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terça-feira, 21 de abril de 2009

Propaganda da Azul

fonte:Cafemodelismo

GOL inicia voos para Vitória a partir do Aeroporto Santos Dumont



São Paulo– A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, iniciará em 22 de abril ,amanhã,uma nova rota, conectando o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a Vitória (ES). Serão quatro frequências diárias, sendo que três irão operar de segunda-feira a sábado e outra atenderá a rota todos os dias. Os bilhetes já estão disponíveis para compra no site da Companhia (www.voegol.com.br), com tarifas a partir de R$ 79,00.

Pantanal vai a leilão


A Pantanal, companhia de voos regionais, apresentou na última segunda-feira seu plano de recuperação judicial. Ele estipula a divisão da empresa em duas unidades - uma de operação de voos e a outra de arrendamento (leasing) de aeronaves - e a consequente venda da primeira em leilão.
A Pantanal tem dívidas superiores a R$ 50 milhões, sendo pelo menos R$ 40 milhões com o fisco e outros R$ 15,2 milhões com diversos tipos de credores, entre eles a TAM e a Infraero.

Segundo o plano desenhado pela empresa, a unidade de operação aérea englobará quase que exclusivamente os contratos de concessão da empresa, que incluem o direito de operação de 16 espaços para pouso e decolagem (slots) em Congonhas, aeroporto mais cobiçado do país.
É um modelo parecido com o adotado na recuperação judicial da Varig, que já dura quase quatro anos. Thomas Müller, advogado da Pantanal do escritório Sérgio Müller & Associados, diz que o plano de recuperação estabelece lance para compra dessa unidade no valor de R$ 38,7 milhões e autoriza somente as empresas detentoras de um Cheta - certificado de homologação de empresa aérea - a participar do leilão.
"A restrição visa evitar a participação de investidores aventureiros que não conhecem o setor aéreo", afirma Müller.O eventual comprador dessa unidade também assumiria obrigações em torno de R$ 7 milhões referentes a transportes a executar, leasings e remuneração do administrador judicial da Pantanal. Os credores terão então 30 dias para apresentar contestações, contados a partir da publicação de um edital sobre o plano.

Air China suspende seu vôo para São Paulo


A Air China informa que devido a acordos governamentais em relação aos horários de seus vôos, a operação da Air China no vôo São Paulo - Madrid - Beijing, com 25 horas de duração, infelizmente, está temporariamente suspensa.

Quanto aos passageiros que já possuem seus bilhetes emitidos para Madrid, a companhia pede que os mesmos solicitem o reembolso. Esse procedimento será realizado com a isenção de taxas. Já para os destinos na Ásia, incluindo Beijing, os passageiros poderão ser reacomodados em voos da TAM via Europa.

Para Rafael Kalinowski, diretor da RKBC Turismo, "a saída da Air China desta rota só fez encarecer as tarifas para Madrid, pois a Air China costumava ser a mais barata entre São Paulo e o aeroporto de Barajás, em vôo direto, além de perder a conectividade em Beijing", explica.

Segundo a Air China, se os acordos forem revistos, a previsão de retorno da rota está programada para o final de junho, inicio da alta temporada.
Fonte:
Railbuss.com

Privatização de aeroportos é tema de conferência


A Federação e o Centro de Indústrias de São Paulo (Fiesp e Ciesp) promovem nos dias 23 e 24 de abril, a “Conferência Internacional sobre Capital Privado em Aeroportos”. Especialistas de diversos países debaterão aspectos jurídicos, políticos, econômicos e administrativos sobre a privatização de aeroportos. O encontro contará com a presença de autoridades brasileiras como o governador José Serra, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, além de especialistas em aviação civil, do Brasil e do exterior.
A intenção é retomar as discussões, frequentes na época do caos aéreo, em um momento de relativa tranquilidade. “A aviação civil brasileira representa 50% do total da América Latina, o interesse no setor é, portanto, muito grande. A concorrência entre as empresas pode trazer benefícios para o país, em termos de segurança e eficiência do setor aeroportuário”.
Outros temas em debate na conferência serão os riscos inerentes à exploração aeroportuária no Brasil e as experiências de outros países, em relação à concessão dos aeroportos para a iniciativa privada, especialmente na Europa. O continente é o que possui maior número de administrações aeroportuárias privadas no mundo, sendo sucedido pela América Latina. A Conferência será realizada na sede da Fiesp, em São Paulo.
Fonte: Revista Aviação

Tam e Swiss pedem aprovação para código compartilhado

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) analisa na próxima reunião de diretoria, dia 22, um pedido da Tam Linhas Aéreas e da Swiss Air Lines para a aprovação de acordo de código compartilhado entre as empresas. Recentemente a Tam anunciou acordos semelhantes com a chinesa Air China e a britânica BMI.
Fonte: Pan rotas

Viracopos registra melhor trimestre na movimentação de passageiros


O Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos(SP) registrou a melhor movimentação trimestral de passageiros desde sua inauguração na década de 60. Foram 408.863 embarques e desembarques apenas nos três primeiros meses do ano, quase metade do movimento de pouco mais de um milhão de pessoas, registrado nos doze meses de 2008.

Só a movimentação no mês de março desse ano aponta 93,93% de aumento comparado ao mesmo mês no ano anterior

O incremento na movimentação se deve, principalmente, ao aumento no número de voos regulares de passageiros a partir do terminal campineiro. Com isso, Viracopos passou da 19ª para a 17ª posição no ranking da rede Infraero e a expectativa é que o aeroporto suba mais algumas posições até o final de 2009. Esse crescimento consolida o terminal campineiro como alternativa aos aeroportos da capital paulista, Congonhas e Guarulhos.

A Infraero pretende incrementar o mix de serviços e lojas em Viracopos para atender a essa nova demanda. A empresa também prepara algumas ações pontuais e rápidas que irão melhorar o atendimento aos passageiros, entre elas o aumento no número de vagas do estacionamento.

Fonte Mercado e eventos

Homem abre porta de avião e salta

O avião foi despressurizado e o piloto teve fez pouso de emergência.

Um homem que viajava em um pequeno avião de passageiros abriu a porta e pulou para a morte de uma altura de 10 mil metros, durante um vôo no norte do Canadá, informou o Guardian nesta sexta-feira. O avião foi despressurizado e o piloto teve de fazer um pouso de emergência.

O passageiro, de 20 anos, ficou descontrolado durante o vôo, de acordo com os dois pilotos da aeronave. Eles tentaram conter o homem, mas não conseguiram evitar que ele abrisse a porta do avião.

O avião da Adlair Aviation, com capacidade para dois pilotos e dois passageiros, voaria de Yellowknife para Cambridge Bay. A polícia procura o corpo do homem, que ainda não foi identificado.
Fonte:Alagoas 24h

"Farra de passagens" atinge líderes da Câmara


Registros de companhias de aviação obtidos pela Folha revelam que caciques da Câmara dos Deputados, como dirigentes e líderes partidários, financiaram dezenas de viagens ao exterior de familiares e amigos.
Entre os quais, os presidentes nacionais do PT, Ricardo Berzoini (SP), e do DEM, Rodrigo Maia (RJ).
Constam da lista também nomes como Ciro Gomes (PSB-CE), ex-candidato ao Planalto; José Genoino (PT-SP), ex-presidente do PT; Armando Monteiro Neto (PTB-PE), presidente da Confederação Nacional da Indústria; Eunício Oliveira (PMDB-CE), ex-ministro das Comunicações; e Vic Pires (DEM-PA), ex-candidato a corregedor da Câmara.
A maioria dos deputados ouvidos pela reportagem justificou os bilhetes aéreos para os parentes alegando que o regimento interno da Casa não proíbe a prática. Os destinos mais recorrentes são cidades badaladas do turismo internacional, como Nova York, Paris, Madri, Miami, Frankfurt, Buenos Aires e Santiago.
O presidente do PT, por exemplo, emitiu em dezembro de 2007 um bilhete para a capital argentina para sua filha Natasja Berzoini. Procurado pela reportagem, não ligou de volta.
Já Rodrigo Maia, além de ter levado a mulher e a filha para Nova York (EUA), bancou também uma passagem aérea para sua prima Anita para o mesmo destino. "Ela foi resolver um problema particular de saúde", disse o presidente do DEM.
Maia reconheceu que a viagem a Nova York foi a turismo. Ele levou a mulher também a Paris, mas disse que foi em missão oficial a Londres, com escala na capital francesa.
Genoino, que deixou a presidência do PT na esteira do escândalo do mensalão, em 2005, usou passagens para ele, a mulher e o filho para Madri.
Ciro Gomes emitiu duas passagens para Nova York, uma em dezembro de 2007 e a outra em abril do ano passado, para sua mãe, Maria José Gomes. Procurado pela reportagem, Ciro não ligou de volta.
Vic Pires, por sua vez, não se limitou a usar a cota aérea apenas para familiares, tendo agraciado até o namorado de sua filha com uma viagem a Miami.
Monteiro Neto emitiu bilhetes para a mulher, a filha e o filho para lugares distintos: Santiago, Madri e Buenos Aires.
O ex-ministro Eunício Oliveira bancou com recursos da Câmara, em setembro do ano passado, passagens para Miami para a mulher e a filha.
O líder do PP na Câmara dos Deputados, deputado Mário Negromonte (BA), levou para Nova York cinco familiares.
"Eu fiz economia nesses trechos [para sua base eleitoral]. Deixei de viajar, usei milhas, viajei de madrugada com passagens mais baratas. As viagens [a Nova York] foram com essa diferença", diz. "Se fosse proibido, a Casa não permitiria."
O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), vice-líder do partido na Câmara, viajou com a mulher e o filho para Paris e Londres. Disse que foi em missão oficial para a capital inglesa, passando por Paris. "Não há nada de errado nisso. Se a Câmara mantiver a possibilidade de levar parente, vou continuar levando minha mulher. E se eu achar importante, também levarei meu filho", disse Aleluia.
Na última quinta-feira, após uma sucessão de escândalos relacionados às cotas aéreas, Câmara e Senado divulgaram normas para delimitar o uso do benefício. Cada deputado tem direito, mensalmente, a uma verba para a compra de passagens de acordo com seu Estado de origem. O ato da Câmara que trata do assunto, de 2000, é omisso em relação às viagens ao exterior. Nas medidas anunciadas na semana passada, os deputados não fazem referência a essas viagens.
A Procuradoria da República no Distrito Federal, que investigou o uso das cotas em 2007 e 2008, enviou ofício à Câmara na semana passada citando "inúmeras irregularidades" no uso do benefício, como "uso de passagens para o exterior não relacionado a missão oficial". O Ministério Público sugere que não sejam emitidos bilhetes "em nome de terceiros", medida não acatada pela Câmara.

Fonte: Folha de São Paulo