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sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Piloto da American Airlines confessa que avião está danificado, mas que viajará mesmo assim para Recife

Recife

No vôo AA 980, vindo de Miami no domingo passado, já comentado aqui, alguns vídeos foram gravados que comprovam o que estava sendo dito aqui no blog e no Diário de Pernambuco. Diversas filmagens foram feitas pelos passageiros, como estas quatro que coloco à disposição.

A primeira delas é a declaração do piloto de que a aeronave teve um problema elétrico, e que ele viajaria mesmo assim, pois não representava “perigo”, mesmo depois de ter dado uma pane geral no taxiamento para a decolagem.

O vídeo está em inglês, mas em resumo o piloto começa explicando a situação em que o procedimento ocorreu*.

Ele fala que o avião teve um problema inicial (na turbina), que comprometeu o ar-condicionado, e que os mecânicos teriam resolvido o problema.

Depois fala que teve uma espécie de pane elétrica na aeronave, mas que não precisaria disso para voar. Em outras palavras, tentou dizer que a pane que fez com que o avião parasse na pista não representava perigo no vôo da aeronave. Que a parte quebrada era necessária apenas para o ar-condicionado e para a parte elétrica. Ele avisa que não iria usar mais esta parte do avião.

Diz que todo avião sempre tem alguma parte que não funciona (hããã???). Em seguida confessa que isso aconteceu porque o avião funcionou por muitas e muitas horas seguidas, e por isso, infelizmente a aeronave deu um problema técnico aquela noite. Mas o mecânico tinha checado, e que ele iria viajar mesmo assim.

Ele disse que entendia quem não se sentia seguro para viajar, mas que se não fizesse isso era uma opção da pessoa (em outras palavras disse que ou ia com ele, ou ficava à própria sorte). Diz que os próximos vôos estariam lotados, e que não voar era uma opção da pessoa.

Nesta segunda parte ele confessa também que o avião que ia para Recife era uma aeronave maior (767), mas que foi trocada por uma menor (757).

Pouco antes, o funcionário da American Airlines (que falava português), falou também que a aeronave realmente não conseguia chegar ao Brasil direto. E ainda deu a bela sugestão de 25 pessoas saírem do avião para que não parasse em San Juan, capital de Porto Rico.

Os passageiros foram surpreendidos com essa singela parada em Porto Rico, na aeronave danificada.

Essa parada técnica não era o que estabelecia o vôo. Isso aconteceu apenas porque a American Airlines colocou um avião menor.

Para fechar o funcionário confessa:

Essa aeronave é uma decisão errada da American Airlines. Essa aeronave não tem autonomia de chegar a Salvador (conforme era prometido). Se estiver lotado, não tem autonomia de 8 horas de vôo.

Isso tudo depois do avião dar duas panes seguidas no taxiamento, chegando a parar no meio da pista.

O funcionário ainda disse (no vídeo acima) que quem não embarcasse não conseguiria mais vaga em vôo nenhum, na tentativa de forçar os passageiros a entrarem de qualquer jeito. Reclama que está sendo filmado, e logo depois a outra funcionária manda chamar a polícia.

A pergunta que deve ser feita é: você viajaria neste vôo, depois do piloto confessar que o avião estava quebrado porque estava voando sem parar há muito tempo?

Acerto de Contas

Bird Strike : Ave quebra pára-brisa de um Beech C99 à 11.000 pés , Veja as imagens.


Às 7:50 da manhã de quarta-feira (04/11)
, um avião da AMERFLIGHT, um Beech C99 em rota de Phoenix para Show Low colidiu a11.000 pés com uma grande ave .

O resultado foi sangue, vísceras e um piloto ferido.

O pássaro adentrou pelo pára-brisa do piloto e explodiu em pedaços , o piloto pousou em segurança no aeroporto de Show Low, sofrendo algumas pequenas lacerações no rosto e um hematoma no ombro. Ele recebeu oito pontos e foi liberado do hospital.









Thalia quer agora aprender a voar de helicóptero


A cantora mexicana Thalia está disposta a aprender a pilotar helicópteros, agora tem um novo brinquedo em sua casa em Nova York.


Seu novo helicóptero foi entregue apenas no final de outubro, após dois meses na lista de espera.
Red Erbol

Avião abduzido por OVNI


"O vídeo mostra o avião se aproximando da base da força aérea Davis Monthan em Tucson, no Arizona. Eram aproximadamente 16:15 do dia 8 de Agosto de 2009. Em princípio acreditei que um segundo objeto fosse um balão, até que se moveu centenas de metros em menos de um segundo. Nesse momento corri para buscar minha câmera digital e apressei-me em filmar o objeto próximo do avião"
.

Estas são palavras do cara que filmou a suposta abdução. Ele ademais conta que tentou levar o vídeo aos meios de comunicação, mas que todos recusaram devido à falta de provas e também porque não havia nenhum relatório na cidade a respeito de um avião desaparecido e nem a força aérea acusava a perda de alguma aeronave.

- "Muitas das redes de notícias confirmaram que receberam chamadas em 8 de agosto de vários lugares, afirmando que tinham visto um OVNI. Disseram que recebiam chamadas sobre OVNIs constantemente, assim como também vídeos falsos, e que não tinham razão de achar que meu vídeo era diferente. Negaram-se a crer que a força aérea pudesse estar ocultando informação sobre um avião perdido".


Orenair com problemas no motor do 737

Ontem , dia 05 Um Boeing 737-800 da Orenair na rota Samara ,Rússia para Hurghada no Egito com 165 passageiros e 7 tripulantes a bordo tiveram um problema com o motor da aeronave , a tripulação teve que desligar um motor. Voaram de volta para Samara e fizeram um pouso seguro.
Os passageiros desembarcaram e embarcaram em um Tupolev alternativo para seu vôo.

Pilotos da Air India podem entrar em greve novamente


Os pilotos da transportadora aérea nacional da Índia, ontem, na quinta-feira ameaçaram entrar em greve novamente se não houver o pagamento dos salários em atraso dos últimos dois meses, que caso , esperarão serem pagos até 10 de novembro , caso até essa data não haja acerto dos salários atrasados, os pilotos ameaçaram entrar em greve a partir de 24 de novembro.

A decisão foi tomada na Indian Commercial Pilots Associations (ICPA) durante a reunião do comitê central, em Chennai do Sul na quinta-feira.

Os pilotos ainda alegam que além da irritação dos atrasos salariais , uma outra irritação surge , é que segundo eles os pilotos estrangeiros empregados pela companhia aérea estão sendo pagos e com um salário maior que os deles.
Segundo a ICPA:
"A administração não está tomando, mesmo um único passo na direção certa. Nós demos-lhes uma série de sugestões sobre como reviver esta companhia e para melhorar as nossas finanças, mas eles não parecem interessados nisso."

"Eles falam apenas de corte de pagamento de todos os funcionários e na recessão, não temos absolutamente nada a ver com isso porque vemos que os nossos aviões estão voando lotados,sempre há passageiros."

Economic Times

Comissário de bordo: oportunidade para trabalhar em uma carreira estável


SÃO PAULO - O mercado de aviação é uma ótima alternativa para quem busca ingressar em um setor que está em crescimento. Somente no mês de setembro, os voos domésticos aumentaram 30% em relação ao mês anterior.

O reaquecimento da economia, a presença de novas companhias aéreas e os investimentos no Turismo no País, devido à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016, aumentaram a necessidade das empresas de contratar mão-de-obra qualificada para atender às suas necessidades.

De acordo com o diretor presidente do CEAB (Centro Nacional da Aviação do Brasil), Salmeron Cardoso Junior, outro motivo para o crescimento do setor é a melhora no poder de compra das classes C e D. Ele lembra ainda que o final de ano é a melhor época para o setor, por causa das férias e das festas de final de ano.

"Antigamente, por causa da inflação, as empresas tinham de fazer seu planejamento diariamente, mas, hoje, com a estabilidade da economia, existe um planejamento de longo prazo. As empresas estão se reestruturando", afirma Cardoso.

Profissão

Para se candidatar a uma vaga de comissário de bordo, é necessário apenas segundo grau completo. Mas existem alguns restrições, como a altura: mulheres devem ter no mínimo 1,58 metros e homens, 1,65 metros. O peso deve ser proporcional à altura.

Não é necessário falar inglês fluentemente, mas o idioma é diferencial para quem pretende trabalhar nesse mercado. O presidente diretor do CEAB explica que, comparado ao mercado externo, os profissionais da área mantêm a mesma qualidade quanto ao serviço prestado.

Terminado o segundo grau completo, a orientação é que o candidato busque um curso homologado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Nele, são lecionadas matérias práticas e teóricas sobre diversos temas, como emergência, segurança, sobrevivência na selva, até postura e etiqueta, maquiagem e atendimento.

O curso dura, em média, quatro meses, período em que a pessoa é submetida a exames de conhecimentos teóricos na Anac. Com a aprovação, o aluno passa a ter o certificado e está apto a exercer a função. Para iniciar as aulas, é preciso ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30.

Glamour

Para Cardoso, as pessoas procuram atuar nesse mercado de trabalho por ter uma estabilidade na carreira e principalmente por ser considerada uma profissão glamorosa. "Aviação abre novos horizontes, possibilita conhecer diversos lugares e países diferentes, além de conhecer outras culturas", ressalta Cardoso.

Para o presidente diretor do CEAB, uma das desvantagens da profissão é a distância de casa e dos familiares, além de a pessoa ter de trabalhar em datas festivas, como o Natal.

O salário fixo de um comissário de bordo iniciante é em média de R$ 2.500, enquanto o para profissional sênior está em R$ 5.000. Além disso, existem remunerações que variam, como horas de voo e quilometragem. Por ser considerado um trabalho de risco, a pessoa tem direito a no mínimo oito folgas no mês.
INFOMONEY

Hawaiian Airlines seguindo a 'Linha Verde"


A Hawaiian Airlines já completou a sua primeira instalação de winglets mistos em seus jatos Boeing 767-300, é mais nova "iniciativa verde"da empresa que também visa reduzir significativamente o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono de suas aeronaves.

Número de passageiros caiu 25%na Aer Lingus



Aer Lingus, informou que o número de passageiros em seus voos de longo curso caíram mais de 25%
.
A companhia aérea disse que o seu número total de passageiros no mês passado foi 0,2% inferior ao mesmo mês do ano passado, o n
úmero total de passageiros em outubro de 2009 foram 902.000, um decréscimo de 0,2% em relação a outubro de 2008.

Gol vê recuperação de preços de passagens em novembro e dezembro


A Gol anunciou nesta sexta-feira que está vendo uma recuperação nos preços de passagens aéreas para novembro e dezembro, após um início de outubro de forte briga entre as companhias aéreas.

Segundo relatório de tráfego aéreo da empresa divulgado nesta sexta-feira, o yield (preço pago por cliente por quilômetro) em outubro se manteve estável em 17 centavos de real, mas deve apresentar melhora nos próximos meses.

A Gol fechou outubro com taxa de ocupação de suas aeronaves de 71,9 por cento, bem acima dos 56,8 por cento registrados um ano antes e superior aos 66,4 por cento de setembro, resultado de aumento na demanda local acima da expansão da oferta de assentos pela companhia.

Considerando apenas os voos no mercado doméstico, a empresa registrou expansão da demanda de 46,9 por cento em outubro na comparação anual, transportando 2,24 milhões de passageiros. Enquanto isso, a oferta de assentos subiu 15,5 por cento.

No segmento internacional, a procura por voos da empresa caiu 7,2 por cento, enquanto a oferta de lugares recuou 22,2 por cento.

Às 11h56, as ações da Gol cediam 2,06 por cento, para 19 reais, enquanto as da rival TAM recuavam 2,60 por cento, para 26,20 reais. No mesmo horário, o Ibovespa perdia 1,38 por cento.

O Globo

JetBlue Airways emite relatórios de tráfego de outubro


A JetBlue Airways Corporation informou hoje que o seu tráfego em outubro aumentou 7,2 por cento em Outubro de 2008, em um aumento de capacidade de 7,1 por cento. Fator de carga para outubro de 2009 foi de 80,8 por cento, um aumento de 0,1 pontos em outubro de 2008.

Porsche 911 GT3 x Boeing 747-200 disputam "corrida" em Singapura

Um Porsche do modelo 911 GT3 Carrera Cup disputou uma corrida contra um Boeing 747-200F, da Jett8 Airlines, neste sábado (5) na pista do Aeroporto Internacional de Changi, em Singapura. O confronto fez parte de um evento promocional e foi vencido pelo carro esportivo.

A corrida foi organizada pela Changi Airport Group (CAG) para marcar o início do Grande Prêmio de Cingapura de F1 neste mês.

O Porsche, pilotado pelo piloto de corrida Yuey Tan Yu Hian, 27 cruzou a linha de chegada apenas alguns segundos à frente do Boeing, pilotado pelo ex-piloto da Singapore Airlines Capitão Leo Peter Chin Chin Fang, 64.

Na corrida de 1,7 km, o carro, localizado a 200 metros de distância da aeronave, acelerou na pista de taxiamento, enquanto o avião, que pertence à transportadora de carga Jett8 Airlines, correu paralela à pista de pouso e voou após a linha de chegada.

A velocidade máxima da aeronave no ar é de 900 quilômetros por hora, enquanto o Porsche 911 GT3 Cup pode alcançar 280 quilômetros por hora.

Mais de 500 espectadores, incluindo Cingapura Ministro no Gabinete do Primeiro-Ministro, Lim Hwee Hua, assistiu a corrida de uma arquibancada especialmente construído na pista do aeroporto, enquanto centenas mais assistidos através de rastreio ao vivo no salão de embarque do Terminal 3.

Antes da corrida, a Porsche lançou o seu novo modelo para a segunda geração da série 911, o Porsche 911 GT3, que fez sua estréia no aeroporto.

Popout
DESÁSTRES AÉREOS

Greve na Iberia: ligações Lisboa - Madrid canceladas dias 10 e 11 de Novembro


No seguimento da paralisação ocorrida a 26 e 27 de Outubro, os tripulantes de cabine da Iberia voltam a paralisar nas próximas terça e quarta-feira, 10 e 11 de Novembro, facto que implicará o cancelamento de quase 400 voos da transportadora.

Iberia

No que toca às ligações entre Lisboa e Madrid, cujos efeitos previsivelmente serão mais notados pelos passageiros portugueses, vão ser cancelados três voos de ida e volta por dia, a saber: no sentido Lisboa - Madrid, os voos IB 3111 (partida de Lisboa às 10h05), IB 3109 (partida de Lisboa às 12h40) e IB 3105 (partida de Lisboa às 20h50). No sentido inverso, não se realizarão os voos IB 3108 (saída de Madrid às 09h00), o IB 3110 (saída de Madrid às 11h40) e o IB 3106 (saída de Madrid às 19h50).

A Iberia assegura manter em operação "praticamente todos" os voos de longo curso, e solicita aos passageiros afectados pela greve que contactem a companhia ou a agência de viagens onde os bilhetes foram adquiridos, a fim de se encontrar uma solução alternativa. A esse propósito, a transportadora flexibilizou as condições das tarifas aos passageiros com bilhetes para os voos cancelados, sendo permitidas alterações nos bilhetes sem encargos adicionais.

Alma de Viajante

Boeing acusa governo francês de ‘desonestidade intelectual’


FA-18F

Diretor de empresa diz que França faz ‘marketing do medo’ para vender caças à FAB. Executivo afirma que Rafale é 40% mais caro e que a transferência de tecnologia que os franceses prometem ‘não empolga ninguém’

Poder Aéreo

Kingman, o campo de extermínio dos grandes bombardeiros da Segunda Guerra

Na pequena cidade de Kingman, no deserto de Mojave, Arizona, há um aeroporto que foi palco do fim de grande parte dos bombardeiros que massacraram os países do Eixo na Segunda Guerra Mundial.

