PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Infraero só terá licença renovada se mudar rota de pouso do Aeroporto Santos Dumont




Moradores de pelo menos sete bairros do Rio estão prestes a se ver livres de uma dor de cabeça que há anos os atormenta e que vem do céu. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, afirmou nesta terça-feira que a renovação da licença da Infraero para o funcionamento do Aeroporto Santos Dumont, após o processo de reforma, só será concedida caso a Agência Nacional de Aviação (Anac) cancele a Rota Dois de aproximação para o pouso. Esta rota passa sobre regiões residenciais numa altitude que amedronta a população. Além disso, o barulho dos jatos, que hoje cruzam o céu do Rio até de madrugada, ultrapassa os limites de decibéis permitidos.

- Há cerca de dois meses, pedimos à Anac que estudasse a alteração da Rota Dois. A resposta foi evasiva. Disseram que a rota já era usada antes da reforma do aeroporto. A reforma aumentou o fluxo de pousos e decolagens nitidamente. Garanto que a licença só será dada se a rota for alterada - garantiu Marilene.

Ela e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, se reuniram nesta terça-feira com presidentes de associações de moradores e representantes de bairros como Cosme Velho, Laranjeiras, Santa Teresa, Flamengo, Catete, Botafogo e Urca. Eles foram reclamar mais uma vez do barulho dos aviões, do risco de acidentes graves e do aumento do fluxo após o término das obras de reforma. Além do cancelamento da Rota Dois, ficaram decididas outras duas restrições na atividade do aeroporto: pousos e decolagens só serão permitidos das 6h às 22h e o fluxo será limitado a 5 milhões de usuários por ano. A Infraero havia requisitado a liberação de 8 milhões de usuários anualmente.

- É uma questão econômica. Não usam outra rota, que passa sobre a Baía, para não gastar mais combustível. E infernizam a nossa vida. Você fica surdo de dois em dois minutos, é forçado a interromper ligações telefônicas e não consegue ouvir a televisão - reclama o presidente da Associação de Moradores de Santa Teresa, Paulo Saad.

A Infraero diz que ainda não recebeu qualquer comunicado oficial do Inea. A Anac informou que a alteração da rota ainda está em estudo e que quem determina a mudança é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, da Aeronáutica. Na sexta-feira, Marilene e Firmino se reunirão com procuradores e promotores dos ministérios públicos Federal e Estadual para colherem opiniões a respeito. E na segunda-feira, o Conselho Diretor do Inea se reunirá para decidir sobre a liberação da licença. Segundo o presidente do Inea, o aeroporto opera sem licença desde 2007:

- Eles não solicitaram a licença ainda porque não pagaram a compensação ambiental, de 0,5% do valor da obra de reforma. Nesse caso, como a obra custou R$ 300 milhões, a compensação é de R$ 1,5 milhão.

O Globo

Nenhum comentário: