PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cartão Fidelidade Black: É o Melhor Exemplo de Como a Tam Encara Seus Clientes Mais Fiéis

A Tam já disponibilizou no site o novo nível elite do Fidelidade Tam: o nível Black. O que mais impressiona foram as vantagens, ou melhor a falta delas, dadas aos seus portadores.

Para conseguir atingir o nível Black é necessário que se acumule 150 mil pontos voados na TAM no período de janeiro a dezembro do ano anterior. Um bom número de pontos principalmente lembrando que a Tam tem uma malha internacional pequena e que vôos dentro da América do Sul apenas acumulam 1 mil pontos independente da distância percorrida. Portanto, para se acumular esse número de pontos realmente deve-se ser um cliente muito fiel.

O que ele ganha com isso? Além de todas as vantagens já atingidas ao chegar ao nível Vermelho (Star Gold) que é atingido acumulando-se bem menos pontos (48 mil) você receber as seguintes “vantagens”:

Isso mesmo! A maior vantagem é poder ter uma linha mais fácil de contato com a Tam! Nada de bônus mais elevado, nada de acesso a Sala Vip própria da Primeira Classe, nada de maior facilidade em emitir uma passagem para fora da América do Sul e nada de milhas comemorativas pelo alcance do nível mais elevado. Nenhum mimo maior para quem optou por ser realmente fiel a Tam…

Não consigo entender como a Tam se enxerga e o que ela pensa de quem compra suas passagens. Tudo bem que ser atendido no call center da Tam é uma tarefa que exige muita paciência e tempo, mas ser bem atendido deveria ser um direito e não uma vantagem dada aos clientes top da cia aérea. Será que ela realmente acha que ser fiel a Tam é obrigação ou pura falta de opção e por isso não é necessário agradar esse público?

O caminho para perder consumidores assim é esse mesmo! Não sei se eles podem se dar ao luxo disso ainda mais em um ambiente de consolidações que pode permitir a chegada de novos players no mercado no futuro.

O Fidelidade Tam tem algumas vantagens sobre alguns concorrentes dependendo do perfil do consumidor, mas sua maior sorte é não ter um concorrente a altura no mercado nacional que faça parte de uma aliança aérea permitindo assim que o status elite seja reconhecido nas demais cias parceiras.

Mais uma vez, acorda Tam, ou melhor, Latam!

aquela passagem

Nenhum comentário: