PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 14 de abril de 2010

EasyJet poderá trocar de cor?



Haji-Ioannou aos 28 anos criou a easyJet em meados da década de 1990.


Esta semana gerentes e advogados da EasyJet irão ao tribunal para um confronto com o fundador da companhia, Sir Stelios Haji-Ioannou, em um processo que poderá forçar a baixo custo do Reino Unido a mudar o seu nome e sua distintiva cor laranja brilhante.

A informação, publicada na imprensa britânica pelo Financial Times, embora duvide de que a queixa relacionada aos direitos da marca poderá ir tão longe como o seu próprio interesse Haji-Ioannou parjudicaría como o maior acionista.

Stelios, que criou em 1995 a EasyJet, aos 28 anos, quer que o tribunal se pronuncie sobre o significado de um contrato de licenciamento de marca, atingida quando a empresa foi lançada na Bolsa de valores em 2000 e limitada a 25% do Volume de negócios total das receitas acessórias companhia aérea ou atividades secundárias.

O acordo, que garante os direitos de royalties ao fundador de um milhão de libras por ano (1,11 milhões) tinha em parte ,como objetivo evitar que a EasyJet se converte-se em um conglomerado que representaria uma séria desvantagem para as outras empresas do Easy Group.

Quando o acordo foi estabelecido, A EasyJet obtinha somente a sua renda pelas vendas de bilhetes.
No entanto, atualmente, a baixo custo EasyJet, como outras, está salvando as suas contas através de rendas extras, taxas ou emolumentos para o check-in, bagagens, etc .

A direção da empresa afirma que esses serviços e atividades cobradas não estão "subordinados", mas estão diretamente relacionadas com o negócio de venda de bilhetes de avião.

Haji-Ioannou então pediu ao tribunal para decidir quem está certo e que possam realizar uma auditoria para determinar se foi excedido o limite de 25% fixado no contrato.

Se o juiz decidir em seu favor, a EasyJet poderá decidir se quer renegociar o contrato e optar por pagar royalties a Haji-Ioannou ou, na pior das hipóteses, o easyGroup poderá rescindir o contrato com a Easyjet, que teria criado uma outra marca e identidade visual, incluindo a cor, que, apesar das diferenças entre o seu fundador e a gestão da empresa
é considerada improvável.


Financial Times

Nenhum comentário: