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terça-feira, 6 de abril de 2010

spokesanimals em Extinção





Cada uma das 51 aeronaves Airbus A320 da Transportadora Frotier ostenta um animal diferente - os "spokesanimals" - na cauda de cada Aeronave.

No mês passado, rumores começaram a circular que, devido a aquisiçaõ da Frontier pela Republic Airways, a Repuplic iria introduzir uma marca única e que poderia ser o fim dos spokesanimals.

Pousada das notícias

Easyjet Repudia passageira com deficiência



Na semana passada uma mulher com deficiência , foi convidada a se retirar de um voo da Easyjet de Paris para Nice, porque ela estava desacompanhada.

Marie-Patricia Hoarau, de 39 anos paraplégica desde os 19 anos, após um acidente de bicicleta,
disse que viajou regularmente e não teve problemas em seu vôo anterior na Easyjet em sua chegada a Paris, mas foi informada pela tripulação de cabine que ela não podia viajar sozinha.

Outro Passageiro se ofereceu para acompanhá-la, mas a tripulação teria se recusado porque os dois passageiros não embarcaram no mesmo tempo. O pessoal do Check-in encontrou outro passageiro disposto a acompanhá-la e então ela foi retirada do avião e recebeu um bilhete grátis para o voo seguinte.

A Easyjet, disse em um comunicado: "O piloto tomou a decisão deretirá-la do avião, porque ele considerou que sua presença constituia um risco de segurança."


Ms Hoarau pediu ao organismo anti-discriminação para pegar o seu caso e está ponderando uma possível e clara ação judicial.

"Eu ainda estou esperando por um pedido de desculpas pessoal da EasyJet".

"O patrão disse que estava arrependido pela minha experiência desagradável, mas disse em um comunicado à imprensa. Eu , pessoalmente não recebi sequer um telefonema deles."

O ministro dos Transportes, Dominique Bussereau, disse que exigiu uma explicação da companhia aérea britânica de baixo custo, e pediu que o ministro dos Transportes britânico Lord Adonis investigasse o caso mais profundamente.

O caso de Marie-Patricia Hoarautornou-se um caso de abrangência nacional , um misto de revolta e comoção, Por isso, centenas de pessoas com deficiência protestaram em Paris neste último sábado solicitando do governo mais ajuda aos portadores de deficiência física.

connexionfrance

KLM-Air France lideram RANKING em site da Anac


A KLM e a Air France são as companhias aéreas internacionais melhor avaliadas pelos mais de 3 mil usuários cadastrados no “Espaço do Passageiro”, no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


O “Espaço do Passageiro” é um local onde o viajante pode dar notas pelo desempenho da empresa aérea que utilizou dentre vários quesitos de avaliação, como atendimentos a necessidades especiais, na sala de embarque, na venda de passagens, no check-in, pela internet e durante reclamações. A qualidade de atributos como conforto da aeronave, cuidados com a bagagem, pontualidade dos voos, relação custo-benefício e serviço de bordo também podem ser avaliados.

Este espaço foi criado há menos de um ano e já conta com a marca de 20 mil visitantes. Sua finalidade é aferir a satisfação do cliente com os serviços oferecidos pelas companhias aéreas e medir o seu nível de excelência. A KLM desponta em primeiro lugar do ranking, com a nota 9,11 dentre cem avaliações. Logo em seguida está a Air France, com a nota 8,35 de acordo com a opinião de 85 usuários.
Brasilturis

Passageiros enfrentam filas sem previsão de embarque no Aeroporto de Congonhas

Celulares em punho, horas intermináveis na fila. Os passageiros que embarcariam na manhã desta terça-feira (6) de São Paulo para o Rio de Janeiro estão enfrentando problemas no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista. Com o fechamento do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, todos os voos rumo à capital fluminense foram cancelados e centenas de passageiros aguardam para tentar embarcar ou então remarcar a passagem. Muitos deles, perdendo compromissos importantes.
A orientação das empresas aéreas é, de fato, que os passageiros não tentem mais embarcar nesta terça para o Rio de Janeiro, por causa da chuva que está provocando caos na cidade. Além disso, a grande quantidade de voos cancelados deve fazer com que leve tempo até que a programação seja normalizada.
G1

TAM indenizará família que esperou em aeroporto mais de 13 horas por vôo


A 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça, por unanimidade de votos, confirmou sentença da Comarca de Itajaí que condenou a TAM Linhas Aéreas S/A ao pagamento de R$ 5 mil por danos morais em benefício de Patrícia Terra Sá.

Segundo os autos, no dia 19 de novembro de 2006, Patrícia viajava, juntamente com seus dois filhos adolescentes, de Maceió-AL para Navegantes-SC. Afirmou que, realizada conexão de vôos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo-SP, fora surpreendida com a notícia de cancelamento da viagem.

Ela sustenta que os três permaneceram no aeroporto por longo período - aproximadamente 13 horas - durante o qual não foi prestada qualquer informação ou assistência por parte da companhia aérea e somente no dia seguinte (20 de novembro), às 7h50min, conseguiram embarcar em novo vôo com destino a Navegantes-SC.

Condenada em 1º Grau, a TAM apelou ao TJ. Sustentou que o cancelamento do vôo ocorreu em razão da ação dos controladores de tráfego aéreo, fato que não pode ser caracterizado como culpa da empresa aérea.

Para o relator do processo, desembargador Edson Ubaldo, ficou evidente que a companhia aérea prestou um péssimo serviço a família que teve que passar uma noite no aeroporto, acomodada com as bagagens no chão, sem qualquer informação ou assistência e angustiada por não saber por quanto tempo lá permaneceria.

“Essa forma de tratar o passageiro, que os meios de comunicação mostram a toda hora, em especial o televisivo, envergonha os brasileiros. (...) Os pobres funcionários das empresas aéreas - porque os donos ou responsáveis maiores nunca aparecem nessas ocasiões - de modo geral não dispõem de autonomia para oferecer as soluções mínimas asseguradas pela lei ao usuário, quando não são proibidos de prestar informações corretas e verdadeiras”, finalizou o magistrado. (Apelação Cível 2008044476-3)
Denuncio.com

Essa poderia ser uma propaganda bem interessante para a GOL Linhas Aéreas


Popout

Pousada das notícias

Homem ameaçou detonar bomba em Aeroporto



Tulsa, Oklahoma - A
polícia de Tulsa prendeu um homem ameaçou detonar uma bomba no Aeroporto Internacional de Tulsa .

Timothy Harlow Hathaway de 42 anos foi detido cerca de 8:20h do último domingo(04), depois que fez a ameaça a um funcionário da Administração de Segurança de Transportes.

O porta-voz do aeroporto Alexis Higgins disse que o esquadrão antibombas da polícia foi acionado mas nada foi encontrado.



startribune

Homem ameaça derrubar avião da Qantas com o poder da mente



A polícia de Singapura está questionando e interrogando um homem que ameaçou derrubar um vôo da Qantas num voo de Singapura para Sydney.

O homem foi contido pelos comissários de vôo depois de ter feito ameaças de interromper O VOO QF31 usando o poder da mente.

O homem, considerado por outros passageiros de estar sob a influência de drogas ou álcool, foi detido na noite de segunda-feira depois de chegar em um vôo de Sydney. Um jornalista da ABC, que também estava no vôo QF31, disse o homem também tinha delírios religiosos.

Os comissários tiveram de tomar a sério a ameaça e o homem foi contido em sua poltrona depois que ele ameaçou usar o poder da mente para derrubar o Boeing 747.

Um porta-voz da Qantas disse que o homem se comportou de uma maneira 'ameaçadora e perturbadora ". Ele foi retirado do avião quando pousou no aeroporto de Changi, pouco antes da meia-noite. straitstimes

Pilotos da Lufthansa e Vereinigung Cockpit fincam o pé



Pilotos da Lufthansa renovaram sua ameaça de greve durante quatro dias na próxima semana, a menos que a transportadora de bandeira alemã chegue a um acordo em termos de arbitragem.

Um porta-voz da Vereinigung Cockpit (VC) sindicato dos pilotos disse que não tinha deixado de lado a greve.

Pousada das notícias

Ryanair: € 9,99 em mais de 500 rotas


A Ryanair, anunciou que a partir da meia-noite terça-feira 6 de abril que irá liberar 1 milhão de lugares ao preço de € 9,99 para viajar no início do verão nas terças, quartas e quintas-feiras em maio e junho. As tarifas estarão disponíveis em mais de 500 rotas europeias da Ryanair, mas deve ser reservado em www.ryanair.com

Pousada das notícias

American Airlines satisfeita com o mês de Março



A operadora afirmou que seu fator de carga, ou a porcentagem de assentos ocupados, saltou 2,6 pontos percentuais, para 81,7 por cento.
Suas rotas internacionais apresentaram os maiores aumentos no tráfego de passageiros: 1,8 por cento na América do Norte rotas, 2,5 por cento sobre o Atlântico, de 4,3 por cento para a América Latina e 6,1 por cento em todo o Pacífico.

pousada das notícias

Veja o 747 da Qantas pintado para Copa da África do Sul


O CEO da Qantas, Alan Joyce, e o CEO da Football Federation Australia (FFA), Ben Buckley; à direita, o Boeing 747 da aérea que irá à África do Sul decola.

A Qantas Airways apresentou na semana passada, na Austrália, o Boeing 747 que recebeu uma pintura especial alusiva à Copa do Mundo de Futebol na África do Sul.



A companhia vai transportar a seleção australiana no dia 26 de maio, em um voo entre Melbourne e Johannesburgo. Esse voo também será vendido para consumidores finais.

Na Copa do Mundo, a Austrália divide o Grupo D junto com Alemanha, Sérvia e Gana.
Direto da Pista

Avião da EgyptAir colide com dois postes de iluminação no Aeroporto do Cairo

Um avião da EgyptAir que transportava 195 passageiros bateu em dois postes, enquanto se prepara para decolar do Aeroporto Internacional do Cairo (CAI) na última sexta-feira (2).

O voo MS-267 iria para Hurghada, um resort do Mar Vermelho, na parte leste do Egito.

O piloto do Airbus A330-243, prefixo SU-GCI, da Egypt Air, estava taxiando em preparação para a partida. Entretanto, devido a um erro da tripulação, a aeronave entrou numa posição errada para decolagem, numa pista inadequada para esse tipo de aeronave, de modo que o avião acabou impactando-se contra dois postes de iluminção.

A mesma aeronave envolvida no acidente, fotografada em 05.12.09, no Aeroporto Malpensa, em Milão, na Itália

Todos os passageiros foram resgatados e levados em segurança de volta ao terminal, informou o presidente da Autoridade de Aviação Civil do Egito (EACE), Sameh Hefni. "O acidente resultou em pequenos danos na asa esquerda da aeronave", completou. Ninguém se feriu no acidente.

"A equipe técnica do Ministério da Aviação Civil está realizando uma verificação completa no avião para descobrir a extensão dos danos e as razões por trás do acidente", salientou Hefni.

Na verdade, ambas as asas, assim, como os postes de iluminação, sofreram danos substanciais.

Um voo alternativo foi disponibilizado para os passageiros, em sua maioria egípcios, através do Airbus A330-200, prefixo SU-GCF, mesmo assim o voo sofreu um atraso de 3 horas.
Desástres Aéreos

Companhia aérea "perde" criança em voo Rio-SP

Em meio ao caos da ponte aérea Rio-São Paulo da volta do feriadão da Páscoa, uma companhia aérea "perdeu" um garoto de 11 anos. O menino, que viajou de São Paulo para o Rio sem os pais, foi registrado no voo 1514, das 9h40 desta segunda-feira (5). Entretanto, um funcionário da empresa embarcou a criança no voo 1518, deixando os pais sem informações sobre o filho por duas horas. A Gol Linhas Aéreas, responsável pelo voo, diz lamentar o caso.

Fábio Motta/Agência Estado
Foto por Fábio Motta/Agência Estado
O aeroporto Santos Dumont, no Rio, teve atrasos e cancelamentos na volta do feriadão

O menino, que mora no Rio de Janeiro com a mãe, Ivana Colombine, viajou para passar o feriadão em São Paulo na companhia do pai, o empresário Fábio Barros. Os pais contam que a passagem foi comprada para a noite de domingo (4), mas em razão de problemas no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, a companhia aérea aconselhou Barros a mudar a viagem do filho para um voo da manhã desta segunda-feira.

Na noite de domingo, a companhia aérea gerou nova passagem para o voo 1514. O custo total do bilhete foi de R$ 225,84.


O pai diz que o garoto entrou na área de embarque de Congonhas na manhã de segunda-feira. Segundo as expectativas dos pais, deveria chegar às 11h33 no Rio de Janeiro. Só que não chegou. A mãe quase teve um “surto”, nas palavras dela.

Em meio ao aeroporto Santos Dumont lotado de passageiros enfrentando atrasos e cancelamentos, a publicitária Ivana pedia explicações à Gol sobre onde estava o filho. De acordo com ela, um atendente da companhia aérea checou e confirmou que o garoto deveria estar no voo 1514. Nem a mala dele veio, disse Ivana.

O pai foi ao Twitter, rede de microblogs, cobrar explicações da Gol sobre o caso, mas até a tarde desta segunda não havia obtido resposta. O pai do menino desabafou, com ironia, no Twitter:

- Já vi aéreas extraviarem malas, mas foi a primeira vez que vi extraviarem uma criança.

Às 13h30, no voo 1518, o garoto finalmente chegou ao Rio de Janeiro. A mãe conta que protocolou uma queixa na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e guardou cópia das passagens do garoto. Depois do susto, ela diz que está “tudo bem”.

Outro lado

A assessoria de imprensa da Gol Linhas Aéreas informou, por meio de nota ao R7, que por causa do mau tempo, parte dos clientes da ponte aérea Rio-São Paulo teve "a programação de seus voos alterada".

A empresa diz lamentar a demora em informar a mudança de voo aos responsáveis pela criança. O garoto teria sido acompanhado em tempo integral por um funcionário, conforme prevê a lei.

A Gol ainda afirma que vai investigar internamente o caso para “aprimorar seu atendimento”.

R7

TAM apresenta A320 com tema da seleção brasileira

O site CNF ao vivo!, revelou, com exclusividade, um A320 da TAM, que passou pelo aeroporto de Confins, revelando a nova identidade que a companhia fez, em homenagem à seleção brasileira de futebol.

A TAM é transportadora e patrocinadora oficial da CBF e levará a seleção para a Copa do Mundo desse ano, que acontece na África do Sul.

Confira:

Flight life

Nova direção



A empresa aérea portuguesa TAP está sendo vendida para um grupo de investidores de Abu Dhabi. O presidente da empresa, o brasileiro Fernando Pinto, contratado em 2000 para coordenar sua privatização, já foi comunicado da decisão da companhia. Ele, que já tinha anunciado que deixaria o cargo no final do seu mandato, em 2012, agora deixa a presidência de vez, ainda este ano.
Direto da Pista

Marca Smiles foi a principal herança da Varig


O grande potencial do mercado de fidelização explica por que a Gol, que comprou a Varig em 2007 e praticamente aposentou a marca adquirida, decidiu incorporar e investir na revitalização do programa Smiles.

""O Smiles faz parte de uma estratégia de fortalecimento no mercado de viagens a negócios", afirma o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior. "O Smiles é muito importante como ferramenta de fidelização para esse público."

Para Constantino, ter um programa de milhagem não compromete o conceito de empresa de baixo custo. ""A questão é como gerenciar o programa e seus custos." Até outubro de 2008, antes da revitalização do Smiles, as chamadas receitas auxiliares (carga, Smiles e outras receitas) representavam de 6% a 8% do total da Gol. No final do ano passado, a fatia das receitas auxiliares subiu para 14%, com o Smiles representando mais da metade desse segmento.

A Gol recebeu o Smiles com 5 milhões de usuários cadastrados e hoje já conta com 6,7 milhões.

Com a crise da Varig, a TAM passou a explorar sozinha esse mercado, até a revitalização do Smiles.

Antes de a Gol começar a operar o Smiles, os bancos e outros parceiros compravam 3% da gente. Agora já temos 30% do mercado", diz o diretor da Gol Murilo Barbosa.

Folha de São Paulo - SP

Cadáver apanhado fazendo check-in no aeroporto de Liverpool

Duas mulheres foram presas por tentarem viajar com um parente morto, disfarçando o corpo

Duas mulheres foram presas na Inglaterra por tentarem viajar de avião com um parente morto, disfarçando o cadáver, informou a BBC.

Ao fazer o "check-in", a atitude suspeita das senhoras alertou os seguranças do aeroporto de Liverpool, que ao aproximarem-se do trio em viagem, descobriram o morto.

O cadáver do homem de 91 anos foi colocado numa cadeira de rodas e disfarçado com óculos de sol, de forma a tentar embarcar ocultamente no voo de sábado para Berlim, a terra natal do morto.

As duas mulheres, de 41 e 66 anos, foram presas por suspeita de não notificação do corpo do alemão, que acredita-se ter morrido no dia anterior ao voo, mas já saíram sob fiança. O custo do translado dos restos mortais sairia por 3 mil libras.
Desástres Aéreos

Pluna Compra Sete Jatos Bombardier



Buenos Aires, 05 - A companhia aérea uruguaia Pluna confirmou a compra de sete aeronaves
CRJ-900 da canadense Bombardier a um custo de "quase" US$ 200 milhões, o que eleva sua
frota total a 14 desses aviões.

A Pluna receberá três dos sete aviões encomendados ainda este ano, que serão adicionados
aos seus sete CRJ-900 já em operação, informou Matias Campiani, gerente geral da
companhia aérea, por meio de nota. As quatro aeronaves restantes serão entregues a partir
de 2011, prossegue ele. A compra custará US$ 75 milhões este ano, parte de um total de
"quase" US$ 200 milhões, informa a companhia aérea uruguaia na nota.

A Pluna afirma ter investido quase US$ 200 milhões no decorrer dos últimos três anos, desde
que o grupo de private equity Leadgate comprou participação de 75% em seu capital. O
governo uruguaio detém os 25% restantes da antiga companhia estatal. As informações são
da Dow Jones.
Contato Radar

Flight Safety: 29/03/2010 à 04/04/2010


Segunda Feira – 29/03/2010:

Um A320 da divisão paraguaia da TAM , que faria o voo PZ710, de Assunção para Guarulhos/SP, teve de abortar a decolagem, após o motor esquerdo ter ingerido uma ave. A aeronave ja estava em alta velocidade no momento do incidente.

A tripulação retornou para o terminal, onde os 156 passageiros desembarcaram e aguardaram uma aeronave de reposição.

Terça Feira – 30/03/2010:

Um 737-300 da Southwest Airlines, que iria de Fort Lauderdale para o aeroporto de Midway, em Chicago, teve de alternar para o aeroporto de Tampa, pois após a decolagem, a tripulação não conseguiu retrair o trem de pouso.

A aeronave chegou à Tampa uma hora depois, ninguém se feriu.

Quarta-Feira – 31/03/2010:

Um A321 da US Airways, prefixo N194UW, alternou para o aeroporto de Pittsburgh devido a uma emergência médica.

Durante o voo US960, que iria de Phoenix para Philadelphia, um passageiro apresentou sintomas de uma parada cardíaca.

A aeronave pousou em segurança, porem, o passageiro foi a óbito.

Quinta-Feira – 01/04/2010:

Um 737-800, da Gol, prefixo PR-GTH que iria de Salvador para Fortaleza, ingeriu um pássaro durante a decolagem, após a VR (velocidade de rotação).

A tripulação subiu para a altitude de segurança, desligou o motor afetado e retornou para Fortaleza, onde pousou em segurança.

O voo foi cancelado e os passageiros foram remarcados em outros voos da companhia.

Sexta-Feira – 02/04/2010:

Cerca de 30 torcedores do time de futebol argentino do Racing, foram presos depois de criar tumulto a bordo de um A320 da LAN Argentina, que iria de Buenos Aires para Tucuman.

A tripulação entrou em contato com a torre do aeroporto de Tucuman, informando que alguns passageiros estavam tumultuando o voo e solicitou ajuda policial.

Após o pouso, a aeronave taxiou para uma região isolada do aeroporto, aonde a polícia interviu e prendeu os 30 torcedores.

Segundo investigação policial, o tumulto originou-se após uma discussão com outros passageiros. Três “tumultuadores” inclusive, assaltaram uma comissária de bordo e ameaçaram colocar fogo na aeronave. Esse três continuam presos.

Sábado – 03/04/2010:

Um A330-200, prefixo A6-EYO, da Eithad Airways, que iria de Abu Dhabi para Tóquio no Japão, teve de alternar para Lahore, no Paquistão, pois autoridades da China negaram que a aeronave sobrevoasse o espaço aéreo do país.

Após o pouso em Lahore, despachantes da Etihad entraram em negociações com o governo chinês, que cedeu autorização para que o voo continuasse para o aeroporto japonês de Narita.

Domingo – 04/04/2010:

Um 737-400, prefixo N752MA, da companhia charter, Miami Air, que levava o time de basquete do Miami Heat, teve de alternar para o aeroporto de Chicago após um passageiro mostrar sintomas de um choque hipoglicêmico e entrar em coma.

Medicos do time de basquete prestaram os primeiros socorros ao passageiro.

A tripulação pousou em segurança na pista 14R do aeroporto de O’Hare, o passageiro foi levado para um hospital, aonde se recupera.

O voo GL398, que seguia de Minneapolis para Miami, pousou com um atraso de 1:10 minutos.

Flight life

Começa disputa por novos voos entre EUA e Brasil



O Departamento de Transportes americano (DOT) abriu as inscrições para as companhias aéreas que desejam concorrer às 14 frequências entre os Estados Unidos e o Brasil, que estarão disponíveis a partir de 1º de outubro deste ano. São 14 frequências semanais, parte do acordo firmado entre os governos brasileiro e americano em 2008. É a última etapa desse acordo.

As frequências podem ser usadas para qualquer destino no Brasil, mas devem atender às restrições de infraestrutura da autoridade brasileira (Anac) em relação a Guarulhos (SP). Quando essas restrições forem removidas (e a infraestrutura melhorada, consequentemente) as empresas poderão voar para São Paulo.
Panrotas

Testado em combate é assim

F-18A-Desert_Storm_damage

Um F/A-18A do USMC sendo avaliado após retornar de mais uma missão durante a Operação ‘Tempestade do Deserto’ em 1991. O “estrago” foi, muito provavelmente, feito por um míssil guiado pelo calor dos gases de exaustão.

Poder Aéreo

Metalúrgicos do ABC fazem lobby por caças da Suécia

SÃO PAULO - O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Sérgio Nobre, o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT) Carlos Alberto Grana, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP) Luiz Marinho e o presidente de um dos maiores sindicatos de metalúrgicos da Suécia, Stefan Löfven, assinaram hoje, em São Bernardo do Campo (SP), uma declaração de apoio do movimento sindical a compra dos caças suecos pelo governo brasileiro.

Segundo eles, a declaração deve ser entregue em breve ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A intenção dos sindicalistas é a de reforçar o lobby para a empresa sueca Saab, fabricante dos caças Gripen. Para eles, a vantagem dos aviões de combate suecos sobre os demais é a oportunidade de gerar cerca de 6 mil empregos diretos e 22 mil indiretos no país. Só na região de São Bernardo do Campo a expectativa é de que sejam criados 1,2 mil empregos.

Três modelos estão na disputa aberta pelo governo brasileiro para a compra de 36 aviões militares supersônicos: o sueco Gripen, da Saab; o norte-americano F-18, da Boeing; e o francês Rafale, da Dassault.Além da geração de empregos, os sindicalistas destacaram como vantagem desse acordo o fato de se estabelecer uma parceria de longo prazo entre a Suécia e o Brasil, com possibilidade de exportação dos aviões que vierem a ser fabricados mais tarde pelos dois países.

Outro ponto favorável apontado pelo prefeito Luiz Marinho no modelo sueco foi o fato de a Saab ter assumido o compromisso de construir uma de suas unidades na cidade. Segundo Marinho, esse contrato poderia render 140 milhões de euros em investimentos para São Bernardo.

Para o sindicalista sueco Löfven, outro aspecto positivo nessa escolha seria o fato de que o Brasil poderá participar da produção da nova geração dos aviões de combate conjuntamente com a Suécia."Isso dá ao Brasil duas grandes oportunidades. Uma é que o avião poderá ser produzido de acordo com as necessidades brasileiras. Mas também porque dará ao Brasil a capacidade de desenvolver, no futuro, sua própria geração de novos caças."

Agência Brasil

Placa protetora do motor cai, e avião volta ao aeroporto logo após decolar nos EUA


Incidente ocorreu em Newark com aeronave da Jet Blue. Não houve feridos.

Um voo da empresa americana Jet Blue teve de retornar ao aeroporto internacional de Newark nesta segunda-feira (4) porque uma placa do motr caiu logo depois da decolagem.

Jenn Friedberg, porta-voz do aeroporto, disse que o voo 507 seguia para Fort Lauderdale quando a cobertura de metal caiu, por volta das 6h15 locais.

A aeronave voltou e pousou em segurança. Ninguém se machucou,

A empresa informou que, por conta do atraso, os passageiros que estavam a bordo terão seu dinheiro da passagem devolvido e receberão uma passagem grátis no futuro.
G1

Destroços de avião na floresta


Peças do Boeing da Gol, após 3, 5 anos, continuam em reserva.

Três anos e meio após o acidente do voo 1907 da Gol, que vitimou 154 pessoas no Norte de Mato Grosso, continua a impactar a região. Índios que vivem na reserva Kapot/Jarina querem a retirada dos destroços do Boeing da floresta, sob a alegação de que a água ficou contaminada após o acidente. "Bebemos água com gosto ruim. A pesca e a caça na região estão ruins também. Já pedi para tirar tudo de lá e até agora ninguém foi fazer alguma coisa. O lugar é reserva indígena que precisa ser preservada”, disse cacique Raoni Metuktire, da tribo kaiapó.

Tanto a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Mato Grosso enviaram à Fundação Nacional do Índio (Funai), na segunda quinzena de março, um relatório com informações sobre os problemas ambientais registrados pelos índios na região do acidente (diga-se, ocorrido em setembro de 2006). A Funai de Colíder (MT) informou que vai fazer um estudo ambiental na região para avaliar os danos provocados pela queda da aeronave e pela presença das peças do avião no local. Já a assessoria do governo estadual informou que só após análise do documento é que técnicos ambientais poderão dizer o que deverá ser feito na reserva indígena.

A área onde ocorreu o acidente com o avião da Gol tem 6.350 km² e abriga cerca de mil índios das aldeias Kapot, Metuktire e Piaraçú. "Nenhum índio pisou no local desde a expedição feita em 2007 com o coronel Marcos Marinho, marido de uma das vítimas da queda do avião", conta Raoni. O local ficou fechado desde então, afirmou o cacique.

Em nota, a Gol informou que contratou uma empresa para estudar o impacto ambiental causado dos restos da aeronave e que o laudo não só apontou a inexistência de dano permanente, como concluiu que qualquer tentativa de retirar os destroços causaria novos danos, já que seria necessária a abertura de outras clareiras, com derrubada de árvores. A Força Aérea Brasileira (FAB), por sua vez, informou que os destroços pertencem ao proprietário da aeronave e não tem atribuição legal de fazer retirada das peças do local do acidente.

eptv

SP desafia Infraero, aplica multa e mantém exigências sobre Congonhas


A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo autuou ontem a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) pelo não cumprimento de 13 das 93 exigências ambientais impostas ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul.

A multa de R$ 1 milhão só não pode ser aplicada porque uma liminar livra a estatal de punições até sábado, dia 10.

O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, diz que a Procuradoria do Município vai recorrer da decisão, concedida na semana passada pela Justiça Federal em São Paulo. "Esse é um processo longo, que se arrasta há mais de três anos. A secretaria procurou diálogo com a Infraero, definimos prazos (para o cumprimento das exigências ambientais), estendemos em alguns casos e agora chegou a hora de o aeroporto se adequar", disse. Para ele, o relatório encaminhado no dia 1.º pela estatal, com o detalhamento do estágio de cumprimento das exigências, cujos prazos estavam prestes a expirar, "é insuficiente". Ontem, a Infraero não quis se manifestar sobre o assunto.

Horário. O item mais polêmico da discussão entre Infraero e Prefeitura diz respeito ao horário de funcionamento de Congonhas. Hoje, o segundo terminal mais movimentado do País funciona das 6 às 23 horas. Ao conceder o alvará, a SVMA estabeleceu a redução das operações. De segunda a sábado, o novo horário deveria ser das 7 às 22 horas. Aos domingos e feriados, a limitação seria ainda maior, com abertura às 9 e fechamento às 22 horas.

A medida faria Congonhas perder 62 pousos ou decolagens por dia, o equivalente a 12% do fluxo de aeronaves. "É preciso respeitar a saúde das pessoas que vivem no entorno do aeroporto", defende Jorge.

Até a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) interveio na disputa. Em 23 de março, a Anac entregou ofício à SVMA em que contestava a competência da Prefeitura em interferir no horário de funcionamento de área sob jurisdição federal.

Dois dias depois, procuradores elaboraram um parecer técnico ratificando as atribuições do Município, sob o argumento de que se trata de um caso de uso e ocupação do solo. "Todas as nossas ações neste caso têm amparo legal", assinalou Jorge.

Outro ponto muito contestado pela SVMA se refere à operação de helicópteros em Congonhas. A pasta quer saber quantos pousam ou decolam no aeroporto todos os dias, além de ter controle mais criterioso das operações noturnas, principalmente no corredor aéreo entre Congonhas e Cumbica, em Guarulhos. "Eles se recusam a nos fornecer o movimento de helicópteros em Congonhas. Dizem que não há helipontos lá", diz Jorge. "Com não tem helipontos? Isso é um absurdo."

Decisão. A decisão final sobre o embate deve ser dada pela 2.ª Vara Federal Cível de São Paulo. No mesmo despacho em que concedeu a liminar pleiteada pela Infraero, a juíza federal Anita Vallani determinou o encaminhamento dos autos para a 2.ª Vara. É lá que, desde janeiro, tramita a ação civil pública ajuizada pela Associação Brasileira de Parentes e Amigos das Vítimas de Acidentes Aéreos (Abrapavaa). A entidade reivindica o cumprimento das mesmas exigências ambientais.

No dia 26, a juíza Rosana Ferri Vidor havia concedido uma liminar em favor da Abrapavaa. A decisão fixava diferentes prazos - 30, 60 e 90 dias - para que a Infraero atendesse a 11 das 93 exigências da SVMA, sob pena de multa de R$ 10 mil a R$ 50 mil. A medida perdeu eficácia depois que a Justiça detectou problemas com o CNPJ da entidade, o que deve ser solucionado nos próximos dias, segundo os advogados da Abrapavaa.

Pontos-chave


Regras não cumpridas
Acesso
A Infraero deverá regularizar os acessos ao Parque de Abastecimento de Aeronaves e aos portões localizados em zonas residenciais

Ruído
Mudança do local de teste de motores e entrega do Programa de Monitoramento de Ruído Aeronáutico

Horário
Alteração do horário - de segunda a sábado, das 7 às 22h e, aos domingos e feriados, das 9 às 22h

Helicópteros
Apresentar registro de funcionamento dos helipontos dentro de Congonhas; criar plano de comunicação com pilotos e companhias para que evitem os impactos negativos das operações; e realizar manutenção em hangares fechados e com proteção acústica

Resíduos
Entregar um Plano de Gerenciamento de Resíduos; atingir reciclagem de 100% dos resíduos orgânicos, óleos lubrificantes e de cozinha

Poluição
Monitorar emissão dos poluentes atmosféricos

Operação
Apresentar certificado operacional do aeroporto

Estadão