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sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Abatimento de aviões será julgado pela Justiça Militar



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou projeto de Lei que estabelece que o militar que, usando a lei do abate, matar alguém, será julgado pela Justiça Militar.


Até agora, como não havia legislação específica, se houvesse o abate com morte, o militar ia para julgamento na Justiça comum, o que era de grande preocupação da cúpula militar.


Como o projeto foi aprovado em caráter terminativo, não passará pelo plenário do Senado e entrará em vigor tão logo seja sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que poderá acontecer em até 15 dias úteis.
O texto diz que é competência da Justiça Militar o julgamento de crimes dolosos contra a vida cometidos por tiros de destruição contra aeronaves civis.


A legislação anterior dava margem à abertura de processos criminais na eventualidade de morte dos ocupantes dos aparelhos envolvidos em atividades ilegais, podendo levar o militar ao tribunal de júri.
O relator da matéria, senador Geraldo Mesquita Jr. (PMDB-AC), justifica a necessidade da medida dizendo que "o bem jurídico protegido numa ação de abate de aeronave em atividade ilícita não é somente a vida, mas também a segurança pública".


Dessa forma, não estaria enquadrado nas hipóteses previstas tradicionalmente como de competência do Tribunal do Júri. Assim, o tiro de destruição estará enquadrado, agora, no artigo 9º do Código Penal Militar, desde que atende aos requisitos estabelecidos pelo Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.
Com base na lei do abate, no mês passado, aviões Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) dispararam tiros de advertência e obrigaram um avião transportando traficantes e drogas a pousar em Minas Gerais. Só que a Polícia Federal não conseguiu chegar a tempo no local e os três ocupantes do avião interceptado pela FAB fugiram deixando 250 kg de cocaína na aeronave.

G1

Azul vai inaugurar três novos voos, simulador de voo e sistema de TV



A Azul Linhas Aéreas anunciou hoje (19/11), em palestra realizada para os associados do Skal Rio, suas novidades para este ano e para 2010.
"Vamos inaugurar, na primeira quinzena de dezembro, um simulador de voo na Universidade Azul, nosso centro de treinamento em Barueri. Além disso, em 2010 implantaremos um sistema de TV ao vivo com 36 canais em todas as nossas aeronaves, o único na América Latina", disse o diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting, que acrescentou, "Porém nossa novidade mais especial serão três novas cidades em nossa rede, que ainda não podemos revelar".
Outro ponto abordado por Beting foi o nascimento e a evolução da companhia. ""Hoje a Azul é uma realidade de sucesso, decolou mesmo enfrentando momentos difíceis. Estamos voando para 14 cidades e vamos inaugurar mais dois destinos este ano, Campinas-Natal e Campinas-Florianópolis. Atualmente ocupamos a posição de 5% no mercado. Além disso, nos primeiros oito meses de existência alcançamos um milhão de clientes e dois milhões em um ano".
Beting também abordou a questão do apagão e como ela afetou o setor aéreo: "Naquele dia, apesar do problema, a Azul teve 100% de pontualidade", enfatizou.
Nylvando de Oliveira, presidente do Skal, falou sobre a importância do evento: "Essa palestra está fechando um ciclo de apresentações que fizemos ao longo deste ano com várias companhias aéreas. Tivemos com isso um incremento de 87% no número de associados. Para o ano que vem estamos preparando uma continuação deste projeto, com palestras de diversos respresentantes de segmentos do turismo, como cruzeiros e agências".

Mercado e Eventos

Histórias Malucas do Galeão



Uma mulher que espera no desembarque por um marido que nunca chega. Um senhor que vai passear pelo terminal para espairecer a cabeça das brigas em casa. Uma senhora que sempre aparece pedindo ajuda por estar doente e nunca tem nada.
O Galeão, um dos maiores aeroportos do País, coleciona, dentre outras, essas estranhas e reais histórias. “Foi ele que disse pra gente isso, que vem aqui porque tem dia que não consegue ficar na casa dele. Aí ele fica aí, rodando, às vezes fica a madrugada inteira. Parece ser uma boa pessoa”, disse uma funcionária da Infraero que preferiu não se identificar.
Os funcionários também relataram a história de uma senhora que sempre chega esbaforida ao balcão de informações do aeroporto dizendo estar passando mal. Ela pede por ajuda até ser levada ao posto médico do terminal. E nunca tem nada, nada é diagnosticado. Mensalmente a história se repete e se repete.
“Mas para mim a história mais assustadora é a da mulher que vem buscar o marido. Até arrepio quando lembro”. Os funcionários contam que essa moça chega dando a descrição de seu marido perguntando se ele passou por lá. Depois, vai até a sala de desembarque e fica horas esperando por ele. “Já viram ela com o rosto grudado no vidro tentando ver se o avião dele chegou. Acho tão triste”.
Que tal ir para Real Madrid de Britney Air Lines?Como esse caso da mulher que espera o marido que nunca chega é mesmo de partir o coração, acho que vai cair bem algumas historinhas bem divertidas que Vanessa, a funcionária da Infraero que levou o brinde do Terra, me contou.
“Cara, aparece cada uma aqui. Já teve gente que perguntou onde comprava passagem para Real Madrid, onde era o guichê da Britney Air Lines, sem falar nos que chegam e perguntam onde fica a ‘Air Lines’. Air Lines? Minha senhora, tem um monte de empresa com esse nome!”.

O homem terminal

Air Austral confirmou encomenda para dois superjumbos A380


A Air Austral confirmou encomenda para dois superjumbos A380, da Airbus, que vão transportar mais de 800 pessoas nas primeiras versões configuradas totalmente em classe econômica do maior avião de passageiros do mundo.A companhia aérea da ilha La Réunion, informou que encomendou as aeronaves configuradas para transportar 840 passageiros e planeja usá-las entre Paris e o território francês no Oceano Índico a partir de 2014.
O A380 entrou em serviço em 2007 e é projetado para carregar 525 passageiros em três classes ou 850 pessoas quando seus dois andares são ocupados por assentos de classe econômica.Até agora, compradores do avião vinham se concentrando em atrair passageiros abastados com facilidades como camas e chuveiros na primeira classe, o que faz a capacidade ficar em torno de 500 passageiros.A encomenda do A380 inclui opções para mais duas aeronaves do modelo para atenderem futuras rotas no Caribe.

História das vendas à bordo




A primeira loja Duty Free surgiu em 1946 na Irlanda. O conceito foi depois introduzido a bordo das aeronaves rumo a destinos internacionais. Actualmente, o conceito de Duty Free encontra-se alterado no interior da União Europeia devido à abolição das fronteiras, sendo apenas dignas do nome “Duty Free” as vendas realizadas a bordo de aviões com destino a países fora da União Europeia. Este negócio é parte integrante da experiência de viajar de avião desde a segunda metade do Século XX e contribui para aumentar o leque de serviços oferecidos aos passageiros, que gastam o seu tempo livre a bordo a consultar os catálogos e posteriormente a adquirir alguns produtos a preços mais acessíveis.
Blog do Comissário de bordo

TAP obrigada a vender Groundforce


A TAP vai ser obrigada a vender a Groundforce num «prazo considerado adequado».
Esta foi a decisão da Autoridade da Concorrência que proibiu a operação de concentração entre a transportadora aérea e a empresa de assistência em terra, também conhecida como SPDH - Serviços Portugueses de Handling. O regulador impôs, ainda, que a alienação dos 50,1% que a TAP detém na Groundforce seja efectuada por um Mandatário de Gestão. Este está incumbido de «gerir a SPDH de forma independente da TAP com vista a assegurar a concorrência efectiva nos mercados relevantes e relacionados», como refere a entidade em comunicado.
TAP diz que cumpriu todos os preceitos legais
Já a TAP diz que a decisão da Autoridade da Concorrência que obriga a transportadora a vender a empresa de handling «não é surpresa», mas reafirma que «cumpriu todos os preceitos legais».
«A TAP cumpriu todos os preceitos legais, mas tinha de tomar decisões muito urgentes porque os problemas que a Groundforce estava a passar com o anterior detentor do capital estavam a degradar perigosamente a qualidade de serviço», disse o porta-voz da empresa, António Monteiro, citado pela Lusa.

“Azul está preparada para reação da concorrência”



O diretor de Marketing da Azul, Gianfranco Beting, foi o palestrante de hoje no almoço mensal do Skal Club do Rio de Janeiro. Segundo Beting, o Brasil ainda tem um potencial enorme a ser explorado e a empresa está capitalizada e preparada para um crescimento sustentado nos próximos anos. “A Azul não vai dar moleza. Vamos continuar brigando com a concorrência”, disse.De acordo com Beting, conquistar um market share de 5% não é fácil “até por conta da concorrência”. “Mas a fórmula que une serviço de qualidade e preço baixo é matadora. Acho que por isso o mercado nos honra com essa participação em menos de um ano de operações”, falou. Beting avalia que o Brasil ainda tem grandes oportunidades para o setor de aviação. “O País tem 185 milhões de habitantes e apenas 50 milhões viajam de avião. Nos Estados Unidos, são 300 milhões de habitantes e 850 milhões de passageiros por ano. Hoje apenas 25% das maiores cidades do País estão servidas por serviços aéreos”, informou. “E a Azul tem feito esse papel de estimular o mercado de forma brilhante. Viracopos, por exemplo, era uma cidade fantasma que mudou depois da entrada da Azul. Eram 35 clientes Campinas-Salvador, hoje são 550 incluindo passageiros da Gol e da Tam, que também estabeleceram voos lá”, disse. “Além disso, antes da Azul era duas vezes mais caro voar”, acrescentou. Beting acredita que nos próximos dez anos o País tem condições de, no mínimo, triplicar a quantidade de passageiros transportados, chegando a 150 milhões, apoiado no modelo de negócios estabelecido pela Azul. “O que dificilmente seria possível nas asas apenas de duas companhias aéreas”, disse ele fazendo referência à Gol e à Tam. “Esse não é um mercado para apenas dois players, e não digo só no setor de aviação civil”. Ainda de acordo com o executivo, a Azul já nasceu capitalizada (com US$ 200 milhões) e está preparada para um crescimento sustentado. “De onde veio esse recurso há mais para que a empresa possa enfrentar qualquer guerra tarifária, ou período de vacas magras, ou até uma reação mais violenta da concorrência. Os investidores irão financiar o crescimento da Azul até que ela se sustente dentro dos níveis de crescimento planejados”, afirmou. “Destacamos que estamos bancando uma experimentação, e não comprando participação de mercado”, explicou Beting.Em breve a empresa deve divulgar balanços de resultados financeiros. Segundo Beting, tudo está correndo dentro do que foi planejado. “Não teremos nenhum susto ou algo que nos amedronte. Tudo está dentro dos conformes e com excelentes resultados”, finalizou. A Azul vai fechar 2009 com a marca de dois milhões de passageiros transportados (o que deve acontecer entre 8 e 10 de dezembro).

Panrotas

Falha em computadores provoca atrasos e cancelamentos de voos


Uma falha no sistema de informática da FAA (agência que controla a aviação nos EUA) está provocando cancelamentos e atrasos em voos, segundo o governo. O problema ocorreu no sistema que coleta os planos de voo. Os dados estão sendo introduzidos manualmente pelas empresas.Kathleen Bergen, porta-voz da Federal Aviation Administration, disse que ainda não se sabe quantos voos estão sendo afetados ou quando o problema vai ser resolvido. "Não há preocupações de segurança", acrescentou Arlene Salac, porta-voz da FAA em Nova York.De acordo com a imprensa local, a Costa Leste é a região mais prejudicada pelos atrasos. Segundo a Associated Press, o aeroporto internacional de Atlanta, mais movimentado do mundo, está sendo bastante afetado.
Marataizes

Anac pede esclarecimentos sobre atrasos registrados em voos da TAM


Após uma quinta-feira de atrasos registrados em diversos voos da companhia aérea TAM, em todo o país, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pediu esclarecimentos sobre o problema.
Segundo a companhia, os atrasos aconteceram em decorrência de um problema técnico. A Infraero afirmou que, dos 523 voos da TAM programados desde a 0h desta quinta, 216 apresentavam atrasos de mais de 30 minutos (41%), até as 16h30.
O pedido de explicações foi feito com base na portaria 676, que determina que, no caso de atrasos superiores a quatro horas, a companhia aérea deve dar suporte aos passageiros, como alimentação e até hospedagem, se ele não conseguir embarcar em outro voo.
A Anac afirmou que não existe um prazo para que a TAM apresente as explicações sobre o caso, mas se for confirmado que o problema foi no sistema de check-in, nenhuma punição será aplicada. Caso contrário, um processo administrativo será instaurado e poderá levar a aplicação de multa contra a empresa.

SRZD

Air France inaugura avião A380 com voo para Nova Iorque


Um Airbus A380 da Air France descolou esta sexta-feira do aeroporto de Roissy, em Paris, com destino a Nova Iorque com mais de 500 passageiros a bordo, marcando o início da utilização comercial do avião por uma companhia europeia.

O A380 descolou do aeroporto de Roissy com quase 380 pessoas que compraram a sua passagem em leilão, com um lugar em classe económica a custar cerca de mil euros.
Foram arrecadados mais de 300 mil euros, anunciou o director-geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon. O dinheiro será doado a instituições de caridade.
Além dos passageiros e dos 22 membros da tripulação, seguem a bordo os dirigentes da companhia e vários convidados.

«Este será o primeiro A380 a sobrevoar regularmente o Atlântico Norte», destacou Gourgeon.
Após o voo de inauguração, a companhia vai dar início à utilização comercial deste primeiro aparelho a 23 de Novembro.
A Air France encomendou no total 12 A380. Outros três devem ser entregues até ao mês de Junho. Depois de Nova Iorque, os próximos destinos do A380 deverão ser Joanesburgo e Tóquio

Diário Digital

Morre piloto de avião agrícola que bateu em fios de alta tensão



Morreu nesta madrugada o piloto do avião agrícola que caiu no final da tarde de quinta-feira (20), em Uruguaiana.Rodrigo Irion Bezerra, 34 anos, estava internado no Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade do município e morreu por volta das 2h em decorrência dos graves ferimentos. O monomotor que Rodrigo pilotava bateu em fios de alta tensão quando largava fertilizantes em uma lavoura.

RÁDIO GAÚCHA

Aviões farão "aterrissagem verde" na Espanha a partir de 2010

A partir de 2010, a Espanha exigirá que todos os aviões adotem um procedimento chamada "aterrissagem verde", com o objetivo de diminuir o consumo de combustível, o ruído e as emissões de CO2.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, a medida deverá permitir uma economia de 25.000 toneladas de combustível ao ano e uma redução na emissão dos gases causadores do efeito estufa de 75.000 toneladas anuais.
Avião desce planando
A principal medida é a adoção das aproximações em planeio, nas quais o avião aproxima-se do aeroporto planando, com os motores a potência mínima. A medida inicialmente será adotada para os voos noturnos.
A chamada "manobra de aproximação de descenso contínuo" permitirá uma redução no impacto sonoro dos aviões entre 4 e 6 decibéis para as populações que residem a até 18 quilômetros dos aeroportos.

Aproximação verde
Na aproximação verde, o piloto coloca os motores "em marcha lenta" e desce planando até cerca de 10 quilômetros do aeroporto. Nesse ponto, os motores retornam à potência normal e a aterrissagem é feita no modo tradicional.
Cada avião desce a uma velocidade diferente, mas as autoridades espanholas estimam um aumento no tempo do voo entre 1 e 2 minutos.
Combustível e CO2
Segundo o Ministério, os ganhos por voo atingem uma economia entre 100 e 400 quilogramas de combustível, dependendo do avião, e uma redução nas emissões de CO2 entre 300 e 480 quilogramas.
As medidas incluem também a proibição do tráfego de aviões considerados barulhentos nos principais aeroportos do país, entre os quais estão os modelos B-747-200- 300, DC-8-50/60, B-727, Tupolev-154, Ilhusin IL-76 e A-300/B2.

Foto de laser aéreo da Boeing atingindo avião



A empresa de aviação Boeing anunciou que testou com sucesso seu novo laser, chamado de Matrix (Mobile Active Targeting Resource for Integrated eXperiments). O laser conseguiu encontrar e destruir cinco aviões de combate controlados remotamente.
Desenvolvido a partir de pedidos da Força Aérea estadunidense, o Matrix foca um único ponto de energia os veículos aéreos, e os destrói completamente. Apesar de ser mais preciso e letal que as criações anteriores, o Matrix não é a única tentativa de laser de grande alcance pela Boeing.
» Laser aéreo destrói caminhonete em demonstração [Video]
O Advanced Tactical Laser (ATL) é testado há vários anos pela mesma empresa, que já realizou testes impressionantes com a nova arma, que é muito mais preciso que outros lasers. Durante os testes com o Matrix, a Boeing também derrubou veículos aéreos com o sistema Laser Avenger, que mistura a força do laser com um sistema de armamento que direciona a energia junto a uma munição de 25 milimetros. Afinal, deve ser muito mais divertido e perigoso atirar com lasers silenciosos podendo também juntar uma arma convencional a isso. [PopSci]

HYPERSCIENCE