PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Primeiro avião feito em impressora 3D decola no Reino Unido

A aeronave foi impressa em partes, que foram montadas em poucos minutos e sem a necessidade de ferramentas especiais. Foto: Geek/Reprodução

A aeronave foi impressa em partes, que foram montadas em poucos minutos e sem a necessidade de ferramentas especiais
Foto: Geek/Reprodução

O primeiro avião do mundo feito em uma impressora 3D foi criado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, e levantou voo na última semana. A aeronave não tripulada voa com um motor elétrico e ficou pronto em poucas semanas após a elaboração do projeto inicial.

O avião, chamado de SULSA - Southampton University Laser Sintered Aircraft, foi criado com uma impressora EOS EOSINT P730, que constrói os modelos tridimensionais de plástico ou metal a partir da deposição de sucessivas camadas, segundo o site Gizmag. A aeronave foi impressa em partes, que foram montadas em poucos minutos e sem a necessidade de ferramentas especiais.

Com mais de 2 m de asa a asa, o SULSA pode atingir velocidades de até 160 km/h com um motor elétrico e piloto automático e, quando em cruzeiro, pode ser bastante silencioso.

Os pesquisadores afirmam que a grande vantagem de fazer aeronaves desta forma é que os engenheiros podem levar apenas alguns dias ou semanas para ir de um modelo digital até um modelo real, pronto para voar. Com os métodos tradicionais, são necessárias ferramentas e máquinas especialmente desenvolvidas para a produção dos modelos, o que leva tempo.

De acordo com o site Geeky-Gadgets, a velocidade com que os aviões deste tipo podem ser fabricados poderia ser de grande utilidade para fãs de aeromodelismo ou até mesmo para os militares.

terra

Nenhum comentário: