PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Boeing destacando os eventos e realizações do segundo trimestre.


Foto / Imagem

Clique acima para ir para o comercial de aeronaves Boeing 2010 , 2 º Trimestre - destaques em vídeo.
boeing

TAP garante capital para refinanciar dívida


A TAP conseguiu, com sucesso, garantir capital para refinanciar a sua dívida. A companhia aérea fez uma prospecção no mercado financeiro, ainda em 2009 e, já este ano, concluiu duas operações de financiamento, com vista ao pagamento dos "leasing" operacionais dos seus aviões Airbus 330.

No final do ano, a dívida da transportadora ascendia aos 1,3 mil milhões de euros, menos do que os 1,4 mil milhões registados no ano anterior.
A TAP admitiu, no seu Relatório e Contas de 2009, que conseguiu, no período em análise, estabilizar a sua tesouraria. Contudo, "foi considerado conveniente preparar o seu reforço para o futuro através do lançamento de um 'request for proposals', em final do ano, aos mercados financeiros, para que o grupo disponha em inícios de 2010 de novos capitais", explicou a companhia na sua apresentação de resultados do ano passado. Fonte oficial da companhia aérea confirmou, em declarações ao Negócios, que foram concluídas duas operações de financiamento.
negócios online

Revista de bordo da TAP é referência em publicações internacionais


A UP, revista de bordo da TAP, foi considerada pela prestigiada revista britânica Monocle uma das leituras obrigatórias deste Verão. Já a revista MING, uma publicação chinesa, destacou a UP como sendo uma das melhores revistas de bordo do mundo.

portugal digital

Totally lost

Totally lost

Hm, I guess I should have drawn the alien some sunglasses too! After all, all that radiation in space must be bad for the eyes. Just thought of that, but unfortunately a bit too late…

chicken wings

Aeromoça faz guerra de travesseiros a 12 mil metros de altitude

LOUCURA NOS ARES: Um voo da Lufthansa de Tel-Aviv a Frankfurt abrigou uma guerra de travesseiros já um Comissário se irrita com passageira e abandona avião em NY por saída de emergência.


Piloto caxiense comanda o primeiro voo entre Brasil e Qatar

A expansão de rotas aéreas que ligam o mercado verde-amarelo a outros países tem aberto oportunidades de trabalho para profissionais da aviação, inclusive da Serra.

Exemplo disso é o piloto caxiense Cristovão Fuhrich (na foto, o terceiro da esquerda para a direita), que atua desde 2007 na Companhia Qatar Airways. Ele teve o privilégio de ser escolhido para comandar o primeiro voo entre Brasil e Qatar, com extensão em Buenos Aires (na Argentina), que estreou no dia 25 de junho. O voo que liga Doha (capital do Qatar) a Guarulhos (SP) leva cerca de 14 horas.

Fuhrich tem uma história ascendente nos céus. Ingressou na Varig em 1973, tendo passado pelos cargos de comandante de Boeing 777, piloto-chefe, diretor de treinamento e de operações da empresa.
Antes de trabalhar na Qatar Airways, atuava em uma companhia aérea da Coreia.
clickrbs

Aeronáutica vai catalogar registros de discos voadores e ETs no Brasil

A partir de agora, a Aeronáutica vai catalogar os registros de objetos voadores não-identificados (ovnis) nos céus do país. De acordo com portaria publicada nesta última terça-feira no "Diário Oficial da União", os trabalhadores do setor aéreo no Brasil (como pilotos e controladores) serão orientados a repassar relatos e presumíveis provas a respeito de aparição de ETs ou coisas do gênero ao Comando de Defesa Aeroespacial, em Brasília.

A medida vale para todo o território nacional, incluíndo a área das águas brasileiras no Oceano Atlântico. Além disso, o material será primeiramente encaminhado ao Centro de Documentação e Histórico da Força Aérea (Cendoc), na Zona Norte do Rio. De forma posterior, sem prazo ou previsão definida, a Aeronáutica vai encaminhar a documentação original para as sedes do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro e em Brasília, para a consulta de interessados no estudo sobre discos voadores e extraterrestres, como os ufólogos.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou em nota que não é sua função procurar ovnis nos céus do Brasil, por não dispor de estrutura para tal e se limitando apenas a fazer o registro dos relatos.

Casos de ovnis e ETs que chamaram a atenção do Brasil

Em 1996, ocorreu o caso mais célebre sobre a suposta presença de extraterrestres no Brasil, popularmente conhecido como o "ET de Varginha". Bombeiros da cidade mineira foram chamados depois de pessoas terem afirmado que viram criaturas de aparência estranha (olhos grandes e vermelhos, pele marrom e protuberâncias na cabeça) em um parque. Os "bichos" teriam sido levados para uma unidade do Exército, que não fez mais nenhum comentário sobre o assunto.

Na década de 1980, a opinião pública do país ficou atenta com a divulgação de que aviões da FAB tentaram localizar ovnis detectados por radares. Em 1968, ocorreu a história mais dramática envolvendo a tentativa de contato com ETs: dois homens foram encontrados mortos no alto do Morro do Vintém, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, após uma suposta comunicação com seres de outros planetas. A história ficou conhecida como "Máscaras de chumbo", referência aos objetos encontrados junto aos cadáveres.

Já teve experiência com ovnis? Envie-nos seu relato

Se você, leitor do SRZD, já viu ou conhece alguém que já viu um objeto voador não-identificado, envie seu depoimento (ou foto) para o site: redacao@srzd.com.

srzd

Gol garante que está pronta para enfrentar uma greve de funcionários

Anac recomenda atenção a usuários

Apesar de um possível recuo na proposta de greve a partir da próxima sexta-feira, 13, diante da clara divisão entre os aeronautas e aeroviários, em represália às más condições de trabalho da Gol, o presidente da companhia, Constantino de Oliveira Júnior, garantiu que já tem em mãos um plano de emergência para enfrentar eventuais problemas.

Indagado pelo Correio sobre os transtornos de uma paralisação de seus funcionários — uma assembleia está marcada para depois de amanhã — ele disse não acreditar na interrupção dos serviços. “Mas estamos preparados caso ela ocorra”, afirmou, em teleconferência com analistas de mercado. “Temos um plano de emergência pronto e poderemos usá-lo como fizemos na crise da última semana, quando tivemos problemas com o sistema de escala dos tripulantes. Graças a esse plano, conseguimos recuperar a normalidade das operações rapidamente.”

Se prevalecerem as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Gol terá que detalhar seu plano de contingência antecipadamente no caso de uma possibilidade real de greve de funcionários. Como as assembleias estão previstas para começar entre 11h e 13h em vários aeroportos do país, é provável que alguns atrasos ocorram no meio da sexta-feira. Para evitar transtornos maiores, a recomendação é seguir à risca as dicas do órgão regulador. É recomendável ainda chegar aos balcões de embarque pelo menos uma hora antes do recomendado no bilhete de viagem a fim de evitar as filas no check-in. É mais provável que os funcionários de terra parem em vez de pilotos e comissários de bordo.

Image

Assédio moral

O Procon de São Paulo confirmou, na tarde de ontem, o recebimento das explicações da Gol sobre a notificação feita pelo órgão na semana passada, quando mais de 40 mil pessoas enfrentaram atrasos ou tiveram seus voos cancelados sem nenhuma explicação, problemas que repercutiram em todas as companhias. Caso, porém, o órgão de defesa do consumidor não fique satisfeito com as respostas, a multa à companhia aérea poderá ser de até R$ 3,2 milhões.

Anteontem, o Ministério Público do Trabalho havia realizado uma audiência entre representantes da Gol e dos funcionários, mas as conversas não avançaram. O jeito foi marcar uma nova reunião para o próximo dia 20, na qual serão apresentadas as documentações de ambas as partes referentes às acusações de que a aérea vem desrespeitando sistematicamente as leis trabalhistas.

É com base nesse impasse que o Sindicato Nacional dos Aeroviários pretende tirar, da assembleia de sexta-feira, uma declaração de estado de greve ou de greve imediata. “A reunião com o MP foi produtiva, muitos funcionários apresentaram denúncias de sobrecarga nas escalas de trabalho e de assédio moral”, disse a presidente da entidade, Selma Balbino. As assembleias ocorrerão nos aeroportos em que o sindicato tem representação em dois horários: das 11h às 13h e às 23h.

Já o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochesato, afirmou que não haverá paralisação na sexta-feira. “A empresa está disposta a negociar e vamos esperar o resultado da próxima audiência para, então, decidirmos se haverá ou não greve. Mas é possível chegarmos a um acordo pelas vias normais de negociação. Vamos discutir nossa estratégia para a próxima audiência durante a assembleia, às 13h, em São Paulo e no Rio”, completou.

Reclamações

Desde que iniciou as operações em 23 de julho, o Juizado Especial do Aeroporto de Brasília, registra movimento crescente de reclamações contra as aéreas. Até a tarde de ontem, foram 476 atendimentos. O pico ocorreu no dia 2, quando foram computadas 47 reclamações por causa dos atrasos da Gol, que, junto com a TAM, lidera a lista de queixas.

Na opinião de Selma Balbino, os problemas na aviação são estruturais. “Mais de 90% dos atrasos da Gol são por causa da falta de pessoa, sem falar que a terceirização do handling (transporte das bagagens entre o aeroporto e o avião) é prejudicial para os funcionários e clientes que perdem suas malas”, complementou.

Uma das vítimas dessas empresas de handling foi o engenheiro Pedro César Martins, 38 anos. Ele desembarcou anteontem em Brasília de um voo da Gol e não percebeu que o lacre de plástico colocado pela empresa em uma bolsa que foi obrigado a despachar estava rompido e suas roupas e itens pessoais, revirados. “Me senti invadido ao ver minha mala mexida. Levaram um relógio de R$ 780 e dois vidros de perfume importado. A Gol não se responsabiliza porque não é ela quem manuseia as bagagens”, disse. Como não houve acordo com a companhia, já que ele só fez a reclamação um dia depois do ocorrido, o Juizado Especial marcou uma audiência para o próximo dia 31.

Pequenas crescem

As companhias aéreas de menor porte ampliaram a participação no mercado doméstico, que registrou aumento de 18,51% em julho, conforme a Anac. O pedaço do bolo pertencente a Azul, WebJet, Avianca, Trip e Passaredo cresceu de 14%, em julho de 2009, para 18% no mês passado. A líder TAM viu sua fatia encolher de 43,15% para 43% enquanto a Gol/Varig ficou com 38,15% do mercado, abaixo dos 42,88% registrados em julho de 2009. As participações da Azul e da Webjet passaram de 5,43% e 5,24% para 6,31% e 6,03%, respectivamente.

Pedido de desculpas

Quase duas semanas depois de a Gol infernizar a vida de milhares de clientes, o presidente empresa, Constantino Oliveira Júnior, finalmente se pronunciou para se desculpar pelos transtornos. “Gostaria de pedir desculpas pelo ocorrido. Foi um erro. Mas não podíamos adiar a troca do sistema de escala de funcionários, que não estava mais compatível com o tamanho da empresa e não suportaria o crescimento previsto para os próximos meses. Se não fizéssemos, no fim do ano seria pior ”, disse. Segundo ele, a Gol ainda não recebeu a notificação da multa de R$ 2 milhões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) referente aos atrasos e aos cancelamentos dos voos ocorridos na semana passada.

As desculpas vieram junto com o anúncio de que a Gol registrou prejuízo de R$ 51, 9 milhões no segundo trimestre do ano frente ao lucro de R$ 353,7 milhões de igual período de 2009. Mas, segundo Constantino, as perdas foram contábeis, uma vez que a operação da companhia continua rentável: as receitas cresceram 14,1% de abril a junho, para R$ 1,59 bilhão, enquanto o aproveitamento dos voos teve alta de um ponto percentual, para 61,1%, permanecendo acima do ponto de equilíbrio, de 58,9%, mas abaixo da média da indústria, de 63,2%. O lucro operacional do trimestre avançou 36,3% na comparação anual, para R$ 57,3 milhões, e a margem de ganho ficou em 3,6%, 2,9 pontos abaixo de 2009.

As perdas do trimestre foram decorrentes da contabilização da devolução de quatro jatos Boeing 737, que serão revertidas nos próximos meses graças ao aumento do caixa da companhia e a reativação de quatro aviões

Boeing 767, herdados da Varig e que estavam em manutenção. Até o fim do ano, a Gol pretende devolver mais três 737 e adquirir cinco novos jatos do mesmo modelo, chegando a uma frota de 111 aviões em operação. “Estamos reduzindo a frota parada desde o início do ano e diminuindo a alavancagem (endividamento) que hoje está em 5,5% do patrimônio. A nossa meta é chegar a 4,5%”, disse o vice-presidente financeiro da companhia, Leonardo Pereira.

Aeroclube virtual/Folha de São Paulo

Vaga para Controlador Técnico de Manutenção


A Alfa Instrumentos Aeronáuticos, microempresa no ramo aeronáutico, atuando na manutenção de aviônicos está contratando profissional para atuar como Controlador Técnico de Manutenção (CTM).
portal meio aéreo

FAB cria normas para pilotos em caso de contato com ovnis

A Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu regulamentar a forma como seus integrantes devem proceder caso avistem ou saibam da aparição de objetos voadores não identificados (ovnis), informou nesta terça o Diário Oficial.

De acordo com as normas, diante da aparição ou da notícia de que alguém tenha visto um ovni, os oficiais devem registrá-la nos livros do Comando da Aeronáutica, que, por sua vez, deverá elaborar um documento que será enviado ao Arquivo Nacional.

Não existem registros oficiais sobre a aparição de naves de outros planetas no Brasil, mas durante a ditadura militar os serviços de inteligência do Estado investigaram a suposta presença de ovnis no céu da cidade de Colares, no Pará.

Conhecida como “Operação Prato”, a investigação aconteceu entre 1977 e 1978, mas a ocorrência de estranhos fenômenos na cidade nunca foi comprovada.

poderaereo

Viracopos sobe no ranking mundial

O Aeroporto Internacional de Viracopos subiu 198 posições no ranking mundial de número de passageiros divulgado anualmente pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI). Dessa forma, o aeroporto saltou do 483º lugar para o 285º posto, entre os 1.354 aeroportos de todo o planeta que são pesquisados.

Viracopos foi ainda o que registrou maior aumento no fluxo de passageiros entre os 50 principais aeroportos da América Latina. De acordo com os dados da entidade, Viracopos teve 3.542.994 embarques e desembarques em 2009, o que representa um crescimento de 181% sobre o ano anterior, quando foram 1.257.257 usuários.

O segundo aeroporto com maior crescimento entre os 50 principais da América Latina, por exemplo, foi o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que registrou aumento de 40,6% no período.

Como a movimentação de passageiros manteve um ritmo de crescimento no primeiro semestre deste ano — a informação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é de que mais de 2,404 milhões de embarques e desembarques foram registrados —, a perspectiva é de que o aeroporto encerre 2010 com um movimento de mais de 5 milhões de passageiros.

Quando atingir esse fluxo, Viracopos passará a integrar o grupo de aeroportos considerados como os mais importantes do planeta — o último a integrar este contingente é o aeroporto de Heraklion, na Grécia, na 225ª posição.

“É o montante (5 milhões de passageiros) que a ACI atualmente estipula como o mínimo para comprovar um porte considerável do aeroporto com um fluxo consistente de passageiros”, assinala a diretora de comunicação da ACI, Nancy Gautier.

spotting viracopos

Feira de infraestrutura aeroportuária tem lançamento em agosto no aeroporto de Congonhas


Airport Infra Expo é a primeira feira do segmento na América Latina.

A infraestrutura aeroportuária nacional, assunto que vem ganhando destaque na ordem do dia graças à proximidade de eventos mundiais como a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, é tema central da Airport Infra Expo, primeiro evento realizado na América Latina com enfoque no setor. O lançamento do evento acontece no dia 12 de agosto no aeroporto de Congonhas, a partir das 19h e contará com a presença de Solange Vieira, Presidente da ANAC e Murilo Barboza, presidente da Infraero.

A Airport Infra Expo estabelecerá no mercado brasileiro e sul-americano um precedente importante: será o evento concentrador de toda a cadeia de produção e de serviços relacionados ao universo da infraestrutura aeroportuária. A primeira edição do evento acontecerá de 12 a 14 de abril de 2011, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo

O momento não poderia ser mais propício. O setor de aviação vem superando qualquer expectativa de crescimento, colocando a prova a estrutura existente no País e evidenciando a necessidade de investimentos em todos os segmentos de atuação no setor. O Brasil e sua pujança econômica atraem volumes cada vez mais significativos de investimentos estrangeiros diretos e a potencialidade das oportunidades comerciais na esfera da infraestrutura portuária chamam a atenção de empresas nacionais e de outros países do mundo.

Seminário - A realização da primeira edição da Airport Infra Expo também marcará a estréia do 1º Seminário Internacional de Infraestrutura Aeroportuária da América Latina, evento simultâneo que promoverá a discussão sobre as diretrizes o setor no Brasil e no exterior.

“Nosso objetivo é reunir especialistas da iniciativa privada, acadêmicos e representantes do governo federal para consolidar algum tipo de consenso sobre as intervenções necessárias no setor, sem deixarmos de lado a perspectiva do usuário do aeroporto – protagonista desta questão, mas que muitas vezes é deixado em segundo plano”, explica Paula Faria, sócia diretora da Sator, empresa realizadora do evento.

Estrutura- Com uma área de 1.100 m² para exposição indoor e outdoor, a feira contará com a participação de empresas líderes dos mercados nacional e internacional, comprometidas com o crescimento da infraestrutura aeroportuária da América Latina, em especial a brasileira.

“A cadeia de produtos e serviços do setor aeroportuário é extremamente complexa e diversificada. Tivemos o cuidado de abranger todas as vertentes de atuação para oferecer aos visitantes um retrato fiel do mercado”, explica Paula. De acordo com a prospecção comercial da Sator, a expectativa é que o evento reúna 100 expositores e um público de oito mil visitantes.
direto da pista

Lufthansa detalha incidente com Airbus A380

A lufthansa informou que seu segundo Airbus A380 sofreu um incidente em pleno voo, quando uma das turbinas teve que ser desligada. A aeronave havia entrado em serviço, dias antes.


Turbina Rolls-Royce Trent 900

O Airbus A380 envolvido no incidente, utiliza turbinas Rolls-Royce Trent 900 e havia sido entregue à cia aérea alemã em 19 de julho e colocado em serviço durante a semana passada, na rota Frankfurt-Tóquio.

A Lufthansa declarou que o avião fazia o voo de retorno, em 6 de agôsto, quando então cerca de 1 hora antes do pouso em Frankfurt, a tripulação foi obrigada a tomar a medida preventiva de apagar o motor. A decisão teria sido tomada após a constatação de "dados confusos", em um indicador no painel da aeronave. O indicador mostrava um problema com a pressão de óleo.

A principal oficina de manutenção dos A380s da Lufthansa, fica em Frankfurt, e o avião, número de série 41, sofreu uma troca de turbina, para voltar à ativa o mais rápido possível.

Airbus

Inspeção

A inspeção da turbina revelou a presença de substãncias no filtro, contudo, a Lufthansa não deu maiores detalhes. A cia aérea tinha uma turbina reserva e o avião voltou a voar em 7 de agôsto.

Observação da editoria do AIRKRANE BGA

Até 6 de agôsto de 2010, existia um estoque de 234 Airbus A380s com compra confirmada. Atualmente, 34 unidades estão em serviço ativo.

bga

Juiza define a fiança do comissário de bordo da JetBlue



Slater,algemado,sendo levado ao tribunal/Theodorakis/News

Uma juiza distrital de Queens, definiu o valor da fiança do comissário de bordo da JetBlue, que abandonou o avião pela rampa de emergência.

Perante uma corte lotada, a Juiza Mary o´Donogheu, estabeleceu uma fiança de $2.500 para a libertação de Slater,38. Seu advogado, Howard Turman, informou que seu cliente pagará a fiança ainda hoje.

Desde quando o abandono espetacular do avião chegou ao conhecimento do público, Slater tornou-se um herói popular, sendo inspiração para páginas no Facebook,tais como:(What Would Steven Slater Do?)e muitos elogios públicos, inclusive da colunista Joanna Molloy do New York Daily News, que começa seu artigo pedindo: Libertem Steven Slater.

A presença de Slater na corte, foi muito teatral. Ele adentrou ao salão da audiência,vestindo uma camiseta verde e com um largo sorriso. Reação que segundo seu advogado, ocorreu por causa da grande cobertura da imprensa.

Tudo durou apenas 5 minutos e durante o tempo todo, somente seu advogado se manifestou. A juiza ordenou que Slater fique longe de dois funcionários da cia aérea que haviam se oferecido como testemunhas - procedimento padrão em casos que envolvem disputas judiciais.

O advogado de Slater, declarou que a profissão de comissário de bordo, tornou-se muito estressante após os atentados de 11 de setembro. Ao ser indagado se seu cliente ainda era funcionário da JetBlue, Turman disse acreditar que não e aproveitou para culpar o passageiro envolvido na confusão, como sendo o único responsável por tudo o que ocorreu.

A Juiza estabeleceu a data de 7 de setembro para uma nova audiência para o caso e 21 de setembro como data do próximo depoimento de Slater.
bga

Comissário que fugiu de avião vira celebridade no Facebook

Steven Slater, comissário de bordo que saiu de um avião que havia acabado de pousar no aeroporto de Nova York pela porta de emergência, já tem pelo menos 25 mil pessoas solidárias a sua causa: todos são seus fãs em uma página criada no Facebook.

O funcionário da companhia aérea JetBlue deixou a aeronave depois de discutir com um passageiro que supostamente não quis ficar sentado após o pouso do avião até a chegada ao portão. O passageiro teria xingado Slater, que xingou de volta o homem pelo sistema de som da aeronave.

Depois da confusão, o comissário abriu a porta de emergência do avião e saiu, antes de todo mundo, pelo escorregador inflável. Diversos fãs de Slater dizem que ele realizou um sonho que muitos têm de sair pela porta de emergência (vai entender quem sonha em abrir uma porta de emergência de um avião).

O comissário foi preso por ameaça à segurança em sua casa em Nova York. Segundo a página do Facebook, sua fiança é de US$ 2,5 mil (equivalente a cerca de R$ 4,4 mil). Também lá, os fãs postam vídeos e fotos com escorregadores, sejam eles usados em treinamentos para procedimentos de emergência em aviões ou inocentes filhotes descendo em um brinquedo infantil.

O endereço para ficar fã de Slater no Facebook é http://migre.me/13Jni.
desástres aéreos

Imóveis da antiga Vasp são leiloados por valor acima do esperado




Mais seis imóveis que faziam parte da massa falida da Vasp foram a leilão nesta
segunda-feira (09/08) em São Paulo. O valor obtido por estes bens é superior à avaliação que havia sido feita a pedido da Justiça.

Atualmente, 5 mil antigos funcionários da companhia aérea estão na fila de espera para receber o valor que a empresa lhes deve. Outros 10 mil trabalhadores do país inteiro já estão com sentenças favoráveis, mas ainda precisam ser habilitados pela Justiça.

Além de profissionais, a Infraero e fornecedores estão entre os credores da massa falida. O processo da Vasp começou em 2005, como uma recuperação judicial, mas se tornou uma falência a partir do momento em que a empresa não cumpriu com as obrigações previstas.

aeromagazine

'Pedimos desculpas à sociedade e aos clientes', diz presidente da Gol


Empresa registrou atrasos e cancelamentos frequentes na semana passada.
Constantino Jr. diz que problemas terão impacto financeiro 'irrelevante'

O presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino Oliveira Júnior, pediu desculpas aos clientes e à sociedade nesta terça-feira (10) pelos atrasos e cancelamentos de voos da companhia que foram frequentes durante o final do mês de julho e a primeira semana de agosto. Foi a primeira vez que o executivo comentou as falhas.

Não queremos tapar o sol com a peneira, nós pedimos desculpas à sociedade e aos clientes. Em momento algum deixamos de ter a segurança de voo como valor principal", afirmou Constantino, que participou de teleconferência para comentar os resultados financeiros da aérea do segundo trimestre de 2010, quando registrou prejuízo de R$ 51,9 milhões.

De acordo com Constantino, os problemas foram causados em uma falha na instalação do novo software que organiza a escala dos tripulantes, o que provocou a pane.

"Foram problemas pontuais e já estão sob controle. Em momento algum a empresa ultrapassou os limites da legalidade ou qualquer que ponha em risco a segurança de vôo. Temos que fazer um mea culpa e pedir desculpas pelos transtornos gerados", afirmou o executivo durante a teleconferência.

"Mesmo dessa forma não entendemos que haja uma relevância material em termos de valores a ponto de impactar o resultado da companhia", avaliou
O executivo disse ainda que a empresa já vem tomando todas as providências para que os problemas de atendimento observados no período não afetem a imagem da companhia ou resultem em perda de mercado para a concorrência.

"Nossos esforços para recuperar a imagem da companhia estão voltados em normalização, fazer o mea culpa e voltar a colocar a Gol no topo", disse.

Conforme o presidente da companhia, a Gol teve 99 reclamações de passageiros no período em que os problemas foram registrados. Do total, 47 terminaram em acordo. "Isso mostra como a companhia está comprometida e ativa a resolver esses problemas", afirma Constantino.
Sobre as denúncias feitas pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que afirmam que o sistema de escalas de trabalho implantado pela empresa continua apresentando erros e impondo uma carga excessiva aos trabalhadores, a empresa afirma que preza pela segurança dos funcionários e pela qualidade dos serviços prestados.

A Gol nega qualquer tipo de negligência, mas reconhece que nem todos estão satisfeitos com a escala vigente.

"Negligência em relação as obrigações da companhia nunca ocorreram e nunca vão ocorrer numa empresa como a Gol", afirmou.

Sobre a multa de R$ 2 milhões a ser aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Constantino diz que a companhia ainda não foi notificada.

Planos
O executivo citou também algumas estratégias da companhia para o futuro. Para conquistar mais passageiros da classe C, a Gol estuda novos pontos de venda nas ruas e parcerias com redes varejistas, a exemplo das anunciadas recentemente pela TAM e pela Azul .

Constantino destacou que, em 2003, a empresa firmou uma parceria com o Carrefour que foi descontinuada tempos depois
O executivo ressaltou que a primeira loja foi aberta no Largo 13, em Santo Amaro. A Gol prevê a inauguração de mais quatro lojas até o final do ano. No primeiro semestre de 2011, espera implantar um sistema de franquias.
ligeirinhoradiooficial

Empresas aéreas colocam em risco vidas de passageiros


“Se houver um acidente aéreo, ele ocorrerá entre a madrugada e o início da manhã.” O alerta foi feito pelo diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas Carlos Camacho. Diante da crise que atinge o setor aéreo brasileiro, o especialista aponta que o Sindicato registra uma denúncia a cada 20 minutos – são feitas por tripulantes e clientes das companhias aéreas.

Nos últimos dias, atrasos constantes em voos comerciais e internacionais chamaram a atenção das autoridades. A constatação, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), é que ao menos seis companhias aéreas estão extrapolando o limite de horas na jornada de trabalho de seus tripulantes.

A jornada de trabalho dos aeronautas (trabalhadores embarcados) não deve ultrapassar 60 horas semanais e 176 horas mensais. No quesito horas de voo: deve ter no máximo 85 para horas para a tripulação simples. De acordo com Carlos, as empresas estão em um processo de concorrência entre elas, e para obterem mais lucros, desrespeitam a legislação e acabam não contratando um número suficiente de funcionários.

“Podemos dizer que um porcentual acima de 80% dos tripulantes ultrapassou e atropelou eventos legais ou regulamentos. E se não for respeitados os limites legais para quem trabalha dentro de um avião, onde o ambiente não é propício para a saúde, esse tripulante cansado e fatigado poderá conduzir uma aeronave a um acidente”

O especialista relata uma denúncia onde o tripulante diz que “comandantes e co-pilotos estão revezando períodos de descanso em voos noturnos e diurnos, solicitando aos comissários que constantemente entrem em contato com os mesmos na cabine de comando para evitar que ambos adormeçam durante os voos.” Devido ao fato, ele teme por novos acidentes.

"Se acontecer um acidente o fator humano terá forte presença neste evento. Os grandes responsáveis são aqueles omissos que deveriam estar participantes e os empregadores, que só estão interessados em ganhar dinheiro no menor tempo possível."

Fonte:Agência NP/cpn

Helicóptero consome água oxigenada e elimina vapor


Feita para o uso individual, máquina consegue atingir 185 km/h com autonomia de 90 minutos



Como usar um combustível ecologicamente correto e ainda colaborar com a umidade do ar? O Dragonfly pode ser uma boa opção. Apresentado na última semana durante a EAA AirVenture Oshkosh, maior evento de aviação do mundo, o helicóptero usa peróxido de hidrogênio como combustível e elimina apenas vapor de água. Feita para uso individual, a máquina pesa cerca de 100 quilos e pode chegar a uma velocidade de até 185 km/h, com autonomia de 90 minutos.

Embora o Dragonfly ainda não seja uma das opções mais econômicas, já que ela precisa de cerca de 11 galões de peróxido de hidrogênio por hora e cada um custa cerca de 4 dólares, ela já está disponível para quem quiser voar de bem com o meio ambiente. O preço? 120 mil dólares.

No link, confira o vídeo da máquina em ação: http://www.youtube.com/watch?v=oOvsD1zNoDI&feature=player_embedded

revistaecia

Comissário que fugiu de avião estava fazendo sexo quando foi preso


O comissário de bordo Steven Slater, de 38 anos, que foi preso na segunda-feira em Nova York, nos EUA, depois que fugiu de um avião pela saída de emergência, estava fazendo sexo com o namorado, quando a polícia chegou à sua casa para prendê-lo, segundo o jornal "New York Daily News".

Comissário de bordo Steven Slater fugiu de avião pela saída de emergência.Comissário de bordo Steven Slater fugiu de avião pela saída de emergência. (Foto: Reprodução/NY Daily News)

O incidente ocorreu depois que Slater se envolveu em uma briga com um passageiro. O voo da companhia JetBlue saiu de Pittsburgh e aterrissou no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, pouco depois das 12h de segunda-feira.

Enquanto o avião estava taxiando, um dos passageiros levantou do assento para pegar um objeto no compartimento de bagagem. O comissário disse que o homem, identificado como Philip Catelinet, deveria se sentar.

Os dois começaram a discutir e Slater foi atingido na cabeça por uma bolsa ou pela porta do compartimento.

Em seguida, Slater falou vários palavrões pelo sistema de áudio do avião, pegou duas cervejas e acionou a saída de emergência, deslizou pelo tobogã da aeronave e foi para casa. Os policiais encontraram o suspeito na cama com o namorado quando chegaram para prendê-lo.

Após o incidente, a companhia JetBlue divulgou comunicado destacando que ninguém ficou ferido e que todos os passageiros desembarcaram do avião com segurança. A empresa afirmou ainda que, em nenhum momento, a segurança dos passageiros ou tripulantes esteve em risco.

g1

Queda de avião de publicidade faz um ferido

Um ferido em queda de aeronave de publicidade em Portimão

Uma aeronave de publicidade caiu esta terça-feira em Portimão causando um ferido ligeiro, de acordo com informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
correio da manhã -portugal

"Rússia: Vladimir Putin participa no combate a incêndios como co-piloto de avião anfíbio".

Segundo as agências russas, Putin dirigiu durante hora e meia a recolha de água no rio Oka e o seu lançamento sobre as florestas em chamas dos arredores de Riazan, cidade situada a sudeste de Moscovo."

Primeiro-ministro da Rússia participa no combate a incêndios como co-piloto de avião anfíbio".

epa

TAP distribui refeições à entrada do avião por falta de pessoal


Desde terça-feira que a companhia aérea portuguesa tem estado a distribuir refeições à entrada do avião, devido à falta de pessoal que tem obrigado à efectuação de alguns voos sem serviço de passageiros.

«Tem havido casos pontuais de voos sem serviço aos passageiros», disse fonte oficial da TAP, citada pelo Diário Económico. Já a presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, Cristina Vigon, explicou que «sem a tripulação completa não estão reunidas condições para fazer a vigilância e simultaneamente o serviço aos passageiros».

O diário avança, ainda, que a companhia aérea deveria ter procedido em Abril à formação de novos chefes de cabina para colmatar as ausências de trabalhadores para férias e o reforço de algumas rotas. No entanto, só agora avançou com a formação de 14 tripulantes que ainda não podem ser incluídos na operação.
abola

Aéreas pequenas atingem 18% do mercado brasileiro

Azul, Webjet, Avianca, Trip e Passaredo ampliam participação em julho, ante fatia de 14% um ano antes.

As pequenas companhias aéreas brasileiras voltaram a ganhar espaço das grandes TAM e Gol em julho, com Azul e WebJet registrando participação de mercado na casa dos 6% cada.

Dados disponíveis no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que a grande perdedora de participação na comparação anual foi a Gol, que recentemente enfrentou atrasos e cancelamentos de voos por problemas no software de gestão da carga horária de seus pilotos e comissários.

Somando-se Azul, WebJet, Avianca, Trip e Passaredo, as empresas aéreas de menor porte alcançaram uma fatia de 18% do tráfego aéreo brasileiro no mês passado, contra pouco menos de 14% um ano antes.

No geral, o tráfego aéreo dentro do Brasil aumentou 18,51% em julho sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta de assentos subiu 21,41% na mesma base de comparação. A TAM permaneceu líder em julho, com fatia de 43%, acima dos 42,90% de junho e ligeiramente abaixo dos 43,15% de um ano antes. A Gol, enquanto isso, viu a sua participação no mês passado cair para 38,15%, ante 39,11% em junho deste ano e 42,88% em julho de 2009.

A Azul aparece em seguida, ampliando sua fatia para 6,31% em julho, acima dos 5,68% de junho e também dos 4,69% um ano atrás.

A WebJet tinha em julho participação de 6,03%, ligeiramente abaixo dos 6,15% de junho e superior aos 4,52% de um ano atrás.

Avianca, Passaredo e Trip obtiveram, juntas, 6,01% do mercado doméstico de aviação em julho. Um ano antes, a fatia combinada das três companhias aéreas era de 4,4%, de acordo com os dados da Anac.

ig

Demanda na aviação doméstica cresce 18,5% em julho


SÃO PAULO - As companhias aéreas brasileiras registraram crescimento de 18,51% no fluxo de passageiros transportados no País em julho, comparativamente ao mesmo período de 2009, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 10, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No acumulado de janeiro a julho de 2010, o avanço foi de 25,99% em relação a igual período do ano passado.

Em julho, a taxa média de ocupação dos aviões nas rotas domésticas ficou em 71,18%, o que representa uma queda de 1,74 ponto porcentual ante a taxa de 72,92% verificada em julho do ano passado.

A TAM respondeu em julho por 43% do mercado, ligeiramente abaixo dos 43,15% de um ano antes. Sua taxa de ocupação (ou load factor) ficou em 71,06%, menor que os 71,67% de julho de 2009.

O grupo Gol/Varig, por sua vez, registrou uma participação de 38,15% do setor, abaixo dos 42,88% de julho de 2009. Sua taxa de ocupação foi de 68,20% no mês passado, 6,37 pontos porcentuais abaixo do registro de um ano antes.

A Azul Linhas Aéreas aparece com 6,31% do mercado em julho, ante 5,43% um ano antes, e taxa de ocupação de 82,70% em seus voos. A WebJet vem na sequência, com 6,03% do mercado, ante 5,24% em julho de 2009, e sua taxa de ocupação ficou em 81,95%.

estadao

Tam atinge 71,1% de ocupação em voos nacionais no mês de julho


A Tam registrou em julho taxa de ocupação de 71,1% em seus voos domésticos, marcando crescimento de 7,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, de acordo com os dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil. O resultado foi influenciado pelo crescimento de 22,8% na demanda em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), combinado com o aumento de 10,5% na oferta de assentos (ASKs), na comparação com o mês de junho. Em relação a julho de 2009, a empresa registrou crescimento de 18,1% na demanda e de 19,1% na oferta.

No acumulado de janeiro a julho de 2010, comparado com mesmo período de 2009, a Tam verificou crescimento de 13,3% em sua demanda doméstica, enquanto o aumento de oferta foi de 9,9%, resultando em um incremento das taxas de ocupação de dois pontos percentuais, atingindo 66,2%.

A TAM manteve a liderança tanto no mercado doméstico quanto no internacional. No doméstico, a participação da TAM aumentou para 43% em julho, contra 42,9% obtido em junho. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o market share doméstico da companhia foi de 42,3%.

No segmento das linhas para o exterior operadas por empresas aéreas brasileiras, a participação da companhia foi de 82,7% em julho e de 84,4% no acumulado dos sete primeiros meses do ano.

mercado e eventos

Atrasos não vão afetar resultados, afirma Gol


Executivos da companhia aérea afirmam que os atrasos e cancelamentos de voos ocorridos no final de julho e início de agosto não devem gerar impacto sobre os resultados da empresa para o terceiro trimestre. Presidente da Gol pede desculpas aos clientes.

Os executivos da companhia aérea Gol afirmaram nesta terça-feira (10/08) que os resultados de terceiro trimestre da empresa não serão afetados em decorrência dos atrasos e cancelamentos de mais de 300 voos no final de julho.

A companhia divulgou hoje um prejuízo líquido de R$ 51,9 milhões para o segundo trimestre, ante lucro de R$ 353,7 milhões no mesmo período de 2009. "Em termos relativos (os atrasos e cancelamentos) não vão gerar impacto relevante. Nós fazemos, em média, 25 mil voos por mês", afirmou Leonardo Pereira, vice-presidente financeiro da Gol, em teleconferência com jornalistas.

Na ocasião, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr., pediu desculpas aos clientes e afirmou que os problemas que resultaram nos atrasos e cancelamentos foram totalmente resolvidos e não acredita que a mesma crise ocorra nos próximos meses.

No comando da segunda maior companhia aérea do país, Constantino acredita que a posição da empresa no mercado não deve sofrer alterações significativas agora no terceiro trimestre. Segundo ele, no começo do ano a empresa esteve entre as mais pontuais do país.

A crise ocorrida entre o final de julho e início de agosto fez a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) definir multa de R$ 2 milhões para a Gol. O presidente da companhia não quis comentar a decisão da agência reguladora e afirmou que sua companhia ainda não recebeu notificação sobre a punição.
epoca

Crise em companhia de aviação desata polêmica em México


Imagen activa10 de agosto de 2010, 10:06México, 10 (Prensa Latina) Companhia Mexicana de Aviação (CMA) deixará de pagar a seus trabalhadores a partir de hoje, depois de eliminar vôos, reduzir freqüências e colocar-se em concurso mercantil ante iminente quebra, qüestionada por sindicalistas e políticos nacionais.

Nas últimas horas a aerolínea anunciou que hoje "estaremos imposibilitados para efetuar o depósito do pagamento da nómina do pessoal das empresas de Grupo Mexicana.

Pelo menos no Aeroporto Internacional da Cidade de México observam-se freqüentes protestos dos passageiros pela cancelamento de suas viagens e a falta de informação oportuna.

Para o ex candidato presidencial Andrés Manuel López Obrador a crise em CMA merita que seja auditado seu dono, Gastón Azcárraga.

Devem explicar com quantos créditos beneficiaram ao empresário, com o aval do governo federal, indicou. Segundo López Obrador, desde que Azcárraga é dono de Mexicana "começou a socavar o contrato coletivo, tanto dos pilotos como das sobrecargos".

O governo -disse em em comparecencia televisiva- deve "pôr ordem" neste caso e pesquisar por que a empresa se lhe vendeu a Azcárraga em 160 milhões de dólares, um terço de seu valor, ainda que deu como provável "que não tenha pago nada".

López Obrador pediu revisar "quanto deve este senhor ao erario, quanto tem recebido de créditos avalados pelo governo, quanto tem pago de impostos".

De acordo com Fernando Perfeito, dirigente da Associação Sindical de Pilotos Aviadores (ASPA), o grêmio reclama à Auditoría Superior da Federação revisar o caso a fim de transparentar o destino dos recursos.

Uma auditoria, indicou, que permita aclarar o uso do dinheiro injetado a Mexicana de Aviação faz quatro anos e do crédito outorgado por BANCOMEXT, ascendente a 990 milhões de dólares.

Ontem a dirigencia de ASPA começou a dialogar com inversionistas interessados em Mexicana de Aviação a fim de buscar alternativas para salvar a aerolínea.

Em tanto, a Associação Sindical de Sobrecargos de Aviação anunciou ontem à noite a disposição dos filiados de receber só parte de seus salários e o resto em dois meses para preservar suas fontes de trabalho.
prensa latina