Tão logo a Segunda Guerra terminou na Europa, em 8 de maio de 1945, milhares de aeronaves militares retornaram aos Estados Unidos. A essas se somaram outras milhares vindas do Teatro de Operações do Pacífico, depois da vitória sobre o Japão.

A Reconstrution Finance Corporation, uma agência estatal americana, criou cinco grandes campos para estocar, vender ou sucatear aeronaves militares excedentes da Força Aérea do Exército Americano: Walnut Ridge, no Arkansas, Albuquerque, no Novo México, Altus, em Oklahoma, Ontario, na Califórnia, e Kingman, no Arizona. Um sexto campo, em Clinton, Oklahoma, armazenava aeronaves da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais.

Kingman tinha sido criado originalmente como campo de treinamento de tiro durante a guerra, mas tal atividade foi suprimida com o fim das hostilidades, no final de 1945, e tornou-se o maior depósito de aeronaves excedentes de guerra nessa época

Muitas aeronaves saíram diretamente da linha de produção para o deserto, e nunca chegaram a ser utilizadas pelas forças armadas. Em novembro de 1945, o número de aeronaves militares americanas consideradas excedentes ("sobras de guerra") chegava ao total de 117.210 aviões.


Entre 1945 e 1946, um número entre 10 e 11 mil aviões, aproximadamente, voaram para Kingman, para venda. Entre esses aviões, estavam 100 dos 118 bombardeiros pesados Consolidated B-32 Dominator fabricados, a maioria vinda diretamente da linha de produção. Os preços pedidos para essas aeronaves eram, em média, US$ 450,00 para um BT-13, US$ 1.250,00 para um P-38 Lightning, US$ 1.500,00 para um T-6, US$ 3.500,0o para um P-51 Mustang e US$ 13.750,00 para um B-17 ou B-24.


Infelizmente, as aeronaves armazenadas em Kingman tinham pouca utilidade para uso civil. Os aviões de treinamento, como os BT-13 e os T-6, e os caças P-51 foram vendidos para instrução civil, exibições de acrobacia ou corridas aéreas, mas os grandes bombardeiros permaneceram sem compradores, a exceção de alguns, aproveitados como "bombeiros aéreos" para apagar incêndios florestais no Oeste americano.


Finalmente, em 1947, considerando o custo de manutenção de uma frota tão grande de aeronaves paradas, o Governo Americano resolveu vender todas os aviões remanescentes em Kingman, um total de 5.437 aeronaves para um negociante de sucata de Jefferson City, Missouri, Martin Vunderlich, por US$ 2.780.000,00. Eram 2.567 B-24 Liberator, 1.832 B-17 Flying Fortress, 678 P-38 Lightning, 37 B-29 Superfortress, e dezenas de A-26 Invader, P-47 Thunderbolt, B-32 Dominator e outros tipos.


Circularam rumorem em Kingman que Vunderlich teria recuperado seu investimento somente com a venda dos milhares de galões de combustível drenados dos tanques das aeronaves estocadas. Somente os motores com menos de 200 horas de operação foram removidos e vendidos no mercado de reposição, e todas as aeronaves foram totalmente desmanchadas e transformadas em sucata no próprio local. Em pouco tempo, o aeroporto de Kingman estava totalmente deserto, sem vestígios da enorme frota. Nada restou dos B-32 Dominator, do qual nenhum exemplar inteiro foi preservado.


Em 1949, o aeroporto de Kingman foi entregue para uso civil, operando principalmente aviação geral e apenas uma linha aérea regular. Como que relembrando seu passado, ainda serve de palco para o armazenamento e desmonte de algumas aeronaves comerciais retiradas de serviço. Um museu histórico preserva artefatos e fotos da época do extermínio dos aviões da Segunda Guerra.



Cultura Aeronáutica

Piloto Sacana


Quem não se lembra desta célebre cena que inicia o filme Além da Eternindade ….

Loucos por Aeromodelismo

Aeronáutica proíbe passagem de avião espanhol pelo Brasil; voo retornou para Madri



Um avião da companhia espanhola Air Comet foi impedido de sobrevoar o espaço aéreo brasileiro na manhã desta sexta-feira. De acordo com a Aeronáutica, o motivo foi a falta de pagamento de taxas aeroportuárias.

O Airbus 330 da Air Comet decolou do aeroporto de Barajas, em Madri, por volta das 23h (20h no horário de Brasília) de quinta-feira (5), com destino a Buenos Aires, na Argentina. Quando pediu autorização para sobrevoar o Brasil, foi informado de que sua situação estava irregular.

Segundo a Aeronáutica, a empresa havia sido informada na quarta-feira (4) sobre a situação. O comunicado também foi enviado para autoridades aeronáuticas do Peru, Argentina e Bolívia --países em que opera voos.

Segundo Angel del Rio, porta-voz da companhia, o motivo do impedimento foi uma "falha de coordenação", já que todos os documentos necessários estão regularizados. O porta-voz informou também que cerca de 150 pessoas estavam no avião, que pousou em Madri por volta das 8h.

Segundo o jornal espanhol "El País", havia 280 pessoas no voo, e houve confusão --que obrigou a intervenção da polícia-- quando os passageiros voltaram ao saguão do aeroporto.

O porta-voz da Air Comet afirmou que os passageiros poderão embarcar em um novo voo para Buenos Aires, previsto para às 20h (17h no horário de Brasília) desta sexta. A Aeronáutica afirma que a empresa entrou em contato após o incidente, mas ainda não regularizou a situação. Folha Online

Seis passageiros desmaiam no mesmo vôo da British Airways

British Airways Boeing 777

British Airways Boeing 777

Uma pessoa desmaiar em um avião já é suficientemente ruim, mas seis? No voo BA184 da British Airways com trajeto de Newark para o aeroporto londrino de Heathrow ; seis passageiros desmaiaram durante o vôo.

Quando o Boeing 777 pousou no aeroporto de Heathrow, o avião foi abordado pelo pessoal de emergência com equipamentos de proteção. Todos os passageiros foram tratados a bordo, moral: ninguém teve que ir ao hospital, nada foi encontrado de perigosos, e todos os 216 passageiros a bordo foram autorizados a continuar com suas viagens.

Neste ponto, os pesquisadores não sabem a causa do desmaio. Alimentos e gases foram descartados. Neste momento a polícia está dizendo que o incidente não é suspeito.

Aposto que tinha Alguém sem sapatos...

NetJets pretende despedir 500 pilotos



A NetJets Inc. anunciou hoje que pretende despedir cerca de 500 pilotos, devido ao surgimento de novas ofertas e sobretudo a uma desaceleração econômica prolongada que atingiu a empresa rigidamente.

A empresa emprega mais de 3.000 pilotos de todo o mundo, com a maioria deles localizados nos E.U. A Menos de 100 dos pilotos a serem demitidos vivem na área central de Ohio, disse o presidente e CEO da NetJets David Sokol.

Infraero: Viracopos será maior aeroporto do Hemisfério Sul


O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, afirmou nesta quinta-feira que daqui a 30 anos o Aeroporto Internacional de Viracopos deverá ser o maior do Hemisfério Sul. Gaudenzi esteve em Campinas para assinar o convênio de cooperação com a prefeitura da cidade que diz respeito à desapropriação de 11,93 km² para a construção da segunda pista do aeroporto.

Gaudenzi disse ainda que "nos próximos 30 anos Viracopos poderá receber de 85 a 90 milhões de passageiros por ano". Em 2007, o aeroporto recebeu 955 mil passageiros. De acordo com o presidente da estatal, nas próximas três décadas Viracopos poderá contar com até quatro pistas para realizar as operações de pouso e decolagem.
A segunda pista do aeroporto terá 3,6 mil m de comprimento por 60 m de largura. A previsão é que as obras tenham início no final do ano, com conclusão prevista para 2010, quando a pista deve começar a operar gradativamente.
A obra terá recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve custar em torno de R$ 500 milhões. Somente a desapropriação, que inclui 88 propriedades rurais e 3.172 lotes urbanos, deve custar em torno de R$ 150 milhões.
"Viracopos foi uma opção técnica, devido à sua proximidade com São Paulo e Guarulhos. Também haverá um trem rápido entre Rio e São Paulo, que deve ter uma estação em Campinas", disse o presidente da Infraero.
Segundo o superintendente do Aeroporto de Viracopos, Clóvis Moreira, os estudos de impacto ambiental já foram concluídos. Ele afirmou ainda que em 2007 Viracopos teve um volume recorde de 32,9% do total de importações no Brasil. Em segundo lugar ficou o Aeroporto de Guarulhos, com 31,8%.

spotting viracopos

Revista de bordo da TAP é considerada a melhor leitura do momento



A UP, revista de bordo da TAP, foi considerada a melhor leitura do momento pela RES Travel Magazine. A RES, lida por mais de 210 mil pessoas, é a mais importante no setor de viagens na Escandinávia. O artigo escrito continha elogios à UP como "inteligente, moderna, "cool", brilhante" e "recheada de boa leitura, principalmente sobre Lisboa, Portugal e Brasil, mas também sobre África e Europa".

No mês de novembro, a Revista UP chega ao número 25 e completa dois anos de vida, ao longo dos quais se tem afirmado como um veículo privilegiado na divulgação e promoção da imagem de uma TAP renovada e mais moderna. Assinalando o aniversário da revista de bordo, será inaugurada no dia 14 de novembro, no Museu da Moda e do Design (Mude) em Lisboa, uma exposição dos
vestidos e adereços usados nas capas da UP.

Além da distinção agora realizada pela RES Travel Magazine, a UP já foi, ao longo dos seus dois anos de vida, premiada e reconhecida a nível internacional pela revista "Marie Claire" espanhola e pelo Guia norte-americano "UCity Guides

Mercado e Eventos

AEA REJEITA ACUSAÇÕES DOS PILOTOS



A AEA - Association of European Airlines (Associação de Empresas Aéreas da Europa) divulgou nota rejeitando as acusações dos sindicatos de pilotos que apontam ameaças à segurança dos voos no Velho Mundo por excesso de trabalho dos tripulantes de cabine.
Aerobusiness

Jobim discutirá com Lula concessão de aeroportos


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou que vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 23 para discutir o modelo de concessão de aeroportos à iniciativa privada. O governador do Rio, Sérgio Cabral, tem insistido na necessidade de transferência da gestão do aeroporto internacional Tom Jobim para empresas particulares.


Jobim disse, no entanto, que "o modelo de concessão não é para a, b ou c. É um modelo que pode ser aplicado nos aeroportos e, eventualmente, se decidirem pela concessão ou pela parceria público-privada".


O ministro informou que levantamento feito nos grandes aeroportos do País concluiu que o aeroporto Tom Jobim "requer obras de intervenção menores e o aeroporto suportará com absoluta tranquilidade a Copa de 2014 e também o aumento do movimento em 2016", quando o Rio será sede da Olimpíada.


Segundo Jobim, o maior problema está nos aeroportos de São Paulo, pois "Guarulhos já está esgotado, não tem mais capacidade alguma". Jobim disse que na reunião do dia 23 também será discutida uma solução para evitar o congestionamento dos aeroportos durante a Copa de 2014.

G1

JetBird busca aporte de capital para receber encomendas da EMBRAER

phenom100_jetbird

A empresa de taxi-aéreo européia JetBird, que anunciou planos grandiosos a 2 anos e meio atrás ao fazer uma encomenda de até 100 jatos Phenom 100 (59 pedidos firmes e 41 opções de compra), espera poder começar a receber seus aviões (alguns já prontos na fábrica da EMBRAER) e levantar voo.

Até o momento a JetBird falhou em iniciar suas operações nas três datas que chegou a divulgar, a mais recente em Setembro deste ano, e, segundo informações do jornal Irish Times, as contas da empresa recentemente publicadas revelaram gastos excessivos do dinheiro previamente investido.

Para voltar aos trilhos, de acordo com um porta-voz da JetBird, a empresa está tentando assegurar um aporte de capital de US$ 8,2 a US$ 9,9 milhões que permitirão o começo das entregas de seus aviões, entretanto, segundo o mesmo, o início das operações não é esperado para antes do próximo natal.

CR

Projeto busca afastar FAB de atividades da aviação civil


A proposta de nova legislação da Estratégia Nacional de Defesa traça uma progressão nas tarefas da Aeronáutica que deixa o comando cada vez mais distante da aviação civil e da administração de tudo que não seja relativo a operações e infraestrutura militar. Pelo novo texto da Lei Complementar 97, o comando da Força Aérea Brasileira (FAB) deixa de ser chamado genericamente de "autoridade aeronáutica" e passa a ser considerado "autoridade aeronáutica militar".



A Aeronáutica não terá mais entre suas atividades subsidiárias "orientar, coordenar e controlar a aviação civil". Também deixa de ser atribuição subsidiária da FAB "operar a infraestrutura aeronáutica" em geral. Ela será responsável apenas pela infraestrutura aeronáutica militar. No entanto, a proposta mantém sob coordenação da FAB as atividades ligadas ao setor aeroespacial.



O planejamento prevê que, no futuro, todas as tarefas relacionadas à aviação civil saiam da tutela do Ministério da Defesa e migrem para outra pasta, provavelmente o Ministério dos Transportes. Além da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), saem do âmbito da Defesa o Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) - todos órgãos hoje vinculados ao organograma da pasta do ministro Nelson Jobim.



Essas mudanças, ainda em estudo, só não vão alterar, pelo menos a curto prazo, as funções da Aeronáutica no controle do tráfego aéreo. No Brasil essa missão segue um modelo híbrido, com os militares da FAB no comando da tarefa, mas trabalhando ao lado de controladores civis, que fazem a maior parte da rotina da vigilância da aviação civil.

O Estado de S. Paulo
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Gol adota sistema de comunicação global inédito no Brasil



A Gol será a primeira empresa aérea brasileira a contar um sistema para comunicação e gestão de suas operações com cobertura global, pela rede de satélites Iridium.
A tecnologia permite a troca de informações - por meio de mensagens de texto e voz, em tempo real -, sendo associada ao seu sistema ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System) e utilizada como ferramenta de administração operacional da companhia.
O ACARS via Iridium trará diversos benefícios à companhia: reforço de confiabilidade e segurança operacional, maior controle da performance de aeronaves em voo, além da redução e controle de custos, por meio da redução de peso das aeronaves e maior agilidade na gestão diária da malha aérea. "Esse tipo de comunicação antecipa futuras tendências para gestão do espaço aéreo", preconiza o Comandante Fernando Rockert de Magalhães, Vice-presidente Técnico da Gol.
A constelação de satélites Iridium é eficaz em 100% do globo terrestre, garantindo confiabilidade e precisão para a comunicação entre as diferentes partes que compõem o sistema aéreo. O dispositivo incrementará os recursos para integração das equipes técnicas da companhia, no comando das aeronaves e em terra, de maneira a complementar a já tradicional comunicação via rádio. Também acoplado ao ACARS da Gol, um outro sistema permitirá a troca de mensagens de texto com o controle de tráfego aéreo, que da mesma forma funcionará como complemento à comunicação de voz por rádio.
Ao invés de uma coleção de livros, os pilotos contarão com o Electronic Flight Bag, que funciona como uma verdadeira biblioteca eletrônica portátil a bordo, de fácil manuseio e interface amigável. Trata-se de um dispositivo de última geração, que permite atualização em tempo real, para todas as equipes envolvidas, a cada vez que a companhia realizar revisões de procedimentos operacionais.
O conjunto de equipamentos e softwares foi exaustivamente testado nos laboratórios da Avionica, empresa norte-americana fornecedora do sistema, com sede em Miami (EUA).
Mercado e Eventos

Funcionário da Gol vítima de racismo no aeroporto de Aracaju não comparece a depoimento




ARACAJU - O funcionário da empresa área Gol, Diego José Gonzaga, que acusa a médica Ana Flávia Pinto de racismo, não compareceu ao Centro de Atendimento a Grupos Vulneráveis, em Aracaju, nesta manhã. Gonzaga seria ouvido pela delegada Georlize Teles, responsável pela investigação da acusação. Ele alegou motivos de saúde da família.

Segundo a polícia, a avó da vítima, Josefa Maria da Silva, teve um início de derrame e foi encaminhada para o Hospital João Alves Filho, onde permanece internada. A data do depoimento será remarcada.

- Quero ouvir a versão dele sobre tudo o que aconteceu naquela madrugada. Fiquei sabendo do fato através da imprensa, mas preciso ouvir todos os lados - afirma a delegada.

Após ouvir o funcionário da Gol, a delegada pretende convocar a médica Ana Flávia Pinto para prestar depoimento.

Nesta manhã, a vereadora de Aracaju Rosângela Santana e os representantes do Movimento Negro estiveram no Centro de Atendimento a Grupos Vulneráveis para prestar apoio a Diego. Para a parlamentar, casos como esse 'são intoleráveis'.

- Se o ocorrido não tivesse sido filmado, com certeza seria mais um caso que passaria impune. Nós não podemos mais tolerar atitudes como estas. Graças à democratização da tecnologia é que podemos flagrar esses atos criminosos de racismo, que a sociedade se acostumou a enxergar como coisa natural - afirma.

Segundo José Pedro Neto, Coordenador de Políticas da Promoção de igualdade Social do Estado, o que surpreende neste caso é o grau de instrução da acusada.

- Ela não é uma pessoa leiga e isso é fato. Uma médica não é uma pessoa desinformada. Tenho recebido vários telefonemas de pessoas que se comoveram e se envolveram com este caso, dizendo inclusive que se sentiram agredidas também ao ver aquelas imagens - revela Pedro Neto.

O Globo

Acidente com avião e helicóptero deixa 9 desaparecidos nos EUA

Acidente com avião e helicóptero deixa 9 desaparecidos nos EUA



Equipes de resgate vasculhavam as águas na costa da Califórnia nesta sexta-feira em busca de nove pessoas desaparecidas depois de um acidente em pleno ar entre um avião da guarda costeira e um helicóptero militar, disseram as autoridades.

A guarda costeira ainda espera encontrar sobreviventes, mas o porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman, disse em Washington que o acidente "provavelmente custou a vida de nove pessoas".

A colisão aconteceu na noite de quinta-feira na região de San Clemente Island, uma ilha de propriedade da Marinha dos EUA a cerca de 109 quilômetros a oeste de San Diego, disseram a guarda costeira e os marines.

Sete tripulantes estavam no avião C-130 da guarda costeira e dois estavam a bordo do helicóptero AH-1 Cobra dos marines. O Cobra estava em missão de treinamento, voando em formação com outros três helicópteros; o C-130 procurava alguém desaparecido em um barco particular.

"Nosso pessoal é altamente treinado em técnicas de sobrevivência. Eles são capazes de sobreviver a coisas que vocês ficariam surpresos", disse o almirante da guarda costeira Joseph Castillo em uma coletiva de imprensa.

"Por isso continuamos a busca com esperança de acharmos sobreviventes".

As autoridades militares dizem que uma pessoa pode sobreviver até 20 horas na água.

Blog do Vinna

Governo refaz projeto do Aeroporto de Congonhas



Um ano depois de anunciar a ampliação das pistas do Aeroporto de Congonhas e a desapropriação de cerca de 2 mil imóveis para a criação de uma área de escape, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, apresentou um novo projeto para o terminal na Zona Sul de São Paulo.


O plano de remoção das residências, defendido pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) e criticado por associações de moradores, foi redimensionado para um número inferior ao previsto inicialmente.

A ideia agora é remodelar Congonhas a partir da transferência dos hangares localizados às margens da Avenida dos Bandeirantes para o terreno de 185 mil m² da Vasp, anexo ao aeroporto.

As reformas em Congonhas têm dois objetivos primordiais: aumentar a segurança e, ao mesmo tempo, ampliar a capacidade de operação do terminal, reduzida em mais de 20% - de 44 para 34 movimentos por hora - após a tragédia do voo 3054 da TAM, em julho de 2007. O novo plano do governo prevê a conversão da atual pista auxiliar em principal. Com 1.435 metros de extensão, a pista auxiliar é utilizada apenas por aviões de pequeno porte. O projeto, segundo Jobim relatou às famílias, é deixá-la com comprimento pelo menos igual ao da pista principal de Congonhas - 1.940 metros.

A solução criaria uma margem de segurança tanto em relação ao terminal de passageiros, vizinho da Avenida Washington Luís, quanto em relação à Avenida dos Bandeirantes. Além disso, a utilização da atual pista principal como acesso para o pátio de aeronaves criaria as chamadas "saídas de alta velocidade", o que permitiria aumentar a capacidade de operação do aeroporto. Tudo isso sem a necessidade de grandes desapropriações - o custo estimado para remover os cerca de 2 mil imóveis era de R$ 500 milhões.

Exigências - Embora o governo federal já tenha definido a nova configuração do Aeroporto de Congonhas, as obras não podem começar imediatamente. Projetado na década de 1930, o terminal até hoje não tem "alvará de funcionamento". O processo de regularização se iniciou em 2006, quando a SVMA (Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente) notificou a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) a apresentar, no prazo de um ano, o Eia-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) do aeroporto. Só depois que Congonhas obtiver a Licença Ambiental de Operação é que a Infraero poderá dar entrada num pedido de reforma.

Para conseguir a licença, no entanto, a estatal terá de atender a uma série de exigências. Em 16 de setembro, uma comissão formada por três integrantes do corpo técnico da SMVA - o engenheiro Ricardo Walder Elias, a geógrafa Maria Raquel Pacheco e a bióloga Solange Papini - emitiu parecer com 93 sugestões de exigências. O documento será apresentado no dia 19 ao Cades (Conselho Municipal de Meio Ambiente). Caberá ao Cades, após analisar o parecer, redigir o documento final que será entregue à Infraero.

Diário do grande ABC

Jobim estuda impor limite a Congonhas em dias de chuva


Documento do Cenipa sugere que não se opere com pista molhada

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, determinou ao seu secretário de Aviação Civil, brigadeiro Jorge Godinho, que estude a viabilidade de tornar mandatórias as recomendações de segurança dirigidas ao Aeroporto de Congonhas no relatório sobre a tragédia do voo 3054 da TAM, em 2007. No documento, o Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado ao Comando da Aeronáutica, sugere que não se opere com pista molhada.

Das 33 recomendações do Cenipa destinadas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nove dizem respeito às regras de funcionamento de Congonhas. Além de “restringir, de imediato, a operação da pista principal à condição de ‘pista seca’”, os militares sugerem que as pistas principal e auxiliar só sejam declaradas “praticáveis” quando suas características superficiais, como atrito e textura, atenderem aos requisitos de resistência à derrapagem previstos na legislação aeronáutica vigente

O Cenipa recomenda ainda que a Anac fiscalize se a Infraero realiza o monitoramento periódico dos indicadores de qualidade do asfalto e estabeleça parâmetros para garantir a segurança das operações nas pistas principal e auxiliar, em casos de chuva.

Bem Pará

Começa amanhã novo voo da VRG/GOL no trecho Uberlândia - Porto Seguro


A partir de amanhã, 6 de novembro, a Gol Linhas Aéreas inicia o novo voo de Uberlândia para Porto Seguro.

O voo 1038 decola de Uberlândia às 23h59 e chega em Porto Seguro na madrugada do sábado, às 01h48. O retorno acontece com o voo 1037 decolando de Porto Seguro às 02h30 chegando a Uberlândia às 04h25.

Aviação Brasil

India: Possível abertura de capital para empresas extrangeiras



No que poderia dar vida ao setor da aviação doméstica às voltas com grandes perdas, o governo Indiano poderá em breve , apresentar uma proposta para permitir que companhias aéreas estrangeiras tenham participação de capital nas empresas aéreas Indianas com percentual de até 49%.
E Isto pode realmente acontecer apesar da forte oposição do país e da a maior companhia aérea privada da India , a Jet Airways.
Inicialmente, o Ministério da Aviação Civil havia recomendado que as companhias aéreas estrangeiras seriam autorizadas a investir até 25 % de capital.

Força Aérea sul-africana cancela encomenda de 8 A-400M


Força Aérea sul-africana fica sem aviões


A Força Aérea sul-africana precisa urgentemente de comprar aparelhos para substituir os seus Hércules C-130, na sequência do cancelamento de uma encomenda de oito aviões militares de transporte A400M ao consórcio europeu Airbus, admitiu o Governo. A admissão foi hoje feita no Parlamento pela ministra da Defesa, Lindiwe Sisulu, quando respondia a perguntas da oposição sobre o abortado negócio com a Airbus assinado há cinco anos e cancelado esta semana oficialmente, depois do custo dos oito aparelhos A400M ter disparado dos 17 mil milhões de randes (1,5 mil milhões de euros) para os 47 mil milhões de randes (4,27 mil milhões de euros). O A400M é um novo modelo da Airbus destinado ao transporte de tropas que se encontra ainda em estado de desenvolvimento, tendo o seu primeiro voo experimental agendado para finais do ano em curso. Segundo a ministra da Defesa, o acordo para compra dos oito aparelhos à Airbus foi oficialmente cancelado quarta-feira em virtude da incapacidade do fornecedor em entregar os aviões nos prazos acordados e da escalada dos custos. Sisulu revelou que o seu Ministério irá pedir ao executivo que ponha ao seu dispor os 2,9 mil milhões de randes (263 milhões de euros) que a Airbus terá de reembolsar o Estado sul-africano, para que sejam usados como depósito para uma aquisição alternativa de aparelhos de transporte militar. Sisulu afirma que a frota de C-130 está a atingir o fim da sua vida útil e recorda que a África do Sul presta ajuda humanitária frequente a países vizinhos e mais a norte do continente em situações de catástrofes naturais ou conflito, necessitando por isso de novos aparelhos.
Blog do Vinna