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sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Patrimônio Historico Abandonado - Bebedouro: Museu ou Cemitério?


Bebedouro: Museu ou Cemitério



Apesar de possuir uma das maiores frotas de aeronaves do mundo, de ser pátria do Pai da Aviação Santos-Dumont e de ter uma história riquíssima relativa à aviação, o Brasil tem poucos museus dedicados ao tema. O maior deles é o MUSAL - Museu Aeroespacial, mantido pelo Comando da Aeronáutica no Rio de Janeiro.
Entretanto, um museu mais antigo e com um acervo muito importante está instalado desde 1968 na cidade de Bebedouro/SP. Esse museu, o Museu de Armas, Máquinas e Veículos Antigos Eduardo André Matarazzo, não somente possui uma coleção de aeronaves antigas e representativas da aeronáutica brasileira como também inúmeros carros e veículos antigos. Apesar da importância do acervo, grande parte dele está em estado praticamente de abandono, especialmente as aeronaves que estão expostas ao ar livre. Tais aeronaves nunca passaram por uma restauração e estão muito deterioradas, o que põe em risco sua existência no futuro.
Lá está, por exemplo, o único exemplar existente de um SAAB Scandia no mundo, o PP-SQR (foto abaixo), um dos 18 operados pela VASP ate meados dos anos 1960. Somente 18 aeronaves Scandia foram produzidas, e a Vasp operou todos, incluindo o protótipo. Pela importância histórica e raridade, essa aeronave merecia uma restauração cuidadosa e um espaço coberto para exibição.
Algumas aeronaves menores, como um Fairchild PT-19 e um Gloster Meteor F-8, estão na parte coberta do museu em muito melhor condição. O PT-19 ostenta a curiosa matrícula PP-GAY. Na área externa, estão preservados um DC-6A, o PP-LFB, que operou pela Vasp, o único DC-6 existente no país, e um Curtiss C-46 Commando, matriculado PP-VCE, com as cores de seu último operador, a Arruda, mas que deixa ver, devido ao desgaste pelo tempo, as cores da Varig no fundo. No Brasil, só existe outro C-46, um no MUSAL. Também estão lá o Scandia e um Vickers Viscount 701 da VASP, o PP-SRO. Da Varig, o museu tem o único Convair 240 existente no Brasil, o PP-VDG, e um Douglas DC-3, o PP-VBK. Ainda existem um North American B-25J da FAB e um Lockheed Lodestar, o PP-CGV, que pertenceu à Arruda.
O Museu ainda possui, fora os aviões citados, dois North American T-6 (um T-6D e um T-6G), um Beech C-45, um Lockheed TF-33A, um Rearwin 9000 Sportster (PP-TEE), um CAP-4 (PP-RXI), um HL-1 (PP-TVX) e um helicóptero Westland/Sikorsky S-51 Dragonfly. Fora os aviões, o acervo de carros antigos, veículos militares, canhões e outras peças é de valor inestimável. Em 2006, uma enchente danificou gravemente grande parte do acervo, em especial os carros antigos. É evidente que a administração do Museu não tem condições financeiras e técnicas de restaurar as aeronaves e nem de oferecer melhores condições de exposição, com cobertura. É necessário uma atitude ativa do poder público ou de grandes empresas para que se preserve esse importante patrimônio histórico. Eduardo André Matarazzo, o criador do Museu, morreu em 2002 e sua filha Patrícia ficou encarregada de administrar o acervo. Seus esforços estavam sendo coroados de sucesso quando ocorreu a inundação de 2006, o que dificultou bastante sua iniciativa de preservar o acervo do museu. Em 24 de julho de 2009, a Prefeitura de Bebedouro firmou um compromisso com o Museu de fornecer segurança patrimonial, poda da grama e das árvores e limpeza geral. Um esforço mais efetivo do poder público se torna necessário, entretanto, para que as belas aeronaves preservadas possam recuperar o brilho que tinham quando estavam transportando passageiros e carga pelo Brasil afora.

Blog do vinna

Um comentário:

Helbert Alves disse...

Até quando o nosso patrimônio historico continuara abandonado pelo poder público.