy 600 e depois os intermediários Legacy 500 e Legacy 450 representaram mais um grande passo da empresa na concorrência do setor aeronáutico.

Atualmente, a Embraer se prepara para receber o repasse de tecnologia para a construção através de uma cooperação binacional para a produção dos novos caças para a FAB.
desástres aéreos

Homem é expulso de avião da GOL após ter surto psicótico


Um homem foi expulso nesta manhã (18) de um voo da Gol que partiu do Rio de Janeiro com destino a Brasília. Antes da decolagem, Eliel Santos teve um surto psicótico e brigou com toda a tripulação.

Ele insistia que a aeronave iria cair, e chegou a gritar e tirar fotos dos outros passageiros. A Polícia Federal foi chamada e Eliel foi expulso do avião sob os aplausos dos que assistiram a cena.

O homem iria para Manaus e deixou o local em uma ambulância do Samu direto para o hospital psiquiátrico da Praça da Harmonia, no centro do Rio. O voo em que ele estava partiu com 40 minutos de atraso.
bga

É o fim de Manaus e Fortaleza para a Delta

A Delta Airlines divulgou que o seu último voo para Manaus será no dia 29 de janeiro de 2011. A companhia americana informou também que seu último voo para Fortaleza acontecerá em Setembro. Resumindo, dos diversos voos que a Delta iniciou fora do eixo Rio-São Paulo, todos foram cancelados. Vamos ver o futuro que vai levar Brasília. Espero que faça sucesso.

eaglesky

Pilotos de carros Turismo voam como wingwalkers

Os pilotos de carros da categoria Turismo Jason Plato e Matt Neal voaram como wingwalkers sobre um biplano de acrobacia enquanto se preparam para etapa de Silverstone do Campeonato Britânico de Carros Turismo (British Touring Car Championship) antes da realização do final de semana ‘Silverstone Air’ previsto para os dias 21 e 22 de agosto.

Os pilotos Jason Plato e Matt Neal, juntamente com a wingwalker Danielle Hughes, a frente da aeronave Boeing Stearman durante a etapa do Campeonato Britânico de Carros Turismo em Silverstone. (Foto: Silverstone)

O líder do campeonato Jason Plato e o principal rival Matt Neal foram amarrados sobre a asa de um Boeing Stearman da equipe Breitling, no Aeródromo de Turweston, próximo a Brackley, em Northamptonshire, com a ajuda da wing-walker Danielle Hughes.

Falando após a experiência, o piloto do carro Silverline Chevrolet, Jason Plato, disse: “Eu não estava com medo que eles puxariam algumas manobras mas foi muito divertido! Eu não gostaria de fazer isso com um trabalho diário eu acho!”

O piloto da Honda Racing Team, Matt Neal, disse: “Eu desesperadamente pensei que eu são seria um “medroso” e me segurava a todo tempo! Que experiência inacreditável! Foi realmente apavorante, mas incrível. Eu não consigo acreditar que eles fazem isso para viver. Minhas pernas ainda estão tremendo! O que nós fizemos deve ser o básico em comparação com as manobras de wingwalking da Danielle.”

Adicionalmente a sétima etapa da Dunlop MSA British Touring Car Championship, apresentando uma prova de qualificação no sábado e três corridas no domingo, uma variedade de equipes de acrobacia e de aeronaves ícones irão para o céu como parte do final de semana ‘Silverstone Air’. A Equipe Breitling será acompanhada pelos esquadrões Red Devils, Red Arrows, Aerostars, pelos bombardeiros Vulcan e Lancaster, e pelos caças Spitfire e P-51D Mustang.

Para maiores informações visitem o site oficial www.silverstone.co.uk.

cavok

Anac libera uso de celular em aviões da TAM


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) liberou o uso de telefones celulares e internet durante alguns períodos dos voos da TAM.

Segundo a assessoria de imprensa da agência, a solicitação foi feita pela companhia aérea há mais de um ano.

A TAM teve de cumprir todas as determinações da Anac e realizou todos os testes necessários, como de interferência eletromagnética e modo de falhas no sistema.

Os experimentos foram realizados pela Airbus na Europa e aprovados pela Easa (Agência Europeia de Segurança na Aviação).

A Anac informou ainda que não há, até o momento, outros pedidos de liberação.

dgabc

Justiça do Rio decreta a falência da antiga Varig

A juíza Márcia Cunha de Carvalho, em exercício na 1ª Vara Empresarial do Rio, decretou hoje a falência da antiga Varig, que atualmente operava com a bandeira Flex, e de duas outras empresas do grupo: Rio Sul Linhas Aéreas e Nordeste Linhas Aéreas.

A decisão foi tomada a partir de pedido do próprio administrador e gestor judicial da companhia.

Márcia Cunha determinou que a antiga Varig continue operando, por duas semanas, os serviços de comunicação por meio de estações de rádio que orientam os pilotos nas decolagens e pousos. Depois desse prazo, a atividade será transferida para a TRIP.

Em 2005, com uma dívida estimada em R$ 7 bilhões, o grupo Varig foi o primeiro do País a pedir a recuperação judicial, quatro meses depois da promulgação da nova Lei de Falências.

guilherme barros

Paixão no ar



A TAM, antes de se casar com a Lan Chile, andou namorando, nos últimos meses, a... Gol.


Por falar em TAM...
Aliás, o senador mineiro Eduardo Azeredo criticou ontem a fusão TAM-Lan Chile:
— Tudo faz crer que a TAM foi vendida. O governo Lula passa para a história como aquele em que foi desnacionalizada a principal empresa aérea do país.

ancelmo góis

Anac fecha sete dos dez postos de atendimento em aeroportos


A Anac ainda decidiu fechar sete dos dez postos de atendimento aos passageiros em aeroportos. Só permanecem abertos os dos Aeroportos Juscelino Kubitschek, em Brasília; Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a Anac, cada um dos outros sete postos - incluindo Congonhas, em São Paulo - recebia, em média, quatro reclamações por dia. Apesar disso, argumenta a agência, era preciso manter uma estrutura básica de funcionamento, que incluía recepcionistas terceirizadas.

A Anac afirma, porém, que a decisão de encerrar as atividades nesses postos não foi econômica, mas de eficiência. Pela configuração atual, os atendentes apenas recolhiam as queixas dos passageiros e as encaminhavam para as respectivas gerências regionais, onde eram analisadas.

A Anac diz ainda que, para reforçar os canais de atendimento com o passageiro, aumentou em 20% o efetivo que trabalha no telefone gratuito 0800 e no site da agência na internet.


Serviço

QUEIXAS SOBRE ATRASOS, CANCELAMENTOS E SERVIÇOS PODEM SER FEITOS À ANAC PELO 0800-725-4445 (24 HORAS) OU AOS JUIZADOS ESPECIAIS, QUE HOJE FUNCIONAM DE FORMA TEMPORÁRIA EM CINCO AEROPORTOS DE SP, RIO E DF.

estadão

American Airlines poderá cobrar a mais por poltrona da primeira fila


A American Airlines informou nesta quarta-feira que pode começar a cobrar um valor extra pelas poltronas situadas na primeira fileira da aeronave. Para ter o privilégio de mais próximo da saída, os clientes da companhia terão de pagar mais caro pela passagem. A empresa aérea considera preços a partir de US$ 19, para voos de curta distância, até US$ 39, para os mais longos.

A procura por esses assentos se dá devido ao espaço extra que existe entre o lugar e a divisória para a área de cozinha e banheiro, o que gera mais conforto para as pernas, além de estar mais próximo da saída.

Os assentos poderão ser vendidos como "´poltronas expressas", que serão comercializadas pelos terminais eletrônicos da companhia onde é feito o check in online. A aquisição poderá ser feita no período de 24 horas a até 50 minutos antes da hora do voo.

yahoo

Webjet terá novo endereço


Barulho no ar

A Webjet resolveu transferir seus escritórios para o Galeão-Tom Jobim.
Um funcionário gaiato diz que vai ter de usar tapa-ouvido.

ancelmo gois

Infraero realiza treinamento de emergência nos aeroportos


A Infraero, em atendimento às normas e recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), realiza periodicamente nos aeroportos o Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac). O simulado tem como objetivo aferir os recursos disponibilizados em situações de emergência aeronáutica, tanto no aeroporo como fora dele.

Em agosto, alguns aeroportos da Infraero realizaram o Exeac: Cruzeiro do Sul (AC), Santos Dumont (RJ), São Luís (MA) e Congonhas (SP). Os exercícios são realizados sem causar qualquer tipo de interferência às operações de pousos e decolagens.

Além de avaliar os recursos disponibilizados pelo aeroporto, empresas aéreas, bombeiros, hospitais, serviços de atendimento médico públicos e privados, entre outros, o Exeac tem como objetivo aprimorar as técnicas utilizadas pelo Corpo de Voluntários de Emergência (CVE).

mercado e eventos

Aeronáutica abre concurso com 160 vagas e salário de R$ 5 mil


- Candidatos podem ter até 43 anos e devem ter nível superior, com oportunidades para diferentes áreas.
Com 160 vagas para admissão ao estágio de adaptação de oficiais temporários, a Aeronáutica abriu nesta quinta-feira mais um processo seletivo.

O salário é atraente e gira em torno de R$ 5 mil. Caso aprovado, será feito um estágio, que tem duração de 13 semanas, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), em Belo Horizonte (MG), com previsão para início no dia 30 de maio de 2011.

Os interessados devem ter nível superior – são oportunidades para diferentes áreas – e não devem completar 43 anos até o dia 31 de dezembro do ano que vem. As candidatas não podem estar grávidas desde a inspeção de saúde do processo seletivo até a data prevista para término do estágio.

Aqueles que concluírem o curso serão nomeados como segundo-tenente e irão servir Organização Militar da localidade escolhida no ato da inscrição. Os aprovados deverão servir a Força Aérea por dois anos, mas podem permanecer na FAB por até oito anos. As inscrições devem ser até o dia 23 de setembro pelo site http://www.ciaar.com.br/concurso11eaot.html. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100.

Entre as instruções ministradas no estágio estão armamento, munição e tiro; atividades de campanha, conceitos de chefia e liderança, comunicação oral, elaboração de documentos oficiais, conduta social e militar, a estrutura das Forças Armadas e treinamento físico. Durante o estágio, o Ciaar disponibiliza moradia e alimentação e os estagiários já recebem remuneração.
o diário de teresópolis

Nariz do Gripen NG

Seção do nariz do Gripen NG em exposição, com o IRST Selex Skyward e o radar AESA Raven ES-05.

poder aéreo

Azul pede horários para voar para Joinville


A Azul encaminhou o pedido para voar entre Joinville e Campinas para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Seria um voo diário (exceto domingo), saindo de Joinville às 5h50 e chegando em Campinas, no Aeroporto Internacional de Viracopos, às 6h40. No sentido contrário, o voo sairia de Campinas às 22h15 e chegaria em Joinville, às 23h15. O voo seria feito com aviões Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros.

No domingo, o voo sairia de Campinas, às 10h10, chegando em Joinville às 11h10. Sairia de Joinville, às 11h40 e chegaria em Campinas às 12h40.

A previsão é que o pedido seja avaliado até 18 de outubro.

Avião da Azul estacionado no Aeroporto de Viracopos, em Campinas
rbs

Driver Cup: Top Speed (Embraer)

Top Speed


VÍDEO

Popout

No último sábado foi realizada a edição 2010 da prova de velocidade final. O “Top Speed” foi uma das etapas da Driver Cup e tomou lugar na pista da Embraer, em Gavião Peixoto. Sem trocadilhos, os pilotos puderam voar baixo pelos 4.967 metros de asfalto liso.

Mais de 100 bólidos se reuniram em um belo dia de sol para o evento. Porsches, entre eles o Carrera GT e Panamera, Ferraris, Nissan GT-R e o aguardado Pagani Zonda, que marcou presença e mostrou a força do motor AMG.

E por falar em Mercedes-Benz, os representantes da divisão esportiva se apresentaram em peso, bem como os BMW M3, Audi RS e TT e os norte-americanos, com destaque para o Mustang Shelby, Dodge Challenger e Corvette.

No vídeo estão alguns momentos da festa, um pouco de aceleração, alguns supercarros rasgando a reta e um trechinho dos aviões – Super Tucano e Phenom 300 – se preparando para o show aéreo, que fechou o evento com chave de ouro.

O carro mais rápido do dia, um Porsche 993 biturbo, cravou 378 km/h no radar. Na edição 18 da Revista Driver vou contar a história completa e o leitor ainda confere muitas fotos e os tempos oficiais.
cidparking

ABSA terá quatro 767 em 2011

A ABSA Cargo deverá contar com quatro aeronaves modelo 767-300F a partir de 2011. O terceiro avião deve ser transladado para o Brasil na próxima semana, entrando em serviço em breve, com matrícula PR-ACG. O quarto virá de uma compra realizada recentemente pela LAN, detentora de parte da empresa brasileira. A chilena adquiriu três 767-300F usados da JAL Cargo e um deles pode ser transferido para a ABSA em virtude do grande sucesso que vem obtendo no mercado doméstico brasileiro.

Errata: os 767 teriam sido adquiridos da ANA, e não da JAL.


rmc aviação

Pyongyang se desculpa com Pequim por queda de avião


A Coreia do Norte pediu desculpas a Pequim pela queda do caça norte-coreano em solo chinês na última terça-feira, e assegurou que o acidente aconteceu por "problemas mecânicos", informou o jornal Xin Beijing, que descartou que o piloto quisesse desertar à Rússia.

"China e República Popular Democrática da Coreia (RPDC) chegaram a um acordo sobre como tratar o assunto", informou o jornal, citando "fontes pertinentes do governo".

Na última terça-feira, um caça norte-coreano se acidentou na China e causou a morte de seu piloto, e segundo afirmou então a agência sul-coreana Yonhap, o piloto poderia ter se perdido ao se dirigir à Rússia para desertar, já que Moscou, ao contrário de Pequim, não tem acordos de repatriação com a Coreia do Norte.

A agência chinesa Xinhua informou que o acidente aconteceu na província nordeste de Liaoning, e o avião atingiu uma casa, mas não matou chineses, enquanto o piloto faleceu no local.

terra

Tibet Airlines da China encomenda 3 aviões Airbus para sua estreia


A Tibet Airlines da China, a primeira empresa aérea da Região Autônoma do Tibet, assinou quinta-feira um contrato com a Airbus a fim de encomendar três aviões A319 para sua frota que entrará em operação em 2011.

Os três aviões serão entregues à empresa aérea no terceiro trimestre de 2011, conforme o acordo.

A empresa aérea planeja iniciar seus primeiros vôos em agosto de 2011 após a chegada do primeiro avião e cobrirá todos os aeroportos da Região Autônoma do Tibet em dois anos.

A Tibet Airlines assinou também um contrato com o Banco de Desenvolvimento da China para financiar a compra dos aviões.

A empresa aérea, com sede em Lhasa, capital regional, planeja expandir sua frota para 20 aviões nos próximos cinco anos, declarou Liu Yanping, diretor geral da Tibet Airlines.

Fundada em março deste ano com um capital de 280 milhões de yuans (US$ 41,2 milhões), a Tibet Airlines proporcionará serviços de transporte nacional de carga e de passageiros na região autônoma
cri

Avião da Tunis Air sob suspeita é escoltado por caça francês


AEROPORT DE ROISSY, França — Um avião de passageiros da Tunis Air que voava a baixa altitude e que não respondeu a chamados de rádio foi escoltado nesta quinta-feira por um caça francês até o aeroporto de Orly, na região de Paris.

O aparelho, procedente de Túnis, "voava muito baixo e ignorou um contato por rádio, o que motivou o alerta", explicou uma fonte aeronáutica à AFP.

Segundo testemunhas no aeroporto de Orly, o avião da Tunis Air pousou escoltado pelo caça às 18H15 local (13H15 Brasília), no horário previsto.

Uma fonte em Orly explicou que houve "um problema de comunicação" entre o avião e os controladores de voo, mas a Tunis Air garantiu que o rádio do aparelho não apresentava qualquer problema.

"A companhia Tunis Air se surpreende com as medidas excepcionais que envolveram o voo 722 entre Túnis e Paris, após o aparelho entrar no espaço aéreo francês", e destaca que "nenhum problema técnico foi verificado no rádio" do avião.

"O piloto se comunicou normalmente e sem interrupção, ao longo de toda a rota, com o conjunto dos órgãos de controle em terra", destacou a Tunis Air, acrescentando que a altitude do avião era normal e que foi reduzida a pedido do centro de controle aéreo de Ajaccio (Córsega).

afp

Avião é impedido de decolar após ameaça de bomba nos EUA


SÃO FRANCISCO- Um voo da American Airlines com destino a Nova York foi impedido de decolar nesta quinta-feira, 19, após uma pessoa anônima telefonar à polícia para informar que o avião seria explodido, de acordo com autoridades. Fontes afirmaram que duas pessoas saíram da aeronave algemadas.

Os passageiros foram retirados do avião e levados de ônibus a um terminal. Michael Kidd, que estava no voo, disse à Associated Press que viu policiais uniformizados algemando um casal jovem sentados na última fileira.

Um oficial sob anonimato informou à AP que o telefonema foi dado de um hotel próximo ao departamento de polícia de São Francisco, e os policiais notificaram prontamente autoridades federais.

Segundo o policial, o anônimo afirmou que uma bomba estava a bordo do avião, e que não houve ameaça direta de sequestro.

O FBI confirmou que ao menos duas pessoas, ainda não identificadas, estão sendo interrogadas.

No ano passado, um jovem nigeriano tentou explodir um voo com destino a Detroit no natal. Em abril, um diplomata do Catar a caminho de uma visita oficial foi preso após ter gerado um alerta de bomba por fumar no banheiro do avião.

estadão

Regras para viajar de avião com bebês continuam as mesmas

Ao contrário do que foi divulgado em alguns veículos de comunicação, as normas para o embarque de gestantes e crianças de colo não mudaram. Confira


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Viajar de avião com um bebê não é simples. Tem de escolher a melhor poltrona, levar troca de roupa, alimentação correta, remédios. Muita coisa.

Hoje, alguns veículos de comunicação divulgaram erroneamente a informação de que a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – teria publicado novas regras para embarque com bebês.

Segundo a assessoria de imprensa da agência, não houve nenhuma mudança referente à inspeção de gestantes e bebês. Para não ter problemas na hora do embarque, confira as regras atuais fornecidas pela ANAC para você embarcar com seu filho. E boa viagem!

• Na hora de passar pelo detector de metais, o bebê deve ser retirado do carrinho e ficar no colo do responsável, ligeiramente afastado do corpo do adulto.

• O carrinho deve ser dobrado e colocado na esteira rolante para passar pelo equipamento de raio-X.

• Se o aparelho de raio-X não estiver funcionando, a inspeção deve ser feita manualmente.

• Gestantes ou passageiros com restrições de saúde podem solicitar com antecedência que a inspeção seja manual.

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