PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dois pilotos da força aérea morrem num acidente de avião militar

Tripoli - Dois pilotos da Força Aérea Líbia morreram, após o avião e que pilotam acidentar quarta-feira em Souk Al-Joumaa, no subúrbio leste de Tripoli, durante um voo de demonstração no quadro das paradas aéreas do Terceiro Salão Aeronáutico (LAVEX-2009), soube-se de fonte oficial.

Além dos dois pilotos do avião do tipo MIG-23, o acidente causou também ferimentos a três cidadãos que residem no local do acidente e estão a ser tratados no hospital.

O Mikoyan-Gurevich MiG-23 é um caça multifuncional, fabricado originalmente pela Mikoyan-Gurevich na antiga União Soviética. Foi produzido em larga escala, e projectado entre 1961 e 1964, e até hoje permanece em serviço em alguns países, recebendo toda assistência técnica.

Foram os seus principais compradores a Argélia, Cuba, Líbia, Polónia, Rússia, Síria e Angola.

O caça foi apresentado como uma aeronave mais robusta, com maior poder de fogo e com as deficiências do antecessor remediadas, podendo competir com o rival F-4 Phantom da época.

O novo caça utilizava um moderno sistema de radar, chamado de S-23, juntamente com um sistema de armamento projetado para carregar e disparar mísseis do tipo BVR.

Além disso, tinha como nova característica asas de geometria variável. Com elas o piloto da aeronave podia alterar a forma do aparelho em pleno ar, adaptando-a às diferentes condições de vôo, possibilitando assim operar em pistas com praticamente metade de comprimento do normal, transportar o dobro de armamento e voar em velocidade 30% superior ao seu antecessor.

Angola Press

Nenhum comentário: