PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 28 de julho de 2009

Quando não se lê o manual de instruções…

Este espectacular Airbus 340-600, novinho em folha, o maior avião de transporte de passageiros já construído, está estacionado à porta do hangar em Toulouse, França, sem uma horinha de voo que seja.
A 340

Chega a tripulação árabe da ADAT (Abu Dhabi Aircraft Technologies) para realizar testes preliminares no solo, tais como ligações dos motores, antes da entrega da aeronave à “Etihad Airways”, de Abu Dhabi.
A tripulação da ADAT conduz o A340-600 pelo ‘taxi-way’ (circulações periféricas) até à zona de decolagem.

De seguida, elevaram todos os quatro motores para a potência de decolagem, com um avião praticamente vazio.
Sem terem lido os manuais de operação, não têm idéia da peso exato de um A340-600 vazio (e como ele é leve).

O alarme de decolagem disparou no cockpit devido a todos os 4 propulsores se encontrarem à potência máxima.
Os computadores de bordo assumiram que estavam tentando decolar, mas as configurações necessárias (flaps etc.) não se encontravam na forma devida.

Um dos tripulantes da ADAT decidiu desligar o Sensor de Proximidade do Solo para silenciar o alarme.
Este procedimento “engana” o avião, fazendo-o “pensar” que está no ar.

Os computadores libertaram automaticamente todos os freios e o avião saiu rodando.

A tripulação da ADAT não fazia a menor ideia de que tudo isto compunha um sistema de segurança para impedir que os pilotos aterrizem o avião com os freios acionados.

Nem um único dos sete homens da tripulação árabe teve a inteligência de desativar a potência máxima dos reatores e por isso a aeronave, novinha em folha, no valor de 200 milhões de dólares, chocou em cheio numa barreira da pista, ficando destruída.

Desconhece-se a extensão dos ferimentos sofridos pela tripulação, devido ao blackout noticioso sobre o assunto, quer na França quer nos outros países.

A cobertura da mídia foi considerada como sendo insultuosa para os árabes muçulmanos.

Só agora as fotos começam a ser divulgadas, meio em segredo.

Um Airbus: 200 milhões de dólares
Tripulação árabe sem treino: salários de 300 mil dólares por ano
Manual de operações não lido: 300 dólares
Choque do avião contra muro de retenção, com vitória do muro: sem preço.

Consultar o Manual, bom, isso fica para depois!

A Galley News

Nenhum comentário: