PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 30 de março de 2010

Tráfego aéreo cresce e indústria segue em recuperação, segundo Iata

AFP

SÃO PAULO - A procura por passagens aéreas em todo o mundo cresceu 9,5% em fevereiro, comparativamente ao mesmo mês de 2009, e a demanda por transporte de carga aumentou 26,5% no mesmo confronto, informou hoje a International Air Transport Association (Iata), a associação internacional do transporte aéreo. " Estamos indo na direção certa. Em dois ou três meses a indústria deve voltar aos níveis de tráfego pré-crise " , afirmou o presidente da entidade, Giovanni Bisignani.

Embora tenha comemorado os resultados, Bisignani lembrou que a base comparativa é fraca, uma vez que fevereiro de 2009 marcou o pior momento da recessão para o transporte aéreo. " Esta não é uma recuperação total. A próxima tarefa é nos ajustar a dois anos de crescimento perdido " , acrescentou, em nota. Segundo a Iata, o tráfego de passageiros ainda precisa crescer 1,4% e o transporte de carga deve subir 3% para retornarem aos níveis pré-crise.

De acordo com os dados divulgados hoje, enquanto a demanda de passageiros aumentou 9,5%, a oferta de assentos subiu apenas 1,9%. A média de ocupação ficou em 75,5% - número que, após ajuste sazonal, alcança 79,3%, um recorde para meses de fevereiro.

O comportamento da indústria foi desigual entre as regiões do mundo, refletindo, segundo a Iata, a " natureza assimétrica da recuperação econômica " .

As empresas europeias viram o menor crescimento de demanda de passageiros, de 4,3%, e uma redução de 0,5% na oferta de voos, no que interferiram as greves de companhias da região. O transporte de cargas cresceu 7,2%, bem abaixo da média mundial. " Prevemos que a Europa terá uma perda de US$ 2,2 bilhões neste ano " , disse Bisignani, que criticou as seguidas greves na região, como as da Lufhtansa e da British Airlines.

Na América do Norte, a demanda de passageiros subiu apenas 4,4%, contida pelo endividamento dos consumidores, mas a de carga saltou 34,1%. Na região Ásia-Pacífico, o tráfego de pessoas aumentou 13,5%, sob influência do Ano Novo chinês, e o transporte de carga cresceu 34,5%.

Puxada pela recuperação das economias, a América Latina viu o tráfego aéreo se elevar em 8,5% e o transporte de carga aumentar 41,9% em fevereiro. Na África, o crescimento foi de 9,8% no tráfego de pessoas.

O Oriente Médio apresentou a maior taxa de elevação de demanda de passageiros, de 25,8%, amparado pelo desenvolvimento do turismo e pelo uso da região como ponto de conexão em viagens longas.

época negócios

Nenhum comentário: