PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Governador de Minas apresenta plano de crescimento para o setor aéreo



O governador Aécio Neves apresento,u em Brasília, ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, um plano de desenvolvimento de longo prazo para o setor aéreo em Minas Gerais. Na proposta constam o aumento da capacidade do terminal de passageiros e construção de um segundo terminal no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a manutenção dos vôos regionais no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, e a concessão do Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, próximo a Juiz de Fora.

“O ministro, a princípio, concorda com as nossas ponderações e vai, obviamente, discutir isso mais profundamente com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e com a Infraero, em razão dos investimentos necessários. Acho que ficou muito bem encaminhado”, disse o governador, em entrevista após o encontro com o ministro.

A intenção do Governo de Minas Gerais, já visando a Copa do Mundo de 2014, é dobrar a capacidade do terminal de passageiros de Confins, com a construção de um novo terminal.

O projeto executivo é que determinará o valor do investimento a ser feito no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, para a ampliação da sua capacidade. Uma das possibilidades apresentadas pelo governador, para viabilizar o investimento, é a adoção do modelo de Parceria Público-Privada (PPP), a exemplo do que tem ocorrido nos setores de transporte terrestre e de segurança, em Minas.

Sobre o Aeroporto da Pampulha, o governador reforçou ao ministro Nelson Jobim a importância estratégica do terminal para o desenvolvimento da aviação regional.

“Fizemos ver ao ministro, mais uma vez, que esse aeroporto tem característica para aviação executiva, vôos regionais e manutenção de aeronaves. Queremos manter os limites de porte de aeronaves que descerão no Aeroporto da Pampulha, para fortalecer essa vocação”, afirmou.

A estratégia do Governo de Minas vem dando resultados positivos. Além do crescimento de mais de 60% da aviação regional no Aeroporto da Pampulha, o Aeroporto Internacional de Confins teve aumento de 123% no lucro operacional, no primeiro semestre de 2008, sobre o mesmo período de 2007, atingindo R$ 12,3 milhões.

Com esse resultado, o Aeroporto Tancredo Neves saltou do 11º para o 6º lugar no ranking de lucratividade dos aeroportos brasileiros, deixando no passado o estigma de “elefante branco”. No ano anterior à transferência dos vôos, em 2004, Confins registrou prejuízo operacional de R$ 7,5 milhões.

O Aeroporto da Pampulha vem se consolidando como centro de distribuição de voos regionais, da principal base de operação da aviação geral, taxi aéreo e helicópteros do Estado, além de sediar, crescentemente, empresas de manutenção aeronáutica.

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves já opera 52 vôos internacionais semanais para os Estados Unidos, América Central, Cone Sul e Europa.

O plano de desenvolvimento do setor aéreo traçado para Minas Gerais prevê a concessão à iniciativa privada da operação do Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, a cerca de 35 km de Juiz de Fora. O pedido de autorização para a realização da concessão foi feito pelo governador ao ministro, durante a reunião em Brasília.

Sobre o Aeroporto Industrial, que vai funcionar nas imediações do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o governador explicou que as obras estão em andamento e a estrutura da Receita Federal também está sendo implantada. As obras chegaram a ficar por um breve período interrompidas, por questões ambientais.

PORTUGAL DIGITAL

Nenhum comentário: