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terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Flight Safety – 01/02/2010 à 07/02/2010



Segunda Feira – 01/02/2010:

Um Boeing 767-300ER da Qantas, prefixo VH-ZXA, tocou a cauda no momento da decolagem no aeroporto de Sydney, Austrália.

No momento da decolagem, uma outra aeronave viu que a cauda havia tocado no solo e imediatamente avisou a tripulação do voo QF-453, que iria para Melbourne.

Após nivelar em 5000 pés, a tripulação decidiu retornar para o aeroporto de Sydney, onde pousou em segurança.

O voo foi cancelado e os 120 passageiros a bordo foram remarcados em outros voos da companhia.

Uma inspeção na parte sul da pista 16R do aeroporto, mostrou marcas, confirmando o toque.

A aeronave passou por inspeção e ja foi liberada para voar novamente.


Terça Feira – 02/02/2010:

Uma passageira passou mal e desmaiou a bordo do voo MU-2154 da China Eastern, que estava em rota de Xangai para Xian, China.

A aeronave, um A320 teve de alternar em emergência para o aeroporto de Zhengzhou, enquanto um médico a bordo dava os primeiros socorros para a passageira.

Equipes médicas, que estavam a postos no aeroporto, estabilizaram a passageira, que passa bem e se recuperando.


Um 737-700 da GOL, abortou a decolagem no aeroporto de Bauru/SP.

A aeronave, prefixo PR-GIG, estava acelerando para decolagem, quando a tripulação recebeu um aviso de indicação dos motores e decidiu abortar o procedimento.

O voo GLO1061, que iria para Congonhas, foi substituído pela aeronave PR-GIH e chegou ao seu destino com quatro horas de atraso.

O incidente está sendo investigado.

Quarta-Feira – 03/02/2010:

Um 737-800 da Japan Airlines, havia decolado do aeroporto de Haneda, em Tóquio e subia a 1000 pés, quando o motor esquerdo apresentou um nível elevado no EGT (exhaust gas temperature).

A tripulação desligou o motor imediatamente e iniciou o procedimento para retornar ao aeroporto de Haneda, onde pousou em segurança na pista 34L.

Uma inspeção externa após o incidente, revelou pequenos pedaços de metal no cano de escapamento do motor, que está sendo examinado.


Uma despressurização fez com que um MD83 da American Airlines, alternasse em emergência para o aeroporto de Oklahoma.

A aeronave estava cruzando o FL260, quando o problema foi avistado pela tripulação, que iniciou uma descida de emergência para pouso.

O voo AA621 estava indo de Dallas para Seattle e pousou em segurança em Oklahoma.

Em depoimentos, passageiros informaram que ouviram um estrondo alto antes da aeronave iniciar a descida. O comandante informou que a aeronave havia perdido pressão, porem as máscaras de oxigênio não foram acionadas.

Quinta-Feira – 04/02/2010:

Outro MD83, dessa vez da Aerolíneas Argentinas, sofreu problemas de pressurização quando estava em rota para o aeroporto de Jujuy.

A aeronave, com 45 passageiros a bordo, alternou para o aeroporto de Santiago del Estero, tambem na Argentina, onde pousou em segurança.

A tripulação fez um translado da aeronave de volta para Buenos Aires, para inspeção.

Sexta-Feira – 05/02/2010:

Um 747-400F, da companhia Atlas Air, estava na final da pista 09 do aeroporto de Miami, quando um invólucro aerodinâmico do flap caiu em um shopping local.

A aeronave estava a cerca de 1000 pés de altura e continuou para um pouso em segurança.

A peça, de cerca de 6m de comprimento, caiu no estacionamento do shopping e não machucou ninguem.


Um passageiro bêbado e agressivo fez com que o voo TP-188 da TAP, que iria do Rio de Janeiro para Lisboa, alternasse para Salvador.

A polícia prendeu o passageiro, identificado como francês e de 35 anos. Durante o depoimento, o passageiro ainda apresentava sintomas agressivos e fala incompreensiva.

A aeronave da TAP, prefixo CS-TOO chegou à Lisboa com um atraso de 12 horas.

Sábado – 06/02/2010:

Um 757-200 da Astraeus, mas operando em nome da companhia Ghana International Airlines, apresentou problemas hidráulicos e um o que foi descrito como um “som de explosão”, quando seguia de Accra, em Gana, para o aeroporto de Gatwick, em Londres.

A tripulação alternou para o aeroporto de Algiers, na Algéria, onde pousou em segurança.

Um 737-300 foi usado para substituição e chegou em Gatwick com um atraso de quase três horas.


Um gerador de um 777-200ER da KLM falhou durante o voo KL-867, de Amsterdã para Osaka, no Japão.

A aeronave, prefixo PH-BQB, estava em rota, estabilizado no FL310 sobrevoando o espaço aéreo alemão, quando a tripulação pediu para diminuir a velocidade e inspecionar o problema.

Após uma consulta com o despacho operacional da companhia, a tripulação decidiu retornar para Amsterdã, pousando em segurança na pista 36R.

Domingo – 07/02/2010:

Uma ameaça de bomba fez com que um 777-300ER da Emirates, retornasse para o aeroporto de Mumbai, de onde decolou com destino a Dubai.

A aeronave, prefixo A6-EMP, estava em ascenção, quando um telefonema anônimo informou que dois possíveis passageiros faziam parte de uma organização terrorista chamada “Lashkar-e-Taiba” e carregariam bombas.

A tripulação pousou em segurança e foi encaminhada para uma área isolada no pátio de aeronaves. Os passageiros foram evacuados e um casal foi detido pela polícia.

Uma investigação na aeronave não mostrou nenhum indício de explosivos.


Um 777-200 da Delta Airlines, pousou em segurança no aeroporto de Narita, após um voo vindo de Nova York.

A aeronave, prefixo N867DA, estava passando por inspeção externa quando os mecânicos encontram o corpo de um passageiro clandestino em um dos compartimentos do trem de pouso.

Investigação da polícia japonesa concluiu que o passageiro clandestino embarcou no compartimento do trem de pouso, em Nova York e congelou até falecer ou morreu de hipoxia, falta de oxigênio.

Flight life

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