PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Aéreas pequenas atingem 18% do mercado brasileiro

Azul, Webjet, Avianca, Trip e Passaredo ampliam participação em julho, ante fatia de 14% um ano antes.

As pequenas companhias aéreas brasileiras voltaram a ganhar espaço das grandes TAM e Gol em julho, com Azul e WebJet registrando participação de mercado na casa dos 6% cada.

Dados disponíveis no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que a grande perdedora de participação na comparação anual foi a Gol, que recentemente enfrentou atrasos e cancelamentos de voos por problemas no software de gestão da carga horária de seus pilotos e comissários.

Somando-se Azul, WebJet, Avianca, Trip e Passaredo, as empresas aéreas de menor porte alcançaram uma fatia de 18% do tráfego aéreo brasileiro no mês passado, contra pouco menos de 14% um ano antes.

No geral, o tráfego aéreo dentro do Brasil aumentou 18,51% em julho sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta de assentos subiu 21,41% na mesma base de comparação. A TAM permaneceu líder em julho, com fatia de 43%, acima dos 42,90% de junho e ligeiramente abaixo dos 43,15% de um ano antes. A Gol, enquanto isso, viu a sua participação no mês passado cair para 38,15%, ante 39,11% em junho deste ano e 42,88% em julho de 2009.

A Azul aparece em seguida, ampliando sua fatia para 6,31% em julho, acima dos 5,68% de junho e também dos 4,69% um ano atrás.

A WebJet tinha em julho participação de 6,03%, ligeiramente abaixo dos 6,15% de junho e superior aos 4,52% de um ano atrás.

Avianca, Passaredo e Trip obtiveram, juntas, 6,01% do mercado doméstico de aviação em julho. Um ano antes, a fatia combinada das três companhias aéreas era de 4,4%, de acordo com os dados da Anac.

ig

Nenhum comentário: