PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 31 de março de 2010

NOTÍCIAS VASP - REMARCADO O LEILÃO PARA O DIA 12.4.2010


PODER JUDICIÁRIO
JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO
Processo/Ano: 507/2005

CONCLUSÃO

Partes: Ministério Público do Trabalho e outros

M.FAL. Viação Aérea São Paulo S.A. VASP e outros

Nesta data, faço os presentes autos conclusos à MM Juíza do Trabalho Dra. Elisa Maria Secco Andreoni, tendo em vista o despacho referente ao Proc. TST Cor. Par - 4661-51-2010.5.00.000, de fls. 13.694.

São Paulo, 30.03.2010.

MEYRIMAR URZÊDA DA SILVA

Coord.Juízo Aux. Execução

Considerando a determinação do Exmo. Corregedor Geral da Justiça do Trabalho, Ministro Carlos Alberto Reis de Paula, no sentido de que fosse designada nova data para realização da venda pública da Fazenda Piratininga, com a ressalva do Sr. Ministro no seguinte sentido: “que a presente ordem apenas não será objeto de cumprimento na hipótese de deliberação em Trabalho, do Órgão Especial do TST ou por eventual determinação oriunda do excelso Supremo Tribunal Federal” de que a presente ordem apenas não será objeto de cumprimento na hipótese de deliberação em sentido contrário por parte desta Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, do Órgão Especial do TST ou por eventual determinação oriunda do excelso Supremo Tribunal Federal”, determino:

1.Que seja designado o dia 12 de abril de 2010, às 14h, para a realização da venda da Fazenda Piratininga, nos termos do Prov. 01/2009 e art. 1113, parágrafo 3º do CPC, conforme projeto a que aderiram os exequentes, em audiência e fls. 12.525, ressaltando-se que a venda se realizará com efeitos sustados, nos termos da decisão ora mencionada.

2.Ciência às partes e à Comissão de Hastas Públicas deste E. TRT, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis para a referida venda, informando-se aos Leiloeiros Oficiais da data e horários designados, dando-se a devida publicidade ao ato, devendo inclusive a Comissão expedir os editais de praxe.

3.Esclareça-se que ficam mantidas as mesmas condições na venda anteriormente designada (10.03.2010).

4.Intimem-se. Divulguem-se.

São Paulo, data supra.

ELISA MARIA SECCO ANDREONI

Juíza do Trabalho.

" name="texto" type="hidden">
Comarca: São Paulo - Capital Vara: 14
Data de Inclusão: 30/03/2010 Hora de Inclusão: 18:07:07

CONCLUSÃO

Partes: Ministério Público do Trabalho e outros

M.FAL. Viação Aérea São Paulo S.A. VASP e outros

Nesta data, faço os presentes autos conclusos à MM Juíza do Trabalho Dra. Elisa Maria Secco Andreoni, tendo em vista o despacho referente ao Proc. TST Cor. Par - 4661-51-2010.5.00.000, de fls. 13.694.

São Paulo, 30.03.2010.

MEYRIMAR URZÊDA DA SILVA

Coord.Juízo Aux. Execução

Considerando a determinação do Exmo. Corregedor Geral da Justiça do Trabalho, Ministro Carlos Alberto Reis de Paula, no sentido de que fosse designada nova data para realização da venda pública da Fazenda Piratininga, com a ressalva do Sr. Ministro no seguinte sentido: “que a presente ordem apenas não será objeto de cumprimento na hipótese de deliberação em Trabalho, do Órgão Especial do TST ou por eventual determinação oriunda do excelso Supremo Tribunal Federal” de que a presente ordem apenas não será objeto de cumprimento na hipótese de deliberação em sentido contrário por parte desta Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, do Órgão Especial do TST ou por eventual determinação oriunda do excelso Supremo Tribunal Federal”, determino:

1.Que seja designado o dia 12 de abril de 2010, às 14h, para a realização da venda da Fazenda Piratininga, nos termos do Prov. 01/2009 e art. 1113, parágrafo 3º do CPC, conforme projeto a que aderiram os exequentes, em audiência e fls. 12.525, ressaltando-se que a venda se realizará com efeitos sustados, nos termos da decisão ora mencionada.

2.Ciência às partes e à Comissão de Hastas Públicas deste E. TRT, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis para a referida venda, informando-se aos Leiloeiros Oficiais da data e horários designados, dando-se a devida publicidade ao ato, devendo inclusive a Comissão expedir os editais de praxe.

3.Esclareça-se que ficam mantidas as mesmas condições na venda anteriormente designada (10.03.2010).

4.Intimem-se. Divulguem-se.

São Paulo, data supra.

ELISA MARIA SECCO ANDREONI

Juíza do Trabalho.

Fonte: www.duqueestrada.adv.br

Pequeno avião chega a 300 pés e quase colide com Boeing



No Sábado, dia 27 de março, por volta das 11:20 h ,Um Boeing 777-200 da United Airlines na rota São Francisco a Pequim, logo após a decolagem emSão Francisco, com 251 passageiros e 17 tripulantes a bordo.

O sistema anti-colisão (Traffic Collision Avoidance System) do Boeing da United soou e emitiu um aviso de tráfego, reconhecendo um Aeroave muito próxima.

A uma baixa altitude, a tripulação do Boeing só viu uma porção da Aeronave, a parte inferior do Cessna 182, que passava entre 200 a 300 metros de distância.

A United Airlines Boeing 777 narrowly missed colliding with a small plane in midair over San Francisco on Saturday, reported National Transportation Safety Board (NTSB).
Os pilotos da United Airlines viram um avião pequeno, fazendo
uma curva da esquerda para a direita em seu cockpit, e imediatamente o piloto estabilizou o avião para evitar o acidente.
O TCAS advertiu-os a abandonarem a sua altitude para assim aumentar a separação.
A Aeronave foi direcionada para tomar um "hard left".

Após o incidente, o avião seguiu para Pequim.O National Transportation Safety Board iniciou uma investigação na terça-feira e disse que era muito cedo para sugerir o que ou de quem foi a culpa.









ABC Good Morning America

JetBlue Airways e American Airlines assinaram um acordo de colaboração comercial


Viajantes já podem se alegrar:

A JetBlue Airways começará a voar para o Reagan National Airport, como parte de um novo acordo com a American Airlines.

Em contrapartida, a American Airlines irá assumir algumas ranhuras no portão de John F. Kennedy International Airport.

A notícia, anunciada esta manhã, também diz que a American Airlines e JetBlue Airways estão unindo forças para ajudar a impulsionar as viagens internacionais.

As duas companhias assinaram um acordo de colaboração comercial que permitirá que clientes da Jet Blue de Nova Iorque e Boston tenham acesso para vôos internacionais da American Airlines.


O pagamento:

A American está dando até oito pares de slots no Aeroporto Nacional Ronald Reagan e um par de faixas horárias em White Plains, NY a JetBlue, ea JetBlue irá transferir 12 pares de slots no John F. Kennedy International Airport para a American Airlines.

"A parceria se concentrará em rotas dentro e fora do JFK e Boston, que se estendem e completam nas redes uns dos outros, disseram em um comunicado à imprensa.

Como se complementam?

Por exemplo, seria prestar um serviço contínuo para os clientes que desejam voar sem escalas de Nantucket a JFK na JetBlue e de lá para Londres.

Da mesma forma, os clientes da American procedentes de Paris para Nova Iorque e podem se conectar a um vôo sem escalas na JetBlue a Burlington, Vermont .

Clientes JetBlue serão capazes de conectar-se facilmente em vôos para 12 destinos internacionais na América do JFK e Boston, nomeadamente em Barcelona, São Paulo, e Tóquio.

Além dos vôos internacionais, os membros do programa de concessão de cada companhia aérea poderá reservar voos com a companhia aérea para coletar milhas.
Por exemplo, os clientes da American Airlines podem reservar vôos da JetBlue JFK ou Boston para Portland, Maine, e acumular milhas.

Essa relação entre a American Airlines e JetBlue é Bem intrigante.

*** Daí poderá haver algum Code Share futuro com a GOL, através da American Airlines ????

Câmbio e redução de despesas ajudam lucro da TAM

A maior companhia aérea do país, TAM, reverteu prejuízo de 1,23 bilhão de reais sofrido no final de 2008 e encerrou o quarto trimestre com lucro líquido de 144 milhões de reais, apoiada em ganhos cambiais e diminuição de despesas operacionais.

A empresa, que espera um crescimento da demanda de passageiros no mercado doméstico em 2010 de 14 a 18 por cento, teve um lucro anual de 1,342 bilhão de reais, contra prejuízo de 1,51 bilhão de reais.

O resultado do trimestre passado ficou acima do esperado por quatro analistas consultados pela Reuters, que em média previam lucro líquido da TAM em 91,2 milhões de reais nos últimos três meses de 2009.

Em meados deste mês, a rival Gol divulgou lucro líquido de 397,8 milhões de reais para o quarto trimestre, ajudada por créditos fiscais relacionados à aquisição da Varig.

O lucro da TAM no final do ano passado veio apesar de uma queda de 12,7 por cento na receita doméstica, para 1,43 bilhão de reais, por conta de uma redução de 25,3 por cento no indicador yield, que representa o valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro no período.

No total, a receita líquida caiu 13 por cento no quarto trimestre, na comparação anual, para 2,5 bilhões de reais, encerrando 2009 em 9,9 bilhões de reais, recuo de 6,5 por cento sobre 2008.

A queda no yield se deu em meio a um forte ambiente competitivo nos últimos três meses de 2009 em que as companhias aéreas promoveram grandes reduções nos preços de passagens aéreas.

A empresa teve lucro antes de juros, impostos, amortização, depreciação e leasing de aviões (Ebitdar, na sigla em inglês) de 364,3 milhões de reais de outubro a dezembro, contra 530,1 milhões de reais um ano antes. A margem recuou de 18,1 para 14,3 por cento.

Mas as despesas operacionais recuaram 8 por cento, para 2,4 bilhões de reais, em função principalmente de queda no gasto com combustível, de 26,8 por cento, e com pessoal.

Esta última linha caiu 8,1 por cento, apoiada em corte de 0,4 por cento no número de funcionários da empresa, para 24.282.

Já a queda no custo de combustível ocorreu por redução de 32,3 por cento no preço médio em reais do litro de combustível e por aumento de etapa média nas rotas.

Com o real se valorizando em 23,7 por cento contra o dólar na média do trimestre passado, o resultado financeiro líquido da TAM apurado foi de receita líquida de 93,4 milhões de reais, ante despesa de 2,1 bilhões de reais no mesmo período de 2008.

Portal Exame

Previ tem interesse em aeroporto no Rio


O fundo de pensão poderia participar de uma possível privatização do aeroporto internacional carioca, afirmou o diretor Fábio Moser no seminário do Valor e WSJ em Nova York.


G1

Multifunção : John Travolta posa com roupa de piloto no aeroporto de Melbourne



John Travolta posa com roupa de piloto no aeroporto de Melbourne

John Travolta viajou para a Austrália, no último final de semana, para conferir o Grande Prêmio de Fórmula 1.

Vestido de piloto de avião, Travolta posou com duas garotas propaganda da linha aérea Qantas, ao lado de um carro de corrida. Travolta é um piloto qualificado para voar até em Boeings 747 e possui dois aviões: um Boeing 707 e um Golfstream G-V.

Recentemente, o ator pilotou um Boeing 707 até Porto Príncipe, no Haiti, onde entregou seis toneladas de rações militares e suprimentos médicos para ajudar os sobreviventes do terremoto que devastou o país no dia 12 de janeiro.

Grosby Group

Grosby Group

O Fuxico/revista Quem


TAM separa cargos de comando e indica Bologna para presidir holding


A TAM decidiu separar os cargos de comando da companhia aérea. Com isso, o executivo Marco Antonio Bologna, que presidia a TAM Aviação Executiva e anteriormente também comandou a TAM Linhas Aéreas, passará a ocupar a presidência da holding que controla os negócios do grupo, a TAM S/A.

Por sua vez, Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas, continua no comando das operações aéreas, que compreendem a TAM Linhas Aéreas, a TAM Airlines, a Pantanal Linhas Aéreas e a TAM Viagens. Ele também continuará exercendo de forma interina a presidência da Multiplus, subsidiária responsável por programas de fidelização.

A empresa afirma que as mudanças de governança visam dividir responsabilidades entre o desenvolvimento de novos negócios e as operações aéreas, o que permitirá que as lideranças ampliem o foco nas suas áreas de atuação.

Bologna será responsável pelo desenvolvimento de novos negócios e pelo relacionamento institucional, enquanto Barroso se dedicará a desafios como a ampliação da frota, a expansão das linhas internacionais, o desenvolvimento das rotas de menor densidade e o aprimoramento da excelência operacional.

Em nota, a presidente do Conselho de Administração da TAM, Maria Cláudia Amaro, afirma que a separação de cargos está ligada à dimensão dos negócios e representa um " importante passo " para a criação de uma grande corporação. "Chegamos a um estágio da companhia onde se tornou estratégica a definição precisa das funções corporativas", diz.

G1

O pneu travou e o avião capotou.


Um piloto e um passageiro que voavam para Des Moines em um avião Cessna 172 foram obrigados a pousar em um campo agrícola perto da Avenida 86 às 07:00h desta manhã ,próximo ao Aeroporto Regional de Ankeny (Iowa, E.U.A.).

Piloto e passageiro escaparam sem ferimentos graves.




Com problemas no motor o piloto decidiu que não daria tempo para pousar no Aeroporto Regional de Ankeny; tentou fazer então uma aterragem de emergência em uma estrada de cascalho , mas pousou apenas brevemente na estrada , levando a aeronave a um campo de milho.
O solo, sendo macio: O pneu travou e o avião capotou.

O avião é um Cessna 172N e está registrado em Rhinelander Flying Service em Rhinelander.




O piloto também acredita que tenha esgotado o combustível(pane seca).

Representantes da Administração Federal de Aviação estão a caminho para investigar o acidente.









NewsChannel 7


Comercial da American Airlines



you tube

Espanha paga a imigrantes para regressarem ao país de origem



O governo de Madrid decidiu abrir a porta da saída aos imigrantes, oferecendo-lhes até 2.600 euros mais a passagem de avião para regressarem aos países de origem.

Subjacente a este programa está o fato de 30% da população estrangeira (mais de 600 mil pessoas) na Espanha sobreviverem sem rendimentos de trabalho, sendo que 300 mil deles vão deixar de receber subsídios a curto prazo.


O governo prevê criar o chamado cheque imigrante, que incluirá o preço dos bilhetes de avião de regresso ao país natal para toda a família, até ao segundo grau de consanguinidade, dinheiro de bolso para a viagem (50 euros por pessoa ou 400 euros se for toda a família de uma só vez), uma ajuda económica extra para se instalarem no seu país, a qual oscila entre os 400 4 os 1600 euros segundo o número de pessoas da mesma família que regressarem.


Por último, Madrid oferece-se ainda para pagar aos imigrantes os custos dos transporte para se deslocarem às suas povoações nos países de origem (ajudas oscilam entre 100 e 600 euros).


Os imigrantes em Espanha representam 12,8% da população (5,6 milhões de pessoas). A maioria (4,5 milhões) está em idade de entrar no mercado de trabalho, embora os maiores de 65 anos formem um nutrido grupo de 300 mil pessoas.
correio da manhã

Avião radar americano com quatro tripulantes cai no Golfo de Omã


Três pessoas já foram resgatadas, mas não há sinal do quarto tripulante.
Avião voltava do Afeganistão quando sofreu problemas mecânicos.

Um avião radar norte-americano caiu nesta quarta-feira (31) no Golfo de Omã com quatro tripulantes a bordo. Três deles foram resgatados, enquanto ainda não há notícias do quarto. O anúncio foi feito em um comunicado pela V Frota americana, com base do Bahrein.

"Três membros da tripulação foram recuperados e a busca prossegue para tentar localizar o quarto tripulante", afirma o comunicado, sem especificar se os três tripulantes foram resgatados com vida.O comunicado assinala que se trata de um aparelho Grumman E-2C Hawkeye, um biturbo-hélice de vigilância embarcado no porta-aviões USS Dwight Einsehower.

O avião voltava de uma missão da operação Liberdade Duradoura (Enduring Freedom), que acontece no Afeganistão, quando apresentou problemas mecânicos.

g1

Extensão de código compartilhado entre a Japan Airlines e a British Airways

A Japan Airlines e a British Airways em 28 de março de 2010 alargaram o seu acordo de codeshare com nove novas rotas.

O acordo de codeshare entre a Japan Airlines e a British Airways é de nove novas rotas na Europa, a saber:

Düsseldorf, Munique, Berlim, Genebra, Basileia, Estocolmo, Copenhague, Oslo e Bruxelas.

Japan airlines


Nasa usa avião-robô para mapear atmosfera


Aeronaves não-tripuladas vão estudar o clima e tentar entender fenômenos como aquecimento global

Nasa

Já mapeamos quase todos os cantos de nosso plaenta, mas entendemos pouco a parte “imaterial” da Terra: a atmosfera.

Por causa da dificuldade técnica de sobreviver a uma viagem dessas, não exploramos essa região que poderia nos ajudar a compreender fenômenos como o aquecimento global e o buraco na camada de ozônio.

Pensando nisso, a NASA anunciou o uso de três aeronaves não tripuladas chamadas Global Hawks, capazes de permanecer em vôo por mais de 30 horas, atingir altitudes superiores a 19 quilômetros e recolher dados atmosféricos e climáticos.

Nasa

>> Nasa coloca na web fotos da Lua
>> Veja modelos de TV 3D que já existem
>> Confira linha do tempo da comida


Segundo a revista Technology Review, os aviões são completamente autônomos, ou seja, os cientistas podem programar suas rotas antes do lançamento. No entanto, eles podem assumir o controle da aeronave em casos de emergência.

Os cientistas esperam conseguir lançar um novo vôo toda semana - a primeira nave decolou na semana passada e sobrevoou o Oceano Pacífico. Os aviões carregam mais de 10 instrumentos científicos, capazes de mapear os gases e as nuvens na atmosfera e coletar dados metereológicos como temperatura, ventos e pressão.

As naves eram originalmente usadas pela força aérea dos Estados Unidos para missões de espionagem e reconhecimento e foram adquiridas pela NASA em 2007. É sempre interessante ver uma tecnologia que antes era usada para a guerra, ser utilizada para nos ajudar a entender – e salvar – nosso planeta.
galiileu

Farra das passagens faz 1 ano e poderia ter sido evitada

O escândalo das passagens aéreas no Congresso Nacional está completando 1 ano e, portanto, penso que cabe uma releitura técnica do que levou a este descontrole pelos deputados e senadores.

Lembro que o escândalo gerou muita matéria, vendeu muitos jornais e revistas, mas desconheço as iniciativas para se evitar sua repetição e, por isso, peço licença aos leitores para reproduzir artigo que assinei, publicado no Jornal do Brasil em julho de 2009.

Quem paga, controla

O descontrole na compra de passagens aéreas pelos deputados e senadores é incompreensível para especialistas em gestão de viagens corporativas. Explica-se: a indústria de viagens e turismo é, senão a maior, uma das três maiores no mundo, com contribuição prevista de U$ 5,5 trilhões ou 9,4% do PIB mundial. E no Brasil, em 2008, as viagens a trabalho – exatamente como as que deveriam ser as dos deputados e senadores – movimentaram R$ 33 bilhões, gerando 254 mil empregos (IEVC-USP). Uma soma tão vultosa poderia abdicar de controle? A resposta é óbvia.

Estamos concluindo a primeira década do século XXI e a Tecnologia da Informação tomou definitivamente a frente na administração de negócios das grandes empresas. É o que deveria estar fazendo o Estado, em todos os seus níveis. Não é preciso ser um especialista para entender que um processo de aquisição de passagens que envolva milhares de compradores, centenas de fornecedores e um único pagante – sendo, nesse caso, a população brasileira o “único pagante” – só pode ser controlado de forma eficaz por intermédio de processos informatizados.

Em todo o mundo, empresas de grande e médio porte utilizam sistemas de controle de gastos dos funcionários, e não agem diferente quando o assunto é a viagem a negócios. Cabe ao sistema o papel de fiscalizar e, ao mesmo tempo, doutrinar os compradores. Os instrumentos tecnológicos são capazes de auxiliar os funcionários nas funções de compra e busca pelo menor preço, num contexto geral que traz bons resultados a toda organização.

Fiscalização em tempo real, com foco na prevenção e na orientação. O controle, antes realizado apenas pelo olho de um gerente, hoje é disseminado para todo corpo funcional, também usuário da tecnologia. Como os procedimentos ficam registrados num banco de dados, que, por sua vez, geram relatórios constantes, as corporações têm a certeza de que todos seguirão as normas. Empresas nacionais já desenvolvem e exportam tecnologia para gestão de viagens corporativas. Multinacionais em operação no Brasil confiam e se utilizam da tecnologia brasileira há alguns anos, desfrutando aqui de sistemas parametrizados para a realidade do nosso mercado.

Os governos de Minas Gerais e do Ceará deram o exemplo. Dispensaram a figura do gerente único, controlador – ou em alguns casos, emperrador de sistemas. Com ajuda da internet, estimularam a gestão participativa e co-responsável, onde cada servidor tem a obrigação de zelar pelo dinheiro público. O próprio servidor público desses estados pode fazer a sua reserva aérea. Porém, o sistema de gestão de viagens o obriga a utilizar a tarifa promocional mais vantajosa. O administrador público também fica seguro, posto que somente servidores do órgão podem ser solicitantes de serviços de viagens, e somente pessoas previamente cadastradas podem ser passageiros ou hóspedes. Nesse ambiente, os autorizadores de viagens, pré-definidos, são requisitados de forma automática a analisar e autorizar os casos que fugirem à política de viagens do órgão público.

Em cenário de negócios instável, como o atual, o corte de viagens parece ser uma atitude razoável das pessoas. No entanto, posicionamento oposto é exigido de empresas e governos, pois precisam investir na busca de novas soluções. Os efeitos colaterais gerados pelo atual momento do sistema financeiro mundial poderão permanecer por um longo período e, durante o processo de recuperação da economia, a tecnologia será a principal ferramenta daqueles que souberem transformar ameaças em oportunidade para redução de custos.

Se considerarmos possível um controle de viagens não só do Senado e do Congresso, como também das idas e vindas de prefeitos e vereadores de todo país, somados aos servidores estaduais e municipais que transitam pelo país e exterior, chegaremos a um total de economia significativo, estimado em 30%.

É dinheiro que pode ser revertido para investimentos em infra-estrutura básica, beneficiando a população que sequer tem a oportunidade de entrar em um avião.

A inteligente decisão da automação do processo eleitoral brasileiro, que nos elevou à singular posição de liderança mundial em tecnologia eleitoral e praticamente acabou com as fraudes, é o melhor exemplo de como deveria agir o setor público também na questão dos gastos, que tanto tem indignado o país. A garantia da aplicação do menor preço e com o cumprimento das regras estabelecidas pela administração pública só pode se dar com sistemas tecnológicos eficientes, hoje muito bem testados.

Quem paga, deve controlar o que está pagando. Esta regra simples deve também nortear a gestão das viagens dos órgãos e empresas públicas, como já o fazem há mais tempo as empresas privadas.

Distribuindo viagens

Gol dá ingressos do Hopi Hari para clientes em Campinas(CPQ)



A Gol promove entre hoje e sexta-feira (dia 2) uma promoção relâmpago para quem deseja aproveitar o feriado da Páscoa nas atrações do Hopi Hari, parque temático localizado em Vinhedo (SP).

O cliente Gol que embarcar ou desembarcar nesse período no aeroporto de Viracopos, em Campinas, cidade próxima a Vinhedo, será presenteado com um voucher que lhe dará direito a duas entradas no parque – até o final do estoque.

Para aproveitar o feriadão no Hopi Hari o cliente deve cadastrar seu voucher no www.hopihari.com.br/gol, até, no máximo sábado (dia 3). No portal é possível saber datas disponíveis para sua visita. Após o cadastramento, o cliente receberá um link para imprimir um comprovante que deverá ser apresentado em um balcão exclusivo dos clientes Gol na entrada do parque. O Hopi Hari solicita que o visitante compareça com RG original com foto, comprovante de reserva impresso e validado, assim como o comprovante de viagem Gol.
panrotas

TAP lança revista “UPKids” “nova companheira de viagem dos " pequenos”


A TAP, cuja revista de bordo, a “UP” tem recebido diversos prémios de âmbito nacional e internacional, lança na quinta-feira, 1 de Abril, uma nova publicação, a “UPKids”, dedicada às crianças.


“A UPKids foi criada por uma equipe de especialistas e tem como missão entreter os pequenos passageiros, contribuindo para que tanto eles como os pais tenham uma viagem ainda mais agradável”, salienta a companhia em comunicado.

A transportadora anuncia que a nova “UPKids” está “repleta de passatempos e atividades que desafiam os mais novos a desenhar, pintar ou jogar” e que a publicação “foi especificamente pensada para crianças que estão viajando a bordo de um avião”.


Uma das novidades é que a “UPKids”, que terá três edições por ano — Páscoa, Verão e Natal e Ano Novo — publica “um diploma de voo destacável, para ser assinado pelo Comandante e uma caixa de lápis de cor”.

O lançamento da revista foi enquadrado pela TAP nas comemorações do seu 65º aniversário e no propósito de ter “uma atitude cada vez mais ‘amiga das crianças’, que reforça o seu crescente espírito moderno e virado para o futuro”.

Ainda neste âmbito, a TAP refere que tem em curso uma promoção em que as crianças até 11 anos apenas pagam apenas as taxas de aeroporto e combustível (YQ), se aplicáveis, nas viagens à Madeira e aos Açores, entre 12 de Abril e 1 de Junho.
A promoção é para partidas de Lisboa, Porto ou Faro e as crianças que não sejam acompanhadas pagam taxa de serviço se aplicável.
Presstur

Assista o vídeo, vale a pena! - O avião rádio-controlado mais rápido do mundo

Em janeiro deste ano, durante a 2ª Copa Internacional de Jatos de Rádio Controle, disputada na República Dominicana, o Guinness World Records deu o título de avião mais rápido do mundo, controlado remotamente, para Axel Haché (República Dominicana) e David Shulman (Estados Unidos).

Os dois pilotos conseguiram alcançar a impressionante marca de 542,64 km/h pilotando seus jatos Firebird.

Fotos: David “Shui” Shulman

Bocaberta

Congonhas pode ter 90 dias para atender a exigências ambientais


Uma liminar da Justiça Federal em São Paulo pode obrigar a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a atender, num prazo máximo de 90 dias, a parte das cerca de 100 exigências ambientais feitas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. A 2.ª Vara Cível Federal chegou a expedir decisão nesse sentido, mas a revogou porque a Associação Brasileira de Parentes e Amigos das Vítimas de Acidentes Aéreos (Abrapavaa), autora da ação civil pública, não apresentou seu CNPJ.

Segundo os advogados da entidade, os efeitos da liminar voltam a vigorar assim que a documentação exigida pela Justiça Federal for juntada aos autos, o que deve ocorrer após o feriado de Páscoa. O despacho da juíza Rosana Ferri Vidor determina que a estatal cumpra 11 das cerca de 100 exigências ambientais em um prazo máximo de 90 dias, sob pena de multa diária que varia de R$ 10 mil a R$ 50 mil.

A decisão, por ora sem efeito, atende em parte aos pedidos feitos pela Abrapavaa. Além do cumprimento das exigências ambientais, os advogados da entidade queriam que a Justiça proibisse a realização de novas obras no aeroporto enquanto as obrigações ambientais não fossem integralmente atendidas. "Entendo impertinente (o pedido de veto às reformas), uma vez que não existe prejudicialidade entre essas atividades (eventuais obras e exigências ambientais)", escreveu a magistrada.

O processo de adequação de Congonhas à legislação ambiental se arrasta desde 2006, quando a SVMA notificou a Infraero a apresentar, no prazo de um ano, o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima).

Procurada, a Infraero não retornou. /

estadão

Ajuda do céu para desabrigados

Clique para Ampliar

Imagens exclusivas: Câmaras de ar eram jogadas por aviões e helicópteros da Força Aérea Brasileira para socorrer as vítimas de inundações. Cel. Aviador Ovídio durante missão
DIVULGAÇÃO

Clique para Ampliar

Doação: toneladas de alimentos, roupas e remédios eram conduzidas em aviões da Força Aérea Brasileira e entregues no sertão
JULIANA VASQUEZ (REPRODUÇÃO)

Clique para Ampliar

O presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, desembarca no antigo Aeroporto Pinto Martins para inaugurar o Açude Orós

Clique para Ampliar

Telhas e carnaúbas: únicos pontos visíveis na área urbana de Limoeiro do Norte. Militares fizeram registros aéreos da operação
DIVULGAÇÃO

Clique para Ampliar

Registros do depto. de Comunicação Social da base Aérea de Fortaleza preservaram a memória de uma das maiores ajudas humanitárias

31/3/2010

No inesquecível caso do transbordamento do Açude Orós, a Base Aérea de Fortaleza teve papel de destaque

Fortaleza. Há 50 anos a barragem do Açude Orós, ainda com obras em andamento, começou a acumular água. As chuvas do ano de 1960 intensificavam-se, caindo torrencialmente. Provocaram o transbordamento das águas do açude. Uma enchente de grandes proporções inundou inúmeras cidades do Vale do Jaguaribe. Mais de 100 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Teve início, então, uma das maiores operações de ajuda humanitária no Estado. O Segundo Comando Aéreo (II Comar) acionou a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). As informações chegadas à Capital cearense eram vindas por meio do Radioamador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que alertou durante vários dias e noites o acidente.

Como relembra o jornalista Carlos Célio de Souza, chefe do reportagem deste jornal, a emissora Ceará Rádio Clube (PRE-9) fez campanha pedindo a população que enviasse câmaras de ar, que foram lançadas de avião nas áreas alagadas. Assim, as primeiras ajudas caiam do céu.

A assessoria de imprensa da BAFZ revela que os livros históricos do órgão registram a formação de uma verdadeira ponte aérea, com aviões e helicópteros prestando resgate aos moradores situados em áreas de difícil acesso, que se encontravam completamente cercadas pelas águas do Orós.

Com a finalidade de transportar alimentos, remédios, roupas e agasalhos, os trabalhos de descarregamento e carregamento de aviões aconteciam 24 horas por dia. A Infantaria de Guarda e os Esquadrões de Comando, Suprimento de Manutenção, de Material, entre outros, tiveram missões destacadas.

O próprio comandante das Operações, coronel aviador Ovídio Gomes Pinto, participou, num helicóptero Sikorsky S-55, de inúmeras missões de resgate dos desabrigados, alguns resgatados do telhado das casas submersas.

O presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobrevoou as áreas atingidas, providenciando pessoalmente a implementação da ajuda federal aos desabrigados.

A Presidência da República pôde acompanhar, diariamente, os relatórios de operações da Campanha Orós, oriundos do Comando da BAFZ, o que permitiu a aplicação dos recursos financeiros, materiais e humanos necessários. Com uma expressiva parte de seu contingente envolvido diariamente, nos municípios afetados, a BAFZ conduziu as ações com total eficiência. Os militares trabalharam incansavelmente, salvando a vida de inúmeras pessoas, assim como uma grande quantidade de animais na área inundada.

Concluída a campanha e cessadas as chuvas, deu-se início, por determinação expressa da Presidência da República, ao trabalho de reconstrução, 24 horas por dia, do Açude que leva o nome do então presidente Juscelino Kubitschek. No momento de inauguração, a BAFZ pode orgulhar-se, com justiça, da ação de seus homens.

Fique por dentro

História revivida

Localizado no leito do Rio Jaguaribe, na região Centro-Sul do Ceará, o Açude Orós tem uma história que remonta à época do Brasil Império, quando várias secas se sucederam dizimando um grande número de pessoas e animais. Represar o Rio Jaguaribe e fazê-lo perene surgiu como a alternativa mais viável para resolver o problema da escassez de água no sertão cearense. Ao ser construído, chegou a inundar vilarejos próximos ao leito do rio, dentre eles o mais famoso: Conceição do Buraco, hoje Guassussê. Foi construído pelo Dnocs, tendo suas obras concluídas em 1961.

Erotilde Honório

Despertar a memória

"As notícias sobre as chuvas e a barragem do Orós tomaram contam não apenas do Ceará, mas de todo o País. As manchetes dos jornais nos três dias que antecederam o desfecho eram dramáticas. O desastre não foi maior porque a natureza foi providencial: primeiro, protegeu os moradores da bacia do açude, fazendo baixar o nível da água pelo escoamento; segundo, a parede não rompeu, a água foi traçando seu próprio caminho, desgastando gradativamente uma das laterais até chegar à fundações. (...) As consequências sociais da enchente não eram aventadas em notícias, mas houve uma grande mobilização em torno do Orós e suas vítimas, num movimento de solidariedade humana que ainda não se verificava em nossa terra, em tais proporções e profundidade, mesmo nos momentos culminantes de sua história. A tragédia do grande reservatório é uma tragédia que paga a si mesma pelos benefícios que provocou à margem de seus males. O Orós, que era a mais querida de nossas obras públicas, tornou-se agora qualquer coisa de sagrado e inviolável graças ao clima psicológico que desencadeou no Estado e fora dele, em virtude da ameaça de sua destruição. Graças a Deus, a majestosa represa teve apenas que ser reconstruída. E graças ao presidente Kubitschek, a reconstrução iniciou rapidamente".

Trecho do livro "O Despertar da Memória: as narrativas dos excluídos da terra na construção do Açude Orós", (págs.63 a 65)

JANAYDE GONÇALVES
Repórter

regional diário do nordeste

Colt Aviation investe em ação de responsabilidade sócio-ambiental



Após participar do 8º Fórum Empresarial, em abril do ano passado, que abordou o tema “Sustentabilidade”, Alexandre Eckmann, presidente da Colt Aviation, investe agora em ação de responsabilidade sócio-ambiental. Em parceria com a empresa Brasil Flora, foi desenvolvido o Projeto de Compensação Parcial de Carbono, que faz parte do Projeto Amigos do Clima, para minimizar os impactos do aquecimento global causados pela emissão dos gases de efeito estufa.


Para isso foi desenvolvido um inventário das emissões com base no cálculo das horas de voos realizadas pela Colt, com a quantidade de querosene queimado e de CO2 liberado por cada aeronave. Com base nesses dados, foi calculada a quantidade de árvores necessárias para compensar a quantidade de carbono dispensada nos voos.

“Ao contrário dos países na Europa, no Brasil ainda não há uma lei que exija ações como essa por parte das empresas. Mas eu acredito que se cada um se conscientizar e fizer a sua parte, poderemos contribuir para um planeta melhor”, afirma Eckmann.

Durante dois anos, o reflorestamento é acompanhado de perto pela Brasil Flora. Segundo Eduardo Delangelo, diretor da empresa, esse período é o mais delicado, pois por serem ainda frágeis, as árvores estão mais sujeitas a formigas, pragas e outras intempéries. Após esse período, elas estarão mais fortes e já terão alcançado de 2m a 3m de altura.

O reflorestamento é feito na Unidade Operacional da Brasil Flora, em São Carlos, interior de São Paulo, onde são plantadas de 35 a 120 espécies de árvores, o que garante a diversidade biológica da floresta e atrai os mais variados animais. Além de garantir a sucessão natural de fragmentos, já que estas mesmas árvores espalharão suas sementes pela floresta.

Um trabalho de foto-documentação é realizado a cada quatro meses para o acompanhamento do projeto e pode ser visto no site www.brasilfora.com.br, na seção Projetos em Curso. “Empresas como a Colt Aviation percebem o cuidado com as questões ambientais e sociais como uma ferramenta de sustentabilidade e bom engajamento de seus negócios no futuro”, conclui Delangelo.

Aviação Brasil

Aviônicos mais modernos não são sinônimo de maior segurança






Um estudo publicado pelo órgão norte-americano de segurança nos transportes NTSB (National Transportation Safety Board) revelou que ao contrário do que se poderia esperar, o uso crescente de instrumentos digitais modernos (simbolizados em especial pelos glass cockpits) nos aviões leves da aviação geral não têm contribuído para torná-los essencialmente mais seguros que aqueles utilizando instrumentos analógicos.

Após analisar entre os anos de 2002 e 2007 um grupo de teste composto por 8.364 monomotores a pistão fabricados entre 2002 e 2006, dos quais 5.516 equipados com glass cockpit e 2.848 com instrumentos convencionais (analógicos), ficou comprovado que apesar de percentualmente ocorrerem menos acidentes com os aviões do primeiro grupo, o índice de acidentes fatais foi o dobro daqueles ocorridos com os do segundo grupo.


Além disso, os acidentes com as aeronaves que possuíam os instrumentos mais modernos ocorreram em sua maioria durante voos de negócios ou pessoais em condições IFR (voo por instrumentos), enquanto os acidentes com aqueles equipados com mostradores convencionais aconteceram tipicamente em voos de treinamento.


Apesar de aparentemente contraditório, o resultado não chega a surpreender os profissionais do setor por dois motivos: falta de treinamento e disciplina operacional.


O simples fato de ser mais moderno já deixa implícito na mente de quem opera a aeronave a existência de maior segurança, o que não deixa de ser verdade uma vez que a evolução não só visa como proporciona isso, entretanto, o que é novo precisa ser estudado e conhecido.


Dessa forma, para que a maior tecnologia embarcada possa trazer todos os benefícios a que se pretende, em especial a segurança, é preciso investir no treinamento e na disciplina dos profissionais ao usá-la, tanto para que a conheçam quanto para que não a extrapolem.


Ciente disso, o próprio NTSB ao concluir sua pesquisa enviou recomendações ao FAA (Federal Aviation Administration) com o intuito de preparar melhor os pilotos, como a inclusão nos testes de conhecimento para os pilotos de itens sobre operação e falhas em glass cockpits, e o desenvolvimento e publicação de guias para a utilização de novos simuladores para os aviões leves da aviação geral equipados com os painéis de instrumentos de última geração.

meio aéreo

Sustentação??? É só motor!!


Popout
fs avançado

F-22 Raptor na FIDAE 2010


Prestem atenção à decolagem. Será que na volta ele dá uma passadinha no Brasil?

Popout

Poder aéreo

3ª ETAPA RED BULL AIR RACE 2010 - 8 E 9 DE MAIO NO RIO DE JANEIRO


A Red Bull Air Race estará de volta ao Rio de Janeiro em 2010, exatamente três anos após um milhão de espectadores terem lotado as praias para testemunhar o maior evento desportivo da história do Brasil. O atual campeão, Paul Bonhomme, venceu a corrida na América do Sul em 2007 e agora o craque britânico vai estar liderando o grupo dos 15 melhores pilotos de corrida do mundo, dias 8 e 9 de Maio de 2010, na terceira das 8 etapas do campeonato.



Lembrando ainda que esse ano teremos a participação do brasileiro Adilson Kindlemann, sendo o primeiro piloto sul-americano a competir no Red Bull Air Race World Championship - A América do Sul é hoje o 6º continente representado.
Kindlemann é um piloto de linha aérea com 11.000 horas de vôo em seu diário de bordo e 1.200 horas de acrobacia, o novato brasileiro foi cativado pela corrida em 2007 quando o torneio teve pela primeira vez uma etapa realizada no Rio de Janeiro, numa corrida realizada em frente de 1 milhão de espectadores.

PAPO DE HANGAR