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terça-feira, 5 de novembro de 2013

Estamos com um novo site.Acesse e conheça melhor o nosso trabalho. WWW.POUSADAAVIACAO.COM.BR


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Virgin Airlines faz vídeo de segurança de voo surpreendente

Frame do vídeo da Virgin America
Frame do vídeo da Virgin America: outra abordagem para as instruções de segurança de voo
São Paulo - Que as instruções de segurança a bordo dos aviões são importantes, ninguém duvida. Mas que a maioria delas é monótona, também não deixa de ser um consenso fácil.
Para mudar um pouco o cenário, a empresa aérea Virgin America fez um vídeo com orientações de voo que chama atenção pela ousadia. Com um elenco grande de atores e dançarinos dignos de musicais, as instruções tornaram-se um vídeoclipe bem humorado de cinco minutos. O filme foi postado nesta terça-feira na conta da marca no YouTube.

A letra descreve, é claro, todas as regras básicas de comportamento a bordo, mas com um toque extra de bom humor, passando por diversos gêneros musicais. Assista ao vídeo (as legendas estão em inglês). 



EXAME

Presidente da Azul disponível para "ajudar" na compra da TAP


David Neeleman, fundador e presidente da companhia aérea brasileira Azul, disse ontem estar disponível para ajudar potenciais interessados na compra da TAP, mas recusa a possibilidade de vir a participar de um consórcio que avance para a privatização da companhia aérea portuguesa.

"Se alguém quiser comprar, a gente ajuda", afirmou Neeleman, citado pelo "Estadão". Reiterando que a Azul não pretende adquirir a companhia aérea portuguesa, o presidente da companhia brasileira reconheceu em declarações aos jornalistas que seria bom para o Brasil se
a TAP viesse a ser adquirida por brasileiros, mas não explicou de que forma se poderia materializar a "ajuda" da Azul.

David Neeleman avançou ainda que a Azul está a negociar com a TAP um acordo de ‘code share' (partilha de voos). A companhia aérea portuguesa tem actualmente um acordo de ‘code chare' com a TAM, companhia que em Abril deixará a Star Alliance, da qual também faz parte da TAP, para se juntar à oneworld. A transferência da TAM acontece na sequência da fusão com a chilena LAN. Para David Neelman a saída da TAM implicará que a TAP precise de um novo parceiro comercial.

Questionada sobre a existência de negociações, fonte oficial da empresa portuguesa disse que: "A TAP não confirma que esteja decorrer, ou que esteja prevista, qualquer negociação com a Azul tendo em vista qualquer acordo de code-share".
ECONOMICO

Air France nega ter pedido corte de 5 mil empregos na Alitalia

 
A Air France-KLM negou nesta segunda-feira ter pedido o corte de 5 mil empregos na deficitária empresa aérea Alitalia.


No domingo, o jornal financeiro italiano Il Sole 24 Ore noticiou que a Air France-KLM havia definido condições duras, incluindo o corte de 5 mil postos de trabalho, para investir mais recursos na Alitalia. 

A Air France-KLM é a maior acionista da empresa italiana, com uma fatia de 25%.
TERRA

Líbano Barroso assume cargo no GPA


Ex-CEO da TAM passa a atuar como vice-presidente de infraestrutura e desenvolvimento estratégico na equipe liderada por Enéas Pestana


Líbano Barroso é economista e já foi CEO da TAM e CFO da CCR
+ Líbano Barroso é economista e já foi CEO da TAM e CFO da CCR Crédito: Paulo Múmia
O economista Líbano Barroso, ex-CEO da TAM Linhas Aéreas, é o novo vice-presidente de infraestrutura e desenvolvimento estratégico do Grupo Pão de Açúcar (GPA).

Segundo informações publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo, o executivo começa a trabalhar nesta terça-feira 5 na equipe liderada por Enéas Pestana, CEO da maior empresa de varejo do Brasil.

Em entrevista para a reportagem da Folha, Barroso disse que sua tarefa será “interligar e criar sinergias entre os cinco negócios do grupo”. A expectativa de Barroso se refere às áreas de atacado, varejo alimentar, eletroeletrônicos (com a Via Varejo), GPA Malls e e-commerce. Antes de ingressar na TAM, onde atuou de 2004 a 2012, Barroso trabalhou por seis anos como CFO da CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias).

meio e mensagem

Boeing irá converter helicópteros sul-coreanos em drones


boeing, eua

A empresa de construção aeronáutica americana Boeing e a companhia sul-coreana Korea Air assinaram um memorando de entendimento que prevê a conversão de helicópteros de vigilância MD 500 em veículos aéreos não tripulados.

Para a conversão, será usada a tecnologia implementada no helicóptero não tripulado H-6U Unmanned Little Bird, criado na plataforma do helicóptero leve de combate AH- 6 Little Bird.
De acordo com relatórios preliminares, a Coreia do Sul pretende usar os helicópteros não tripulados na fronteira com a Coreia do Norte.
VOZ DA RÚSSIA

Procon-RJ entra com ação contra empresas aéreas por preços abusivos na Copa

Os valores das passagens aéreas para o período da Copa do Mundo de 2014 levaram o Procon do Rio de Janeiro a ingressar com uma ação coletiva na Justiça Federal contra as empresas TAM, Gol, Azul e Avianca/Oceanair por prática de preços abusivos, além da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pela falta de fiscalização e coibir a cobrança. O assessor jurídico do Procon-RJ, Rafael Couto, explica que, por ser um serviço público concedido, as companhias não podem praticar preços de mercado conforme a demanda, como ocorre com as diárias de hotéis nos períodos de grande procura.

“Os hotéis são um setor privado, as companhias aéreas funcionam no mercado através de uma concessão, o transporte aéreo é um serviço público. Quem outorga a concessão é a agência reguladora, que seria a Anac, então um serviço público não pode ficar refém da lei da oferta e da demanda, não é assim que funciona para as concessões de serviços públicos”, alegou.

Na ação, o Procon-RJ pede a devolução do dinheiro pago para quem já comprou a passagem a preços abusivos e multa diária no valor de R$ 50 mil para a Anac, caso a agência reguladora não fiscalize as empresas ou deixe de aplicar multas em decorrência dos preços abusivos.

A Agência Brasil fez hoje uma pesquisa de preços nos sites das empresas, citadas na ação, no trecho São Paulo (Aeroporto de Congonhas) para o Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont), no dia 10 de maio, um mês antes do início da Copa do Mundo 2014; e no 12 de julho, véspera da final da Copa.


Na companhia Gol, a passagem sai a partir de R$ 103,90, no dia 10 de maio, e sobe para R$ 816,90, no dia 12 de julho, ambas na tarifa básica. Na TAM, o valor varia de R$ 85 para R$ 845. Pela Avianca, o preço passa de R$ 83 para R$ 799. A Azul não opera o mesmo trecho, mas o valor para os mesmos dias saindo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro, o valor passa de R$ 124,90, em maio, para R$ 959,90, em julho.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as passagens aéreas subiram 131,5% (acima da inflação) de 2005 a 2012. Já a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) sustenta que o preço médio da passagem caiu de R$ 575,47 para R$ 294,83 no período analisado.

A Abear, que representa as companhias citadas na ação, informou, em nota, que na última quinta-feira (31), em Brasília, representantes do Ministério da Justiça, das companhias aéreas, da Secretaria de Aviação Civil e da Anac se reuniram para definir “procedimentos para ajustar a oferta de assentos à demanda por transporte aéreo para a Copa do Mundo de 2014.”

De acordo com a entidade, a oferta atual de passagens para o período do campeonato está com distorções, já que “a malha aérea desenhada para atender às necessidades dos passageiros durante o Mundial poderá ser definida a partir do sorteio dos grupos para a competição, no início de dezembro, e os bilhetes deverão estar disponíveis para aquisição a partir de janeiro do próximo ano”.

A Anac informou que ainda não foi notificada sobre a ação movida pelo Procon, e só irá se pronunciar após o recebimento da notificação. Em nota, a agência diz que está trabalhando com as empresas para adequar a malha aérea à oferta e à demanda prevista para as cidades-sede da Copa, o que só poderá ser definido após o sorteio dos grupos que jogarão em cada cidade. “A flexibilização da malha impacta em uma maior oferta de voos e, consequentemente, deve contribuir para conter a alta no preço das passagens ofertadas que tende a ocorrer em qualquer setor em períodos de alta demanda”, diz.

Segundo a agência, um comitê interministerial foi criado para “acompanhamento dos preços, tarifas e a qualidade dos serviços oferecidos por diversos segmentos durante a Copa” e que os preços das passagens para o evento serão monitorados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), ligado ao Ministério da Justiça.
EM.COM.BR

Acordo com aéreas deve aumentar voos durante a Copa

Em debate com representantes do governo, setor se comprometeu a melhorar as informações ao consumidor e criar rotas alternativas durante o Mundial
O Comitê Interministerial de Acompanhamento de Preços, Tarifas e Qualidade dos Serviços para a Copa do Mundo se reuniu nesta quinta-feira (31) com representantes das companhias aéreas para acompanhar as ações do setor. As empresas se comprometeram a melhorar a comunicação com os consumidores e apresentar sugestões para uma nova malha aérea para a Copa do Mundo.
O monitoramento de preços de passagens será feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “O governo e a as aéreas conseguiram alinhar esforços. O principal encaminhamento é de que haverá uma expansão de 40% da malha aeroviária com rotas alternativas, a partir do momento que já tivermos conhecimento do sorteio das chaves da Copa do Mundo”, disse Vinícius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo, do Ministério do Turismo. O sorteio será realizado dia 6 de dezembro.
Segundo o secretário, a auditoria dos voos, feita pela Anac após o fechamento do mês, agora será feita quinzenalmente. Os representantes também debateram as regras para cancelamento de passagens sem ônus para quem comprou.
  SEEGS
A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, informou que o Ministério da Justiça solicitou aos presidentes das empresas que o público seja informado das alterações por meio dos portais na internet e dos pontos de venda.
“Diante de tudo que foi discutido, solicitamos ao setor aéreo que informe de forma clara aos consumidores as alterações atuais e futuras em razão do calendário do Mundial. As empresas submeterão até terça-feira (5), uma proposta de comunicação geral aos consumidores para aprovação da Secretaria Nacional do Consumidor”, disse.
Caberá ao Ministério do Turismo uma interlocução com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) no sentindo de que elas repassem as informações aos viajantes das novas opções de voos e hospedagens.
Além dos titulares da Secretaria Nacional do Consumidor e do Conselho de Administrativo de Direito Econômico, Vinícius Marques de Carvalho, também participaram da reunião o secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho; secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SEAE/MF), Pablo Fonseca; o representante da Casa Civil, Fernando Pimentel; os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Pacheco Guaranys, e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino.
SEEGS

Paraquedistas e pilotos escapam de acidente com aviões


  • Reprodução | YouTube
    Segundo avião arrancou a asa da aeronave líder e arrancou sua asa
Nove paraquedistas e dois pilotos sobreviveram com ferimentos leves depois que seus aviões colidiram no ar sobre o estado de Wisconsin, nos Estados Unidos.

O instrutor Mike Robinson estava a 12.000 pés ( 3.600 metros ) , para o seu quarto e último salto do dia, quando um segundo avião com outros pára-quedistas atingiu o avião em que estava, cortando uma das asas e atirando a aeronave em direção ao chão .


Funcionários da Administração Federal de Aviação (FAA, em inglês) estão investigando a causa do acidente de sábado, próximo ao Lago Superior , disse o porta-voz da FAA Roland Herwig neste domingo, 3.
Robinson, instrutor e consultor de segurança da firma Skydive Superior, disse que os paraquedistas tinham subido para o seu último salto do dia e os dois aviões estavam voando em formação.
Todos os pára-quedistas são instrutores ou treinadores com centenas ou milhares de saltos. Robinson, por exemplo, estava em seu salto de número 937 .

"Nós fazemos isso o tempo todo ", disse Robinson. " Nós simplesmente não sabemos o que aconteceu ou o que causou isso".
Ele e outros três paraquedistas estavam no avião líder. Todos os quatro estavam com a porta aberta e prontos para saltar do Cessna 182. O avião que vinha atrás deles tinha cinco paraquedistas a bordo, três em posição de salto e mais dois no interior do avião.

"Nós estávamos apenas alguns segundos de ter um salto normal quando o outro avião veio por cima da aeronave e desceu em cima dela ", disse. O avião em que estava se transformou em uma grande bola de fogo com a asa arrancada.
"Todos nós sabíamos que tínhamos um acidente, porque a asa sobre as nossas cabeças havia saltado fora", disse.

Os três pára-quedistas do segundo avião foram derrubados pelo impacto e os dois que estavam dentro foram capazes de saltar. Enquanto isso, o piloto do avião de Robinson ejetou si mesmo e o piloto do segundo avião pousou sua aeronave danificada com segurança.

Robinson, de 64 anos , viu que o avião cair em espiral para baixo. "Olhando ao redor, vimos que a asa caiu", disse. Com a aeronave aos pedaços, os paraquedistas saltaram tentando evitar se chocar com os destroços no ar.

Todos chegaram ao solo ilesos e apenas o piloto que se ejetou teve pequenos ferimentos na aterrisagem. A rede americana CBS tem um vídeo no youtube que conta a história de sorte (em inglês) de pilotos e paraquedistas. Veja:


PORTAL A TARDE

Avião monomotor faz pouso forçado em loteamento de Lavras, MG




Um avião monomotor precisou fazer um pouso forçado no início da tarde desta segunda-feira (4) em um loteamento no bairro Jardim Magnólia, em Lavras (MG), próximo à pista de pouso do Parque Industrial. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

Conforme os militares, o piloto disse que houve uma falha no motor e que ele sentiu que não conseguiria chegar com segurança até a cabeceira da pista do aeroporto da cidade. Com isso, ele preferiu fazer a aterrissagem em um terreno baldio que fica próximo ao aeroporto. Apenas o trem de pouso da aeronave ficou danificado, já que o aparelho bateu em uma valeta ao se chocar no solo.

A aeronave era usada para aplicar defensivos agrícolas.
Avião monomotor faz pouso forçado em terreno em Lavras (Foto: Graziela Carmo / VC no G1)Avião monomotor faz pouso forçado em terreno em Lavras (Foto: Graziela Carmo / VC no G1)
Incidente aconteceu no final da manhã desta segunda-feira em Lavras (Foto: Graziela Carmo / VC no G1)Incidente aconteceu no final da manhã desta segunda-feira em Lavras (Foto: Graziela Carmo / VC no G1)
Suspeita é de que falha mecânica tenha causado problemas na aeronave em Lavras (Foto: Graziela Carmo / VC no G1)Suspeita é de que falha mecânica tenha causado problemas na aeronave em Lavras (Foto: Graziela Carmo / VC no G1)

Serviço de bordo de Mantega em avião da FAB inclui caviar


Culinária: prato com caviar
Prato com caviar: serviço de bordo do avião da FAB pode oferecer canapés da iguaria ao ministro Guido Mantega e comitiva. Mas consumo depende de pedidos do governo
São Paulo - As refeições nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) utilizados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e sua comitiva, podem incluir canapés de caviar, camarão e salmão defumado.

Os itens constam no cardápio do contrato firmado em outubro pelo Ministério da Fazenda com a RA Catering LTDA (empresa especializada no fornecimento de refeições para companhias aéreas), que totaliza R$ 74,6 mil por ano, de acordo com a ONG Contas Abertas.
Com valor mensal estimado em R$ 6,2 mil, o contrato não garante que os itens serão consumidos ou pagos, já que são vinculados à necessidade do serviço.
O Contas Abertas só encontrou uma nota de empenho direcionada a empresa até o momento, no valor de R$ 1 mil.

Os serviços foram contratados por meio de inexigibilidade de licitação, previsto na lei de licitações, que não exige a concorrência quando houver inviabilidade de competição, em especial para a contratação de serviços técnicos de natureza singular.

Além do Ministério da Fazenda, a RA Catering também tem contrato com os ministérios das Relações Exteriores, Meio Ambiente, Integração Nacional e com a Advocacia-Geral da União, nos valores de R$ 20 mil, R$ 8 mil, R$ 108,6 mil e R$ 8,5 mil, respectivamente.

A empresa presta ainda serviços para a Presidência da República através de três contratos que somam mais de dois milhões de reais. De acordo com o Portal da Transparência, a RA Catering já recebeu R$ 1 milhão em 2013. 

Procurado, o Ministério da Fazenda afirmou que em nenhum momento a opção de caviar, camarão ou salmão defumado foi utilizada pelo ministro, que raramente se alimenta nos voos e que, quando o faz, compra a refeição com seus próprios recursos. Veja a nota na íntegra:

"O Ministério da Fazenda vem a público repudiar as informações deturpadas divulgadas hoje pelo site Contas Abertas e reproduzidas em outros veículos de imprensa. Em outubro passado, o ministério fechou um contrato novo com a empresa RA Catering para prestação dos serviços mencionados na referida reportagem. Ao celebrar o novo contrato, o ministério emitiu nota de empenho de R$ 1 mil para a empresa, como é praxe nesse tipo de contrato. Vale ressaltar que nenhum pagamento, desde que foi assinado o contrato, foi feito, já que o ministro não demandou os serviços nesse período. 


A reportagem levianamente menciona em seu título que na “alimentação do ministro em voo da FAB inclui até caviar”, mas esconde a informação de que essa opção, oferecida pela fornecedora do serviço, jamais foi utilizada pelo ministro.

Destacamos ainda que, em todo o ano de 2012, no contrato anteriormente em vigor, o gasto efetivo foi de R$ 1016,00 e, em nenhum momento, foi utilizada a opção caviar ou, como menciona a reportagem, camarão e salmão defumado. O ministro raramente se alimenta nos voos e, nas poucas vezes em que o faz, ele compra a refeição com os seus próprios recursos.

O Ministério da Fazenda exige um rápido esclarecimento ao público e lamenta a má-fé da reportagem; também avaliará, junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e à Advocacia-Geral da União (AGU), se há alguma medida judicial cabível a ser tomada. "
exame

PASSAGEIROS VÃO PODER FOTOGRAFAR ATERRAGENS E DESCOLAGENS




Desde há muitos anos, que as instruções prévias à descolagem em voos comerciais, incluem o irritante "todos os aparelhos eletrónicos devem estar desligados durante aterragem e descolagem".
Para quem gosta de fotografia e particularmente fotografia de aviação, isso passou a significar que algumas das melhores oportunidades a registar durante um voo, eram desperdiçadas.
A menos claro, que se esteja disposto a tirar algumas fotos à socapa, o que não deixa de ser arriscado, especialmente se o flash se lembra de disparar automaticamente.
Pois as boas notícias são que a Federação Americana de Aviação (FAA) reconsiderou a norma e anunciou no seu sítio de internet o levantamento das restrições ao uso de gadgets eletrónicos durante todas as fases de voo. Apesar de não mencionar especificamente câmeras fotográficas, o comunicado diz claramente: "os passageiros poderão ler e-books, jogar jogos e ver vídeos nos seus aparelhos durante todas as fases de voo, com exceções muito limitadas. Itens eletrónicos, livros e revistas, devem estar seguras nas mãos, ou colocadas na bolsa de trás dos bancos durante aterragens e descolagens."
Basicamente, será possível usar os referidos aparelhos, desde que perfeitamente seguros. As exceções mencionadas, estão relacionadas com o uso de telemóveis, ou outros aparelhos que tentem aceder a redes de telecomunicações, que só poderão ser usados em "modo de avião", o que significa que os adeptos da fotografia de telemóvel, poderão também fazer o gosto ao dedo, desde que o aparelho esteja corretamente configurado.
As mudanças anunciadas, segundo a FAA, devem-se aos comentários de passageiros, fabricantes (de gadgets) e assistentes de bordo. A implementação das novas regras está prevista para um "futuro próximo", dependendo principalmente das companhias aéreas, esperando a FAA que ate´ao fim do ano já várias transportadoras tenham adotado o novo regulamento.
Apesar da Agência Europeia de Segurança na Aviação (EASA) estar já a estudar o tema, não é claro para quando as mesmas medidas serão adotadas no espaço aéreo do Velho Continente, sendo para já referido como "dentro de alguns meses".
 portadembarque04

Aerop. de Congonhas tem banheiros femininos ampliados

Aviação ,
A Infraero concluiu nesta segunda-feira (4) as obras de reforma e ampliação do sanitário feminino do Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SP), localizado no setor do desembarque do terminal paulistano. A melhoria recebeu investimentos da ordem de R$ 200 mil.

O projeto de revitalização contemplou mudanças como alterações na disposição de boxes e bancadas, ampliação de 29 m² para cerca de 56 m² de área disponível, substituição dos seis boxes e adição de mais cinco, totalizando 11 boxes, além da instalação de novas louças e de utensílios modernos, como torneiras automáticas.

O aspecto moderno foi conferido pelo revestimento em porcelanato, em tons claros, e pela escolha de uma bancada de granito preto em contraste às cubas brancas, em referência ao piso xadrez da área de check-in, um dos ícones de Congonhas. Em toda a extensão da bancada, também foi implantada a iluminação direta dos espelhos, aprimorando a visibilidade do ambiente. 
panrotas

Ryanair prevê primeira quebra de lucros em cinco anos

A companhia aérea ‘low cost' sedeada em Dublin fez hoje uma declaração oficial segundo a qual aponta para lucros entre 500 e 520 milhões de euros no ano fiscal que irá terminar a 31 de Março de 2014, contra previsões anteriores de que os resultados líquidos poderiam atingir 570 milhões de euros.
Michael O'Leary, CEO da Ryanair, já admitiu que poderá ter de moderar a sua atitude para captar mais clientes para a companhia, refere hoje a Bloomberg.
A Ryanair já cortou os preços dos bilhetes de avião e anunciou que irá manter no chão 70 aeronaves durante esta época de Inverno para reduzir a capacidade de oferta.
Os lucros da Ryanair no último ano fiscal, terminado a 31 de Março deste ano, fixaram-se em 569 milhões de euros.
Nos primeiros seis meses do actual ano fiscal, em que a Ryanair transportou 49 milhões de passageiros, os resultados antes de impostos da companhia ascenderam
a 602 milhões de euros.
As dificuldades que a Ryanair está a enfrentar são comuns à generalidade do sector. Companhias rivais como a Air France-KLM ou a Aer Lingus estão a cortar nas previsões de lucros em resultado de um euro mais forte e de um crescimento económico débil na Europa, com consequentes impactos negativos na venda de bilhetes de avião.
Apesar de as reservas antecipadas estarem acima dos números verificados no período homólogo, as tarifas no sector da aviação deverão cair no quarto trimestre deste ano fiscal, avança a Bloomberg.
A Ryanair considera ainda que os próximos doze meses deverão resultar numa "pausa ligeira" no crescimento de tráfego no transporte aéreo de passageiros, após duas décadas consecutivas de expansão.
economico