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quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cinegrafista e piloto morreram em acidente de helicóptero no Canadá



MONTREAL, Canadá, 5 Ago 2009 (AFP) - Um cinegrafista da CTV, o primeiro canal privado de televisão, e seu piloto, morreram na manhã desta quarta-feira em um acidente de helicóptero perto de Mont-Laurier, Quebec (leste), informou a Radio Canadá.

Hughes Hoagland, filho do conhecido apresentador da rede CTV Bill Hoagland, viajou para esta região a mais de 200km a noroeste de Montreal para filmar os danos causados nesta terça-feira por um tornado sobre quase 20 casas.Segundo uma testemunha entrevistada pela Rádio Canadá, o helicóptero teve um problema mecânico antes de cair na rodovia 117, perto do aeroporto de Mont-Laurier.Após o impacto, o helicóptero explodiu em chamas, segundo a testemunha. As imagens de televisão mostraram os destroços completamente calcinados do helicóptero.

As autoridades abriram uma investigação para determinar as causas do acidente.


G1

Air France vai alterar a sua sensores aeronaves A330 e A340

A Air France decidiu finalmente mudar todos os sensores de velocidade da sua frota de aeronaves A330 e A340, lembre-se que este foi um dos pontos em discussão na sequência do trágico acidente ocorrido no mês de Junho e foi um dos mais urgentes pedidos dos seus pilotos.

ar-france-A330

Segundo a empresa o sensor de velocidade da marca Thales será substituído pelo fabricante norte-americana Goodrich, mediante decisão fundamentada, em grande parte depois de receber a recomendação da Airbus, como sendo mais "confiáveis".

A Autoridade Europeia de Segurança da Aviação (EASA), por seu lado, foi também pronunciada nesse sentido.

Lembre-se que era uma deficiência de Pitot (estes tubos são sensores na parte da frente do avião e calculam a velocidade do avião)

ar-france-A340

Hosteltur

Companhia aérea oferece 'seguro antichuva' a passageiros



Seguro de R$ 52 por dia da Lufthansa vale para destinos normalmente ensolarados.

A companhia aérea alemã Lufthansa está oferecendo um "seguro antichuva" para os passageiros que comprarem bilhetes para alguns destinos normalmente ensolarados ao redor do mundo.

Se chover, os clientes que viajarem durante os meses de setembro e outubro para cidades como Barcelona, Istambul, Nice, Lisboa e Casablanca ganham o direito de receber 20 euros (cerca de R$ 52) por dia.

A indenização máxima que o passageiro poderá receber será de 200 euros (aproximadamente R$ 520).

Em seu site, a Lufthansa informa que vai considerar como dia chuvoso aquele que registrar uma precipitação mínima de 5 mm.

A promoção vale apenas para voos com origem na Alemanha, e entre os 36 destinos selecionados estão outras cidades no sul da Europa, nos Estados Unidos, no Oriente Médio e na África.

As viagem que podem ser cobertas pelo seguro precisam ocorrer entre primeiro de setembro e 31 de outubro, época que coincide com o final do verão e início do outono do hemisfério norte.

G1

Avião da TAP retido em Caracas já regressou a Lisboa


Já estão em Portugal os cerca de 250 passageiros da TAP que foram obrigados a ficar na Venezuela depois de terem sido detidos três homens que tentavam embarcar com droga. Passageiros e tripulação estiveram fechados no avião durante aproximadamente cinco horas, enquanto a bagagem era revistada pela polícia venezuelana e acabaram por passar a noite em um hotel pago pela TAP.

JetBlue quebra a marca de um milhão de seguidores no Twitter

É uma espécie de marco: JetBlue Airways tornou-se a primeira companhia aérea a receber mais de um milhão de pessoas após a sua entrada na rede social do Twitter.

JetBlue_T5.JPG

Ontem ele estava em 993.000 ou em redor - hoje em apenas ido GMT 0900 situava-se em 1.000.215.

Isto é notável o crescimento em si. Em fevereiro, tinha 26.000 seguidores.

JetBlue é facilmente a maior companhia aérea no Twitter - e muitas companhias aéreas estão a unir. Diga-me se estou errado, mas acho que Southwest Airlines, que está crescendo fortemente com 418.000 seguidores, é a segunda maior.

Arlinebusiness

Ryanair arrisca multas nas Baleares

ImageO Governo Regional das ilhas espanholas Baleares terá iniciado procedimentos legais contra a Ryanair, devido a "taxas escondidas" cobradas aos passageiros. Desrespeito pela legislação de protecção aos consumidores é a acusação geral que a Ryanair poderá enfrentar nas Baleares, segundo o jornal escocês The Herald. A justificação da acusação assenta nas taxas que a companhia cobra não só por cada item de bagagem de porão, mas também por alegadamente cobrar 17 Libras (20 Euros) pelo cartão de embarque a clientes que tinham adquirido a passagem na internet. Entre outras alegações, o Governo Regional das ilhas defende que há limites legais para a cobrança pelo check-in de bagagem, a partir de determinado peso. Defende também que os passageiros devem ser informados de todas as taxas no site da companhia.

Se a acusação se comprovar, as multas a aplicar poderão ascender a valores entre 3000 e 300 mil Euros.

Segundo o jornal escocês, a low cost espanhola Clickair poderá também vir a ser alvo de multas por práticas semelhantes.

In: Turisver

Cai um FT-7 do Paquistão


MiG-21 fighter aircraft crashed at the Bangalore Airport

Cai um FT-7 do Paquistão

By Vinna com informações do Straits Times - Singapore

Um FT-7 (variante chinesa de treinamento do MiG-21) caiu por problemas técnicos em Attock cidade a leste da província de Punjab. Os piloto o Tenente Shahryar Nisar, morreu no acidente pois não logrou ejetar da aeronave sinistrada. A Força Aérea determinou a abertura de uma investigação para apurar as condições em que ocorreu o acidente.
Blog do Vinna

Tucano da Fumaça quase se acidenta em Pirassununga.


Neste último dia 2 de agosto foi realizado na Base Aérea de Pirassununga o Domingo Aéreo com participação de aeronaves civis e principalmente militares, em exibições estáticas e aéreas. Voando em “casa” a Esquadrilha da Fumaça ( que sou fã de carteirinha) como sempre encerra o show com chave de ouro. Numa das manobras denominada “panqueca” realizada entre os aviões #5 e #6 e por algum motivo ainda desconhecido a aeronave numero #5 quase colidiu com o solo ao sair do voo de dorso, graças a Deus e a perícia do piloto a manobra teve êxito e a apresentação continuou sem maiores problemas. Veja o video e imagine o susto do piloto e de todos que viram o que aconteceu. http://www.youtube.com/watch?v=h10gg_ed9xs&feature=related

Aviões e Músicas

Publicada em 4/8/2009 20:17:00 Nelson Jobim indica novo presidente para a Infraero


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou esta tarde que seu chefe de gabinete, Murilo Marques Barbosa, assumirá a presidência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), estatal responsável por administrar 67 dos principais aeroportos do país.

Barbosa vai substituir o tenente-brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, no cargo desde dezembro de 2008. Segundo a assessoria do ministério, ainda não há data definida para a posse de Barbosa. O anúncio ocorreu quando Jobim deixava o Congresso Nacional, onde participou da sessão em comemoração aos dez anos de criação do Ministério da Defesa.

Engenheiro eletricista, Barbosa preside o Conselho Fiscal da Infraero desde outubro de 2007. Também atuou como assessor especial do ministério nas áreas espacial, nuclear e de tecnologia de defesa.
Panrotas

Trip investirá US$ 1 bi para ter 60 aviões até a Copa


Uma frota de mais de 60 aeronaves é a meta da Trip para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que será realizada no Brasil. Para colocar o plano em prática, a companhia planeja investir US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos.
A proposta da empresa é oferecer opções de rotas que ligam as cidades-sedes dos jogos com outras regiões, possibilitando o viajante assistir às partidas e voltar no mesmo dia. A companhia conta hoje com 27 aeronaves e leva passageiros para 73 destinos, ligando 56 municípios brasileiros a 17 capitais.
Panrotas

Pesquisa aponta TAM como Marca de Confiança dos brasileiros


A TAM Linhas Aéreas foi apontada como a companhia aérea em que os brasileiros mais confiam na 8ª Pesquisa Marcas de Confiança, realizada pela Revista Seleções em parceria com o Ibope Inteligência. Dos 1.500 entrevistados pelo instituto, 48% escolheram a TAM na sua categoria.

O levantamento identificou ainda marcas de confiança para outras 41 categorias, além da marca mais socialmente responsável do país e as personalidades, profissões e organizações nas quais os leitores de Seleções mais confiam.

Mercado e Eventos

Ryanair bate recorde mensal em Julho com aumento de quase 1,1 milhões de passageiros


A low cost Ryanair, que em Portugal opera para o Porto, onde a partir de Outubro terá sua 33ª base na Europa, e Faro, atingiu em Julho um novo recorde mensal de lugares vendidos, com 6,73 milhões, quase 1,1 milhões a mais que no mês homólogo de 2008.
O aumento homólogo mensal em Julho foi de 19% e levou a Ryanair a passar pela primeira vez a marca de seis milhões de passageiros transportados num mês, bem como evidencia uma aceleração do crescimento da procura dos voos da low cost, que no primeiro semestre foi em média de 9,5% e em Junho tinha sido de 13%.
Presstur

Bomba explode em frente a empresa de companhia aérea chilena


Uma bomba caseira explodiu na madrugada de ontem (4) em frente a um dos escritórios da companhia aérea chilena LAN Airlines em Buenos Aires, na Argentina.

O artefato foi detonado por volta das 2h30 no horário de Brasília, danificando a entrada do edifício, que é toda de vidro, e uma caminhonete que estava estacionada no local. Ninguém ficou ferido. Segundo a polícia, até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria da ação, mas imagens de câmeras de segurança mostram que a bomba, que estava dentro de uma bolsa, foi deixada por um homem encapuzado próximo à entrada do estabelecimento.

Em um comunicado, a LAN disse que colaborará totalmente "com as autoridades para tentar estabelecer as causas que geraram" o ataque.

"Às 2h30 da madrugada de hoje, um artefato explosivo foi detonado na porta da loja localizada na esquina das ruas Cerrito y Paraguay", explica o documento, ressaltando que "como consequência do feito, se produziram danos na porta principal".

A LAN Airlines é uma das principais companhias aéreas da América do Sul, sendo que opera na região desde 1929 e, na Argentina, desde 2005.

Na noite desta segunda-feira, outra bomba explodiu em frente a uma filial do Banco do Chile em Providencia, a oeste da capital Santiago.

O explosivo danificou a fachada da agência e destruiu também janelas de um escritório ao lado, pertencente à administradora de fundos de pensão Cuprum.

O policial Fernando Vera informou à rádio Cooperativa que o ataque não pode ser atribuído a nenhuma organização até o momento. De acordo com o jornal El Mercúrio, nenhum grupo reivindicou a ação.

O Grupo de Operações Policiais Especiais do Chile enviou homens para o estabelecimento da procedência da bomba. Os vídeos de segurança também são analisados.
Desástres Aéreos

Lufthansa CityLine vai receber 20 novos jatos da Embraer





Em julho de 2009, a empresa aérea recebeu pela quarta vez o certificado da EMAS, sistema de gestão ambiental da Comissão Européia. Além disso, a empresa foi recertificada com a norma ambiental internacional ISO 14001. A Lufthansa CityLine foi a primeira empresa aérea a receber ambos os certificados e atualmente é uma das duas que atendem aos dois padrões ambientais. Dando continuidade as metas ambientais a partir de meados do segundo semestre de 2009, a Lufthansa CityLine receberá 20 jatos regionais modelo Embraer E190/195, maiores e ainda menos poluentes, ao mesmo tempo em que tirará de circulação 35 aviões menores e mais velhos.

Informações: www.lufthansacityline.com.

