PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cinzas de vulcão avançam e causam transtornos no tráfego aéreo europeu

A nuvem de cinzas expelidades pelo vulcão islandês voltaram a provocar transtorno no tráfego aéreo europeu neste domingo (8) e deveria cancelar cerca de 500 voos, segundo a agência que cuida da aviação civil no continente.

O medo de acidentes provocados pelas cinzas levou ao fechamento de vários aeroportos no norte da Itália. Espanha, Portugal e França também ainda sentiam o efeito de aeroportos fechados na véspera e de voos cancelados e atrasados.

As cinzas continuavam seguindo rumo ao leste, dirigindo-se para Alemanha, Áustria, Bálcãs e Grécia. O aeroport de Munique, na Alemanha, também já fechou por conta das cinzas.

satelite

Foto do Eumetsat mostra a nuvem de cinzas, uma mancha laranka e vermelha, saindo da Islândia (em cima), passando pelo Atlântico e chegando à Europa pela Península Ibérica neste domingo. (Foto: Reuters)

Itália
O bloqueio de voos no norte da Itália começou às 8h locais (3h de Brasília) deste domingo, segundo as autoridades.

Foram fechados os aeroportos de Linate e Malpensa, em Milão, além dos de Bérgamo, Turim, Gênova, Bolonha, Verona, Pisa e Florença.

O fechamento não afetou o espaço aéreo na parte leste do país. Os aeroportos de Veneza, Triste e Rimini seguem abertos.

O Eurocontrol, agência europeia de aviação civil, informou que 24.500 dos 25 mil voos programados para este domingo no continente devem ocorrer normalmente.

Veja galeria de fotos dos transtornos nos aeroportos

niceFamília esperava para embarcar neste domingo (8) no aeroporto de Nice, no sul da França. (Foto: AFP)

As autoridades informaram que a nuvem deve ficar sobre território italiano até o final da tarde. Depois, ela deve seguir para os Bálcãs, Grécia, Alemanha e Áustria. Mas a expectativa era de que as cinzas se dispersassem.

smiley HvolsvoellurTurista desenha 'carinha sorridente' em Hvolsvoellur em placa coberta pelas cinzas do vulcão, também vistas ao fundo. (Foto: AFP)

Espanha
Na Espanha, os aeroportos do norte e do noroeste, incluindo o de Barcelona, reabriram neste domingo (9), depois de terem ficado fechados na véspera.

Os aeroportos de Santiago de Compostela, Vigo e La Coruña, fechados durante a manhã, voltaram a funcionar, enquanto que o de Salamanca permanecia fechado, indicou a Aena.

O fechamento complicou os planos de viagem de cerca de 40 mil passageiros e forçou o governo a reforçar outros meios de transporte, como os trens.

Também houve cancelamentos em Portugal, onde o aeroporto do Porto ficou fechado, e 20 voos foram cancelados na França.

As autoridades francesas de aviação civil não previam grandes perturbações para este domingo. No entanto, a companhia de baixo custo Ryanair decidiu anular os voos com partida e chegada em Marselha, e a Easyjet fez o mesmo com os voos em Nice, no sul da França.

Voos entre Europa e América do Norte tiveram de mudar de rota e sofreram atrasos no sábado.

Não houve reflexos no Brasil.

VC no G1: Está no local afetado? Mande sua foto, seu vídeo ou seu relato

mapa domingo cinzasMapa mostra previsão de regiões cobertas pelas cinzas na noite deste domingo (8). (Foto: Arte G1)



Veja galeria de fotos do sábado

Clique para ver informações atualizadas no site da Eurocontrol

Caos aéreo
Amplos fechamentos do espaço aéreo europeu no mês passado interromperam viagens de milhões de passageiros pela Europa e custaram às companhias aéreas mais de 1 bilhão de euros em receitas.

Avaliações científicas levaram à decisão de se restringir os fechamentos do espaço aéreo a áreas com concentrações maiores de cinzas depois que se verificou que níveis mais baixos não prejudicavam motores dos aviões.

A agência europeia de tráfego aéreo Eurocontrol alertou no sábado sobre aumento nas emissões do vulcão islandês, o Eyjafjallajokull.

"Erupções de cinzas estão ocorrendo e a área de contaminação potencial de cinzas está se expandindo em particular até uma altura de 20.000 pés", afirmou a Eurocontrol.

Autoridades disseram que problemas podem começar na França na segunda-feira.

"Logicamente, seremos poupados até segunda-feira, segundo a atual previsão do tempo", afirmou um porta-voz da autoridade de aviação francesa.

G1

Nenhum comentário: