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quarta-feira, 8 de abril de 2009

FLY BY.......FLYDUBAY


Dubai lança companhia aérea de baixo custo

A flydubai vai começar a voar para Beirute, no Líbano, e Amã, na Jordânia, em junho. As passagens podem ser adquiridas pelo site da empresa, que já encomendou 54 aeronaves Boeing modelo 737-800.
Emirates News Agency*
Dubai – A flydubai, primeira linha aérea de baixo custo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou que vai iniciar suas operações em junho, com um vôo para Beirute, capital do Líbano, no dia 01, e outro para Amã, na Jordânia, no dia seguinte.

A nova companhia aérea escolheu Líbano e Jordânia como destinos inaugurais devido ao grande número de expatriados dos dois países que vivem em Dubai e no resto do país, além da grande quantidade de libaneses e jordanianos que desejam visitar o emirado. A data foi escolhida pela proximidade do início do verão na região.

A passagem de ida para um dos dois destinos vai custar 250 dirhans (US$ 68). O valor inclui a poltrona, todos os impostos e espaço para até 10 quilos de bagagem. Pagando valores adicionais, os passageiros poderão levar malas de até 32 quilos, escolher a poltrona e o cardápio de comidas e bebidas.

De acordo com o presidente da flydubai, Ahmed bin Saeed Al Maktoum, a filosofia de negócios da nova companhia é bem simples: "Nossa meta é oferecer aos nossos passageiros o melhor preço e mais opções. Vamos operar com eficiência e evoluir constantemente para fornecer o melhor produto possível aos nossos consumidores. Nosso compromisso é trazer uma nova opção ao mercado regional de linhas aéreas de baixo custo, que está em expansão. Isto deverá favorecer nossa economia, nosso povo e o setor de turismo como um todo", afirmou.

"Estamos oferecendo uma alternativa de baixo custo para os habitantes de Dubai, Líbano e Jordânia que querem viajar a passeio, ou visitar parentes e amigos com maior freqüência. A flydubai torna a viagem de avião mais acessível e fácil do que nunca", disse Maktoum.

A flydubai vai operar no recém-reformado Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Dubai. Novos destinos serão anunciados em breve. Todos os vôos terão duração máxima de quatro horas e meia. A flydubai vai utilizar aeronaves modelo Boeing 737-800 Next Generation, com 189 poltronas na classe econômica.

De acordo com o jornal Khaleej Times, de Dubai, a nova companhia aérea deverá receber seus primeiros dois Boeings no mês de maio.

O presidente da flydubai negou que a expansão da nova companhia possa agravar o problema de falta de passageiros que as linhas aéreas da região vêm enfrentando. Com a recessão global, a demanda por vôos de e para a Europa e os Estados Unidos diminuiu, levando algumas companhias a reduzir seus serviços para esses mercados e concentrar seus esforços no Oriente Médio.

"O aeroporto de Dubai oferece um ambiente competitivo onde hoje operam 125 companhias. A flydubai vai concorrer somente no setor de baixo custo, que está em franca expansão", disse Maktoum.

Para ele, que é também presidente da Emirates Airline e do Departamento de Aviação Civil de Dubai, não haverá concorrência entre a Emirates e a flydubai: "A Emirates Airline tem um mercado-alvo diferente. A flydubai só vai voar a preços populares", explicou Maktoum.

As prováveis concorrentes da flydubai na região serão outras companhias aéreas de baixo custo, como a Air Arabia, do emirado de Sharjah, a Al Jazeera, do Kuwait, a Bahrain Air, do Bahrein, e a Air India Express, da Índia.
Mais informações:
www.flydubai.com
FONTE:ANBA-Agência de Notícias Brasil-Árabe - SP

TAM - transfer de helicóptereo GRU X CGH X GRU

A TAM passa a oferecer a todos os passageiros transfer de helicóptero para o trecho Aeroporto de Guarulhos x Aeroporto de Congonhas e Vice-Versa.

FONTE:WWW.TAM.COM.BR

TAM inicia no dia 14 acordo de compartilhamento de voos com empresa britânica




RIO - A partir de 14 de abril, a TAM e a empresa britânica BMI, segunda maior empresa aérea no Aeroporto de Heathrow, em Londres, iniciam acordo operacional de compartilhamento de voos (codeshare). Com a parceria, os clientes das duas companhias poderão simplificar procedimentos de reservas, conexões, despacho e outros serviços. Os clientes da TAM poderão voar de São Paulo para Londres e, chegando no aeroporto de Heathrowm poderão fazer voos de ida e volta operados pela BMI com destino a Aberdeen, Edinburgh e Glasgow, na Escócia, e a Birmingham e Manchester, na Inglaterra. Já os clientes da BMI poderão voar de Londres para o Brasil, na ida e na volta em avi~]oes da TAM e, em São Paulo, terão à disposição conex~]oes para o Rio, Curitiba, Salvador e Fortaleza.

Numa segunda fase, a parceria será ampliada com a inclusão de rotas da bmi que permitirão à TAM oferecer a seus clientes mais opções de conexões para a Europa.os clientes da bmi serão beneficiados com a inclusão, no acordo, de destinos atendidos pela TAM em outros países da América do Sul, como Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Lima (Peru). O vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco, afirma que "o acordo com a bmi permitirá oferecer a nossos clientes brasileiros uma rede com maior capilaridade na Europa a médio prazo e reforça nossa estratégia de estabelecer parcerias com as principais companhias aéreas do mundo". Ele acrescenta que a parceria faz parte da estratégia da companhia para expandir suas operações internacionais e consolidar-se como uma das principais empresas do mercado mundial de aviação.

FONTE: GLOBO.COM

Moradores reagem contra aumento de voos no Santos Dumont




Presidente de associação da Urca diz que aeroporto já está estagnado.Impacto sonoro e congestionamentos são algumas preocupações.

Enquanto representantes da Secretaria de Estado do Ambiente e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se reuniam no Ministério Público Federal, no Centro do Rio, nesta tarde de terça-feira (7), para discutir a flexibilização das regras e o uso do Santos Dumont, moradores dos bairros próximos ao aeroporto já reagiam ao provável impacto ambiental dos novos voos sobre a região.
“Se o aumento de voos for aprovado, estaremos endossando o caos. Além do impacto viário e sonoro que vamos sofrer, os especialistas já alertaram que o Santos Dumont não dispõe de capacidade para isso. Vão sobrecarregar não só o aeroporto, mas também o trânsito nas imediações, com reflexo até na Ponte Rio-Niterói”, afirma a presidente da Associação de Moradores e Amigos da Urca, Ana Luiza Brandão Rodrigues, que participa de reuniões para discutir o assunto desde a década de 1980.
“A gente vai ganhando embasamento técnico. Mas o que falta às autoridades é respeito e bom senso”, acrescenta Ana, que mora em frente à pista do aeroporto.

Carência de pátio
Segundo ela, o que foi constatado nos últimos encontros com especialistas é que o Santos Dumont “tem excesso de saguão e carência de pátio para as aeronaves e de pista”.

“E o pior é que não tem como ampliar a pista. Só existem dois pontos. Não podem estender a cabeceira para a Ponte Rio-Niterói e tampouco para o Pão de Açúcar. Esse aeroporto está estagnado e eles não querem reconhecer isso”, afirma.

O Ministério Público Estadual instaurou um inquérito civil para apurar os efeitos da poluição sonora e o impacto viário provocados na região com a ampliação do tráfego aéreo.

FONTE: G1

Gol não distribui participação nos resultados de 2008






Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) a Gol divulgou, em boletim interno no dia 28 de março, uma nota apresentando motivos e justificativas que, segundo eles, “inviabilizam a distribuição do Programa de Participação nos Resultados (PPR), relativo ao ano de 2008”.“Tais declarações foram recebidas com indignação pelos representantes sindicais e, principalmente, pelo SNA, que no início do ano passado (2008) procurou a Gol para dar inicio às discussões sobre o PPR-2008, conforme prevê a legislação. E já na época curiosamente a empresa negava-se a discutir a questão”, disse o SNA em comunicado.No dia 27 a empresa convocou os sindicatos dos trabalhadores do setor para uma reunião, onde comunicou oficialmente que não iria distribuir PPR relativo ao ano de 2008. Estiveram presentes ao encontro o vice presidente do SNA, comandante Fochesato, dirigentes dos demais sindicatos e diretores do grupo representando a diretoria de RH da Gol. Apesar do clima tenso, segundo o SNA, durante todo o tempo a reunião terminou com a promessa da empresa em iniciar, na segunda quinzena de abril, as discussões sobre o PPR-2009 e de não demitir trabalhadores por conta da crise financeira mundial.

Embraer quer retomar vendas de aviões em breve



Segundo o vice-presidente executivo da Embraer, Mauro Kern, a empresa prevê a retomada das vendas de aviões em breve, mas pondera que serão menores do que o volume praticado nos anos anteriores ao colapso mundial.
A empresa planejava vender até 350 aeronaves antes da crise. Em fevereiro, a previsão murchou para a entrega de 242 aviões. Na aviação executiva, o tombo foi de 31%. Com os número sombrios, a Embraer tenta justificar as demissões de 4,2 mil pessoas.
A retomada das vendas deve fazer a empresa recontratar uma parcela dos funcionários dispensados, como já aconteceu antes.

O RETORNO OFICIAL DA BRA


BRA faz 1º fretamento hoje e é para o time do Palmeiras


A BRA faz hoje o primeiro voo oficial da companhia após quase um ano e meio com as operações suspensas. A empresa levará o time do Palmeiras de São Paulo para Recife, para o jogo da Taça Libertadores. O equipamento utilizado será um Boeing 737-300. Segundo o presidente e CEO da BRA, Danilo Amaral, a empresa “retoma o modelo original da companhia, focada exclusivamente nos fretamentos e charteres”. “Nosso objetivo é ser a maior companhia deste segmento na América Latina”, afirma.

Amaral explica que a BRA vai explorar um mercado que ainda é carente deste tipo de serviço na região. “Não existe nenhuma empresa no País que trabalhe exclusivamente este segmento, o que nos garante diferenciais como flexibilidade de horários e a possibilidade de customizar o interior da aeronave para qualquer modalidade de negócios, uma vez que não estamos tirando aeronaves da malha regular.” O Palmeiras, por exemplo, vai com o avião todo decorado nas cores do time. Também há um casamento agendado.

Segundo o executivo, há uma demanda reprimida no mercado. “A visão geral é de que alugar um avião é muito caro e complexo. A BRA quer promover acessibilidade e agilizar processos a partir da disponibilização efetiva do serviço”, diz Amaral. “Vamos oferecer um serviço especial para um segmento que as companhias aéreas atendem sem foco e apenas sob demanda”, acrescenta.

Gol termina com voo diário direto entre GRU e Santiago



A partir de 10 de maio, a Gol terá apenas dois voos semanais diretos (ou seja, sem escalas) entre São Paulo e Santiago, no Chile. Hoje, há uma ligação direta operada com aeronave Varig todos os dias. Os voos de segunda a sexta serão descontinuados e os de sábado e domingo continuarão com aeronave Varig em duas classes, a Comfort e a econômica.

Além desses voos diretos aos sábados e domingos, a Gol manterá a operação de voos diários para Santiago, no Chile, partindo de São Paulo, mas fazendo escala em Buenos Aires, na Argentina

Infraero aumenta em 20% seu efetivo nos aeroportos para feriado da Semana Santa

A Infraero está prevendo um aumento de 5% no movimento de passageiros neste feriado da Semana Santa. Para garantir a otimização dos embarques e desembarques no que se refere à infraestrutura aeroportuária, e ao mesmo tempo assegurar segurança aos usuários da rede, a empresa vai reforçar em 20% o seu efetivo nos principais aeroportos.

A partir desta quinta-feira (09/04), a Infraero inicia uma escala diferenciada para os empregados. Essa iniciativa foi experimentada em 2008, dando resultados positivos. No ano passado, o atendimento durante a Semana Santa, que registrou aumento de 5,2% no fluxo de passageiros em relação a 2007, transcorreu dentro da normalidade.

Fonte: Mercado e eventos

Gol adere às classes de tarifas com benefícios crescentes



Air Canada, Tap, Tam e outras companhias aéreas do mundo já utilizam as famosas classes ou famílias ou grupos de tarifas que se diferenciam pelos benefícios que oferecem, destinando-se a públicos bem específicos e com preços diferenciados de acordo com o que incluem. Agora é a vez da Gol aderir a essa forma simples de explicar aos passageiros as diferenças tarifárias.

A companhia vai oferecer por meio de seu site de vendas de passagens (www.voegol.com.br) opções de tarifas para diferentes perfis de viajantes, atendendo a necessidades de preço, tempo de antecedência para fazer a compra, remarcação de voo e acúmulo de milhas no programa de fidelidade Smiles.

O cliente em viagens nacionais irá visualizar no ato da compra do bilhete pelo site quatro perfis de famílias. Por meio da tarifa Livre, por exemplo, o passageiro não paga diferença tarifária para mudar seu voo no mesmo dia, o que vai beneficiar, principalmente, clientes corporativos.

Em viagens internacionais, além dos perfis das famílias Livre, Programada e Promocional, será disponibilizada a tarifa Comfort, que dá acesso à classe diferenciada de serviços oferecida nos voos internacionais operados pela Varig. A Comfort confere uma série de benefícios aos clientes, como acesso às salas vip do Smiles, prioridade no check-in, embarque e desembarque, maior franquia de bagagem, maior espaço entre poltronas e mais privacidade a bordo, bônus de 50% no acúmulo de milhas Smiles, serviço de bordo com mais opções de pratos quentes e entretenimento de bordo individual.

“O lançamento das famílias de tarifas vem de encontro com a proposta da Gol de ampliar as opções de preços e atender todos os perfis de novos clientes”, afirma Tarcisio Gargioni, vice-presidente de Marketing e Serviços da Gol. “Com essa nova facilidade, contemplamos melhor as necessidade dos diferentes públicos que viajam conosco”.

Fonte: Pan rotas

BNDES fecha financiamento com Azul

O BNDES fechou financiamento no valor de R$ 254 milhões para a empresa aérea Azul adquirir quatro aeronaves fabricadas pela Embraer. Os aviões terão configuração de 106 (ERJ-190) e 118 assentos (ERJ-195). De acordo com a instituição, este é o primeiro financiamento em moeda nacional aprovado para a compra de aeronaves destinadas ao mercado doméstico.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras iniciou suas operações em dezembro do ano passado. O crédito aprovado pelo Banco corresponde a 85% do investimento total , sendo que 50% do montante será financiado diretamente pelo BNDES e outros 50% serão repassados pelo Banco do Brasil.

Azul Linhas Aéreas inicia voo direto entre Campinas e Manaus



Pousou ontem, em solo amazonense, a primeira aeronave da Azul Linhas Aéreas Brasileira. A partir dessa data a Azul começar a operar com voos ligando Campinas/ Manaus/ Campinas, em freqüências diárias, sem escala.

O voo non-stop da Azul foi conseguido através de várias reuniões e acertos entre o Governo do Amazonas por intermédio da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas) com a companhia.

A Amazonastur, o Órgão Oficial de Turismo do Estado em nome do Governo do Amazonas, deu as boas vindas aos passageiros que desembarcaram em Manaus, voo AZU 4170, como também aos que embarcaram para Campinas, voo AZU 4171, fazendo um receptivo com um casal de dançarinos de Boi e distribuição de material promocional do estado.

Ocupação internacional da Gol foi de 44% em março

A Gol divulgou suas estatísticas preliminares de tráfego relativas ao mês de março de 2009. Em comparação a março de 2008, o tráfego doméstico de passageiros (RPK) diminuiu 1,3% e a capacidade (ASK) aumentou 0,1%. No mercado doméstico, a taxa de ocupação (load factor) da Gol foi de 57% e no mercado internacional, de 44%. A taxa de ocupação total do sistema Gol foi de 55% em março.