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quinta-feira, 8 de outubro de 2009

C.F.I.T. - Controlled Flight Into Terrain





Voar de forma segura próxima ao solo é um desafio que deve ser encarado com extrema responsabilidade por qualquer piloto. Lembro-me de certa vez ter ouvido alguém falar "...que quanto mais alto, mais seguro. Até hoje ninguém colidiu com o céu." Parando pra pensar tem lógica...

Um dos tipos de acidentes que é muito relevante é o CFIT - Controlled Flight Into Terrain, ou seja, aquele acidente em que a aeronave se encontra em condições de aeronavegabilidade perfeita mas que por algum motivo colide com o solo, obstáculos ou água. É mais peculiar durante a fase de aproximação para pouso. O CFIT é um tema onde podemos conseguir facilmente informações devido sua amplitude e em praticamente todo seminário ou palestra de segurança de voo vez ou outra ouviremos a respeito. Mas não é pra menos. Estatisticamente o CFIT continua sendo um tipo de situação muito presente nos gráficos.

Enfim, com algumas atitudes preventivas bem como um bom planejamento e disciplina às restrições operacionais de onde voamos e, obviamente, um treinamento adequado é possível evitá-lo.



Pensando um pouco nisso hoje logo pela manhã, passei então a procurar algum material para estudo e me deparei com uma cartilha em forma de checklist da Flight Safety Foundation que achei bastante interessante para dividir aqui no blog.

Aos interessados em analisar o checklist, o link é:
http://www.flightsafety.org/pdf/cfit_check.pdf

Abaixo segue o link de um vídeo do youtube com a animação do voo 801 operado pela Korean Airlines em um de seus Boeing 747, caso clássico de CFIT analisado em estudos de caso.
http://www.youtube.com/watch?v=0HbqOvQqTwg

Pensando no assunto, seguem algumas dicas para prevenir o CFIT:
- Quando for voar em condição IMC ou noturno, seja um local onde você está familiarizado ou não, não deixe de planejar sua decolagem e subida ou aproximação e pouso.
- Calcule seu gradiente de subida. Leve em consideração que você pode ter uma pane tendo sua performance modificada.
- Faça uso das cartas aeronáuticas publicadas e esteja com elas sempre em dia. Preste atenção a todos os detalhes da approach plate, principalmente aos obstáculos nela contidos. Procure e marque o ponto de maior elevação ou obstáculo.
- Respeite todas as altitudes mínimas do procedimento independente de sua fase. Dê atenção à MSA do setor, tanto subindo como descendo.
- Quando voando abaixo da MSA procure subir da forma mais ágil possível quando possível. Empregue a maximum rate ou maximum angle of climb até cruzar a MSA.
- Em rota, respeite os níveis mínimos das aerovias ou em caso de voar na FIR (fora de aerovia), planeje corretamente o seu nível mínimo. Voe pelo menos 2.000 pés acima do obstáculo mais alto em terreno acidentado.
- Busque ter o seu equipamento sempre bem equipado/operando com GPWS/EGPWS.
- Dê uma margem de segurança à segurança e com certeza, da sua parte, os índices de acidentes por CFIT vão diminuir.. :)

Se há dúvida, suba...! Nessas horas me vem em mente a frase..."até hoje ninguém colidiu com o céu."

Fly Safe!

Line Operations Safety Audit

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