PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Gol investe R$ 500 mil na reformulação de portal de vendas


A companhia aérea Gol possui um site de vendas de passagens que sempre foi fundamental para seu modelo de negócios, baseado em tarifas mais baixas que a média de mercado. Responsável por 70% do faturamento da companhia, o portal voegol.com precisou passar por algumas reformulações e recebeu investimentos de 500 mil reais para agilizar processos e manter a empresa competitiva.

O principal problema enfrentado pelos diversos departamentos da empresa era a dificuldade de realizar alterações no site em prazo curto. Mudanças simples, como erros de português, demoravam de dois a três dias para serem efetivadas. Outras mais complexas, como a inclusão de uma promoção, chegava a levar duas semanas para completar todo seu processo.

Para resolver o problema, a empresa optou pela instalação do SharePoint Portal Server, da Microsoft, ferramenta de gerenciamento de conteúdo, processos e atualização de portais no ambiente corporativo. A consultoria Brasoftware implementou a ferramenta.

“Com a solução, as alterações simples começaram a ser feitas em questão de horas e as mais complexas, como as promoções, em 2 ou 3 dias”, afirma a coordenadora do escritório de projetos de tecnologia da GOL, Giselma Becaro Silva. Na época, a profissional foi a gerente do projeto.

O cuidado na implantação da ferramenta teve de ser intenso. A Gol é uma companhia de capital aberto e deve seguir regras de governança e conformidade que precisam ser atendidas pela ferramenta. “Estudamos o Sharepoint e constatamos que o fluxo de trabalho proporcionado incluía uma trilha adequada de auditoria”, afirma Giselma.

Ao final da implantação, a empresa queria mais segurança para colocar a ferramenta em produção: realizou um teste de estresse no site para ter a certeza de que tudo correria bem. Para isso, a Gol contou com uma equipe de consultores especializados em SharePoint da própria Microsoft, que fez toda a análise do ambiente e realizou os ajustes.

A mudança envolveu também o treinamento de pessoal das áreas de marketing e tecnologia, envolvendo 30 pessoas divididas entre administradores e publicadores. “Hoje, o VoeGol está preparado para receber mais de três mil acessos simultâneos”, afirma o analista responsável pelos portais da Gol, Gustavo Bodra.

A implantação do SharePoint significou, também, a integração entre todos os recursos da intranet e sites da internet em uma mesma solução, reunindo diversos recursos de comunicação e colaboração. “Isso nos traz redução de custos com a infraestrutura de portais e atendimentos de demandas”, afirma Bodra.
Now Digital

Nenhum comentário: