PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Apresentação aérea do Hawk Solo da RAF

Divulgamos hoje a informação da suspensão do piloto oficial da temporada 2010 do Hawk Solo Display Team, devido a “manobras agressivas”. Conforme pedidos, segue uma apresentação do Hawk T1, da RAF, de apresentação solo, durante o show aéreo do RIAT (Royal International Air Tattoo), em Fairford, no mês de julho (vídeo acima), e no Southend Air Show, no dia 30 de maio de 2010, na sequência abaixo.

Podemos ver nas sequências de manobras abaixo que em nenhum momento a aeronave chega a 8,5Gs, conforme atingido pelo piloto e registrado no Flight Data Recorder. Nas duas etapas da apresentação, conforme visto abaixo, o máximo que o piloto chega é 8Gs/-3,5Gs, logo na primeira manobra. A apresentação total é feita em 7,5 minutos, executada conforme informa a RAF, para “demonstrar toda performance e envelope de voo da aeronave Hawk”.

Primeira parte:

1. Head Banger – Passagem de alta velocidade (550kts / 100 pés / 8G), curva fechada, 3 tounneaus de 3 pontos, meio tounneau com puxada negativa (-3,5G), curva externa.
2. Helter Skelter – Meio oito cubano com rolagens de 1,5, curva de máxima performance de 6Gs.
3. Slingshot – Looping lento (200 kts de velocidade de entrada).
4. Dirty Vortex – Curva de mínima inclinação, com trem de pouso e flaps baixados.
5. Hexitation Roll – Passagem limpa, mudança de ala, tounneau de 6 pontos, entrada forte invertida em meio oito cubano (-3,5G).

Segunda parte, apresentação completa:

6. Big Barrel – Tounneau barril à 3000 pés (350kts/5G), e meio oito cubano.
7. Tombstone – Tounneau barril invertido (-3,5G), curva de grande inclinação de 270º (+7G).
8. Flying Shufti – Série de loopings no centro do box (300kts/4G), curva de máxima performance (360º).
9. Stinger – Subida vertical de 7G, tounneau vertical (720º).

Nota do Editor(cavok): Sinceramente eu não vi nada de extraordinário nas duas apresentações acima. E acredito que houve um exagero por parte dos oficiais da RAF ao suspender o piloto.

cavok

Nenhum comentário: