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segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Um CEO muito louco


Como as ideias inusitadas de Michael O'Leary, presidente da companhia aérea Ryanair, mudaram o setor aéreo e devem continuar influenciando o mercado. A mais recente? Acabar com os copilotos

O irlandês Michael O’Leary (foto acima), 49 anos, já foi chamado de quase tudo: maluco, irreverente, visionário... E não é para menos. À frente da companhia aérea Ryanair, ele criou tendências, polêmicas e mudou a maneira de voar – primeiro dos europeus e depois do restante do mundo, ao levar ao pé da letra o termo “low cost” (baixo custo, em inglês).

Foram suas ideias radicais, como o fato de sugerir que os funcionários comprassem suas próprias canetas para cortar custos, que o levaram ao cargo mais alto dentro da Ryanair, o de CEO, em 1994.

De lá para cá, o executivo a transformou na maior companhia de baixo custo do continente europeu e também se tornou famoso por seus comentários polêmicos. Recentemente, disse ser desnecessário um segundo piloto nos voos.

“Com o fim dos copilotos, as aéreas economizariam uma fortuna”, disse em entrevista ao jornal britânico Financial Times. “Ele só está lá para assegurar que o comandante não vai bater a cabeça nos controles.”

Na raiz de todas as suas ações, há um único objetivo: economizar. O resultado disso? A Ryanair deixou de ser regional para se tornar uma potência com sete mil funcionários e operações em 155 aeroportos de 26 países. Na última década, enquanto todo o setor perdeu US$ 50 bilhões no mundo, a empresa teve lucro, acumulando 1,6 bilhão de euros (cerca de US$ 2,2 bilhões) no período. O último foi de 305,3 milhões de euros.

Para se ter uma ideia do grau de preocupação de O’Leary com redução de custos, ele pediu que o peso de cada cartão de orientação de segurança fosse calculado, assim como os gastos com sua reposição.

Radical: a empresa trocou cartões de segurança por adesivos (detalhe) para reduzir os custos em cada viagem
Com os resultados em mãos decidiu substituí-los por adesivos colados na poltrona. Isso, somado ao fato de suas aeronaves não terem assentos reclináveis, persianas ou porta-revistas, fez com que o avião ficasse mais leve e, dessa forma, consumisse menos combustível, diminuindo um dos principais custos da companhia.

O'Leary, contudo, planeja ações mais drásticas que mexem com a vida dos passageiros. Entre elas está a eliminação de dois dos três banheiros existentes nos aviões, ganhando mais espaço para passageiros. Detalhe: ele quer também cobrar uma taxa para o uso desse único banheiro. Mas a medida mais radical e que está prestes a se tornar real é o transporte de passageiros em pé. Na verdade seriam assentos verticais, semelhantes aos de um balcão de bar, nos quais a pessoa permaneceria apenas durante decolagens e pousos, ficando em pé no restante da viagem.

A Ryanair já consultou a Boeing sobre o projeto e busca a aprovação da Autoridade Aérea Irlandesa. Com isso, 30 pessoas a mais poderiam ser transportadas em cada voo. É nessa estratégia, que beira a loucura, que mora o segredo do sucesso da companhia.
Assim, é possível cobrar mais barato. Uma passagem da Ryanair custa, em média, 41 euros (cerca de R$ 95), contra 62 euros da EasyJet ou 268 euros da British Airways. A empresa também faz promoções nas quais a passagem pode ser adquirida por até 1 euro – um modo de ser sempre lembrada como a mais barata.

Com tantas mudanças que influenciaram o mercado, cabe uma pergunta: há limites para O’Leary e a Ryanair? “Sim há e a segurança será o principal deles”, diz Alexandre Barros, consultor e especialista em setor aéreo.

Para ele, a ideia de apenas um piloto por viagem é a mais arriscada. “Com certeza é preocupante, há motivos para os comandos serem duplicados”, diz. Já para Respício Espírito Santo, professor da Escola Politécnica da UFRJ, outros limites podem barrar as irreverências da companhia.

“Cobrar o uso do banheiro não será bem aceito. E se o passageiro tiver um mal-estar? Isso para mim é absurdo”, diz. Outras atitudes radicais como cobrar pelas bebidas servidas a bordo também eram impensáveis, mas se tornaram comuns e têm sido adotadas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, por empresas como a Webjet. O’Leary, definitivamente, fez escola.
desástres aéreos

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