PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Crise em companhia de aviação desata polêmica em México


Imagen activa10 de agosto de 2010, 10:06México, 10 (Prensa Latina) Companhia Mexicana de Aviação (CMA) deixará de pagar a seus trabalhadores a partir de hoje, depois de eliminar vôos, reduzir freqüências e colocar-se em concurso mercantil ante iminente quebra, qüestionada por sindicalistas e políticos nacionais.

Nas últimas horas a aerolínea anunciou que hoje "estaremos imposibilitados para efetuar o depósito do pagamento da nómina do pessoal das empresas de Grupo Mexicana.

Pelo menos no Aeroporto Internacional da Cidade de México observam-se freqüentes protestos dos passageiros pela cancelamento de suas viagens e a falta de informação oportuna.

Para o ex candidato presidencial Andrés Manuel López Obrador a crise em CMA merita que seja auditado seu dono, Gastón Azcárraga.

Devem explicar com quantos créditos beneficiaram ao empresário, com o aval do governo federal, indicou. Segundo López Obrador, desde que Azcárraga é dono de Mexicana "começou a socavar o contrato coletivo, tanto dos pilotos como das sobrecargos".

O governo -disse em em comparecencia televisiva- deve "pôr ordem" neste caso e pesquisar por que a empresa se lhe vendeu a Azcárraga em 160 milhões de dólares, um terço de seu valor, ainda que deu como provável "que não tenha pago nada".

López Obrador pediu revisar "quanto deve este senhor ao erario, quanto tem recebido de créditos avalados pelo governo, quanto tem pago de impostos".

De acordo com Fernando Perfeito, dirigente da Associação Sindical de Pilotos Aviadores (ASPA), o grêmio reclama à Auditoría Superior da Federação revisar o caso a fim de transparentar o destino dos recursos.

Uma auditoria, indicou, que permita aclarar o uso do dinheiro injetado a Mexicana de Aviação faz quatro anos e do crédito outorgado por BANCOMEXT, ascendente a 990 milhões de dólares.

Ontem a dirigencia de ASPA começou a dialogar com inversionistas interessados em Mexicana de Aviação a fim de buscar alternativas para salvar a aerolínea.

Em tanto, a Associação Sindical de Sobrecargos de Aviação anunciou ontem à noite a disposição dos filiados de receber só parte de seus salários e o resto em dois meses para preservar suas fontes de trabalho.
prensa latina

Nenhum comentário: