Um bombardeiro alemão, que nunca chegou à costa durante a Batalha da Grã-Bretanha – derrubado em 26 agosto de 1940 – foi encontrado novamente.

“Um sonar geofísico de busca Sidescan encontrou um Dornier 17, conhecido como ‘Lápis Voador’, muito bem preservado”, disse um representante do Royal Air Force Museum, em Londres.

O avião, que serviu na Luftwaffe alemã durante a Batalha da Grã-Bretanha, foi um bombardeiro de médio alcance com cinco tripulantes. Era conhecido como Lápis Voador devido ao seu design extremamente elegante. O avião também carregava um canhão de 20mm, metralhadora 13 milímetros, e três metralhadoras de defesa de 7,9 milímetros. Essas armas protegiam cerca de 1.000 kg de bombas destinadas – neste caso – a um aeroporto militar na Inglaterra.

Um porta-voz do museu disse ao jornal Daily Mail que a aeronave está tão bem preservada porque ela realmente conseguiu pousar com segurança, após ter sido atingida. Mas, tendo pousado num banco de areia molhada no canal, afundou rapidamente, matando dois membros da tripulação. O piloto e os outros dois foram capturados.

Esforços estão em andamento para içar o avião e fazer-lhe um ponto focal de um novo display no museu sobre a Batalha da Grã-Bretanha.

poder aéreo