PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Em dez anos, preço de passagem aérea cai 34% no Brasil


Apesar de a aviação comercial brasileira ter presenciado dois dos maiores acidentes aéreos de sua história, caos nos aeroportos e o fim de alguns de seus maiores protagonistas nos últimos 10 anos, um estudo da Bain & Company mostra que o ganho de eficiência das companhias aéreas, nesse período, também trouxe boas novas.

A análise mostra que a acirrada competição no setor aéreo vai se traduzir em um recuo de 34% no preço das passagens de 1998 até o fim deste ano. E isso vai acontecer mesmo com o aumento de 224% no preço do barril do petróleo no mesmo intervalo de tempo.

Essa previsão de queda no preço das passagens leva em consideração a sazonalidade dos últimos três meses do ano, período de alta temporada, quando há um aumento médio de tarifas de até 10%, segundo a Bain. A Gol, por exemplo, já anunciou que planeja um aumento de 20% no preço dos bilhetes aéreos até o final do ano, após uma intensa disputa por passagens mais baratas travada principalmente com a TAM, mas que foi reforçada pela estreia da Azul, em dezembro de 2008, e pelo crescimento de companhias como OceanAir e Webjet.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também constatou a redução dos preços das passagens. Levantamento da Anac mostra que o valor pago pelos passageiros por quilômetro transportado (yield tarifa, no jargão do setor) foi de R$ 0,41 em setembro, o que representou um recuo de 29,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Valor Econômico - SP

Nenhum comentário: