PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sobre O Douglas B-26 “Invader”



O Douglas B-26 “Invader” simboliza a própria história da BANT. Essa aeronave operou em Natal de 1957 até 1970, pelo 5º Grupo de Aviação, de acordo com o livro “História da Base Aérea de Natal”, de autoria de Fernando Hippólyto da Costa (Coronel-Aviador R/R).

Gerações de oficiais pilotaram esse notável avião, como aeronave de instrução serviu para formar diversas turmas de pilotos de bombardeio. Na Guerra, em 1944, esse avião foi largamente empregado para missões de ataque e bombardeio rasante, como avião operacional.
O B-26 era armado com seis metralhadoras fixas, calibre ponto 50, no nariz, mas as combinações de armamentos eram as mais diversas possíveis, pois também podia receber foguetes, bombas napalm, bombas de emprego geral, canhões e até torpedos.


Em 1961, essas aeronaves foram recolhidas para o Parque de Aeronáutica de Recife para fins de revisão geral, e depois retornaram para o 5º GAV. Três anos depois, o B-26 deixou de ser uma aeronave de instrução para ser convertido em avião operacional.
Em 1967, foram enviados para a fábrica nos Estados Unidos para serviços especializados de manutenção. A primeira esquadrilha retornou em 7 de setembro de 1968. Posteriormente, foram transferidos para a Base Aérea de Recife e algum tempo depois desativados.

No Minuto.com

Nenhum comentário: