PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

V COMAR ministra curso de CRM para tripulantes de C-98 Caravan

cenipa_crmcaravan

O CENIPA informou, em nota, que para suprir necessidade do CINDACTA II, localizado em Curitiba (PR), o V COMAR realizou, com especialistas da Seção de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SPAA-5) e do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA V), uma Vistoria de Segurança Operacional e ministrou a primeira instrução de treinamento de Gerenciamento de Recursos de Tripulação (CRM) para os tripulantes da aeronave C-98 Caravan.

Seguindo os princípios da filosofia de CRM de 5ª Geração, foram apresentados assuntos referentes à Comunicação, Dinâmica de Equipe, Consciência Situacional, Processo Decisório, Treinamento Prático (Loft) e Manutenção (MRM).

O destaque especial foi dado ao tema “Gerenciamento de Recursos de Manutenção” (Maintenance Resource Management - MRM), atividade que envolve a manutenção de aeronaves, nos seus recursos pessoais e materiais.

Em conjunto com o CRM, esta ferramenta de prevenção precisa ser encarada como fundamental para minimizar os fatores que contribuem para ocorrências aeronáuticas, como inspeções de manutenção realizadas incorretamente, pertinência de situações perigosas, utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), ergonomia, segurança do trabalho, saúde do mantenedor e controle de riscos ambientais em hangares, oficinas e linhas de voo.

Visando a excelência na execução dos serviços e a redução no índice de acidentes decorrentes dos fatores "material" e "manutenção", a filosofia do CRM deverá fazer parte do cotidiano das organizações e unidades mantenedoras. A abordagem da Segurança Operacional é pioneira e inovadora no âmbito da Força Aérea Brasileira.

CR

Nenhum comentário: