PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

EASA certifica novo modo do TCAS para o Airbus A380







De acordo com testes bem-sucedidos realizados recentemente, o novo modo Automatic Pilot/Flight Director (AP/FD) do TCAS para aeronaves Airbus A380 foi aprovado e certificado pela Agência Européia de Segurança da Aviação (EASA).

O principal benefício do sistema é que ele reforça a segurança em situações de conflito de tráfego, pois agora o piloto pode voar sem alternar entre os modos.

Por meio da simplificação das ações exigidas pelo piloto durante uma manobra com o TCAS, esse modo aprimorado minimiza procedimentos excessivos ou errados, enquanto preserva a atenção do piloto para um momento crítico.

Além de ser certificado para o A380, o TCAS com modo AP/FD será aperfeiçoado para que, nos próximos anos, seja instalado em outras aeronaves Airbus que já utilizam a tecnologia Fly-By-Wire.

O novo modo AP/FD complementa a função básica do TCAS implementando um recurso de orientação vertical no computador do piloto automático.

O resultado é que agora o computador do piloto automático pode controlar a velocidade vertical da aeronave, que é adaptada para cada aviso de resolução (RA) recebido do TCAS.

Com o novo modo ativado, quando um RA é recebido, o piloto não precisa mais desligar o piloto automático ou o Flight Director antes de realizar manobras com o TCAS.

Em vez disso, o piloto automático pode realizar automaticamente a manobra correta, a fim de afastar a aeronave de qualquer conflito de tráfego em potencial.

Quando em controle manual, com o novo modo, as barras do Flight Director permanecem ativas e guiam o piloto na realização das manobras com o TCAS.

A tripulação mantém a capacidade de substituir a manobra proposta em todos os momentos, de forma que possa responder manualmente a um RA voando de acordo com os procedimentos convencionais do TCAS, ou seja, controlando manualmente a velocidade vertical de acordo com as indicações do sistema.

Sem o AP/FD, quando um RA era recebido, a orientação da barra de altura (indicada no mostrador principal de voo) precisava ser desligada.

25/08/09

Fonte: Revista Flap Internacional

Nenhum comentário: