Audiências de conciliação dos clientes com a Avianca e Oceanair tiveram
início nesta segunda-feira (20 de maio), na Central de Conciliação e
Mediação de 1º Grau de Cuiabá, localizada no Fórum da Capital. Foram
colocados em pauta 228 processos a serem conciliados até quinta-feira
(23), com atendimentos feitos por quatro bancas, das 8h às 12h.
Voo atrasado ou antecipado, extravio de bagagem e mau atendimento estão
entre as principais reclamações dos clientes das companhias aéreas.
A expectativa é de que esse mutirão obtenha índices semelhantes aos
registrados naqueles que já foram realizados, que obtiveram entre 60% e
80% de acordos.
O advogado Anderson Figueiredo decidiu fazer acordo com a Avianca para
acelerar o resultado de um processo que ele moveu contra a empresa.
“Sempre queremos um resultado melhor, mas como em uma conciliação cada
parte tem que ceder, preferi o consenso”, afirmou, ao acrescentar que o
seu processo já estava concluso para sentença.
Figueiredo informa que entrou com ação na Justiça por conta de uma
reprogramação do horário do voo, que teria quatro horas de atraso, e
mesmo assim não foi cumprida. “Voltava de uma viagem de São Paulo para
Cuiabá acompanhando meu pai que tinha passado por uma cirurgia e nesse
período de espera no aeroporto não recebemos nenhum tipo de assistência
da empresa”, conta.
Para a advogada do departamento jurídico da Avianca, Renata Gomes
Lourenço, as audiências de conciliação são uma oportunidade para a
empresa e os clientes chegarem a um resultado positivo para as duas
partes.
“É o momento também em que podemos reafirmar e mostrar que muitos
fatores externos como intempéries, por exemplo, influenciam nos atrasos
de alguns voos”, disse.
“O objetivo da conciliação é dar celeridade ao processo e colocar um fim
ao litígio, onde se troca a cultura da sentença pela cultura da
pacificação”, reafirmou a coordenada da Central de Conciliação, juíza
Adair Julieta da Silva.
A magistrada informou que já estão programados mais três mutirões para o
mês de junho a serem realizados na Central. São eles: Iuni (3 a 6), Gol
Linhas Aéreas (10 a 14) e DPVAT (17 a 21).
Ainda para junho, na segunda quinzena, deverá ocorrer, nos bairros, o
mutirão para renegociação dos débitos tributários dos contribuintes da
prefeitura de Cuiabá.
o documento
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