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sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Comunicado


Aos nossos amigos e leitores comunicamos que estaremos entrando em recesso na próxima semana, portanto estaremos neste período em completa inatividade.

Calma que agente volta!!!!

Gostaríamos de agradecer a todos que nos têm acompanhado e a principalmente a vocês leitores que cada vez mais nos têm incentivado a continuar blogando, o que muitas vezes parece um ofício árido e solitário se transforma em uma fonte de imensa alegria quando percebemos o maravilhoso retorno e icentivo que temos recebido.

Em todas as nossas postagens , deixamos a indicação e fonte de nossas postagens , além de constarmos em nosso blog links de todos eles (caso esteja esquecendo de algum ou alguns, me perdõem).

O fato é que você que nos visita ,visita em busca de notícias e informações; então: peço-lhes que visitem outras páginas, sites e blogs que são tão fascinantes e interessantes (Afinal acho que nós da Pousada das Notícias somos o filho caçula desta grande família).e não fiquem desatualizados.

Deixamos abaixo um vídeo muito legal sobre este nosso universo, aumentem o volume e curtam!

Mais uma vez o nosso muito obrigado e fiquem com Deus.


Calma que agente volta!!!!

10 Dias de OSHKOSH em 05 Minutos



Popout

Encontrei aí pela net este víideo e é esse tipo de vídeo que relmente expressa todo o nosso amor pela aviação, pelo fato de capturar cada breve momento de nossa felicidade ao sentirmos o cheiro de querosene, ouvirmos os roncos das máquinas e tudo mais....., acredito que o mesmo aconteça com todos vocês que são apaixonados por este mundo.

aumentem o volume e curtam!

GOL LANÇA SERVIÇO PARA A IMPRENSA



A Gol Linhas Aéreas acaba de criar um perfil na Internet dedicado especificamente à Imprensa. O microblog é alimentado pela equipe da Diretoria de Comunicação Corporativa da empresa e publica não apenas novidades sobre a companhia como também noticias sobre o setor de aviação e outros fatos de interesse dos profissionais de informação. O interesse do novo twitter da Comunicação da Gol é twitter.com/golcomunicacao.

Aerobusiness

Virgin Blue encerra codeshare com United


logo_virginblue

A Virgin Blue, divisão low-cost do grupo Virgin especializada no mercado australiano, planeja ate o final desse ano, encerrar suas operações conjuntas com a United Airlines, para aumentar sua relação estratégica com a Delta Airlines. As companhias possuíam acordo de codeshare desde 2002.

No mês passado a Virgin Blue e a V Australia, também do grupo Virgin, anunciaram planos de associação com a Delta para o compartilhamento de voos, serviços, produtos e codeshare.

“A Delta possui uma rede de voos muito extensa, ela irá nos oferecer conexões fortes dentro e fora de Los Angeles” disse Brett Godfrey, presidente executivo da Virgin Blue.

O acordo entre as companhias deve começar até o final de 2009.

Flightlife

Feira em São Paulo mostra as novidades na aviação executiva




No Aeroporto de Congonhas, acontece a maior feira de aviação executiva da América Latina. Os expositores esperam gerar cerca de R$ 800 milhões nos três dias do evento, mesmo com a crise.

Globo.com

Airbus planeja estender buscas às caixas-pretas do avião da Air France


A Airbus pretende estender as buscas às caixas-pretas do avião da Air France que caiu em maio deste ano no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas que faziam a rota Rio de Janeiro-Paris. O prazo final dos trabalhos na região seria 22 de agosto. Até hoje, somente 50 corpos e alguns destroços foram localizados.

A Airbus pretende estender as buscas às caixas-pretas do avião da Air France que caiu em maio deste ano no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas que faziam a rota Rio de Janeiro-Paris. O prazo final dos trabalhos na região seria 22 de agosto. Até hoje, somente 50 corpos e alguns destroços foram localizados.


“Sabemos que o avião teve um problema de indicação de velocidade. E sabemos que ele caiu. No meio disso, não sabemos o que ocorreu”, afirmou o executivo da empresa francesa, responsável pela fabricação de aeronaves. No fim de julho, a Airbus recomendou a troca dos sensores de velocidade dos jatos A330 e A340.

Na época do acidente, a Air France informou que a aeronave tinha passado por uma "zona de tempestade com fortes turbulências" e que recebeu uma mensagem automática do avião, informando sobre uma pane elétrica.

Esta possível terceira etapa do trabalho de buscas não tem data para começar e nem estratégia definida, como explicou o executivo. “Só que, se ainda não achamos (as caixas-pretas), seremos obrigados de ampliar a zona de busca”, apostou o executivo.
G1

Receita cai mas lucro da Tam é recorde: R$ 789 milhões

O presidente da Tam, David Barioni Neto
O presidente da Tam, David Barioni Neto

A Tam anunciou hoje seus resultados para o segundo trimestre do ano e o destaque foi o lucro líquido recorde de R$ 788,9 milhões, com crescimento de 134,1% na comparação com o mesmo período de 2008, quando o resultado foi de R$ 337 milhões. "Obtivemos o maior lucro líquido trimestral da história da nossa empresa", destaca presidente David Barioni Neto. No acumulado do primeiro semestre de 2009 o lucro líquido foi de R$ 850,7 milhões, 122,1% superior ao de janeiro a junho do ano passado. Sua principal concorrente, a Gol, teve metade deste lucro no mesmo período (R$ 354 milhões).
Panrotas

Boeing: fornecedor descobre falha em fuselagem de novo avião




A Boeing informou nesta sexta-feira que uma fornecedora italiana suspendeu a produção em junho de duas seções do tão adiado modelo 787 Dreamliner, após a descoberta de falhas estruturais nas fuselagens.


A Alenia Aeronautica interrompeu a produção por conta de ondulações na superfície das fuselagens, afirmou a porta-voz da Boeing, Loretta Gunter.

Falhas foram encontradas em 23 aeronaves, começando com a sétima em produção, explicou Gunter. Ela disse que uma solução foi projetada e que remendos serão feitos em todas as unidades fabricadas até agora.


Às 11h22 (horário de Brasília), as ações da companhia exibiam queda de 4,7%.
O lançamento da aeronave 787 tem sido adiado repetidamente. Em 23 de junho, mesmo dia em que a Alenia Aeronautica suspendeu a produção, a Boeing anunciou outro adiamento no teste de voo do 787.

A companhia não estabeleceu uma nova data para o voo. Companhias aéreas que encomendaram o modelo aguardam ansiosas por um cronograma atualizado de entrega.

Dados da Boeing apontam 850 encomendas da aeronave.

Gunter disse que a interrupção da Alenia Aeronautica não interferiu no atraso do 787 ou na definição de uma nova data do voo inaugural.
O avião, em teste de solo, tem sua entrega repetidamente adiada
com informações Portal Invertia
NET MARINHA

Copac procurou investigar a situação fiscal de várias companhias aéreas de baixo custo

O Jornal Colégio de Aviação Comercial (Copac), solicitou ao Ministério do Trabalho da Espanha e da Agência Tributária para investigar uma série de empresas estrangeiras sediadas no país, de modo a aprofundar a sua situação fiscal.

Comando-cabina avion1

Um dos directamente identificados pela Copac foi a irlandesa de baixo custo Ryanair, a organização disse em uma declaração que atua "com os relatos que recebeu de várias faculdades."

Segundo a declaração, pelo Colégio, existem várias outras companhias aéreas que operam e têm as suas bases fixas na Espanha que tem profissionais que vivem e trabalham ao longo do ano em território espanhol e, no entanto, não pagam as contribuições sociais, como o que representa uma significativa economia de custos para a companhia aérea. " Com esta declaração, a organização instou as autoridades a investigarem.

E mais, a Copac manifestou a sua preocupação porque "representa uma alegada violação da legislação existente em matéria de segurança social e tributação dos impostos é, claramente, à custa de outras transportadoras que não preenchem suas obrigações fiscais e trabalhistas. "

Ou seja, quando as empresas não conseguem cumprir as suas obrigações fiscais, não só viola, em especial, a Lei 35/2006, o imposto sobre o rendimento das pessoas singulares, que prevê que qualquer pessoa que permanecer por mais de 183 dias no território espanhol será considerado contribuinte e, por isso, devem cumprir com suas obrigações fiscais em Espanha, mas também prejudica a outras companhias aéreas que são tributados em conformidade.

Ryanair

Além disso, o Jornal do Colégio Comercial Aviação não só tem alertado sobre estas alegadas violações lei, mas também tem a sua gravidade e enfatizou o fato de que estas práticas "que estas companhias aéreas de baixo custo têm realizado no país não existem em outros países europeus como a França ou Reino Unido, cujas leis são iguais aos outros trabalhadores, de modo que tenham a cobertura das garantias sociais deste país e deve ser tributado o mesmo. "

Portanto, com base no raciocínio exposto, Copac solicitou à Administração que estas práticas sejão imediatamente investigadas e, se comprovadas, que sejão corrigidas o mais rapidamente possível "para evitar a desvantagem imposta a outras companhias aéreas. "

Hosteltur

Concurso cultural da Gol e Viajeaqui premiará trio de amigos


O Viajeaqui, maior portal de turismo da internet brasileira, e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes realizam o concurso cultural "Dê Asas Para Sua Viagem". O participante deve escrever a primeira parte de uma história que se passe em um dos 49 destinos no Brasil e nove na América do Sul operados pela Gol e convidar até cinco amigos para continuá-la.

Os escolhidos receberão um convite por e-mail e, após escreverem a segunda parte, deverão indicar outros amigos para terminá-la. O público votará nas melhores histórias entre os dias 1° e 10 de setembro. A melhor será escolhida entre as dez mais votadas. O trio autor da melhor história ganhará uma viagem para o destino Gol citado em sua participação. Confira as cidades atendidas pela Gol em: www.voegol.com.br.

Uma das características mais interessantes do concurso é o efeito de "rede social" que ele possui. Por exemplo, quando o participante começa uma história, é possível haver até 25 versões diferentes a partir do material submetido, por causa da colaboração. Esse efeito dominó transforma-se em 25 chances de ganhar. Além disso, é possível que um mesmo participante mande mais histórias, participando mais vezes e aumentando suas chances. Para participar, é preciso enviar histórias até 31 de agosto no hotsite www.golindica.com.br, página da Gol customizada pelo viajeaqui.

O resultado será divulgado no dia 18 de setembro de 2009. O prêmio inclui uma viagem com duração de um fim de semana (incluindo passagem, hospedagem e café da manhã) para o destino Gol citado na história. O concurso conta com o apoio do grupo ClickHotéis.

JORNAL DE TURISMO

CAMPANHA PUBLICITÁRIA "VOE MELHOR, VOE TAM" MOSTRA A PREFERÊNCIA DOS CLIENTES PELA COMPANHIA





Em pesquisa realizada pelo IBOPE, a TAM é a preferida dos consumidores em diversos critérios, como serviço de bordo, malha aérea e programa de fidelidade


São Paulo, 14 de agosto de 2009 - A TAM, baseada em pesquisa realizada pelo IBOPE, criou uma inédita campanha publicitária com o foco no varejo. Com a assinatura "Voe melhor, voe TAM", as peças mostram a preferência dos consumidores pela companhia em diversos critérios, como serviço e entretenimento de bordo, programa TAM Fidelidade, malha aérea e conforto, sempre agregados a três opções de tarifas promocionais.

"A campanha fará o cliente pensar nos atributos que valoriza na empresa escolhida para suas viagens. Agora, vamos dar mais um motivo para os passageiros voarem com a TAM: o preço", diz Manoela Amaro, diretora de marketing da TAM, explicando que a companhia vai mostrar os preços competitivos que já pratica e também os especiais que preparou para essa campanha.

Manoela afirma que a ação vai fazer o cliente refletir. "Queremos que as pessoas se questionem. Se elas já preferem a TAM por todos esses diferenciais, ao analisar a relação custo-benefício, por que não voar conosco? Assim, vamos a fundo na questão da preferência."

A pesquisa do IBOPE, realizada no mês de julho, ouviu 1.143 usuários do transporte aéreo nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Belo Horizonte. A TAM é a companhia aérea preferida com 52% das lembranças espontâneas, e é a favorita do público nos critérios conforto (50%), serviço de bordo (51%), entretenimento (48%) e atendimento (46%). A empresa foi considerada também a melhor nos quesitos pontualidade e regularidade entre as companhias nacionais (40%), malha aérea (54%) e programa de fidelidade (54%).

O plano de mídia teve início ontem, dia 13, com um filme de 30 segundos no intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo, e nos intervalos das programações dos principais canais de TV aberta. A partir de amanhã (15), estão programados anúncios nos formatos de página dupla e simples nas revistas Veja, Época, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Exame, Caras, Quem e Contigo. As peças de mídia online poderão ser vistas em veículos como Terra, MSN, UOL, Globo.com, Yahoo e Guia da Semana.

Até o final do ano, a campanha se estenderá às TVs abertas regionais, rádios, jornais, mídia digital em shoppings, outdoor e itens de mobiliário urbano (relógios de rua e abrigos de ônibus). A campanha foi desenvolvida pela agência Young & Rubicam.
O vídeo publicitário narra os resultados da pesquisa do IBOPE e apresenta imagens dos atributos que fazem da TAM a companhia aérea preferida dos usuários do transporte aéreo brasileiro, finalizando com destinos e tarifas. "Pela primeira vez preparamos uma campanha de varejo para TV. O objetivo é mostrar que, além de oferecermos inúmeras vantagens aos clientes e serviços de alta qualidade, também temos tarifas especiais", afirma Manoela Amaro.

A campanha reproduz situações reais de passageiros da companhia nos procedimentos de check-in, embarque e durante o voo.

MAXPRESS


Anac fará audiência pública sobre concessão de aeroporto



A diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, disse ontem (quinta, dia 13), durante a cerimônia de posse do novo presidente da Infraero, Murilo Barboza, que o modelo de concessão de aeroportos à iniciativa privada será discutido em audiência pública cuja data deve ser anunciada em até 15 dias. De acordo com Solange, além da concessão de alguns dos aeroportos já existentes, uma minuta entregue ao grupo interministerial criado para discutir o assunto prevê, além da concessão, a autorização para a construção de pequenos aeroportos.
“Estamos abordando também um modelo de autorizações, que tem que ser regulamentado pela Anac e se aplica basicamente a aeroportos muito pequenos, com movimento anual abaixo de 1 milhão de passageiros”, disse Solange Vieira.

De acordo com a diretora-presidente da Anac, a minuta estabelece algumas das linhas gerais do modelo de concessão de aeroportos que a agência pretende discutir com os setores interessados. Além das alternativas de concessão ou autorização para construção de novos terminais, a pré-proposta trata da participação de capital estrangeiro e de companhias aéreas nos empreendimentos.
“Há a possibilidade de participação de capital estrangeiro sem limite e restrições aos investimentos das companhias aéreas.
A restrição para empresas aéreas é uma preocupação quanto à possibilidade de uma única companhia se torne dona de um aeroporto e impeça outras empresas de operar”, afirmou.

Ao fim da cerimônia de posse de Barboza, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse a jornalistas que irá analisar a minuta na próxima semana.
Jobim afirmou que o modelo de concessões ficará pronto ainda este ano e que poderá servir, inclusive, para a construção de um novo aeroporto em São Paulo.

As primeiras concessões, dependendo do quadro, poderão acontecer ainda neste governo e poderíamos caminhar neste sentido para construir o novo aeroporto de São Paulo, pois não há recursos para fazermos um grande investimento”, disse.

Panrotas

Jet America não saiu do chão


A JetAmerica, uma companhia “low cost” que anunciava o inicio de operação para 13 de julho, suspendeu as vendas e vai reembolsar os clientes num valor de 900 mil dólares.

Segundo comunicado da empresa, o recuo da marca teria sido causado por processos de aquisição de horários de voo no Newark Liberty International Airport.

Ryanair: confirmação por SMS é um sucesso


A Ryanair lançou há um mês um serviço de reservas por SMS. Afirma a companhia irlandesa que mais de 100 mil passageiros já fizeram uso do sistema. A maioria dos clientes que provém de Itália (16%) e do Reino Unido (15%).

PAL PRINCIPAL INICIA OPERAÇÕES


A chilena PAL Principal Airlines iniciou seus serviços com voos domésticos ligando Santiago a Iquique e Antofagasta. A empresa está utilizando um Boeing 737-200 e uma segunda aeronave deve ser incorporada em breve.

Aerobusiness

Publicada em 14/8/2009 12:15:00 Trip amplia frequência entre Viracopos (SP) e BH


A Trip amplia, a partir desta segunda-feira (dia 17), a frequência de voos entre Campinas (SP) e o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Os passageiros que utilizam essa rota passarão a contar com dois voos diários, um de segunda-feira a domingo, e o novo voo, partindo de Campinas, de domingo a sexta-feira, e de Belo Horizonte, de segunda a sábado. As operações serão realizadas com o ATR 42, aeronave de 45 lugares.

“O lançamento da nova frequência tem por objetivo atender às necessidades de passageiros que têm compromissos entre as duas cidades e precisam retornar no mesmo dia. Por isso, criamos uma frequência em horário mais nobre, com saída de Belo Horizonte para Campinas às 8h15 e retorno às 20h15”, afirma o diretor de Vendas e Marketing da Trip, Evaristo Mascarenhas de Paula.
Panrotas

Piloto que pousou no rio Hudson é palestrante da NBTA


Os organizadores da convenção da National Business Travel Association (NBTA) programaram um evento extra, que se realizará antes da abertura oficial, no dia 23, em San Diego (EUA).

Será uma palestra do comandante Chesley B. Sullemberg III, que, com muita habilidade, pousou o voo 1549 da US Airways no rio Hudson, em janeiro deste ano.

Além de inúmeras sessões educacionais, as sessões gerais terão como palestrantes o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e o apresentador de televisão Jay Leno. A programação completa da convenção pode ser acessada no site da NBTA.

Panrotas

Gol une Rio de Janeiro (SDU) a Guarulhos


A Gol acaba de lançar um voo direto entre o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro. O voo, diário, sai do Santos Dumont às 22h, chegando em Guarulhos às 23h. Na volta, parte de Guarulhos às 5h30 e pousa no Rio de Janeiro às 6h30. A operação é realizada pelos Boeing 737-700 Next Generation.

Panrotas



Cães ganham protetor auditivo para passear de avião



Se seres humanos usam protetores auditivos principalmente para trabalhar em locais barulhentos, animais de estimação ganharam sua versão para poder passear de avião com seus donos.

Idealizados pela pela piloto norte-americana Michelle Macguire, que queria proporcionar uma viagem mais tranquila para seu labrador Cooper, os protetores auditivos são comercializados pela empresa Mutt Muffs. De acordo com reportagem do jornal britânico "Daily Mail". Michelle fez voos curtos acompanhada pelo cão com e sem a proteção para comprovar a utilidade do objeto.

Ouvidos protegidos do barulho

Produzido em cinco tamanhos, o produto que isola o barulho é usado por diferentes raças de cachorros e até mesmo por gatos. No site da empresa, há fotos de animais com policiais, em corridas de carros, em passeios de barco e outras situações.

Segundo a criadora, os protetores são usados por cachorros das forças armadas baseados no Iraque e no Afeganistão. Além de resolverem o problema dos inúmeros bichinhos em noites de fogos de artifício.

Protetor é usado por cachorros de vários tamanhos e até por gatos

Desástres Aéreos

Embraer reupera protótipo do EMB 121 Xingu


Primeira aeronave pressurizada produzida pela Empresa completa 30 anos de certificação

Como parte das atividades de comemoração dos
seus 40 anos, a Embraer realizou uma cuidadosa operação de recuperação do protótipo da aeronave EMB 121 Xingu, prefixo PP-ZXI, primeiro avião pressurizado fabricado pela Empresa.

A recuperação foi fruto do trabalho de
alunos das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, com a supervisão de empregados da Embraer.

Após ser exibida aos
empregados da Companhia, a aeronave será exposta em caráter permanente no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro.

Em 2009, o EMB 121 Xingu, que teve 105 unidades produzidas, completa 30 anos da certificação.

Esta iniciativa dá continuidade ao processo de restauro de aeronaves da Embraer
iniciado em 2008 com o segundo protótipo do Bandeirante, avião originalmente projetado e construído no então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), atual Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, e que deu origem à criação da Embraer, em 19 de agosto de 1969.

O mesmo trabalho foi realizado com os dois protótipos do CBA 123, em 2009.


“Tem sido uma oportunidade ímpar poder restaurar aeronaves históricas da Embraer”, explica Pedro Ferraz, Diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa.

“O Xingu PP-ZXI
voou pela primeira vez em 22 de outubro de 1976 e difere dos demais modelos fabricados. Em uma etapa posterior à homologação, esta aeronave teve a cabine alongada, visando acomodar um maior número de passageiros, e recebeu motores mais potentes. No entanto, a versão não chegou a ser produzida em série.”

Coordenados por líderes técnicos da Embraer, os alunos do SENAI dedicaram-se ao projeto em paralelo à rotina acadêmica.

As atividades envolveram instrução, treinamento e acompanhamento dos alunos, que adquiriram conhecimentos em fabricação de aeronaves, técnicas de montagem e utilização de ferramentas especializadas.

Durante o processo de recuperação, várias partes da fuselagem, cabine e asas precisaram ser reconstruídas com material composto.


Sobre o EMB 121 Xingu

O EMB 121, que ganhou o nome de Xingu em homenagem à tribo indígena brasileira e ao rio
da Amazônia, foi desenvolvido a partir da plataforma do Bandeirante.

Destinado a atender o
mercado de transporte executivo, tinha capacidade para até oito passageiros e foi a primeira aeronave pressurizada projetada e construída no Brasil.

A pressurização da cabine permitia que a aeronave voasse a 28 mil pés (8.534 metros) de altitude, acima das formações de nuvens e grande parte das perturbações atmosféricas, mantendo a pressão interna equivalente a 8 mil pés (2.438 metros), garantindo assim mais conforto aos passageiros.

Embora a estrutura do avião fosse baseada na do Bandeirante, recebeu motores mais potentes. Outra inovação caracerística no Xingu foi a cauda tipo “T”, onde o conjunto estabilizador horizontal foi montado no topo do estabilizador vertical.

Dessa maneira, o sopro das hélices não atingiria o estabilizador horizontal, garantindo menor nível de vibração e de ruído. O primeiro protótipo do Xingu, prefixo PP-ZXI, realizou o voô inaugural em 22 de outubro de 1976, ainda sem o sistema de pressurização.

A apresentação oficial da aeronave aconteceu na Embraer, em 4 de dezembro do mesmo ano. Em maio de 1977, o Xingu voou com sucesso com o sistema de pressurização acionado.

O primeiro cliente foi a Força Aérea Brasileira (FAB), para equipar o Grupo de Transporte Especial (GTE), com sede em Brasília.

O protótipo do Xingu foi o primeiro avião de
fabricação nacional a fazer a travessia do Atlântico, juntamente com um Bandeirante, nas cores da Air Littoral, em 26 de maio de 1977.

O Xingu foi certificado em 1979 e teve ótima aceitação no mercado internacional. Na França, por exemplo, a aeronave é usada para o treinamento de pilotos desde 1983 e a Força Aérea Francesa decidiu prolongar a vida operacional até 2025 com a modernização dos sistemas eletrônicos.

Isso
manterá o Xingu em operação por 42 anos consecutivos, um fato raríssimo no setor.

AEROBLOG

Gianfranco Beting: “Nos orgulhamos de transportar operários e domésticas”



O diretor de Marketing da Azul, Gianfranco Beting disse que a Azul está se consolidando cada vez mais como alternativa para a população – em referencia a Gol e Tam – oferecendo um produto de qualidade a preços competitivos. “O passageiro não se defende do duopólio, mas pode se vingar de maneira mais eloquente buscando empresas que ofereçam diferenciais em termos de serviços e preços”, disse. “Estamos orgulhosos de estar transportando também uma camada de pessoas, como operários e domésticas, que nunca antes tinham viajado” , acrescentou. Ainda de acordo com ele, com a retomada da atividade econômica do País, a demanda de passageiros “deverá explodir”.

Panrotas

Patrimônio Historico Abandonado - Bebedouro: Museu ou Cemitério?


Bebedouro: Museu ou Cemitério



Apesar de possuir uma das maiores frotas de aeronaves do mundo, de ser pátria do Pai da Aviação Santos-Dumont e de ter uma história riquíssima relativa à aviação, o Brasil tem poucos museus dedicados ao tema. O maior deles é o MUSAL - Museu Aeroespacial, mantido pelo Comando da Aeronáutica no Rio de Janeiro.
Entretanto, um museu mais antigo e com um acervo muito importante está instalado desde 1968 na cidade de Bebedouro/SP. Esse museu, o Museu de Armas, Máquinas e Veículos Antigos Eduardo André Matarazzo, não somente possui uma coleção de aeronaves antigas e representativas da aeronáutica brasileira como também inúmeros carros e veículos antigos. Apesar da importância do acervo, grande parte dele está em estado praticamente de abandono, especialmente as aeronaves que estão expostas ao ar livre. Tais aeronaves nunca passaram por uma restauração e estão muito deterioradas, o que põe em risco sua existência no futuro.
Lá está, por exemplo, o único exemplar existente de um SAAB Scandia no mundo, o PP-SQR (foto abaixo), um dos 18 operados pela VASP ate meados dos anos 1960. Somente 18 aeronaves Scandia foram produzidas, e a Vasp operou todos, incluindo o protótipo. Pela importância histórica e raridade, essa aeronave merecia uma restauração cuidadosa e um espaço coberto para exibição.
Algumas aeronaves menores, como um Fairchild PT-19 e um Gloster Meteor F-8, estão na parte coberta do museu em muito melhor condição. O PT-19 ostenta a curiosa matrícula PP-GAY. Na área externa, estão preservados um DC-6A, o PP-LFB, que operou pela Vasp, o único DC-6 existente no país, e um Curtiss C-46 Commando, matriculado PP-VCE, com as cores de seu último operador, a Arruda, mas que deixa ver, devido ao desgaste pelo tempo, as cores da Varig no fundo. No Brasil, só existe outro C-46, um no MUSAL. Também estão lá o Scandia e um Vickers Viscount 701 da VASP, o PP-SRO. Da Varig, o museu tem o único Convair 240 existente no Brasil, o PP-VDG, e um Douglas DC-3, o PP-VBK. Ainda existem um North American B-25J da FAB e um Lockheed Lodestar, o PP-CGV, que pertenceu à Arruda.
O Museu ainda possui, fora os aviões citados, dois North American T-6 (um T-6D e um T-6G), um Beech C-45, um Lockheed TF-33A, um Rearwin 9000 Sportster (PP-TEE), um CAP-4 (PP-RXI), um HL-1 (PP-TVX) e um helicóptero Westland/Sikorsky S-51 Dragonfly. Fora os aviões, o acervo de carros antigos, veículos militares, canhões e outras peças é de valor inestimável. Em 2006, uma enchente danificou gravemente grande parte do acervo, em especial os carros antigos. É evidente que a administração do Museu não tem condições financeiras e técnicas de restaurar as aeronaves e nem de oferecer melhores condições de exposição, com cobertura. É necessário uma atitude ativa do poder público ou de grandes empresas para que se preserve esse importante patrimônio histórico. Eduardo André Matarazzo, o criador do Museu, morreu em 2002 e sua filha Patrícia ficou encarregada de administrar o acervo. Seus esforços estavam sendo coroados de sucesso quando ocorreu a inundação de 2006, o que dificultou bastante sua iniciativa de preservar o acervo do museu. Em 24 de julho de 2009, a Prefeitura de Bebedouro firmou um compromisso com o Museu de fornecer segurança patrimonial, poda da grama e das árvores e limpeza geral. Um esforço mais efetivo do poder público se torna necessário, entretanto, para que as belas aeronaves preservadas possam recuperar o brilho que tinham quando estavam transportando passageiros e carga pelo Brasil afora.

Blog do vinna

Acidente em NY - Controlador falava ao telefone com a namorada


A FAA suspendeu dois controladores de tráfego aéreo que atuavam a partir do Aeroporto Teterboro. Numa declaração, a agência informou que "nós descobrimos que o responsável pelo acompanhamento do voo do avião Piper estava envolvido em conversas aparentemente inadequadas ao telefone no momento do acidente. Também descobrimos que o fiscal não estava presente no edifício, conforme procedimento necessário."

O Daily News relatou que o controlador que estava falando com a namorada no momento que o desastre ocorreu.

Os dois foram colocados em licença disciplinar e processos disciplinares já foram abertos.

Londres vai ajudar Airbus a desenvolver o A350


A Grã-Bretanha concederá até 340 milhões de libras (563 milhões de dólares) de subsídios reembolsáveis ao construtor aeronáutico europeu Airbus para o desenvolvimento do avião A350 XWB, anunciou o ministro do Comércio Peter Mandelson.

"Esta ajuda criará e manterá mais de 1.200 postos de trabalho na Airbus nas fábricas britânicas de Filton e Broughton, assim como mais de 5.000 terceirizados na Grã-Bretanha", explica um comunicado.

França e Alemanha estudam aportar conjuntamente 2,5 bilhões de euros (3,57 bilhões de dólares) de antecipações reembolsáveis a Airbus, filial da EADS, para o lançamento do avião, mas as negociações não foram concluídas.

O custo de desenvolvimento do A350 XWB ("extra-wide body") está avaliado em 10 bilhões de euros.
Webtranspo

Tam mantem liderança do mercado em julho mas Azul tem melhor taxa de ocupação



A Tam transportou em julho 2,29 milhões de passageiros em julho nos voos nacionais e 1,6 milhões nos voos internacionais. Em segundo lugar ficou a Gol/Varig com 2,28 milhões nos voos nacionais e 212.656 nos internacionais.

Com isso a Tam mantem a liderança no ranking do mercado ao obter um market share com 43,1% seguido da Gol/Varig com 42,8% e da Azul com 4,6% com a Webjet em quarto lugar com 4,5% nos voos domésticos.

No internacional a Tam também registrou um crescimento significativo comparado a julho do ano passado passando de 72,5% para 88,2% seguido da Gol/Varig com 11,5%.

Em julho a melhor média na taxa de ocupação nos voos domésticos foi da Azul que obteve um indice se 84,9%, seguido da Gol/Varig com 74,5% e da Tam com 71,6%. No internacional a Tam obteve 74,3% contra 49,5% da Gol/Varig. Os dados foram divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Mercado e Eventos

Tam registra novo recorde de market share internacional atingindo 88,3%


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou hoje (13/08) os dados operacionais referentes ao mês de julho de 2009.

A demanda doméstica da Tam, medida em RPKs, apresentou um crescimento de 6,2% em julho comparado ao mesmo período do ano anterior e um aumento de 4,3% em ASK doméstico (oferta). Em julho a demanda da indústria cresceu 25,7%, e a oferta cresceu 15,3%. A participação de mercado doméstico (RPK) foi de 43,2%, uma redução de 7,9 p.p. quando comparado com mesmo período do ano anterior. O load factor doméstico da companhia atingiu 71,7% ficando 1,3 p.p. abaixo dos 72,9% de média do mercado.

No mercado internacional, o crescimento da empresa de 9,4% em RPK comparado com o mesmo período de 2008, enquanto o crescimento de ASK foi de 19,9%. A participação de mercado no mês de julho foi de 88,3%, representando um crescimento de 15,8 p.p. comparado com mesmo período de 2008, e o load factor internacional atingiu 74,4%, mantendo-se 4,1 p.p. acima da média do mercado que foi de 70,3%.

Mercado e Eventos

Fernando Pinto anuncia “enorme revolução” na rede de voos da TAP



A TAP vai avançar em Setembro com o que Fernando Pinto classificou hoje como uma “enorme revolução” da sua rede, referindo-se à mudança da oferta de voos dentro da Europa, com o fim dos chamados night stops, e nas ligações intercontinentais, com a introdução de voos nocturnos para o Brasil.

Fernando Pinto, em entrevista à RTP, sublinhou que essa “enorme revolução” permitirá à empresa reduzir custos operacionais, mas não quantificou, tendo avançado apenas que a companhia fará uma redução em 10% da oferta e enfatizado que os night stops (voos que saem de Portugal, normalmente à noite, para pernoitarem em aeroportos estrangeiros e regressarem no dia seguinte pela manhã), são operações que “custam muito caro”.
“Nós estamos inclusive acabando como voos de night stop, ou seja com pernoites de tripulação e de aviões, que custam muito caro, saindo com os voos europeus para Portugal mais tarde e com isso mudando todo o sistema inclusive de voos transcontinentais”, disse Fernando Pinto à RTP.

O PressTUR já tinha avançado que a mudança nos horários dos voos para o Brasil era “apenas a ponta do iceberg” (para ler clique aqui), uma vez que o que a TAP estava a preparar era uma profunda reestruturação da rede cujo maior impacto económico viria precisamente das mudanças nas ligações dentro da Europa.

As fontes contactadas pelo PressTUR já tinham destacado que a mudança da rede europeia permitirá cortar os acréscimos de custos (estacionamento de aviões, catering, hotéis e tripulações) provocados pelos night stops, mas também destacaram que além disso tende a propiciar um aumento significativo da taxa média de ocupação.

Os voos que saem de Lisboa para os aviões pernoitarem fora de Portugal partem geralmente à noite e, regra geral, de acordo com essas fontes, tinham baixas de taxas de ocupação, pelo que a sua supressão terá um efeito positivo na ocupação média.
Outro impacto positivo esperado é uma melhoria de pontualidade à partida de Lisboa, designadamente nas ligações de longo curso, cujas partidas na chamada “onda da manhã” (período em que a TAP concentrou chegadas da Europa e partidas intercontinentais, nomeadamente para o Brasil), quando os night stops chegavam da Europa, estavam muito sujeita a atrasos por parte destes, que por sua vez também são os mais vulneráveis a atrasos por congestionamento de tráfego aéreo.

Mas como também assinalaram fontes contactadas pelo PressTUR, ao suprimir os night stops a TAP arrisca perder atractividade para o mercado business europeu, que em regra prefere ter a opção de sair do seu país manhã cedo para poder regressar no mesmo dia.
No entanto, essas fontes também assinalaram que esse risco pode ser minimizado por um aumento da captação de tráfego nos mercados europeus para as suas linhas para destinos intercontinentais, designadamente para o Brasil.

Atualmente a TAP diz que esta reformulação da rede de voos se inscreve num “plano de contingência para minimizar os previsíveis efeitos da crise económica internacional, num esforço de redução de custos sem prejudicar a qualidade do serviço aos passageiros”, como referiu o seu porta-voz, António Monteiro.
O porta-voz indicou que o plano vai vigorar entre 10 de Setembro e 10 de Junho de 2010 e salientou que “apesar da diminuição do numero de frequências, mantém-se intacta a totalidade dos destinos actualmente servidos pela companhia aérea”.

António Monteiro também referiu que com o plano a TAP reduz em cerca de 10% o número de voos, acrescentando que, porém, o conjunto de acções previsto “será suspenso” nos “picos de atividade do Natal, Ano Novo, Carnaval e Páscoa”.

Presstur

Red Bull Flugtag pelo mundo Red Bull Flugtag pelo mundo Foto: Divulgação Prova reúne projetos inusitados Prova reúne projetos inusitados Foto: Divul


Red Bull Flugtag pelo mundo
Red Bull Flugtag pelo mundo


Neste fim de semana o Parque do Carmo, em São Paulo, vai receber aviadores, pilotos, projetistas e engenheiros para uma prova no mínimo inusitada. É o Red Bull Flugtag - O Dia do Vôo, que aterrissa no país pela primeira vez. Equipes terão que construir suas próprias aeronaves e serão testadas na beira do lado do parque.

A competição reunirá 40 equipes. Ninguém precisa ser profissional da área, apenas curioso e com muita criatividade para projetar essas máquinas voadoras. Foram inscritos 460 projetos e a organização selecionou 40.

As equipes são responsáveis por construir um avião que não pode: pesar mais que 200 quilos, ter mais que 10 metros de envergadura e possuir qualquer tipo de motor. Os aviões serão lançados de uma plataforma instalada no lago do parque.

As equipes serão avaliadas pelo desempenho da aeronave, distância percorrida, originalidade e execução do vôo. A prova acontece no dia 17 de setembro, no Parque do Carmo, zona leste de São Paulo.
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SP passa Galeão na fila da privatização


O primeiro aeroporto a ser leiloado sob as novas regras de privatização será o terceiro terminal de São Paulo, sinalizou ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Após a posse de Murilo Marques Barboza na presidência da Infraero, o ministro disse que a necessidade de ampliação da infraestrutura aeroportuária e os recursos necessários para o novo terminal paulista - de que a União não dispõe - fazem com que este ultrapasse o Antônio Carlos Jobim (Galeão) e fique como o primeiro da lista. Para o ministro, o edital poderá ser lançado ainda no atual governo.

Ao ser perguntado sobre o Galeão, o ministro respondeu: - Cada coisa a seu tempo. Barboza afirmou estar totalmente afinado com o governo no que se refere à abertura de capital da Infraero e à privatização de alguns aeroportos. E garantiu que não fará um “choque de gestão” na estatal. Para o Galeão, afirmou que os planos são acelerar as obras de modernização e garantiu que o terminal estará preparado para a Copa de 2014: - A minha ideia é melhorar cada vez mais o Galeão, lembrando que sou carioca.

Jobim disse que, na próxima semana, irá analisar o texto final sobre o decreto com o modelo de privatização preparado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele afirmou que o sistema de autorização, que dispensa licitação, só poderá ser usado em aeroportos particulares.

Nos demais, será adotado o regime de concessão. Segundo fontes da Anac, Jobim já teria orientado a diretoria da agência sobre a restrição desse tipo de contrato. O texto elaborado pela Anac não diz que o modelo de autorização seria restrito aos aeroportos particulares.

Segundo o diretor de Serviços Aéreos da Anac, Marcelo Guaranys, tanto o modelo de concessão como de autorização exigem que a escolha do vencedor seja feita por meio de licitação. Guaranys afirmou ontem que o regime de concessão será aplicado a aeroportos de grande porte - caso de Galeão, Viracopos e Guarulhos -, enquanto os de menor porte e, portanto, de menor interesse público, poderão ser licitados pelo sistema de autorização.

Segundo Guaranys, no modelo de concessão o equilíbrio econômico-financeiro (cuja receita é medida pelas tarifas aeroportuárias e de espaços comerciais) do aeroporto é regulado e fiscalizado pela Anac, o que não ocorre na autorização.

Mas a empresa que for autorizada a operar o aeroporto precisa cumprir exigências legais, fiscais e operacionais.
Aeroportos no Brasil