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segunda-feira, 9 de novembro de 2009

The best of Asia



A Malásia Airlines, a transportadora nacional da Malásia, foi votada como "a principal companhia aérea da Ásia" por mais de 180.000 profissionais da indústria em uma pesquisa global realizada pela World Travel Awards.

V COMAR ministra curso de CRM para tripulantes de C-98 Caravan

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O CENIPA informou, em nota, que para suprir necessidade do CINDACTA II, localizado em Curitiba (PR), o V COMAR realizou, com especialistas da Seção de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SPAA-5) e do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA V), uma Vistoria de Segurança Operacional e ministrou a primeira instrução de treinamento de Gerenciamento de Recursos de Tripulação (CRM) para os tripulantes da aeronave C-98 Caravan.

Seguindo os princípios da filosofia de CRM de 5ª Geração, foram apresentados assuntos referentes à Comunicação, Dinâmica de Equipe, Consciência Situacional, Processo Decisório, Treinamento Prático (Loft) e Manutenção (MRM).

O destaque especial foi dado ao tema “Gerenciamento de Recursos de Manutenção” (Maintenance Resource Management - MRM), atividade que envolve a manutenção de aeronaves, nos seus recursos pessoais e materiais.

Em conjunto com o CRM, esta ferramenta de prevenção precisa ser encarada como fundamental para minimizar os fatores que contribuem para ocorrências aeronáuticas, como inspeções de manutenção realizadas incorretamente, pertinência de situações perigosas, utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), ergonomia, segurança do trabalho, saúde do mantenedor e controle de riscos ambientais em hangares, oficinas e linhas de voo.

Visando a excelência na execução dos serviços e a redução no índice de acidentes decorrentes dos fatores "material" e "manutenção", a filosofia do CRM deverá fazer parte do cotidiano das organizações e unidades mantenedoras. A abordagem da Segurança Operacional é pioneira e inovadora no âmbito da Força Aérea Brasileira.

CR

Prefeitura diz que há conflito de planos

British Airways anuncia que vai demitir cerca de 3 mil até março



Empresa anuncia que vai demitir cerca de 3 mil até março.
Executivo destaca que setor de aviação segue em recessão

A companhia aérea britânica British Airways anunciou nesta sexta-feira (6) que encerrou seu primeiro semestre fiscal, que terminou em setembro, com prejuízo de 292 milhões de libras (R$ 834 milhões).

O resultado foi pior do que o lucro de 52 milhões de libras registrados no mesmo período do ano passado.

A receita da British acumulou 4,1 bilhões de libras, uma queda de 14% na comparação anual. Ao mesmo tempo, os custos da companhia no período recuaram 8,7%.

"A aviação permanece em recessão com a Iata (associação internacional do setor) prevendo que a indústria vai perder US$ 11 bilhões neste ano", afirmou em nota o executivo-chefe da empresa, Willie Walsh.

Diante dos resultados, a companhia afirmou que vai demitir cerca de 3 mil funcionários até março de 2010, reduzir em 6% a capacidade para o inverno, além "realizar mudanças permanentes" na maneira com que leva seus negócios.

A maioria da novas demissões deve ocorrer fora do Reino Unido. "Com a receita da British sendo provavelmente 1 bilhão de libras menor neste ano, cortes de custos futuros são essenciais", afirmou o executivo.

No ano fiscal de 2008-2009, a British registrou um prejuízo de 375 milhões de libras. Na ocasião, a empresa afirmou que os resultados haviam sido seriamente afetados pela alta nos preços dos combustíveis.

G1

TAM é premiada com o World Travel Awards


A TAM Linhas Aéreas foi eleita, pela segunda vez consecutiva, a melhor companhia aérea da América do Sul (South America´s Leading Airline) no World Travel Awards. Considerada o "Oscar da Indústria de Viagens", a premiação consagra empresas dos setores de turismo, hotelaria e aviação do mundo inteiro. A cerimônia em que foram apresentados os vencedores foi realizada neste sábado (dia 7) no Grosvenor House, tradicional hotel cinco estrelas em Londres, pertencente à cadeia JW Marriott.

"Estamos muito lisonjeados com mais essa conquista. Esse `bicampeonato´ é um reconhecimento muito importante ao trabalho de cada um dos nossos funcionários, que se dedicam diariamente para oferecer aos clientes o melhor serviço possível", declara Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.

MVL Comunicação

United iniciará operações na África em 2010


A United Airlines vai passar a operar em mais três países a partir de 2010. Os novos serviços incluem um voo de Washington para Accra (Gana) e Lagos (Nigéria). Será a estreia da companhia no continente africano. Também serão inauguradas operações para o Reino de Bahrain, no Golfo Pérsico. Está prevista ainda a estreia de uma nova linha de Chicago para Bruxelas, na Bélgica. A capital belga já é servida por voos diários para Washington.

“A expansão de nossos serviços para a África, com o primeiro voo sem escalas da United para esse continente, significa mais conforto e a abertura de novas possibilidades para nossos clientes”, declarou o vice-presidente sênior de Planejamento da United, Kevin Knight. “Accra e Lagos estão entre as cidades de maior crescimento da África.
Panrotas

EAU batalham por investimento em controle, segurança e sustentabilidade de tráfego aéreo em encontro de líderes de ATC (Controladores de Tráfego Aéreo



ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos, 9 de novembro /PRNewswire/ -- O controle de tráfego aéreo e o crescimento, capacidade, planos e desafios da aviação serão explorados e debatidos pelos líderes regionais e internacionais na Conferência da ATC Global Middle East (ATC Global Oriente Médio), que ocorrerá em Abu Dhabi em dezembro próximo.

A conferência de dois dias, apresentada pelos organizadores da Conferência e Apresentação da ATC Global, está sendo organizada pela Autoridade Geral da Aviação Civil dos EAU (GCAA).

Existe uma série de desafios nos céus da região - desde a administração de um rápido crescimento do tráfego aéreo e o preenchimento de buracos na cobertura de radares e da infraestrutura, até a necessidade de um órgão de coordenação estratégica e a falta de coordenação regional. A conferência oferecerá um fórum muito necessário para a discussão e debate dessas questões, cuja resolução é essencial para a sustentabilidade e segurança das ambiciosas estratégias de desenvolvimento da aviação no Oriente Médio.

De acordo com Marc Baumgartner, presidente e CEO da IFATCA (a Federação Internacional de Associações de Controladores de Tráfego Aéreo), que será um dos palestrantes na conferência:

"O crescimento futuro no Oriente Médio será feito por todos os interessados trabalhando em conjunto e próximos, desenvolvendo uma compreensão das várias necessidades e exigências da Gestão de Tráfego Aéreo (ATM).

Na IFATCA, nós estimulamos que a colaboração entre todos os interessados seja celebrada. Eventos como esse são vitais para estabelecer a base para essa colaboração."

Tomadores de decisão chave da ATM regional e global falarão e estarão presentes na conferência. Entre os palestrantes que darão o tom estão o Dr. Majdi Sabri, vice-presidente regional da IATA Oriente Médio e Norte da África; Mohammed Khonji, diretor regional da ICAO; e Marc Baumgartner, presidente e CEO da IFATCA. Eles serão acompanhados por representantes graduados de organizações como o Ministério da Defesa dos EUA; a Autoridade Geral da Aviação Civil (GACA) da Arábia Saudita; o Escritório Nacional dos Aeroportos (ONDA) - Marrocos; Negócios da Aviação Civil - Reino do Bahrain; a FAA; EUROCONTROL; JATCA; Air Arabia; Emirates; EUROMED Aviation Project, e muitos outros.

Os dignitários também se reunirão no primeiro Jantar de Gala da ATC Global Middle East, que será realizado na primeira noite da conferência. As atividades culminarão no terceiro dia do evento com um tour guiado pelo Sheikh Zayed Centre for Air Traffic Movement (Centro para Movimento do Tráfego Aéreo Xeique Zayed) do GCAA - o maior e mais avançada instalação de ATM no Oriente Médio.

Notas aos editores

1. Sobre a United Business Media Limited

A UBM foca em duas atividades principais: distribuição, definição de alvos e monitoramento de informações no mundo inteiro; e o desenvolvimento e monetização de comunidades e mercados B2B. O negócio da UBM informa mercados e atende a comunidades comerciais profissionais - de médicos a desenvolvedores de jogos, de jornalistas a negociantes de joias, de fazendeiros a farmacêuticos - com eventos integrados, online, produtos de informação impressos e comerciais. Nossa equipe de 6.500 pessoas em mais de 30 países é dividida em equipes de especialistas que atendem essas comunidades, reunindo compradores e vendedores, ajudando-os a fazer negócios e seus mercados para trabalhar de modo efetivo e eficaz.

Veja mais informações visitando o site www.unitedbusinessmedia.com

2. Sobre a ATC Global

Eclipsando todos os outros eventos da indústria, a ATC Global 2010 celebrará seu 20º aniversário em março próximo, e desenvolveu uma nova aparência moderna, novas características e entusiasmantes novos formatos para garantir que você continue a tirar o máximo proveito de sua visita de 3 dias.

A ATC Global está na dianteira das tendências e desenvolvimentos em ATM, contando com a presença de aproximadamente 5000 profissionais da indústria de mais de 95 países e fornecendo um networking educacional de múltiplas camadas, e oportunidades de negócios para todos os níveis qualquer que seja seu envolvimento em Controle de Tráfego Aéreo e em Gestão de Tráfego Aéreo.

Veja mais informações visitando o site www.atcevents.com

Yahoo

Ibéria acusa sindicatos de não quererem evitar greve de terça e quarta-feira



Madrid, 09 Nov (Lusa) - A companhia aérea espanhola Ibéria acusou hoje os sindicatos dos tripulantes de cabine de não quererem evitar a greve de terça e quarta-feira, na Espanha, que levará ao cancelamento de quase 368 voos, entre eles onze na rota Lisboa/Madrid.

Em comunicado, a empresa acusa os dois sindicados (CTA-Vuelo e Sitcpla) de "não terem o mínimo interesse" em alcançar um acordo, que tentam bloquear pedindo mais dinheiro e "novas exigências".

A Ibéria pede, além disso, aos tripulantes de cabine que cumpram os serviços mínimos durante os próximos dois dias, explicando ter iniciado 33 expediente disciplinares pelo incumprimento dos serviços mínimos durante os dois dias de greve de Outubro.

aeiou

Eurofighter Typhoon fará apresentações no Dubai Airshow

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O caça mais moderno em operação hoje na Europa marcará presença no show aéreo que mais cresce no mundo, o Dubai Airshow.

Integrante da frota da RAF (Royal Air Force), o caça vai a Dubai para reforçar as atividades de marketing do consórcio fabricante (constituído por EADS, Alenia Aeronautica e BAE Systems).

“É com grande prazer que voarei o Typhoon no Dubai Airshow pela primeira vez. Durante oito minutos e meio terei a oportunidade de realmente mostrar ao público o que o Typhoon pode fazer em um dos shows aéreos mais prestigiados do mundo”, disse Scott Loughran, piloto encarregado de realizar a demonstração.

O evento, a ser realizado do dia 15 ao dia 19 deste mês, é o mais importante do Oriente Médio e contará com 850 expositores vindos de 50 países.

CR

Azul anuncia voos para Florianópolis



A partir de 15 de dezembro, a Azul começa a voar sem escalas de Campinas para Florianópolis, e oferece conexão da capital catarinense para os outros 12 destinos servidos pela companhia aérea. A princípio, em função da alta temporada, serão seis voos por dia ligando as duas cidades, a partir de 28 de fevereiro, o número será reduzido para quatro voos diários. No Estado de Santa Catarina, a Azul já voa para Navegantes, a partir de Campinas, sem escalas, e oferece conexões para os outros destinos.



As passagens aéreas para o novo voo já podem ser compradas e as tarifas de Campinas para Florianópolis, por exemplo, variam a partir de R$ 149 (por trecho para viagens de ida e volta). De Florianópolis para o Rio de Janeiro, o bilhete varia a partir de R$ 199 (por trecho para viagens de ida e volta) e da capital catarinense para Salvador, por exemplo, as passagens aéreas começam em R$ 249 (por trecho para viagens de ida e volta).

Com a entrada da nova rota, a companhia aérea passa a servir 16 destinos em todo o Brasil.

Egom

Trip firma parceria com Rei do Mate


A Trip fechou uma parceria com o Rei do Mate, maior e mais tradicional rede de chá do País, para distribuição dos produtos para os passageiros dos principais voos da companhia durante o mês de novembro.
Nesse período, todos os clientes que viajarem para os destinos de São José dos Campos, do Rio de Janeiro, de Ribeirão Preto, Uberlândia, Belo Horizonte e Vitória da Conquista poderão saborear o chá verde Rei do Mate - lançamento da rede para o verão - nos sabores Lima Limão e Maçã Verde em pets de 900ml. Além das novidades também serão servidos os tradicionais mates de Lima Limão, Lima Limão Zero, Pêssego e natural. A ação deve atingir cerca de 10 mil pessoas.
Panrotas

Três mortos em queda de helicóptero perto de vintage Adelanto, na Califórnia.

The Piasecki PV-18 is similar to this Piasecki H-25. (Photo by U.S. Navy)

O PV Piasecki-18 é semelhante a este Piasecki H-25. (Photo by E.U. Marinha)

Um PV-18 (HUP-1 Retriever) caiu a uma milha a sul de Adelanto Airport (52CL) em Adelanto, Califórnia, matando os três ocupantes a bordo.

O acidente aconteceu no sábado (7 de novembro de 2009 ) no Condado de San Bernardino, Califórnia (área do deserto de Mojave).

O piloto Joseph "Joe" William Pike foi morto juntamente com dois outros ocupantes.

Embora ainda seja desconhecida a causa do acidente, o acidente ocorreu depois que a aeronave partiu para Flabob Airport (RIR), em Riverside, Califórnia.

O helicóptero caiu perto de Victor Street, uma milha a sul do aeroporto. Parecia que o helicóptero atingiu linhas de energia , mas não está claro se esta é a causa do acidente . Embora pareça que o helicóptero atingiu linhas de alimentação antes de o acidente, é difícil dizer se esta foi a causa do acidente (embora certamente um fator de contribuição).

Com boa “infra”, aeroporto de PoA tem até cinema!



No piso da praça de alimentação, cinema é opção para entreter passageiros

No piso da praça de alimentação, cinema é opção para entreter passageiros

Perdeu o voo? Pega um cineminha. Parece “piada de bom gosto”, mas não. É verdade de bom gosto mesmo. Estava eu passeando pelo terceiro piso do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, quando avistei um cinema. Cinema? Na hora pensei que pudesse ser um restaurante temático e tals, mas não. Um cinemaço em pleno aeroporto!

O Aero Guion conta com 3 salas que juntas somam 451 lugares. No momento, 4 filmes estão em cartaz, dentre os quais o recente e badalado filme de Quentin Tarantino, “Bastardos Inglórios” – que já assisti em São Paulo. Além disso, o cinema tem um agradável café, sem falar no balcão de doces e, óbvio, pipoca. Pra finalizar o “servição”, a última sessão começa por volta das 21h e a entrada inteira custa honestos R$ 12 – tendo em vista que muitos cinemas do País chegam a cobrar até R$ 20.

O Homem Terminal

TAM migra sua plataforma tecnológica



A TAM vai implementar nos próximos dias 14 e 15 o seu novo de sistema de gestão de passageiros, o Amadeus Altéa CMS (Customer Management Solution). Com isso, a companhia substituirá seus diversos aplicativos por uma plataforma integrada. A implementação do novo sistema é um passo decisivo para a integração da empresa à Star Alliance, a maior aliança global de companhias aéreas. A plataforma é utilizada por 60% das empresas-membro da aliança. Com a mudança, a TAM passa a adotar requisitos que seguirão padrões mundiais da organização.

A mudança terá início às 13h de 14 de novembro, sábado, e foi planejada de forma a minimizar eventuais transtornos para os clientes. "Estamos evoluindo para oferecer um serviço cada vez melhor aos nossos passageiros, e essa mudança tecnológica vai trazer uma série de benefícios. Por isso, pedimos aos nossos clientes que, na medida do possível, se antecipem a essa mudança, para evitar contratempos", afirma Líbano Barroso, presidente da TAM.

Ao longo do período de implementação, o novo sistema estará em testes, e a previsão é que fiquem indisponíveis, até o dia seguinte, os sistemas de reserva, compra, emissão e remarcação e reembolso de passagens, além de resgate de bilhetes-prêmios por meio do programa TAM Fidelidade.

Turismo em Foco

ANAC divulga variação das passagens aéreas


A partir de agora, será possível acompanhar a variação de preços das passagens aéreas praticadas pelas companhias brasileiras nas principais rotas domésticas. A ANAC iniciou a divulgação do Relatório Yield Tarifa, indicador que corresponde ao valor médio que cada passageiro paga por quilômetro voado. O documento traz ainda o valor médio das passagens aéreas mês a mês. O cálculo do Yield Tarifa considera apenas as tarifas públicas – aquelas pagas pelos passageiros ou empresas na compra pela Internet, agências de viagens ou balcão das companhias. Além de apresentar os valores nominais, o relatório traz números atualizados a cada mês pela inflação (IPCA) para permitir comparações.

Comunicação Anac

TAM - Presidência


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Novo comando
Presidente do conselho de administração da TAM, Maria Claudia Amaro deve assumir a presidência da empresa até o fim do ano. Filha do comandante Rolim Amaro, ela é quase unanimidade entre os funcionários.
Contato Radar

MODELO DE CIV ELETRÔNICA - HELICÓPTEROS


Este modelo de Caderneta Individual de Voo (CIV), exclusiva para helicópteros, elaborada por Maurício Rocha de Oliveira, já vem sendo utilizado por alguns pilotos da Aviação Policial, sendo alvo de elogios pelos funcionários da ANAC, pois evita rasuras e erros de soma das horas voadas. Lembramos que, segundo a ANAC, as CIVs deverão ser individualizadas, ou seja, uma para avião e outra para helicóptero, não mais podendo ser o modelo antigo, que contemplava os dois tipos de aeronaves.

Instruções para confecção da CIV ELETRÔNICA – Helicópteros

Estas instruções são exclusivamente para o arquivo “CIV MODELO HEL.xls”. O arquivo foi elaborado para impressão em papel A4 na posição “paisagem”(landscape). O usuário somente terá acesso aos campos em que irá preencher, estando todos os outros bloqueados (instruções, fórmulas, etc).

O interessado deverá ainda mandar confeccionar capa dura para a nova CIV, que recomendamos as medidas de 21,3 cm por 30 cm. A capa dura frontal deverá ainda ter uma parte flexível para permitir a consulta da CIV.

Capa da CIV

Recomenda-se ainda uma folha em branco entre a capa e o início da parte impressa da CIV, lembrando que deverá ter a capa de rosto e as instruções de preenchimento da CIV, também disponíveis no arquivo.

Uma vez identificada e montada a CIV do interessado, o lançamento de horas voadas deve ser feito sequencialmente da folha 1 até a 99.

O interessado preencherá normalmente os campos “ANO”, “DATA”, “MODELO DA ANV”, “IDENTIFICAÇÃO DA ANV”, designativos de decolagem e pouso (“DE”, “PARA”), “OBSERVAÇÕES” e “POUSOS”. Neste caso o usuário poderá se beneficiar com os recursos do Microsoft Excel® para lançamento de vários vôos, como os recursos de copiar dados já lançados;

O lançamento da conferência deve ser feito manualmente, como nas CIVs tradicionais, nas folhas 100 a 105 e o usuário deve também lembrar-se de assinar as folhas 1 a 99, quando impressas e afixadas na CIV.

Para o lançamento de horas voadas deve preencher o campo respectivo entre as células “AI” a “AR” de cada folha de lançamento, sendo que as horas nas células da esquerda e os minutos nas células da direita de cada campo (“DIURNO”, “NOTURNO”, etc).

As células de preenchimento das horas voadas, quando o valor for menor que 1 hora, deve ser preenchido com o valor “0″ (zero). As células dos minutos devem ser preenchidas com o valor real voado, sem a conversão em décimos de hora, pois a própria planilha faz essa conversão e lança na parte que será impressa;

Os campos “INSTRUTOR DE VÔO”, “NAVEGAÇÃO”, “INSTRUM. REAL”, “SOB. CAP.” e “SIMULADOR”, não seguem as duas regras anteriores e devem ser preenchidas pelo interessado, diretamente na faixa de impressão, devendo, portanto, calcular inclusive os décimos de hora voados. Somente a soma no final da folha não precisa ser preenchida.

As células “AG” e “AH” servem de conferência para o lançamento dos dados. Elas confrontarão os dados lançados nos campos “DIURNO”e “NOTURNO” com os dados lançados nos campos “DUPLO COMANDO”, “PILOTO EM COMANDO” e “CO-PILOTO”. Caso esteja algum desses dados em desacordo, estas células ficarão vermelhas, respectivamente, a da esquerda (“AG”) para o lançamento de horas e a da esquerda (“AH”) para o lançamento dos minutos.

Não há a necessidade de se imprimir as folhas de 1 a 99 e deixar todas na CIV, apenas aquelas preenchidas e conferidas (conferência das folhas 100 a 105). É pelo campo da conferência que a ANAC saberá quantas folhas de lançamentos de vôos que a CIV possui. Todas as demais deverão estar impressas e preenchidas, exceto a última folha, que embora impressa, deverá somente ser preenchida no encerramento da CIV.


Faça o download do arquivo: CIV MODELO HEL.xls e bons voos!

IFR Online

Flex deve parar, para sempre, hoje


Foram quatro anos de recuperação judicial e quase dois anos de voos operados à Gol O único avião da antiga Varig, um Boeing 737-300 com a bandeira Flex, deve permanecer definitivamente no chão a partir de hoje.

Foram quatro anos de recuperação judicial, um ano e oito meses de voos operados para a Gol, mas uma dívida de R$ 15,1 milhões impede a Flex de decolar, segundo o seu último relatório mensal, referente a outubro.

Os outros negócios da companhia, como o centro de treinamento de pilotos, continuam em atividade. "No mês de novembro, caso não ocorra a liberação de recursos não operacionais, até o dia 6, para pagamento dos funcionários, dos fornecedores e recolhimento de tributos, tornar-se á inevitável a paralisação das atividades", informa o relatório da Flex, assinado pelo gestor judicial e presidente da empresa, Aurélio Penelas.

O relatório é mensalmente enviado ao juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do Rio, que comandou a recuperação judicial da companhia. Procurado, Ayoub não quis se manifestar porque prefere, primeiro, conversar com Penelas hoje.

O gestor da Flex diz que o avião só voará novamente se obtiver algum recurso na Justiça que libere R$ 5 milhões em depósitos em juízo, bloqueados pelo Tribunal Regional do Trabalho do Rio. "A gente brigou, brigou e se sente frustrado por chegar tão perto de um acordo e não ter conseguido", afirma Penelas. O que ele mais lamenta é a situação dos 212 empregados.




Outra alternativa seria o governo dar algum sinal de que está disposto a fazer o encontro de contas entre o que a empresa cobra por perdas com o congelamento de tarifas entre os anos 80 e 90 e o que ela deve de tributos.

A Flex herdou da Varig um passivo estimado em R$ 7 bilhões. Mas o próprio Penelas admite que isso é improvável, pois o pacto está emperrado há mais de 210 dias. Um dos impasses é o valor. A empresa alega cerca de R$ 4 bilhões, mas o governo fala em pouco mais de R$ 2 bilhões.

Penelas conta que outra frente seria a Gol interceder junto à dona do avião, a empresa de leasing Wells Fargo, que pode arrestar o 737-300 a qualquer momento.
O executivo lembra que originalmente a aeronave era da frota da Gol, mas foi arrendada para a Flex. Mas já são quatro meses sem pagar o
arrendamento, cujo valor total é de US$ 900 mil, e a Wells Fargo quer arrestar a aeronave. Isso só não ocorreu antes porque o avião estava em manutenção até hoje.

Além disso, a Flex não pagou a segunda parcela do seguro, de US$ 150 mil, que venceu na sexta-feira. Sem essa garantia, ela não pode voar. Os 212 empregados da Flex esperam hoje por um "milagre".

Aerovirtual

Vídeo: Único avião produzido em Portugal é ultraleve





O segmento dos ultraleves é a mais popular forma de voar em Portugal. Até à data, já foram emitidas 1.181 licenças de piloto de ultraleve pelo INAC - Instituto Nacional de Aviação Civil (das quais estarão válidas apenas 420) e encontram-se registadas 385 aeronaves deste tipo no Registo Aeronáutico Nacional.

Expresso

Obama perto de revelar existencia de ETs?



Obama na ONU em setembro

Um anúncio oficial da administração Obama revelando a veracidade da vida extraterrestre é iminente. Durante vários meses, oficiais do alto escalão da administração tem discutido em segredo o quanto revelar ao mundo acerca de vida extraterrestre. O descontentamento entre poderosas instituições como a Marinha americana ao longo das décadas e as endafonhas políticas secretas tem impulsionado os esforços a fim de revelar a realidade da vida e tecnologia extraterreste.



O anúncio iminente obedece a uma política secreta de abertura sobre vida extraterrestre de um ano. urante o período de 12 a 14 fevereiro de 2008, as Nações Unidas realizaram debates a portas fechadas, onde cerca de 30 nações concordaram secretamente com uma nova política de abertura sobre a existência de OVNI's e vida extraterrestre, em 2009. A política de abertura foi implementada, mas nunca anunciada publicamente devido a ameaças contra diplomatas da ONU a não revelar detalhes do acordo secreto. O acordo secreto das Nações Unidas foram baseadas em 2 condições: Primeiro, UFO's continuariam a aparecer em todo mundo; e segundo, a política de abertura não poderia levar a um mal-estar social nas democracias liberais. Ambas as condições foram satisfeitas tornando possível o início da próxima fase - a divulgação oficial de vida extraterrestre.

O discurso de Obama, em 24 de Setembro de 2009, presidindo a reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre não-prorifelação e desarmamento de armas nucleares, sinalizou a ascenção de seu papel de liderança no combate aos maiores problemas mundiais, como armas nucleares. O Prêmio Nobel da Paz foi um passo importante para dar legitimidade global para o presidente Obama em fazer uma revelação sobre vida extra-terrestre. Obama está, portanto, preparado para desempenhar um papel proeminente na crescente necessária política de governo global que será necessária após um anúncio de vidda extra-terrestre. O momento certo do anúncio provavelmente seria logo após seu discurso de aceite do Pêmio Nobel da Paz, em 10 de Dezembro de 2009 em Oslo, Noruega.

Muitas fontes tem revelado debates em andamento para fazer um anúncio acerca da existência de vida extraterrestre no final de 2009. Dentre essas fontes, Dr. Pete Peterson, que emergiu recentemente com uma denúncia revelando que discussões de alto escalão tem acontecido considerando anúnciar a existência de vida extraterrestre. Em uma entrevista do Projeto Camelot, Dr. Peterson revelou que "Obama está planejando revelar a realidade de contatos com ET's no fim do ano; a maioria, mas não todos os ET's são amigáveis."

Outra fonte é David Wilcock, um proeminente pesquisador de paradigams científicos emergentes. Wilcock contou que revelações sobre extraterrestres terão lugar no final de 2009 por fontes extras independentes. Ele além disso disse pra quem quisesse ouvir em uma entrevista a um famoso programa de rádio AM de "costa a costa" (dos Estados Unidos) que "um especial de TV de 2 horas já foi agendado o qual irá apresentar uma espécie alien, similar com humanos, ao mundo".

Acrescentando, Richard Hoagland, popular pesquisador espacial e da NASA, veio a público para revelar que a missão de "bombardear" a lua - LCROSS - em outubro de 2009, descobriu uma antiga base no polo sul da Lua. Revisando os dados científicos da missão arquivados pela NASA, Hoagland concluiu (em entrevista ao mesmo programa de rádio) que "a missão de impacto LCROSS é arte de uma campanha contruída cuidadosamente para preparar a populáção para uma revelação iminente. O Presidente dos Estados Unidos ira anunciar em breve que cientistas decobriram ruínas na Lua, ele acrescenta. Ninguém viu os sinais de poeira do LCROSS porque a sonda atingiu uma construção que "engoliu" os efeitos da explosão."

Para finalizar, duas fontes independentes e confidenciais revelaram para mim que encontros face a face ocorreram recentemente entre Oficiais Militares americanos e um ou mais grupos de visitantes extraterrestres. Estes encontros conduziram a laços de confiança que estão sendo construídos para futuras cooperações com os extraterrestres, o que será anunciado formalmente ao público entre o final de 2009 e o início de 2010.

Concluíndo, um número diversos de fontes e eventos apontam para alguma forma de revelação extraterrestre a ser feita no final de 2009 ou início de 2010. Revelações oficiais irão emergir em um desses dois cenários. Um é que o Presidente Obama irá anunciar a existencia de visitantes extraterrestres e descrever um ou mais destes visitantes ao mundo.Este cenário é apoiado por Peterson, Wilcock e pelas minhas próprias fontes. O segundo cenário é que um anúncio será feito a respeito da descoberta de estruturas artificiais no Polo Sul da Lua, reveladas pela missão LCROSS. Este cenário é apoiado por Hoagland.

Qualquer que seja o cenário acima que será usado para anunciar a existência de vida ou tecnologia extraterrestre, o fato é que o Presidente Obama será uma figura proeminente. Nos bastidores, insituições poderosas estão garantido que nada saia dos trilhos em relação ao planejado anúncio revelador.
A revelação vem em seguida a um ano de grande abertura por parte do governo em se tratando de OVNI's e está em acordo com a política secreta desenvolvida pelas Nações Unidas. Se a revelação ocorrer no final de 2009 ou no início de 2010, Presidente Obama irá liderar um esforço sem precedentes para promover um governo global, através das ONU. A administração Obama e seus aliados se posicionam em dar um audacioso passo a frente ajudando nosso planeta a se tornar uma cultura interplanetária que lidará abertamente com os desafios impostos pela vida extraterrestre.




BGA

Avião militar com 10 passageiros cai na Rússia


Um avião militar russo caiu na sexta-feira durante um exercício de treinamento na região de Khabarovsk no extremo oriente do país, anunciaram autoridades do país neste sábado, e seus dez ocupantes teriam morrido, de acordo com uma fonte próxima à investigação.

"De acordo com informações do acidente aéreo que temos no momento, é provável que todos os membros da tripulação morreram", disse uma fonte próxima à investigação, citada pela agência de notícias Interfax.

"Operações de resgate continuam e as chances de encontrar sobreviventes são muito pequenas", acrescentou.

Dez pessoas estavam a bordo do avião, um Tupolev-142, da Frota do Pacífico.

Voo 447: familiares participam de inauguração de memorial


Familiares de vítimas do avião da Air France que caiu no Oceano Atalântico em junho deste ano participaram da cerimônia de inauguração de um memorial no Rio de Janeiro.

O Airbus A330 caiu no mar por causas ainda desconhecidas depois de decolar do Rio de Janeiro no dia 31 de maio em direção a Paris. O memorial conta com um grande painel de vidro com gravuras que simbolizam 228 andorinhas, o número de vítimas do voo 447. A homenagem foi instalada no Mirante de Leblon.

Avião da TAM com destino a SP volta a Nova York após pane


Um avião da TAM que fazia a rota Nova York-São Paulo com 196 passageiros a bordo teve que retornar ao aeroporto JFK (John F. Kennedy International Airport), 20 minutos após a decolagem, por problemas técnicos.

Em nota, a TAM informou que o mau funcionamento de um dos flaps da aeronave fez o piloto a voltar. Os flaps são equipamentos acoplados às asas do avião usados durante o pouso e a decolagem.

Uma estudante brasileira contou que o comandante despejou gasolina sobre o mar para diminuir o peso da aeronave antes do pouso. Segundo ela, dezenas de ambulâncias estavam de prontidão na pista, mas não houve feridos.

A situação do avião foi normalizado duas horas depois. Os passageiros embarcaram no mesmo avião, que pousou sem problemas no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Band

Maior avião de carga do mundo vai pousar na Região dos Lagos


RIO - O maior avião de transporte de carga do mundo vai pousar na Região dos Lagos na quinta-feira. Com capacidade para transportar até 150 toneladas, o Antonov An-124 vai trazer dois helicópteros de grande porte que serão usados no apoio logístico às plataformas de petróleo da Bacia de Campos. O avião vai decolar da Noruega e pousar no Aeroporto Internacional de Cabo Frio

Fabricado na Ucrânia, o Antonov An-124 é um peso-pesado projetado para transportar cargas grandes e pesadas que jamais poderiam ser transportadas por aviões de carga convencionais, como o Boeing 747. Ele só é superado pelo Antonov AN-225, que não faz vôos comerciais e foi construído para transportar apenas o Furan (ônibus espacial russo).

Devido as suas características especiais, o Antonov não pode pousar em qualquer aeroporto. Com pista de 2.800 metros, o aeroporto de Cabo Frio possui características físicas e operacionais necessárias para receber a aeronave:

- Com a ampliação da pista e outras melhorias operacionais, o aeroporto é hoje a melhor solução logística para importação de carga aérea pela indústria do petróleo -- disse Francisco Pinto, administrador do aeroporto, que é operado pela Companhia Costa do Sol.

Segundo o secretário de Desenvolvimento de Cabo Frio, Carlos Victor Mendes, a operação de quinta-feira mostra a importância da indústria do petróleo para a economia fluminense.

- Esta importância vai aumentar com o início da exploração das reservas situadas na camada pré-sal. O aeroporto de Cabo Frio está pronto para atender à indústria do petróleo e ao turismo, que sofrerá um impacto positivo com a Copa do Mundo de 2014 e com os Jogos Olímpicos de 2016 - previu.

O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DXER), Henrique Ribeiro, garantiu que até o fim do ano estarão prontas as obras de remodelação, ampliação, iluminação e construção da ciclovia da RJ-102, que liga Cabo Frio a Búzios. O primeiro trecho, conhecido como Estrada do Guriri, já está pronto.

- A estrada vai promover a integração dos municípios da Região dos Lagos e criar uma via de acesso segura e moderna para Búzios. Será muito usada pelos turistas que chegaram à Região dos Lagos pelo aeroporto de Cabo Frio - disse Ribeiro.

O Globo

Iberia já oferece Internet a bordo


A companhia aérea espanhola Iberia está em testes para retomar em 2010 o serviço de Internet a bordo, na classe business dos voos de longo curso, segundo fonte oficial da empresa.
A aposta da companhia de bandeira espanhola, que faz parte de um programa mais vasto, visa sobretudo "contrariar a tendência de queda da procura na classe business".
Para a Iberia, as pessoas que viajam em business querem essencialmente ver o correio electrónico, mais do que ver páginas ou outras funcionalidades da Internet. Sobretudo querem trabalhar enquanto olham o correio, para depois não chegarem e terem 100 e-mails.
O plano da Iberia, de três anos (2009-2011), chamado Plano Integral de Atenção ao Cliente, prevê um investimento de 150 milhões de euros em Internet a bordo na classe "business" dos voos de longo curso, aumentar o espaço de pernas entre os assentos e melhorar as condições nos lounges da classe business, mais uma vez com acessos à Internet.
A Internet a bordo já está a ser testada e poderá estar disponível em 2010 ou mesmo antes do final do ano.
Por outro lado, é ainda possível que dentro de dois anos a Iberia crie uma nova classe “business".
Opção Turismo

Ex-funcionários da Varig fazem manifestação no Campo de São Bento -

 Foto: Márcio Oliveira

Um grupo formado por cerca de 30 pessoas, entre elas aposentados e ex-funcionários da Varig, extinta companhia de aviação, fizeram deste domingo um protesto no Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul da cidade, munidos com faixas e cartazes. O ato faz parte do movimento ‘Acordo Já’, que tem o intuito de pedir agilidade no entendimento entre a falida empresa, o Instituto Aeros e o Governo Federal para o pagamento de rescisões trabalhistas e benefícios previdenciários.

Segundo o organizador do movimento, Jim Pereira, desde que a Varig fechou as portas, em 31 de julho de 2006, nada foi pago aos ex-funcionários. Ele contou ainda que a aposentadoria dos muitos pensionistas da companhia aérea diminuiu bastante.
Além disso, o Instituto Aeros sofreu uma interdição do Governo Federal. O organizador revelou que na próxima quarta-feira, dia 11, o Supremo Tribunal Federal irá julgar a suspensão de uma liminar que determinou o Governo Federal como órgão responsável pelo caso. Após a decisão, é esperada a liberação dos R$ 5 milhões que estão depositados nos bancos da Varig para o pagamento de diversas pendências trabalhistas.
Na ocasião, o grupo fará uma outra manifestação em frente ao prédio do Fórum Central de Justiça, no Centro do Rio. Jim Pereira fez questão de ressaltar que a manifestação realizada neste domingo foi a trigésima organizada pelo movimento. A primeira reunião aconteceu em 15 de abril deste ano em frente ao Hotel Intercontinental, em São Conrado, no Rio de Janeiro. De acordo com o representante do grupo, a Varig deve direitos trabalhistas para 15.770 demitidos e aproximadamente 18 mil aposentados.
O Fluminense

Sata comercializa mais passagens e aumenta número de ligações


A Sata reforçou o seu acordo de “code share” com a Tap, o que irá permitir facilitar os fluxos da Europa para os destinos da companhia aérea regional, em particular para os Açores. O acordo, que já estava em vigor, foi reforçado e abrange agora mais cidades da Europa e de Portugal Continental.
Com o acordo de code-share, a utilização por parte dos passageiros de rotas com mais do que um voo fica facilitada, já que é possível aos passageiros comprarem bilhetes corridos e usufruírem, por norma, da conveniência de realizarem um check-in único, quer para o passageiros, quer para as bagagens, não obstante realizarem um ou mais voos.
De igual modo, a rede de comercialização dos voos estende-se às redes de comercialização de ambas as companhias.
Assim, as recentes rotas, regulares em voo aberto, da Sata, em voo directo para o norte da Europa, que ligam Ponta Delgada e Copenhaga, Ponta Delgada e Estocolmo, Funchal e Copenhaga e Funchal e Estocolmo, passam a ser também comercializadas com o código Tap.
Jornal Diário

Premiê japonês pede reunião de esforços para salvar Japan Airlines


Tóquio, 9 nov (EFE).- O primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, pediu a seu Governo o maior esforço possível para resgatar a companhia aérea Japan Airlines (JAL), com graves problemas financeiros, informa hoje o jornal econômico "Nikkei".

Após uma reunião convocada neste domingo pelo premiê em sua residência oficial, o ministro japonês de Transportes, Seiji Maehara, disse que o Governo deve apresentar um plano de resgate da JAL nesta sexta-feira, mesmo dia que a companhia publicará seus resultados trimestrais.

"Com a apresentação dos resultados empresariais da JAL, debateremos o plano de resgate para evitar uma situação na qual os aviões não voem", disse Maehara.

Espera-se que o plano de resgate do Executivo japonês inclua uma redução nas cotas de aterrissagem e nos impostos sobre o combustível.

A JAL se encontra em plenas negociações com o Governo japonês para sua reestruturação.

Além disso, se prevê que a maior companhia aérea da Ásia anuncie esta semana uma perda líquida durante o semestre compreendido entre abril e setembro, devido à forte queda da demanda em relação ao mesmo período do ano anterior.
uol

Air Canada instala terminais de auto-atendimento no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo


A companhia aérea Air Canada instalou três terminais de auto-atendimento no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para facilitar o check-in de seus passageiros. Nos quiosques, o passageiro pode escolher o assento no avião com antecedência. Os terminais funcionam 24 horas, e após emitir o cartão de embarque todos os passageiros devem solicitar o selo da taxa de embarque, que é fornecido por um dos agentes da Air Canada nos balcões de check-in. Os que preferirem fazer o check-in antes de abertura dos balcões de atendimento podem solicitar o selo da taxa de embarque no escritório da Air Canada, na Asa D, a partir das 14h. O despacho de bagagens, no entanto, só pode ser feito três horas antes da saída do voo. Passageiros procedentes de outros destinos do Brasil que chegarem a Guarulhos por meio do code-share com a TAM, já com o cartão de embarque e com as bagagens despachadas direto para o destino final, precisam apenas pegar o selo da taxa de embarque antes de seguir para a área de embarque.
O GLOBO

Aviação brasileira se populariza com disputa de tarifas e 'carnê' para voar

Uma velha prática do varejo – o pagamento a perder de vista, sem comprovação de renda – chegou à aviação civil brasileira. A empresa Webjet lançou um "carnê" para quem quer voar. O passageiro vai à uma agência de viagem, escolhe a data e paga em até 12 vezes. Apesar de ter de quitar as passagens antes de viajar, o cliente garante um preço "popular", pois é um dos primeiros a reservar o assento.

A estratégia é mais um passo na popularização do setor aéreo brasileiro, que transportou 56,2 milhões de pessoas no ano passado, e tenta atrair uma parcela da população que viaja de ônibus. Mas a diferença entre o transporte aéreo e o terrestre no Brasil ainda é grande: segundo dados de 2007, os mais recentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o país transportou mais de 131 milhões de pessoas nos ônibus interestaduais e internacionais naquele ano.

Uma pesquisa divulgada nesta semana pelo Ministério do Turismo mostrou que o turista brasileiro que pretende começar a viajar pelo país prefere o ônibus e o carro na hora de viajar em vez do avião. Pesquisa que ouviu 2,3 mil pessoas mostrou que 40,2% dos potenciais clientes do setor de turismo pretendem viajar de ônibus, enquanto 35,5% pretendem ir de automóvel e 24,1% dizem que vão usar o transporte aéreo.

G1

Base Aérea recebe 24 mil pessoas em evento aberto ao público

Instituição recebeu a comunidade em geral em mais uma edição do “Portões Abertos”, encerrando as comemorações dos seus 25 anos de criação.


Divulgação

Famílias puderam fazer um voo panorâmico mediante doação de um quilo de alimento No domingo, o boa-vistense pôde conferir de perto um pouco do importante serviço prestado pela Base Aérea de Boa Vista (BABV) em todo o Estado. A instituição recebeu a comunidade em geral em mais uma edição do “Portões Abertos”, encerrando as comemorações dos seus 25 anos de criação. Estima-se que aproximadamente 24 mil pessoas prestigiaram o evento, superando o público da edição passada.

Uma série de atividades programadas foi preparada para atender a população. O galpão das aeronaves deu lugar a uma grande estrutura onde era possível encontrar uma praça de alimentação, brinquedos, serviços de corte de cabelo e manicure gratuitos, além de exposição de aeromodelos, projetos da Prefeitura de Boa Vista, entre outros artigos. Os cães de guerra da Base realizaram demonstrações para o público.

Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estavam em exposição estática. Modelos como o C-105 Amazonas e o C-98 Caravan ganharam a curiosidade do público presente. Todas puderam ser visualizadas de perto pela população.

O famoso voo panorâmico novamente foi a sensação do evento. Para ter direito ao passeio aéreo de aproximadamente 15 minutos, as pessoas tinham que trocar uma senha para o sorteio por um quilo de alimento não-perecível. Cerca de 2.200 quilos de donativos foram arrecadados. Os alimentos serão entregues à Secretaria Estadual de Promoção Humana para serem revertidos a instituições de caridade.

Duas aeronaves Caravan realizaram o voo pela cidade passando pela ponte dos Macuxi e Centro Cívico, de forma que as pessoas pudessem observar de cima as belezas de Boa Vista.

“Houve presença maciça da população roraimense que veio conhecer um pouquinho da nossa atividade. São várias as atividades que nós programamos para tentar passar para a população boa-vistense, que nos acolhe tão bem há 25 anos, um pouco da nossa missão aqui, que é tão importante para manter a soberania do espaço aéreo do Estado. O maior objetivo desse evento são os jovens, no intuito de despertar a vontade de ser um piloto de caça e até quem sabe um comandante da Base Aérea de Boa Vista no futuro”, disse o comandante da Base Aérea, coronel Waldir Almeida de Lima.

Durante todo o dia, a instituição disponibilizou ônibus que saíram dos terminais da cidade em horários distintos. Pessoas de todas as idades estiveram prestigiando o evento.

O engenheiro civil Marcos Camoeiros levou os filhos para conhecer de perto as aeronaves da FAB. “É muito bom. Criança adora aviação, então a gente tem que trazer e mostrar o que tem na Base. Eles curtem isso. É muito importante as Forças Armadas trazerem a comunidade para ver como é o trabalho que desenvolve, e o melhor é que fazem isso dando toda a atenção à população”, destacou.

O jovem Bruno de Oliveira, 18, estava empolgado querendo deixar na memória todos os detalhes da vida militar, pois no ano que vem ele pretende realizar seu grande sonho, servir no Exército ou na Aeronáutica.

“A expectativa é grande, principalmente de vir para cá. Mas, estando no serviço militar, para mim já está ótimo em qualquer força. É a segunda vez que venho prestigiar o Portões Abertos e fiquei muito feliz em conhecer de perto como é o trabalho aqui dentro”, disse o jovem.

Pousando para uma foto próximo a um Super-Tucano A-29, aviões utilizados pelo Esquadrão da Aviação de Caça, o pequeno Vinicius de Sousa, 11, também demonstrava empolgação. Ele ficou encantado com a aeronave vista de perto pela primeira vez.

“É muito legal isso aqui. Nunca tinha olhado nenhum de pertinho e estou gostando muito. É um sonho que está sendo realizado. Vou tentar agora um voo pela cidade”, destacou.

“Agradeço a todas as instituições e entidades que nos ajudaram e apoiam e ao Governo do Estado e à Prefeitura de Boa Vista, que tem nos acolhido e nos ajudado. A todos, o nosso muito obrigado e contem sempre com a Base Aérea de Boa Vista”, frisou o coronel Waldir de Lima.
Folha da Boa Vista - RR

Aeroporto, por Orlando de Souza*

A Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), que tem o Brasil incluído em seu tratado, estabelece normas para a construção de uma pista, balizamento noturno, entre outras. Ali, estabelece as áreas de segurança que circundam a pista, que deverão estar limpas, para permitir a movimentação em caso de emergência, das aeronaves. No caso de Joinville, o responsável pela área livre também das cabeceiras da pista é quem administra o terminal - no caso, a Infraero.

Nossa estação de passageiros era tão pequena, que se chegassem dois aviões ao mesmo tempo, a metade dos passageiros ficaria do lado de fora. Passei a comentar os problemas que envolvem o terminal aeroportuário. Aí veio a notícia. No terminal de passageiros, haverá uma obra. Na meia-água que era a estação, construiriam um puxado. Que deboche!

Quando só a Varig operava aqui, frequentemente o avião não descia. A gerência alegava razões técnicas. Assim, os passageiros deveriam ser embarcados em Navegantes ou Curitiba.

O doutor Ninfo Konig, quando presidente da Acij, solicitou à Varig a presença de pessoal técnico que explicasse o porquê de não haver pouso em dia de céu limpo. Compareceram três pilotos. Disseram que nossa pista só tem uma cabeceira operacional. Se tivessem de decolar em direção à cidade e houvesse uma pane, haveria uma desgraça. Assim, quem manda é a direção do vento. Enfim, temos uma pista de uma cabeceira só. Para que alongá-la?

Precisamos construir uma nova pista, cruzando com a atual, com 2,5 mil metros, onde poderíamos receber os grandes cargueiros. Assim, além de receber os ventos predominantes nas cabeceiras, teríamos uma, com o primeiro obstáculo a 50 km, na serra de Curitiba e outra com o infinito do mar. Já contaria com toda a infraestrutura.

No momento, o Estado constrói os aeroportos de Correia Pinto e Guarauna. No Oeste e Sul, com pistas de 2,5 mil metros. O primeiro, fica a 30 Km de Lages, onde já existe um terminal equipado. Só não opera avião de linha porque não tem passageiro. E nós, por que não temos uma pista condigna? Nosso governador não diz que é de Blumenau, mas tem coração joinvilense? Não opera nem o Quero-quero, que é dele.*Comandante
A Notícia - SC