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quarta-feira, 15 de julho de 2009

Air Índia recebe empréstimo $ 1 bilhão para financiar compras de aeronaves


A Air India a empresa-mãe da Aviação Co Nacional da Índia (Nacil) está para receber um empréstimo de $ 1,06 bilhões da JPMorgan Chase & Co para financiar a maior parte da sua compra de 10 aeronaves Boeing's.

Ela obteve o empréstimo em maio e os E.U. Export-Import Bank (E.U. Ex-Im Bank) irá garanti-lo, diz que o estado de propriedade transportadora. Air India, que está a dívida de US $ 3,2 bilhões, acrescenta que nunca faltaram em qualquer um dos seus empréstimos.
Ela usará os fundos para pagar os três 777-200 e quatro 777-300 que tenciona operar em rotas internacionais, e três 737-800s para rotas domésticas. Estes fazem parte de uma encomenda de 68 aviões Boeing e 43 aviões Airbus adicionados em 2005.
flightglobal

TAAG limitada aos 777 nas operações na Europa


A aérea de Bandeira angolana TAAG, apenas estará autorizada a utilizar apenas as suas três aeronaves Boeing 777-200ER em serviços para a Europa com voos somente em portugal.
Flightglobal

Irã nega explosão no ar e diz que avião desintegrou ao bater no solo



O avião Tupolev Tur-154, da companhia iraniana Caspian Airlines, que levava 168 a bordo, mergulhou no ar, bateu no chão e se desintegrou em pedaços em chamas, segundo coronel Masood Jafari Nasab, comandante de segurança da Província de Qazvin, local do acidente. A aeronave, de fabricação russa, voava de Teerã rumo a Ierevan, capital da Armênia, e caiu apenas 16 minutos depois da decolagem. Todos os 153 passageiros e 15 tripulantes morreram no acidente, o pior dos últimos seis anos.

"O avião se desintegrou em pedaços", disse Nasab, citado pela rede de TV americana CNN.

Folha on line

OCEANAIR é a melhor avaliada em Ranking da Anac



A OceanAir é a empresa melhor avaliada pelos passageiros, segundo o recém-lançado Espaço do passageiro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), desenvolvido para que o usuário de transporte aéreo possa avaliar sua satisfação com a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil.

Com base nas notas dos passageiros em 11 diferentes quesitos de avaliação, como conforto da aeronave, pontualidade e relação custo-benefício, por exemplo, a OceanAir atingiu a média geral mais alta, com 7,56.

“Esta ferramenta disponibilizada pela Anac é muito importante. Além de tomarmos cada vez mais conhecimento sobre a opinião dos nossos passageiros, montamos planos de ação que permitem melhorar nosso produto e serviços.


A pesquisa revela também o que acertamos e o que podemos criar para continuar oferecendo um serviço de qualidade”, afirma o diretor Executivo da OceanAir, Renato Pascowitch.

A média de cada empresa é calculada entre as notas dadas - de 1 a 10 - pelos passageiros em cada um dos quesitos. A OceanAir, que registra 112 avaliações no Ranking até o momento, tem suas melhores notas em ‘Serviço de Bordo’, com 8,0, em ‘Relação Custo Benefício’, com 7,72, em ‘Atendimento na venda da passagem’, com 7,69 e em Conforto da aeronave’, com 7,65. Todas as médias da OceanAir são superiores a 7,0, e revelam, portanto, a satisfação do cliente em relação ao serviço prestado pela companhia.

Informações: www.anac.gov.br/passageiro
Brasilturis

Sustentabilidade marcará próxima feira de aviação

Evento no RJ mostrará muitas ações nesse sentido
A próxima edição da Feira Nacional de Aviação Civil, que acontecerá de 24 a 26 de julho, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, terá a sustentabilidade como tema principal. Por exemplo, o evento apresentará o Ipanema, único avião agrícola do mundo com motor 100% movido a álcool fabricado pela Embraer.
Os organizadores da feira aplicarão os conceitos do "Evento Consciente" que utiliza critérios de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no planejamento. A emissão de gases poluentes e o desperdício de energia serão controlados e a coleta seletiva incentivada entre os participantes.

O público conhecerá também algumas ações desenvolvidas pelo setor para minimizar os efeitos prejudiciais da emissão de poluentes dos aviões na atmosfera. Órgãos competentes e associações vinculadas à aviação demonstrarão na oportunidade o que estão realizando para proteger o meio ambiente.

A entrada na feira será gratuita. O horário de funcionamento será das 9h às 17h.
Webtranspo

Aérea Pluna está de volta ao mercado

A Pluna Linhas Aéreas Uruguaias, que está com nova administração, faz sua apresentação oficial para o mercado turístico gaúcho amanhã, a partir das 19h, no Plaza São Rafael Hotel.

O evento contará com a participação do diretor comercial da empresa de aviação para o Brasil, Gonzalo Mazzaferro. Informações pelo telefone (51) 3388-6007 ou pelo e-mail plunarsvp@bestmk.com.br.


Correio do Povo / RS

Sete Linhas Aéreas apresenta novo destino interligando Centro-Oeste ao Pará


A Sete Linhas Aéreas apresenta sua nova aeronave Let-410 com capacidade para 19 passageiros e seus novos destinos, interligando o Centro-Oeste com o sul do Pará.

Informações: www.voesete.com.br

Mercado e Eventos

Pluna lança website em português

A linha aérea Pluna lançou uma versão do site flypluna.com em português. O novo portal da Pluna, que hoje canaliza 25% das vendas da linha aérea, permitirá agora aos passageiros de língua portuguesa fazer consultas sobre voos e conexões e também reservas on line em português.

"A relevância atribuída ao mercado brasileiro torna-se evidente na decisão de concretizar a versão em português antes que a versão em inglês, que também estará disponível em breve", explicou Andrés Gil, responsável deste projeto.

Mercado e Eventos

Lufthansa permite cartão de embarque no celular em partidas de Lisboa e Porto

A companhia aérea Lufthansa oferece desde hoje aos passageiros de voos com origem no aeroporto de Lisboa a possibilidade de utilizarem um cartão de embarque móvel. O mesmo serviço tinha sido lançado para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, no início do mês.

Lufthansa

O cartão de embarque móvel da Lufthansa é enviado aos passageiros via correio electrónico ou SMS para um Celular. Além dos dados relevantes sobre o voo, como o nome do passageiro, o número do voo e a hora da partida, o cartão de embarque inclui um código de barras que pode ser lido na porta de embarque, directamente do telemóvel, com recurso a um scanner. Neste caso, "o passageiro embarca sem ter tido nenhum papel impresso na mão".

"Este novo produto torna o processo de embarque mais célere de passageiros e irá mostrar a sua grande utilidade especialmente aos passageiros de negócios, tornando-lhes as viagens mais simples, mais flexíveis e mais cômodas", referiu Nikolas Wirtz, Director-Geral da Lufthansa para Portugal. O serviço foi introduzido na Alemanha em 2008, tendo colhido "grande aceitação por parte dos passageiros da Lufthansa".

Alma de Viajante

Família argentina perdida vive há duas semanas no aeroporto Tom Jobim



RIO E BRASÍLIA - O endereço da família Sava, na maior parte dos 34 últimos dias, tem sido o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Lá eles dormem, banham-se, almoçam, jantam e tomam café da manhã. À noite, Liliana Edith Sava, 43 anos, lava a roupa das filhas Elizabeth Guadalupe Sava, 6 anos, Bianca Carolina Sava, 4 e Johana Elena Sava, 2, na pia dos banheiros, e as pendura debaixo das mesas da praça de alimentação. As maiores, ela estica sobre os carrinhos usados para carregar malas. Tudo é feito com muita discrição, para não interferir no dia a dia do lugar.

– De manhã já estão secas – garante Liliana.

Elas, Carlos Ignacio Chavez, 49 anos, o pai das crianças, e Edith Noemi Villanueva, 49 anos, irmã dele, esperam uma solução, que não fazem ideia de onde poderá vir, para voltar para casa, no Panamá. Chegaram ao Rio no dia 11 de junho, dia de Corpus Christi, vindos de uma atribuladíssima viagem de ônibus de Buenos Aires. Quatro dias após a decolagem do voo. Não adiantaria nada se tivessem sido pontuais. No Galeão, descobriram que a passagem reservada por uma amiga não havia sido paga. E o dinheiro que tinham havia sido gasto no trajeto até o Rio.

– Chegamos por volta de 11h. Tivemos que esperar até as 2h para o guichê da companhia aérea abrir – lembra Carlos.

Ligaram para todos que conheciam para pedir ajuda em dinheiro. Enquanto o auxílio não vinha, um amigo panamenho pagou, com cartão de crédito, quatro dias de hospedagem e alimentação em um hotel da Praça Tiradentes, no Centro. Foi providencial. Neste período puderam tratar da gripe da caçula. Terminada a estada por falta de dinheiro, ligaram para o consulado da Argentina. Foram informados de que só poderiam receber passagens de ônibus para retornar a Buenos Aires.

– Não temos casa nem emprego em Buenos Aires. O consulado nos deu R$ 50 e um saco com pacotes de fraldas – contou Carlos.

Com o dinheiro, a família foi a um supermercado da Ilha do Governador comprar leite, pão e queijo. Liliana achou tudo muito caro no Galeão. Na mesma quadra do supermercado, havia uma igreja evangélica. Resolveram bater à porta e pedir ajuda. Os fiéis condoeram-se da situação dos Savas. Principalmente Buchecha (que compunha com o morto Claudinho uma dupla de funk melody), que lhes comprou sacolas e mais sacolas de alimentos e ainda pagou quatro dias de hospedagem em um hotel da Praia da Bica, na Ilha.

– Ficamos esperando para ver se nossos amigos conseguiam reunir dinheiro para nossa volta. Mas não deu e tivemos que voltar para o Galeão – lamentou Liliana. – Procuramos ser discretos pra não incomodar ninguém. Não queremos ser expulsos para rua. Aqui pelo menos é seguro.

Mas a situação dos Savas era tão difícil, que permitiram que usassem as dependências do aeroporto enquanto não a resolviam. Usavam o berçário para dar banho nas crianças com uma ducha de mão. Quando terminavam, os adultos se viravam como podiam para se lavar. Em uma das vezes que entrou no banheiro para lavar o rosto, Carlos teve o celular, que deixara em cima do cesto de lixo, roubado.

– Fomos a um departamento de assistência social da prefeitura, no Centro. Encontramos Jaime e Cida, duas pessoas de coração muito grande – relatou Liliana. – Eles fizeram contato com consulados e conseguiram um abrigo para nós na Praça da Bandeira. Mas achamos perigoso ficar lá com as crianças.

Voltaram, então, para as mesas da praça de alimentação, vizinhas a um salão de beleza, cujas funcionárias se encantaram pelas três despachadíssimas crianças. Contaram a história para uma cliente do salão, que trabalha no aeroporto. Ela decidiu que levaria todos para casa.

Nesta terça-feira, a família Sava ainda não sabia onde iria passar a noite. Tinham uma promessa de abrigo na casa de alguém, na Ilha do Governador. Agora esperam por uma resposta para ver se podem viajar em um avião da FAB para Boa Vista. De lá, um amigo os levaria de carro à Venezuela. Depois? Não sabem.

– Não conhecemos o Corcovado, o Pão de Açúcar nem as praias – conta Liliana. – Mas deu para conhecer o coração do carioca. E ele é muito bom.

JB

E.U. Airways reduzirá quadro funcional

E.U. Airways disse na terça-feira que reduziria 600 empregos nas bases dos aeroportos por causa da fraca demanda para as viagens de negócios e diminuição das receitas.

Em uma nota aos empregados, a empresa disse que as reduções ocorrem em diversos aeroportos da sua base de operações.

Air Wise

Voos quase de graça na Ryanair

A companhia aérea low cost Ryanair tem a decorrer uma campanha promocional com voos a um euro por percurso, incluindo as taxas de aeroporto e a agora obrigatória taxa de check-in online. A transportadora promete um milhão de bilhetes quase grátis.

Ryanair - low cost

As rotas a partir de Portugal abrangidas por esta promoção incluem voos da nova base no Porto para 12 destinos, nomeadamente Basileia, Birmingham, Bristol, Girona (Barcelona), Liverpool, Madrid, Marselha, Milão e Paris Beauvais, para além dos novos destinos Eindhoven, St. Etienne (Lyon) e Tours.

A campanha é válida até à meia-noite de amanhã, quinta-feira dia 16 de Julho, para voos desde finais do mês até Março de 2010, com algumas excepções como períodos festivos.

Alma de Viajante

Para sair da crise, companhias aéreas buscam novas fontes de receita


Com a competição acirrada e margens cada vez menores na venda de passagens, as companhias aéreas estão se estruturando e abusando da criatividade para faturar nos extras. A cobrança por bagagens extras já se tornou uma realidade nos Estados Unidos - só no primeiro trimestre deste ano, as companhias aéreas americanas arrecadaram

566,3 milhões de dólares com taxas de bagagem. Na Irlanda, a Ryanair estuda cobrar até pelo uso do banheiro.

No Brasil, depois de uma experiência piloto, a Gol se prepara para estender, de forma gradual e para voos acima de uma hora e quarenta minutos, a venda de lanches a bordo. A iniciativa, que já está em teste em cinco rotas, será estendida para o voo São Paulo-Brasília. De acordo com o vice-presidente financeiro da Gol, Leonardo Pereira, no futuro, a empresa também poderá oferecer outros produtos a bordo, como perfumes e artigos tradicionais das lojas duty free.

O executivo não faz projeções financeiras sobre as metas da companhia com a venda a bordo, mas afirma que as chamadas receitas auxiliares - tudo o que não é receita de passagem, como carga, fretamento, programa de milhagem, entre outros - representam hoje 11% do faturamento da empresa, que foi de 6,4 bilhões de reais no ano passado. A maior parte disso hoje é carga, com 500 milhões. A Gol e a concorrente TAM apostam também nos programas de milhagem.

O programa Fidelidade, da TAM, que conta com 5,9 milhões de clientes cadastrados, rendeu 528,2 milhões de reais no ano passado - ante uma receita líquida total de 11 bilhões. O número representa um crescimento de 82% em relação ao ano anterior. Para este ano, o crescimento deve ser ainda maior, graças ao efeito do ingresso da companhia na rede Star Alliance. Para a Gol, o programa Smiles representa hoje 2% das receitas totais da companhia.

(Veja.com)

Aeronave da nova rota da Trip recebe batismo simbólico em Manaus


O Governo do Amazonas, por intermédio da Amazonastur, realizará dia 18 de julho um receptivo de boas vindas aos passageiros do voo da Trip Linhas Aéreas, que virá de Cuiabá com destino a Manaus. A rota que liga Manaus a Cuiabá sem escalas, começou a voar dia 6 de julho, num jato Embraer 175 com capacidade para 86 passageiros.

A recepção acontecerá às 13h, no Terminal de Passageiros 2 do Aeroporto Eduardo Gomes, onde será feito o batismo da Aeronave, simbolizando o voo Inaugural. Na oportunidade, representantes da TRIP, do Governo do Mato Grosso e do Governo do Amazonas, darão uma Coletiva de Imprensa, aos jornalistas.

Às 15h, acontece o voo de volta a Cuiabá. Na cidade, a exemplo de Manaus, também acontecerá um receptivo aos passageiros do Amazonas, e outra Coletiva de Imprensa.

Mercado e Eventos

Turkish Airlines e Jet Airways fecham parceria


A companhia aérea turca Turkish Airlines associou-se à transportadora indiana Jet Airways numa parceira que funde os programas de passageiros frequentes de ambas as empresas.

Desta forma, os utilizadores dos Miles & Smiles da transportadora turca podem acumular e utilizar milhas nos voos da Jet Airways. O mesmo acontece com o programa Jet Privilege da companhia indiana, que permite aos seus clientes acumular e usar milhas nos voos da Turkish Airlines.
Publituris

El Al Israel Airlines Limited autorizada a operar no Brasil


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou a empresa de aviação israelense El Al Israel Airlines Limited a operar no Brasil. A decisão está no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

A empresa vai operar serviços de transporte aéreo internacional regular de passageiros, carga e mala postal.

A Anac autorizou também a exploração do serviço aéreo a várias empresas agrícolas e de táxi aéreo. Entre elas, a gaúcha Aerodinâmica Aviação Agrícola Ltda, com sede em Erechim; a Agsafra Aviação Agrícola Ltda, de Mineiros, em Goiás; a Geotech Aerolevantamento S.A, do Rio de Janeiro; e Tomé Aviação Agrícola Ltda, de Porecatu, do Paraná.

A autorização de funcionamento para a maioria delas é válida por cinco anos.

Agência Brasil

Avião monomotor que fazia acrobacias cai e atinge carro na Alemanha

Vídeo amador flagrou o momento da queda, em cidade perto de Frankfurt.
Piloto e três pessoas que estavam no carro tiveram só ferimentos leves.

Três pessoas de uma mesma família escaparam no domingo (12) de uma tragédia quando um avião de pequeno porte que fazia acrobacias quase se chocou com seu carro na cidade alemã de Grossostheim, próximo a Frankfurt.

Segundo a polícia, o carro da família estava estacionado em uma estrada secundária perto do aeroclube.

Um vídeo amador mostrou o momento em que o monomotor bateu no chão, perigosamente próximo a quem estava em solo. Sua colisão com o carro, que aconteceu logo a seguir, não é visível.

O impacto da colisão arrancou parte do avião e fez com que ele e o carro fossem parar longe.

O casal que estava no carro só sofreu arranhões, e a filha dele teve ferimentos leves. O piloto também se feriu levemente. Ninguém precisou ser hospitalizado.
G1

Corte de custos é vital para sobrevivência da British Airways


O diretor-executivo da British Airways (BA), Willie Walsh, defendeu hoje, na reunião anual de acionistas da companhia aérea, que o corte de custos é vital para que a empresa possa ir adiante, pois está no "olho da tempestade".

Walsh explicou aos acionistas - reunidos em Londres - que sua intenção é eliminar 3,7 mil postos de trabalho até março, acima dos 2,5 mil já cortados desde meados do ano passado.

"Não faz sentido dar voltas, pois a realidade é que precisamos de uma mudança fundamental e estrutural no custo de manter os funcionários. Estas mudanças são essenciais para nossa sobrevivência a curto prazo e, mais importante, para nossa viabilidade a longo prazo", ressaltou o diretor-executivo.

Explicou que as conversas com os sindicatos sobre os cortes e o congelamento de salários continuam e estão dando resultados "muito positivos", mas advertiu que não está exagerando as dificuldades que a BA enfrenta.

O presidente da BA, Martin Broughton, disse na mesma reunião que a indústria da aviação enfrenta uma crise muito grande, pois "não é uma desaceleração ordinária, não é uma oscilação cíclica que automaticamente subirá outra vez".

Apesar dos problemas financeiros, Broughton especificou que a BA mantém sua oposição às ajudas estatais às companhias aéreas.

A reunião anual de acionistas começou às 11h (7h de Brasília) em meio aos protestos dos trabalhadores, que fizeram uma manifestação perante o centro de conferências para expressar sua oposição à redução de custos que inclua a eliminação de empregos.

A companhia aérea, muito castigada pela crise econômica, busca economizar dinheiro, após registrar em maio perdas que superam os 400 milhões de libras (568 milhões de euros).
UOL

Azul anuncia nova rota entre Porto Alegre e Rio de Janeiro


A companhia aérea Azul anunciou que a partir do próximo dia 10 de agosto, começa a operar a nova rota entre Porto Alegre/RS e o Rio de Janeiro/RJ sem escalas e com seis frequências diárias. As passagens variam a partir de R$ 169 (por trecho). A companhia já voa entre os dois destinos, mas com uma escala na cidade de Campinas/SP. Os voos diretos partem do Aeroporto Santos Dumont todos os dias às 9h05, 14h36 e 20h22. De Porto Alegre, os horários de partida são às 6h35, 11h55 e 17h15. Esta é também uma ligação de importância histórica na aviação comercial brasileira, já que pela primeira vez, estes dois aeroportos serão ligados sem escalas por serviços comerciais a jato. A última operação direta entre estes dois terminais foi feita pela Varig em princípios dos anos 70, empregando aeronaves turboélices Electra II. 14/07/09 .

Revista flap Internacional

Buquê de casamento causa acidente de avião na Itália




A tradição de jogar buquês de flores durante casamentos causou a queda de um avião na noite do último sábado na Itália, informou o jornal Corriere della Sera.

O acidente teria acontecido no parque Montioni, na cidade de Suvereto, na região da Toscana.

De acordo com a publicação, o casal de noivos contratou um pequeno avião para jogar o ramalhete de flores para as mulheres convidadas.

As flores, no entanto, teriam sido sugadas pelo motor do avião no momento em que foram jogadas, causando um incêndio e uma explosão na aeronave.

O avião acabou caindo em uma pousada nas proximidades. O piloto, Luciano Nannelli, de 61 anos, escapou sem ferimentos.

O passageiro Isidoro Pensieri, de 44 anos, que era o responsável por jogar o buquê para os convidados, no entanto, sofreu traumatismos no crânio e na face e fraturas em ambas as pernas.

Nenhuma das pessoas que estava na pousada onde a aeronave caiu sofreu ferimentos.

BBC Brasil

Boeing anuncia aos funcionários corte de mil vagas


A empresa aérea Boeing cortará cerca de mil empregos do departamento de Sistemas Integrados de Defesa devido ao corte de investimentos do Pentágono, de acordo com um memorando repassado aos empregados. Esse número de cortes será adicionado aos cortes já previstos anteriormente.

Segundo a CNN, as notícias da Boeing, compiladas com o anunciado corte de empregos na NASA e na US Airways, demonstram que a situação da economia norte-americana continua precária. A US Airways cortará 600 empregos e a NASA, 400 empregos.

"Nas últimas semanas, os clientes nos orientaram a parar de trabalhar ou reduzir o nível de esforço em alguns programas específicos, pedindo para que tomássemos medidas imediatas para reduzir os empregos", disse o chefe dos Sistemas Integrados de Defesa, Jim Albaugh, à CNN

Programas que envolvem a defesa nacional, como o Midcourse Defense, relacionado à impedir ataques de mísseis aos Estados Unidos, também receberão cortes nos investimentos. Em janeiro, a Boeing anunciou um corte de 10 mil empregos neste ano.

Terra

Air Berlin perdeu passageiros em Junho mas cresceu na receita

ImageApesar de ter transportado menos 4,9% de passageiros que em Junho do ano passado, a companhia aérea Air Berlin aumentou em 14% a sua receita por lugar/quilómetro disponível no sexto mês deste ano, anunciou a companhia. Em Junho do ano passado, a receita por lugar/quilómetro disponível da Air Berlin ficava-se pelos 5,32 cêntimos de euro, enquanto que este ano subiu para 6,07 cêntimos de euro, o que se traduz num aumento de 14%, informou a Air Berlin em comunicado.

Apesar do aumento da receito, o número de passageiros transportados pela companhia em Junho voltou a cair, passando de 2 704 655 passageiros transportados em igual mês de 2008, para 2 571 581, uma descida que a companhia explica, em parte, pela redução de 2,7% na capacidade. No acumulado dos primeiros seis meses do ano, a Air Berlin perdeu 5,8% de passageiros, face a igual período de 2008, e reduziu em 3% a capacidade, informou ainda a transportadora germânica.

Turisver

Europa retira proibição de operar de quatro companhias aéreas da Indonésia





A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira (14) a retirada de quatro companhias aéreas indonésias da lista das proibidas de operar na União Europeia.

O comitê pela segurança aérea da União Europeia (UE) decidiu levantar a proibição imposta em 2007 às companhias Garuda Indonesia, Airfast, Mandala e Premiair, "pois elas cumprem as normas de segurança internacionais", explicou a comissão em comunicado.

Em junho de 2007, a UE proibiu todas as companhias indonésias de utilizarem seu espaço aéreo, depois de receber um relatório crítico da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Esta proibição fora decidida após vários acidentes aéreos, entre eles o de um Boeing da companhia Adam Air que caiu ao largo da ilha de Sulawesi, na Indonésia, em janeiro de 2007, matando as 102 pessoas que estavam a bordo.

No mesmo ano, em março, um avião da Garuda Indonesia caiu em Java, deixando 21 mortos.

A companhia aérea Yemenia não foi inscrita nesta lista negra. Em 30 de junho, um avião da companhia iemenita caiu no mar ao largo do arquipélago de Comores. As autoridades europeias estão aguardando os resultados da investigação sobre o acidente para tomar uma decisão.

G1

Companhia aérea para cães e gatos começa a operar nos EUA

Além de 19 pessoas, avião pode transportar 50 cachorros e gatos.

Companhia Pet Airways foi fundada pelo casal Alysa Binder e Dan Wiesel.


A Pet Airways, companhia aérea que oferece voos confortáveis para os bichinhos de estimação, fez sua primeira viagem nesta terça-feira (14) nos EUA. O primeiro voo decolou do aeroporto Republic em Farmingdale, no estado de Nova York.

Previsto para 19 passageiros humanos, o avião pode transportar 50 cachorros e gatos porque os assentos foram substituídos por três níveis de prateleiras onde foram colocadas jaulas especialmente fabricadas para o avião.

Foto: Dave Weaver/AP

Pet Airways, companhia que oferece voos confortáveis para cães e gatos, realizou nesta terça-feira sua primeira viagem. O avião decolou do aeroporto de Farmingdale, no estado de Nova York. (Foto: Dave Weaver/AP)

Foto: Dave Weaver/AP

Alyse Tognotti, da Pet Airways, prepara um passageiro canino durante voo de treinamento na última quinta-feira em Omaha, no estado de Nebrasca. (Foto: Dave Weaver/AP)

Foto: Dave Weaver/AP

A companhia Pet Airways foi fundada pelo casal Alysa Binder e Dan Wiesel.


G1

Encontrados em SP restos de helicóptero de dono da Avibras


Foram encontrados nesta terça-feira restos do helicóptero pilotado pelo presidente da Avibras Aeroespacial, João Verdi, que desapareceu em janeiro de 2008, durante uma viagem entre Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, e São José dos Campos, interior de São Paulo. Os destroços foram localizados em Ubatuba, no litoral paulista.

Verdi, que comandava uma das principais indústrias de equipamentos militares do Brasil, viajava acompanhado de sua mulher, Sonia Brasil Leite. A aeronave desapareceu no dia 24 de janeiro.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os restos estavam em uma região de mata muito densa, próximo à praia de Maranduba. O resgate das peças encontradas e da fuselagem deve começar amanhã, segundo os bombeiros. Os destroços foram encontrados por moradores da região.

De acordo com os bombeiros, é possível que os corpos das vítimas estejam no local, mas isso só será confirmado com o início das atividades de resgate.

TERRA

Avião de passageiros cai no Irã com 168 pessoas a bordo

Um avião de passageiros Tupolev Tu-154M que voava do Irã para a Armênia caiu no noroeste do país. A agência estatal iraniana Irna informou nesta quarta-feira (15) que ao menos 168 pessoas estavam a bordo da aeronave, sendo 153 passageiros e 15 tripulantes. e que não havia sobreviventes.

O acidente ocorreu nas proximidades da aldeia de Janat-Abad, na Província de Qazvin, a 120 quilômetros a noroeste de Teerã. depois que a aeronave da Caspian Airlines deixou o aeroporto de Teerã rumo a Ierevan (capital armênia), às 11h33 (4h de Brasília). Não há informações sobre as causas do acidente.

"O voo 7908 da Caspian se acidentou 16 minutos após decolar do Aeroporto Internacional Imã Khomeini", afirmou Reza Jafarzadeh, porta-voz da Organização de Aviação do Irã. O avião era um Tupolev, de fabricação russa.

A rede de TV Press TV informou que equipes de resgate e bombeiros foram enviados ao local. Um general do Exército iraniano disse que o avião se partiu em pedaços e que acredita-se que todos os seus ocupantes estejam mortos.

Em fevereiro de 2002, um avião similar da companhia Iran Air Tours caiu entre Teerã e a cidade de Khorramabad, também no Irã, com 105 ocupantes. Em dezembro de 2005, 116 pessoas morreram após o choque de uma aeronave militar AC-130 Hercules que transportava passageiros civis em um edifício de dez andares nos arredores de Teerã.

Devido às sanções internacionais econômicas e financeiras sofridas pelo país, o Irã possui uma frota aérea bastante debilitada, com muitos aviões da época da ex-União Soviética ainda em operação.

DESÁSTRES AÉREOS

Comissão Europeia autoriza TAAG a voar para Portugal



A Comissão Europeia decidiu autorizar a companhia aérea angolana TAAG a retomar os voos para Portugal, masw "apenas com certos aparelhos e segundo condições muito estritas", anunciou hoje o executivo comunitário. O comissário europeu dos Transportes, António Tajani, precisou que a TAAG se mantém na lista negra da UE, ontem actualizada, mas é autorizada a realizar dez voos semanalmente para Lisboa, o que corresponde ao que fazia antes da proibição.

"O acordo de cooperação e assistência assinado entre as autoridades de aviação civil de Angola e Portugal permitiu à transportadora [TAAG] voar novamente para Portugal apenas com certos aparelhos e segundo condições muito estritas", lê-se num comunicado divulgado pela Comissão Europeia.

A decisão faz parte da última actualização da lista negra europeia das companhias de transporte aéreo proibidas de voar no espaço dos Vinte e Sete. A Comissão Europeia "reconhece" os "progressos feitos pelas autoridades de aviação civil de Angola e a sua transportadora TAAG na resolução das deficiências de uma forma gradual e segura". Por outro lado, o voo que a companhia realizava semanalmente para Paris continua proibido.

A TAAG entrou na lista negra do espaço aéreo europeu em 2007, na mesma altura em que dela passaram a fazer parte quatro companhias indonésias que ontem foram retiradas. Garuda, Airfast, Mandala e Premiair respondem agora “às normas de segurança internacionais”, explicou a Comissão Europeia.

Enquanto as indonésias saem, passam a integrar a lista europeia companhias da Zâmbia e do Cazaquistão, dois países que nunca tinham estado presentes.
Público pt

Yemenia de fora


De fora ficou a Yemenia, sublinha a agência AFP, a companhia nacional iemenita muito criticada no mês passado, na sequência do acidente ao largo das ilhas Comores em que morreram 152 pessoas – para que a questão seja equacionada, faltam os resultados do inquérito ao acidente. “Não é um acidente que determina se uma companhia vai entrar na lista. Devemos dar o direito à defesa”, explicara já na semana passada o comissário europeu António Tajani.

A lista negra actualizada inclui nove transportadoras que enfrentam uma proibição total de se deslocaram à UE: Air Koryo (Coreia do Norte), Air West (Sudão), Ariana Afghan Airlines (Afeganistão), Siem reap Airways International (Camboja), Silverback Cargo Freighters (Ruanda), Motor Sich, Ukraine Cargo Airways, Ukrainian Mediterranean Airlines e Volare (Ucrânia); e outras 246 companhias de 12 países: Angola, Benin, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão (exceptuando duas empresas), Indonésia, Cazaquistão (exceptuando uma empresa), Quirguistão, Libéria, Serra Leoa, Suazilândia e Zâmbia.

Há ainda sete transportadoras que podem voar no espaço aéreo europeu se respeitarem determinadas condições – TAAG Angola, Air Astana (Cazaquistão), Gabon Airlines, Afrijet e SN2AG (Gabão), Air Bangladesh e Air Service Comores.
Publico pt

Merrill Lynch eleva TAM e Gol para recomendação de compra



O Merrill Lynch elevou a recomendação para os ADRs das companhias aéreas TAM e Gol, citando o efeito positivo da apreciação do real ante o dólar para as companhias e o potencial atraente de valorização dos papéis de ambas.

O banco de investimento elevou a recomendação para os papéis da TAM de "neutro" para "compra" e da Gol de "underperform" (abaixo da média do mercado) para "compra".

Às 11h05, as ações da TAM lideravam o Ibovespa, disparando 5,2%, cotados a R$ 21,89. Enquanto isso, os ADRs (American Depositary Receipt) da empresa operavam em alta de cerca de 5%, a US$ 11,14 - os ADRS são recibos emitidos por um banco depositário americano e que representam ações de um emissor estrangeiro.

Enquanto isso, a Gol exibia valorização na Bovespa de 3,8%, cotada a R$ 12,29, e em Nova York subiam 4,87%, a US$ 6,24. Além da recomendação, o banco elevou o preço-alvo dos ADRs da TAM em 12 meses, de US$ 9,50 para US$ 15.

"Estamos melhorando a TAM para compra por causa de um melhor cenário financeiro e de operação motivado pela apreciação do real (...) mais transparência aos valores escondidos do programa de milhagem da empresa e valorização atual atraente", afirma o Merrill Lynch em relatório.

O banco citou que 70% dos custos da companhia e mais de 90% da dívida é vinculada ao dólar, enquanto 25% do faturamento é atrelado à moeda americana.

Terra Notícias

A Anac e o espaço do passageiro


Após dois meses de abertura pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) da página eletrônica denominada “Espaço do Passageiro”, em que o consumidor “avalia” as companhias aéreas, o canal registrou pouco mais de mil avaliações.

Se pensarmos no universo de milhões de pessoas que viajam de avião pelo País, o número ainda é inexpressivo. Por que o consumidor não tem utilizado o canal? Seria pelo fato de que ali não existe espaço em que se possa reclamar abertamente, em vez de responder perguntas do tipo: “A companhia entendeu meu problema e procurou uma solução?” e “o atendimento foi rápido?”

Ao transferir ao consumidor aplicação da sanção pela escolha das menos reclamadas, busca a Anac transferir-lhe sua responsabilidade. Será que o consumidor pode escolher em qual companhia viajar num mercado no qual duas companhias dominam mais de 80% dos voos domésticos?

O problema maior é que, à vista dos números, para o consumidor a medida veio isolada. Não basta colecionar dados de reclamações dos consumidores. De posse de dados que, de fato, reflitam o descontentamento do consumidor, o órgão concedente, regulador e fiscalizador deve exercer atividade fiscalizadora nas concessionárias e exigir qualidade na prestação de seus serviços.

No Estado de São Paulo, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia (Arsesp) criou um sistema de fiscalização em que apura, a partir de indicadores, a qualidade dos serviços públicos de distribuição de gás canalizado. Assim, a agência determina que as concessionárias produzam relatórios mensais nos quais se estabelecem prazos máximos para atendimento a pedidos de ligação e religação, inclusive por inadimplência e para usuário que tenha sofrido corte indevido; prazo máximo para devolução, ao usuário, de valores referentes a erros de faturamento; para execução de serviços de assistência técnica; número médio de chamadas telefônicas atendidas no 1.º toque; dentre outros indicadores.

A ação fiscalizadora da Arsesp pode resultar em recomendações, determinações e penalidades aos concessionários, objetivando aprimorar a qualidade de prestação do serviço público de energia de São Paulo.

Essa é apenas uma das modalidades de fiscalização praticadas por aquele órgão. Seu conjunto de procedimentos fiscalizatórios, além da transparência, reflete o que há de mais moderno em termos de fiscalização por parte de uma agência reguladora. Por isso é que a conduta acanhada e distorcida de algumas agências não generaliza as demais.

O tratamento rápido e seguro das reclamações de consumidores, transformando-as em indicadores de qualidade para fins fiscalizadores, é capítulo das agências reguladoras que ainda está sendo escrito na história do Brasil. Enquanto isso, o consumidor sofre com os atrasos, funcionamentos e overbooking.

Marli Aparecida Sampaio, advogada e professora universitária, presidente da SOS Consumidor e ex-diretora executiva da Fundação Procon de São Paulo

Tráfego aéreo de passageiros no país sobe 9,43% em junho, informa Anac


SÃO PAULO (Reuters) - O tráfego aéreo de passageiros no Brasil subiu 9,43 por cento em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta de assentos avançou 11,87 por cento na mesma base de comparação, informou nesta terça-feira a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O crescimento do número de passageiros transportados em voos domésticos cresceu após dois meses consecutivos de queda em relação a igual intervalo do ano passado.

No acumulado de janeiro a junho, o tráfego aéreo interno subiu 3,23 por cento e a oferta de assentos teve expansão de 10,23 por cento.
UOL

Governo libera R$ 62,5 mi para obras em aeroportos



O governo federal liberou R$ 62,588 milhões para obras de construção, reforma e ampliação de aeroportos em 24 municípios de 18 Estados, relacionadas à Primeira Etapa do Plano de Investimentos de 2009 do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) e Programa de Desenvolvimento de Infraestrutura Aeroportuária.

A liberação da verba do Orçamento da União de 2009 consta de portaria do Ministério da Defesa publicada na edição de hoje do "Diário Oficial da União" e os termos dos convênios que detalharão os compromissos dos Estados para repasse dos recursos serão assinados até 30 de setembro próximo.

As contrapartidas estaduais serão de 15% a 30%. De acordo com a portaria, os termos dos convênios só serão confirmados depois que os governos dos Estados conseguirem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar as obras e tiverem realizado licitação para contratação de empresa.

As obras serão realizadas nas seguintes localidades: Carauari e Maués (AM), Porto Seguro (BA), Camocin (CE), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Goiás (GO), Ubá (MG), Campo Grande e Porto Murtinho (MS), Juara (MT), Salinópolis e Novo Progresso (PA), Monteiro (PB), Serra Talhada (PE), Floriano (PI), Maringá (PR), Volta Redonda/Piraí (RJ), Ji-Paraná (RO), Vacaria (RS), Correia Pinto, São Joaquim e Chapecó (SC) e Sorocaba (SP).
JC On Line

Aeroportos espanhóis perdem no 1º semestre cerca de 12,9 milhões de passageiros


Os aeroportos de Espanha perderam cerca de 12,9 milhões de passageiros no primeiro semestre do ano, o que equivale a uma queda de13% face a período homólogo em 2008, com menos cerca de 158 mil movimentos, o que indica uma queda de 13% para 1.058.261, divulgou a AENA.
Presstur

CEO da Iberia antecipa saída em seis meses


Fernando Conte renunciou como presidente do conselho de administração e CEO da Iberia, nesta quinta-feira (9), antecipando em pelo menos seis meses a aposentadoria prevista na empresa aérea espanhola. A decisão inesperada chega em meio às complexas negociações de fusão com a British Airways, iniciadas há cerca de um ano.

Sabia-se que Conte tinha divergências sobre o andamento das negociações com diretores do conselho representantes do banco de poupança espanhol Caja Madrid, maior acionista da Iberia. Ontem, citou "motivos pessoais" para a renúncia, decisão que havia sido levantada pela primeira vez há vários meses. Conte, que fará 60 anos em 2010, deveria continuar nos cargos até o primeiro trimestre de 2010, após sete anos no comando.

A busca pelo sucessor rapidamente chegou ao nome de Antonio Vázquez, 57, ex-CEO do grupo de tabaco franco-espanhol Altadis e diretor do conselho da Iberia entre 2005 e 2007. Nesse período representou a empresa de logística Logista, pertencente a um grupo central de acionistas da Iberia que acabou desfazendo-se quando investidores rivais rondaram a empresa aérea em 2007. A Caja Madrid saiu dessa disputa como a maior acionista, com fatia de 23%.

Rafael Sánchez-Lozano, representante da Caja Madrid no conselho da Iberia, foi nomeado ontem diretor-gerente e diretor de operações. A British Airways, durante as negociações, elevou sua fatia de 9% para 13,5%. A Iberia comprou 10% da empresa britânica.

"Recebemos bem a indicação de Antonio Vázques como presidente do conselho de administração", disse o CEO da British Airways (BA), Willie Walsh, ontem. "Ansiamos trabalhar com ele sobre todos os assuntos incluindo a continuidade das negociações de fusão."

Vázquez, que em 2007 ajudou a negociar a venda da Altadis por € 16,2 bilhões à Imperial Tobacco, do Reino Unido, quer assumir o novo cargo assim que possível, segundo funcionários da Iberia.

O executivo disse ontem que entrará no cargo com "grande entusiasmo". Assim como a maioria das aéreas, a Iberia vem sendo abalada pela crise mundial e o grupo prevê para 2009 seu primeiro prejuízo anual em mais de dez anos.

As negociações com a British Airways, atrapalhadas pela avaliação dos ativos das companhias e pelo déficit previdenciário do grupo britânico, perderam ainda mais força com a crise econômica.

Conte disse nesta quinta-feira que sua decisão de sair foi "pensada cuidadosamente". Esteve relutante, no entanto, até que se escolhesse "seu sucessor e se assegurasse a continuidade da administração." (Tradução de Sabino Ahumada)
Diário do Turismo

Aviação agrícola é tema de curso na PUCRS



A Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS realiza até o dia 24 deste mês o curso 'Segurança de Voo: Elemento Credenciado – Aviação Agrícola'.

A atividade reúne pilotos, mecânicos e técnicos executores que atuam na aviação agrícola.

Na abertura, ontem, o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, coronel Dilton Schuck, reiterou a importância do curso para a segurança aérea do país.


Correio do Povo / RS

56% dos "agrícolas" estão em MT



Das 1,06 mil aeronaves comercializadas até 2008 pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), cerca de 600, ou 56% deste total, estão em Mato Grosso, o que confere ao Estado uma agricultura altamente tecnificada.

Os números, contudo, poderiam ser maiores. Levantamento da estatal aponta que o Brasil “comporta em torno de 10 mil aeronaves”. Entretanto, em média apenas 25% das aplicações de inseticidas e fungicidas são realizadas por aviões. Nos Estados Unidos, este percentual é de 70%.

As vantagens da aviação agrícola são inúmeras e os investimentos para quem tem grandes lavouras acabam compensando. Para citar só um exemplo, o que o trator faz em um dia de trabalho, o avião faz em apenas uma hora. Outra grande vantagem da aviação agrícola é o melhor controle de pragas e doenças. O produto é aplicado rapidamente e no momento adequado, possibilitando a ação mais eficaz do defensivo, evitando e reduzindo possíveis perdas na produtividade.

CRÉDITO - A principal dificuldade para o produtor adquirir um avião agrícola atualmente é o acesso ao crédito. Em Mato Grosso, a linha de financiamento mais utilizada é o Fundo Constitucional para Financiamento do Centro-Oeste (FCO), que financia até 80% do bem, com juros de 8,5% ao ano e prazo de até 10 anos para pagamento, com até dois de carência.

O Finame Agrícola também é bastante procurado e pode financiar até 100%. As taxas de juros são de 12,35% ao ano, com prazo de cinco anos para a amortização do financiamento. Estas condições valem também para as empresas aeroagrícolas.

A terceira modalidade é o Finame, que financia até 90% do bem, com taxa de juros de 2,5 ao ano mais TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) – em torno de 6,15% - e spread bancário. O prazo do financiamento é de até sete anos.


Diário de Cuiabá

MT é o segundo do Brasil


Acompanhando o ritmo de crescimento do Estado, o número de aeronaves registradas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Mato Grosso, neste ano, alcançará novo recorde.

Só no primeiro semestre, foram efetivados 940 novos registros em Mato Grosso, conferindo ao Estado, o segundo lugar no ranking brasileiro de aeronaves cadastradas pela Anac. Mato Grosso só perdeu para São Paulo, que registrou 3.641 aeronaves no período de janeiro a junho de 2009. Depois de Mato Grosso aparecem Minas Gerais, em terceiro com 911 registros e o Rio Grande do Sul em quarto, com 891. Maior parte dos registros se refere às modelos particulares.

No ano passado a Anac registrou 904 novas aeronaves em Mato Grosso, crescimento de 3,20% em relação aos números de 2008, quando o Estado acrescentou mais 875 aeronaves na lista da Agência. Nos últimos dez anos – 1999 a 2008 – o total de aeronaves cadastradas por Mato Grosso já chega a 7.926. Os dados são do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), administrado pela Anac. Estão incluídos nesse registro aviões de grandes companhias aéreas, aeronaves particulares, além de balões e dirigíveis.

O bom desempenho no primeiro semestre sinaliza crescimento recorde em 2009, uma vez que em apenas seis meses o incremento no número de registros de aeronaves já chega perto de 4% em comparação com os números totais de 2008.

O levantamento da Anac mostra que a categoria de aeronaves que mais vem crescendo no Estado, nos últimos anos, é a “particular”, com 649 registros em 2007, 670 em 2008 e 691 só no primeiro semestre deste ano. De 2007 para 2008, o crescimento foi de 3,23%. Comparando-se os números de 2009 com os de 2008 (janeiro a dezembro), tem-se um avanço de 3,13. Nos últimos 10 anos, o número de aeronaves particulares registradas pela Anac é de 6.126. A média de crescimento anual é de 3,5%.

A segunda modalidade de aeronaves com o maior número de registros na Anac é a “agrícola”, com 159 inscrições em 2008. Os números dos anos anteriores são bem próximos aos do ano passado: 154 registros em 2007, 153 em 2006 e 158 em 2005. Os primeiros registros de aviões agrícolas em Mato Grosso foram feitos em 2001, quando 15 aeronaves efetivaram seus cadastros junto à Anac. De lá para cá, os números só vêm aumentando, chegando a registrar crescimento de 266% em 2002 (55 aeronaves) e de 91% no ano seguinte (105 registros). Este ano, no período de janeiro a junho, já foram cadastrados 165 aviões agrícolas na Anac, quebrando o recorde de 2005, com 158 aeronaves. Nos últimos 10 anos, o número de aeronaves agrícolas registradas em Mato Grosso já chega a 933.

A categoria “táxi aéreo” ocupa a terceira posição no ranking dos registros de aeronave na Agência Nacional de Aviação Civil. No ano passado foram 54 registros, acompanhando a média dos últimos seis anos, de 53 aviões em 2003, 53 em 2005, 55 em 2005, 57 em 2006 e, 55, no ano passado. No primeiro semestre de 2009, os registros já chegam a 56. Em 10 anos, são 615 aeronaves registradas pela Anac.

Em seguida aparece as categorias de “privada de instrução” (116 aeronaves), “helicóptero” (72), público regular (28), administração pública (22) e “pública de instrução”, 14.

BRASIL - O Brasil encerrou o primeiro semestre de 2009 com um total de 12.178 aeronaves registradas pela Anac. Comparado ao número registrado em 1999, de 10.274 aeronaves, o crescimento foi de 18,5%. O aumento do número de helicópteros foi significativo. No primeiro semestre deste ano, foram registrados 1.255 helicópteros no país, 59% a mais que em 1999. A frota das companhias aéreas que fazem o transporte de passageiros e carga aumentou 27%, passando de 435 para 554 aeronaves.
Diário de Cuiabá

Aeroportos, politicagem e desafios para a Copa 2014





Praticamente 80% dos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo 2014 já superaram o uso de sua capacidade ou, menos mal, estão à beira da saturação. Dos 14 terminais, pelo menos sete não seriam suficientes para receber um evento do porte de um mundial de futebol. Apenas para se ter um parâmetro, os aeroportos de Guarulhos e Brasília operaram em 2008 com 23% e 41% acima da capacidade, respectivamente.

De acordo com dados da Infraero e da Secretaria de Aviação Civil/Ministério da Defesa e a partir da análise da capacidade instalada e do movimento em 2008 a situação é alarmante: O aeroporto de Manaus, tem capacidade para 1.8 milhão de passageiros/ano, mas recebeu no ano passado 2.02 milhões; O aeroporto de Curitiba tem capacidade instalada de 3.5 milhões de passageiros/ano mas absorveu no ano passado 4.2 milhões de pessoas. Já o de Fortaleza recebeu no ano passado 3.4 milhões de passageiros, mas sua estrutura é para no máximo 3 milhões de pessoas neste mesmo período.
O aeroporto de Brasília e os dois de São Paulo (Congonhas e Guarulhos) são os mais problemáticos. O da capital nacional tem capacidade para 7.4 milhões de passageiros/ano, no entanto recebeu 10.4 milhões de pessoas em 2008, ou seja 41% acima de seu limite.
Um comitê interministerial foi formado e fará uma radiografia desses aeroportos, já a Infraero montou um grupo para estudar obras de reforma e expansão dos aeroportos.
A eleição do Brasil para ser a sede da Copa do Mundo foi anunciada em novembro de 2007 e, de lá para cá, pouca coisa foi feita e o cronograma para reformas e ampliações está cada vez mais apertado.

Prejuízo – Mas além da aflição de não termos aeroportos suficientemente capazes de absorver os cerca de 500 mil turistas que aqui estarão em 2014, o que também incomoda são os custos públicos para essas reformas e ampliação.
A Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) divulgou no mês de maio um estudo encomendado à Fundação Getúlio Vargas que faz uma análise do setor aeroportuário do Brasil. De acordo com os especialistas, algumas atitudes devem ser tomadas em relação à Infraero para que a estatal pare de dar prejuízo, o que vem acontecido nos últimos seis anos. A saída, segundo esses estudos seria a privatização.

O relatório divulgado diz que o setor aeroportuário precisa passar por uma reestruturação, já que muitas das estruturas dos aeroportos brasileiros estão obsoletas.
Para que essas obras sejam executadas a contento e a tempo, o Diário do Turismo acredita que é preciso menos politicagem, ou para usar termos mais apropriados, é preciso mais lipoaspiração e mais vontade política.
No final de maio, o ministro da Defesa, Nelson Jobim acatou as sugestões do presidente da Infraero, brigadeiro Cleonilson Nicário, e demitiu dezenas de apadrinhados políticos que lá se abrigavam e promete fazer o mesmo na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Apenas para lembrar, Jobim assumiu o Ministério da Defesa em 2007, no meio de uma crise aérea, com a tarefa de reestruturar o setor. Nicário propôs um novo formato de Infraero, mais enxuto e mais técnico - e Jobim deu todo apoio a ele.
Essa lipoaspiração política vem sendo feita, mas é preciso uma ação conjunta com a empresarial.
O comitê interministerial sugere a assinatura de um termo de compromisso conjunto de governantes das esferas municipais e estaduais, além da participação efetiva da iniciativa privada. Foi reiterado junto à Casa Civil (leia-se ministra Dilma Rousseff) que a construção de estádios mais modernos, bem como as reformas nos complexos já existentes fiquem totalmente sob a responsabilidade da iniciativa privada.
No entanto, é preciso mais agilidade, já que tudo precisa estar concluído até o fim de 2012, pois em 2013 o Brasil sediará a Copa das Confederações. Temos, portanto, três anos e meio para que toda a infraestrutura da Copa esteja pronta. Que sejamos talentosos nesse quesito como somos no futebol.
Diário do Turismo