Mercado e eventos

TCU suspende pagamento de obras em Cumbica

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão do pagamento de R$ 70,9 milhões ao consórcio Queiroz Galvão/Constran/Serveng, responsável pela realização de obras de melhoria e ampliação do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. A decisão suspende cautelarmente pagamentos derivados de um acordo judicial resultante da rescisão do contrato celebrado entre o consórcio e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

No lugar do consórcio está sendo contratado o Exército para a complementação das obras de Cumbica. São intervenções em serviços de engenharia de implantação, adequação, ampliação e revitalização do sistema de pátios e pistas do aeroporto. De acordo com o ministro-relator do processo no TCU, Raimundo Carreiro, há "iminência de potencial dano ao erário advinda de ajuste a ser firmado entre a Infraero e o consórcio Queiroz Galvão/Constran/Serveng, resultante do cumprimento da referida rescisão contratual, resta configurado o periculum in mora".


Carreiro destacou ainda em sua decisão que o dano é originado pelo fato de as empreiteiras não terem aceitado a redução dos preços contratados, "cujos valores foram questionados" pelo TCU. A decisão não impede que novas licitações sejam feitas para dar continuidade às obras. O convênio com o Exército está em formatação, segundo a Assessoria de Imprensa da Infraero. O novo valor também não está definido.

O contrato com o consórcio, de R$ 270 milhões, teve início em janeiro de 2005, com previsão de término em junho do ano passado. "A obra foi paralisada, por iniciativa do consórcio, em março de 2008, em função das medidas cautelares aplicadas pela Infraero, conforme orientações do TCU, que implicaram retenções financeiras. Em maio de 2008, a Infraero encaminhou proposta de repactuação ao TCU para análise, em atendimento às suas orientações, sem alcançar êxito. Das obras, 53% do escopo geral já foi realizado. Mas o que foi feito e o quanto foi feito são objetos de uma ação cautelar em que a Infraero requer à Justiça que seja feita uma perícia na obra", diz a estatal, em nota.

A Infraero alega que ainda não foi notificada judicialmente sobre a decisão. Entretanto, a ordem do TCU deverá ser seguida, informa a assessoria.

O consórcio Queiroz Galvão/Constran/Serveng foi procurado, mas não se pronunciou a respeito do assunto.
Último Segundo

Azul oferece descontos nos voos entre Campinas e Manaus


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras está com preços promocionais nos voos diretos entre Campinas e Manaus na tarifa Azul 30 dias. Quem comprar a passagem aérea com 30 dias de antecedência vai encontrar valores a partir de R$ 279 (por trecho para viagens de ida e volta). A Azul tem quatro freqüências diárias entre as duas cidades e os voos saem de Campinas às 9h30 e às 21h50 todos os dias, e diariamente as aeronaves partem da capital da Amazônia ao 12h55 e à 1h15.
Mercado e Eventos

Suplicy pede readmissão de funcionários da Embraer

Em audiência na CAE, senador argumenta que empresa já equilibrou suas contas após a crise financeira mundial e aumentou sua carteira de novos pedidos de aeronaves



Divulgação

Vivaldo Moreira, senador Garibaldi Alves (presidente da CAE), Luiz Antônio Dantas e Horácio Forjaz na audiência Durante audiência pública realizada ontem pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para discutir os problemas enfrentados pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu a readmissão dos mais de 4 mil empregados demitidos pela empresa, "tendo em vista o bom desempenho dela após a crise financeira mundial".

Suplicy – autor do requerimento que resultou na reunião – argumentou que a Embraer já equilibrou as suas contas e chegou a aumentar a sua carteira de novos pedidos de aeronaves, em especial jatos executivos. Recentemente, observou o senador, a empresa vendeu 56 aviões para o exterior, num valor estimado em cerca de US$ 20 bilhões.

Horácio Aragonês Forjaz, vice-presidente de Assuntos Corporativos da empresa, negou que a carteira de novos pedidos tenha crescido, explicando que a Embraer está "fazendo de tudo para segurar o caixa e entregar dentro dos prazos os aviões encomendados".

Aviação regional

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) destacou a venda, pela Embraer, de novas aeronaves para as empresas aéreas regionais, enquanto Roberto Cavalcanti (PRB-PB), Delcidio Amaral (PT-MS) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) cobraram maior apoio do governo federal para o fortalecimento da aviação regional.

Horácio Forjaz afirmou que, nos últimos 20 anos, houve um decréscimo da aviação regional, incluindo a diminuição do número de aeroportos. Por isso, adiantou, o governo federal estuda encontrar novos caminhos para incentivar o setor.

Senador(es) Relacionado(s):Delcídio Amaral, Eduardo Suplicy, Flexa Ribeiro, Garibaldi Alves Filho e Roberto Cavalcanti.

Jornal do Senado

Salvador e Recife perdem voos internacionais da TAM


A partir do dia 13 de agosto, os voos que ligam Recife a Paris (JJ 8088 /8089) e Salvador a Miami e Paris (JJ 8092 /8093 e JJ 8068 /8069) estão cancelados. O anúncio foi feito pelo presidente da TAM Linhas Aéreas, David Barioni, na última semana.

De acordo com a assessoria de comunicação da TAM, os voos serão retirados devido ao atual cenário de crise mundial, que vem afetando sensivelmente os índices de ocupação de suas aeronaves nas operações internacionais. Segundo nota, a recente liberação de tarifas internacionais, bem como o cancelamento de descontos e incentivos em taxas aeroportuárias por parte das autoridades competentes também foram às principais causas.

Com a medida, a TAM pretende racionalizar custos. Os passageiros de Recife e Salvador continuarão contando com ligações diárias a Paris e Miami, por meio de conexões em São Paulo ou no Rio de Janeiro, afirmou.

Jornal de Turismo

Acordo Brasil-Egito pode incentivar demanda por vôos




A ampliação do acordo aéreo entre o Brasil e o Egito pode servir para, eventualmente, ampliar a demanda por vôos diretos entre os dois países, hoje inexistentes. O tratado de 2005 foi renegociado no início de julho deste ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a autoridade egípcia responsável pelo setor.

Originalmente o convênio previa quatro freqüências semanais, que agora foram ampliadas para sete, ou seja, vôos diários. “Pelas percepções mais modernas, quatro freqüências não são capazes de criar um processo de geração de demanda. Isso só ocorre com freqüências diárias, pois o passageiro tem que ter disponibilidade e flexibilidade de vôos”, disse à ANBA o superintendente de Relações Internacionais da Anac, Bruno Silva Dalcolmo.

Ele citou o exemplo de um passageiro que viaja a negócios, que precisa de vôos disponíveis para embarcar quando necessário e de flexibilidade para poder fazer alterações em sua passagem. Quanto maior o número de freqüências, maior a possibilidade de atrair um número de usuários suficiente para viabilizar a operação de uma rota direta.

Para que esse vôo seja criado, porém, as empresas aéreas precisam se convencer da sua viabilidade comercial. Isso demanda estudos para saber o número de passageiros que viajam entre os dois países fazendo conexões em outros lugares, como na Europa, outras nações do Oriente Médio e da África; e quantos estariam dispostos a migrar para um serviço direto pagando o preço exigido.

Mesmo sem a existência de uma rota direta, a vida de quem viaja entre o Brasil e o Egito, e vice-versa, pode ser desde já facilitada. É que o acordo agora permite convênios de código compartilhado (code share) de empresas dos dois países com companhias de outras nacionalidades. Por exemplo: uma empresa européia que opera no Brasil pode vender passagens ao Egito, transportar os passageiros à Europa, e depois a companhia egípcia se encarrega de levá-los ao destino final. Antes só estavam autorizados convênios bilaterais de code share.
ANBA

Motor de avião pega fogo na França; seis ficam feridos


Seis pessoas ficaram levemente feridas nesta quarta-feira ao serem retiradas de um avião da companhia espanhola de baixo custo Vueling. A aeronave sofreu um incêndio no motor no momento em que se preparava para decolar na pista do aeroporto de Orly, em Paris.

O fogo no avião --que faria o trajeto Paris-Alicante (leste da Espanha)-- foi rapidamente controlado pelos bombeiros e os 169 passageiros foram retirados por esteiras de emergência.

Uma fonte da autoridade aeroportuária francesa informou ter se tratado de um pequeno incêndio no motor número 2 do avião.

Um passageiro contou à agência de notícias France Presse que um dos motores começou a soltar fumaça negra quando o avião se preparava para decolar.

"Os bombeiros chegaram em menos de dois minutos. Um tripulante abriu as portas, ativou os tobogãs e uma aeromoça nos disse em espanhol para deixarmos o aparelho", afirmou Terry Volante.

Os seis passageiros feridos tiveram contusões leves. Eles foram levados para um dos terminais, onde receberam atendimento enquanto esperavam por sua bagagem.

Um avião da companhia aérea espanhola Iberia, acionista da Vueling, foi designado para prosseguir a viagem interrompida.

Folha Online

Infraero só terá licença renovada se mudar rota de pouso do Aeroporto Santos Dumont




Moradores de pelo menos sete bairros do Rio estão prestes a se ver livres de uma dor de cabeça que há anos os atormenta e que vem do céu. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, afirmou nesta terça-feira que a renovação da licença da Infraero para o funcionamento do Aeroporto Santos Dumont, após o processo de reforma, só será concedida caso a Agência Nacional de Aviação (Anac) cancele a Rota Dois de aproximação para o pouso. Esta rota passa sobre regiões residenciais numa altitude que amedronta a população. Além disso, o barulho dos jatos, que hoje cruzam o céu do Rio até de madrugada, ultrapassa os limites de decibéis permitidos.

- Há cerca de dois meses, pedimos à Anac que estudasse a alteração da Rota Dois. A resposta foi evasiva. Disseram que a rota já era usada antes da reforma do aeroporto. A reforma aumentou o fluxo de pousos e decolagens nitidamente. Garanto que a licença só será dada se a rota for alterada - garantiu Marilene.

Ela e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, se reuniram nesta terça-feira com presidentes de associações de moradores e representantes de bairros como Cosme Velho, Laranjeiras, Santa Teresa, Flamengo, Catete, Botafogo e Urca. Eles foram reclamar mais uma vez do barulho dos aviões, do risco de acidentes graves e do aumento do fluxo após o término das obras de reforma. Além do cancelamento da Rota Dois, ficaram decididas outras duas restrições na atividade do aeroporto: pousos e decolagens só serão permitidos das 6h às 22h e o fluxo será limitado a 5 milhões de usuários por ano. A Infraero havia requisitado a liberação de 8 milhões de usuários anualmente.

- É uma questão econômica. Não usam outra rota, que passa sobre a Baía, para não gastar mais combustível. E infernizam a nossa vida. Você fica surdo de dois em dois minutos, é forçado a interromper ligações telefônicas e não consegue ouvir a televisão - reclama o presidente da Associação de Moradores de Santa Teresa, Paulo Saad.

A Infraero diz que ainda não recebeu qualquer comunicado oficial do Inea. A Anac informou que a alteração da rota ainda está em estudo e que quem determina a mudança é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, da Aeronáutica. Na sexta-feira, Marilene e Firmino se reunirão com procuradores e promotores dos ministérios públicos Federal e Estadual para colherem opiniões a respeito. E na segunda-feira, o Conselho Diretor do Inea se reunirá para decidir sobre a liberação da licença. Segundo o presidente do Inea, o aeroporto opera sem licença desde 2007:

- Eles não solicitaram a licença ainda porque não pagaram a compensação ambiental, de 0,5% do valor da obra de reforma. Nesse caso, como a obra custou R$ 300 milhões, a compensação é de R$ 1,5 milhão.

O Globo

Corte de árvores sai amanhã

Podas começarão pelas árvores mais altas, que representam mais riscos às aeronaves



Será conhecida hoje a empresa que vai remover a vegetação da cabeceira da pista do aeroporto de Joinville. De acordo com o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Marcos Schoene, três interessadas participam do edital de licitação. Se tudo sair como o previsto, o corte começa na quinta-feira.

O custo do trabalho é estimado em cerca de R$ 100 mil. “Vai depender da proposta de quem vencer a licitação”, justifica. A previsão da Fundema é que em cerca de 90 dias o trabalho seja concluído.

As podas começarão pelas árvores mais altas, que representam mais riscos às aeronaves. No edital, há orientações técnicas baseadas num relatório ambiental preliminar elaborado pela Fundema.

É necessário que a empreiteira conheça as características da região e tenha um profissional habilitado para acompanhar os trabalhos com um técnico da Fundema. O documento também informa que os cortes devem começar pela copa para que as folhas amorteçam a queda do tronco.

A área tem 117,5 mil m2. O problema já se arrasta desde 2003 e foi preciso autorização da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para que a vegetação seja removida do local.
A Notícia

Calor global intensifica turbulência em voos



As turbulências enfrentadas por aeronaves estão cada vez mais frequentes. E essa frequência tende a aumentar com o aquecimento global. "A turbulência nos voos sempre existiu, mas pode ser agravada pelo aumento de temperatura", explica o professor de Climatologia João Lima de Sant’anna, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). "O aquecimento global tende a provocar o aumento da instabilidade aérea, uma vez que aumenta a temperatura e, consequentemente, a evaporação e a formação de nuvens de grande extensão, as chamadas cumulus nimbus, que são áreas de turbulência."

Segundo Sant’anna, essas nuvens se formam a uma altitude em torno de 1 mil metros e apresentam quilômetros de espessura. Os aviões, que voam a cerca de 10 mil metros de altura, podem atravessar uma parte da nuvem.

Outro fenômeno climático, o El Niño, também tem contribuído para o aumento de turbulências. "Com o El Niño, as águas da parte leste do Oceano Pacífico, na região do Peru e do Equador, estão mais quentes que o habitual. Isso provoca modificações nos ventos alísios da região equatorial e no Oceano Atlântico", explica o professor de Meteorologia da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Leite da Silva Dias.

No caso do voo 128 da Continental Airlines, entre o Rio e Houston, que enfrentou forte turbulência na manhã de segunda-feira, há a influência de outro fator. A região do Trópico de Câncer, que compreende o sul da Flórida, nos Estados Unidos, e o Caribe, é uma Zona de Convergência Intertropical. Nesta época do ano, verão no Hemisfério Norte, duas massas de ar quente convergem, uma vinda dos Estados Unidos e outra da região amazônica. O avião pode ter passado por uma região com nuvens carregadas, as chamadas cumulus nimbus, que estão cheias de água e gelo. Ou então pode ter sofrido uma turbulência de céu claro, que é bem mais difícil de prever.

"Pelo radar meteorológico, equipamento que detecta o mau tempo e está presente em todos os modelos de aeronaves, o comandante vê as nuvens e pode associá-las a uma turbulência. No caso do céu claro, ele é pego de surpresa. É como uma correnteza no mar. Está ali, mas não é possível detectar", avalia o especialista em Segurança Aérea Ronaldo Jenkins. Segundo ele, não existe uma estatística mundial que possibilite comprovar se o número de turbulências aéreas aumentou. "Todo modelo de aeronave está sujeito a turbulências, que podem fazer o avião ganhar ou perder altitude."

O site Avherald.com registrou um aumento no número de casos de turbulências em 2009. Durante todo o ano passado, 28 incidentes do tipo foram registrados. Neste ano, até ontem, já são 35 casos. O site traz notícias diárias sobre inúmeros tipos de ocorrências em voos no mundo, de pousos forçados a problemas mecânicos.

Para evitar ser pego de surpresa numa turbulência, os especialistas recomendam deixar o cinto afivelado durante todo o voo. "Isso evita que o passageiro seja pego desprevenido. Quando ele está dormindo, um sono pesado, dificilmente vai ouvir o aviso sonoro nem terá uma reação rápida", diz Daniel David Horsky, especialista em Segurança e coordenador do Centro Educacional de Aviação do Brasil (CEAB).

O Estado de S. Paulo

Infraero


Aeroporto - A Infraero fará dia 19 licitação para concessão de uso de área para execução de serviços de carga no aeroporto de Joinville.

Aeroporto de Governador Valadares (MG) é modernizado



Com investimentos de R$ 20 milhões do governo de Minas Gerais, o vice-governador do Estado, Antonio Anastasia, inaugurou ontem (segunda, dia 3) as obras de modernização do Aeroporto Regional de Governador Valadares, no norte mineiro. Desse total, R$ 3,5 milhões vieram do governo federal.

Anastasia explicou que as obras fazem parte do programa Proaero, que destina recursos para a revitalização de vários aeroportos mineiros com o objetivo de incrementar a infraestrutura nos municípios. "Temos condições de ampliar a demanda, que já existe", ressaltou o vice-governador.
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