PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Jobim nega que compra de caças tenha propósito armamentista



O ministro Nelson Jobim (Defesa) negou nesta quarta-feira aos senadores da Comissão de Relações Exteriores que o governo brasileiro tenha propósitos armamentistas ao negociar a compra de aviões caças e helicópteros para reforçar a estrutura da FAB (Força Aérea Brasileira) e de submarinos para a Marinha.

"O Brasil não está se armando, está se capacitando. É preciso que fique claro que o Brasil não está comprando nada, o Brasil não é uma Venezuela que sai comprando armas em supermercados. [...] Não estamos num festival de compras, estamos num programa de capacitação nacional. Ou o Brasil se capacita ou será um país absolutamente dependente", disse.

Jobim reforçou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a compra dos aviões de caça é importante para reforçar o controle de suas fronteiras, especialmente na Amazônia.

"Nós não temos inimigos, agora, temos que deixar claro que se entrarem aqui vão se incomodar, especialmente, aqueles que acharem que a Amazônia não é do Brasil. Não vamos admitir que formulações externas venham dizer aqui o que se fazer ou não fazer. Temos que ter capacidade de dizer não", afirmou.

O ministro reafirmou que a prioridade do governo no momento é a transferência de tecnologia porque somente com ela o país terá capacidade para produzir equipamentos em seu território gerando emprego e renda. "Chega de o Brasil ser um mero comprador de A, de B ou de C e depois receber ordens", disse.

Folha Online

Nenhum comentário: